Furúnculo em cachorro - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Furúnculo em cachorro

Os problemas de pele são um dos motivos mais comuns para uma visita ao veterinário, mas perceber qualquer coisa errada sob todo aquele pelo pode ser complicado.

Uma condição que não é tão difícil de detectar é a furunculose, que causa a formação de furúnculos vermelhos na pele do seu cão. Embora essa condição não seja tão comum quanto outros problemas de pele, como foliculite e piodermite , essas condições mais comuns podem progredir para algo sério, como a furunculose.

Existem também outros tipos de furunculose que podem afetar áreas específicas do corpo do seu cachorro, incluindo as patas. A furunculose interdigital, que afeta as patas do seu filhote, é mais comum, e é bem provável que certas raças encontrem essa condição desconfortável em algum momento de suas vidas.

Este guia está aqui para contar tudo o que você precisa saber sobre furunculose em cães, bem como os tipos localizados de furunculose interdigital e furunculose anal. Informaremos como identificar e interromper essas condições dolorosas, bem como por que isso pode ter causado isso e como evitá-lo.

O que é furunculose em cachorro?

A furunculose em cachorro é uma infecção profunda dentro dos folículos pilosos que pode causar espinhas, abscessos ou furúnculos na pele do seu cão. Essas lesões são conhecidas como furúnculos e podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente ocorrem nas patas (interdigitais) ou no dorso e pescoço do cachorro.

Os humanos também podem desenvolver furúnculos, mas geralmente os chamamos apenas de furúnculos.

Existem dois outros tipos de furunculose que são mais localizados. Estes são furunculose interdigital e furunculose anal.

O que é furunculose interdigital em cachorro?

Furúnculos interdigitais são abscessos ou furúnculos que crescem entre os dedos dos pés do seu cão, na membrana das patas. Às vezes, eles são chamados de “cistos interdigitais”, mas os crescimentos não são realmente císticos.

Esses furúnculos ou furúnculos podem estar cheios de sangue ou pus, que pode vazar do furúnculo como descarga.

Assim como a furunculose que afeta outras áreas do corpo do seu cão, é causada por uma infecção e inflamação nos folículos pilosos das patas do seu cão. A furunculose interdigital é bastante comum em cães, especialmente naqueles cuja marcha é afetada por excesso de peso, problemas ortopédicos ou conformação anormal do pé.

O que é furunculose anal em cachorro?

Furunculose anal ou “fístula perineal” é uma condição em que a pele ao redor do ânus de um cão torna-se ulcerada e dolorida, às vezes desenvolvendo furúnculos. A presença desses furúnculos é o motivo pelo qual a condição é referida como uma forma de furunculose.

No entanto, a furunculose anal difere de outras condições de furúnculo porque estudos recentes indicaram que pode ser uma condição imunomediada e não uma infecção. Acredita-se que seja semelhante à doença de Crohn em humanos.

O que causa a furunculose em cachorro?

Em primeiro lugar, a furunculose em cães é causada por algum tipo de infecção. Isso pode ser bacteriano, viral, fúngico ou parasitário.

Às vezes, um cachorro pode ter uma infecção tipicamente superficial, como pioderma , que se move para camadas mais profundas da pele, como a derme. À medida que a infecção se aprofunda, ela pode infectar os folículos pilosos e causar furunculose.

Em muitos casos, a infecção é primária, o que significa que veio primeiro e causou a irritação inicial na pele do seu cão. No entanto, alguns cães desenvolverão infecções secundárias depois que sua pele ficar irritada e inflamada devido a outra condição da pele ou dano à pele.

Causas de furunculose em cachorro incluem:

  • Trauma na pele
  • Infecção bacteriana (por exemplo, pioderma )
  • foliculite profunda
  • Infecção fúngica (por exemplo, micose )
  • infecção parasitária
  • Alergias
  • Dermatite atópica
  • Conformação anormal para os padrões da raça e características exageradas

No entanto, algumas causas de furunculose podem ser idiopáticas e não ter causa identificável. Da mesma forma, a furunculose interdigital e a furunculose anal também podem ser de natureza idiopática.

O que causa a furunculose interdigital?

A furunculose interdigital pode ser causada por quase tudo o que pode causar furunculose em outras áreas do corpo, incluindo trauma na pele ou infecção.

No entanto, a furunculose interdigital também pode ser causada por um cão lamber ou mastigar excessivamente as patas, o que pode danificar a barreira da pele e torná-los vulneráveis ​​a infecções.

Andar sobre as partes peludas das patas também pode causar furunculose interdigital, pois pode empurrar os pelos dos pés do seu cachorro de volta para a pele da pata, como um pelo encravado.

Objetos estranhos, como sementes de grama, também podem se alojar na pele da pata do seu filhote e causar inflamação e desenvolvimento de furúnculos.

A furunculose interdigital pode ser causada por:

  • Trauma na pele
  • marcha anormal
  • Infecção bacteriana
  • Infecção fúngica
  • infecção parasitária
  • Lamber e mastigar excessivamente as patas
  • Alergias
  • Dermatite atópica

O que causa a furunculose anal?

Existem muitas causas potenciais para a furunculose anal em cães, e estudos recentes mudaram o que muitos veterinários consideravam a causa.

Anteriormente, pensava-se que a furunculose anal era causada por uma infecção na área perineal, geralmente a partir de fezes e as bactérias que ela contém espalhadas ao redor da pele anal e perineal de um cão por sua cauda. Glândulas anais impactadas ou infectadas também foram consideradas uma causa potencial.

Como os pastores alemães são particularmente propensos à doença, pensava-se que ter uma cauda larga e mais glândulas sudoríparas ao redor do ânus do que o normal também poderia ser uma causa de furunculose anal.

No entanto, agora se pensa que também pode ser uma doença imunomediada. Isso significa que pode ser causado por uma falha no sistema imunológico do seu cão, de modo que seu próprio sistema imunológico ataca parte do trato digestivo e causa inflamação e ulceração.

Alternativamente, seu sistema imunológico pode não ser tão eficaz quanto o normal e não pode prevenir bactérias e infecções na extremidade renal do trato digestivo tão bem quanto deveria, levando à furunculose anal.

A furunculose em cachorro é contagiosa?

A furunculose em cães não é contagiosa em si, e a maioria das doenças de pele e infecções também não são contagiosas.

No entanto, parasitas como pulgas  e ácaros podem ser contagiosos entre cães e outros animais de estimação e podem causar irritação inicial que leva a infecções secundárias e condições como furunculose.

Alguns cachorro correm mais risco de furunculose?

Certos cães também correm maior risco de furunculose. Aqueles com condições de pele existentes ou alergias estarão em risco, pois essas condições existentes podem causar inflamação da pele, o que pode torná-la mais vulnerável a infecções.

Ter pêlo curto e grosso também pode tornar um cão mais vulnerável à furunculose, e raças de pêlo curto parecem mais predispostas à doença em comparação com cães de pêlo comprido. Isso ocorre porque é mais fácil para o cabelo curto e grosso ficar encravado ou ser forçado a voltar para a pele, onde causará inflamação.

As raças com esse tipo de pelo incluem Bulldogs, Staffordshire Bull Terriers , Shar Peis, Dogues Alemães , Basset Hounds, Mastiffs e Boxers.

Aumento do risco de furunculose interdigital

Além de estarem mais em risco de furunculose, as raças de cães mencionadas acima com pêlo curto e grosso também correm maior risco de furunculose interdigital.

Bulldogs, Shar Peis e Labradores também são mais propensos a desenvolver furunculose interdigital porque têm patas largas com membranas proeminentes entre os dedos. Eles também têm pelos muito curtos e grossos entre as almofadas das patas, que são mais propensos a serem forçados a entrar na pele e causar irritação e inflamação. Outras raças que parecem mais predispostas à furunculose interdigital incluem Pitbulls, Mastiffs e Bull Terriers.

Cães com andar irregular também correm maior risco de furunculose interdigital. Uma caminhada irregular geralmente é causada por problemas ortopédicos, como displasia do quadril , displasia do cotovelo ou artrite . No entanto, alguns cães com características exageradas da raça podem andar de maneira peculiar, como um gingado Bulldog de postura ampla.

O aumento do suporte de peso também coloca um cão em maior risco de desenvolver furunculose interdigital, o que significa que cães obesos e cães de raças grandes estão predispostos a furúnculos e cistos nas patas.

Aumento do risco de furunculose anal

Enquanto isso, os pastores alemães são especialmente propensos à furunculose anal e quase todos os casos da doença afetam esta raça. Devido ao número de casos de furunculose anal que afetam os pastores alemães, acredita-se que a genética tenha um papel importante na causa da doença, portanto, seu cão pode estar em maior risco se outros cães da família tiverem a doença.

Cães machos intactos (cães que não foram castrados ) e cães de meia-idade também correm maior risco de desenvolver furunculose anal. Também parece haver uma ligação potencial entre colite e furunculose anal, mas mais estudos são necessários para entender isso.

Como prevenir a furunculose

Como a furunculose em cães geralmente é causada por infecção, manter boas práticas de higiene e higiene pode ajudar a prevenir infecções de pele. A limpeza de rotina também oferece a oportunidade perfeita para examinar seu cão em busca de lesões, feridas, infecções parasitárias ou outros sinais de doença.

Fornecer ao seu cachorro medicação antiparasitária de rotina também ajudará na prevenção de infecções parasitárias, que podem causar irritação, inflamação e infecção secundária que pode evoluir para furunculose.

Alimentar seu cachorro com uma dieta saudável também ajudará, fornecendo-lhe o equilíbrio nutricional necessário para manter um sistema imunológico forte que pode combater infecções. Evitar alérgenos conhecidos na comida do seu cão também pode ajudar a prevenir a furunculose ou outras doenças de pele causadas por alergias alimentares.

Sinais e sintomas de furunculose em cachorro

Os sintomas da furunculose em cães podem ser difíceis de detectar no início, porque o pelo grosso do seu cão pode cobrir qualquer espinha ou furúnculo que ele tenha. No entanto, essas lesões são o principal sinal de furunculose em cães.

Os sintomas da furunculose são:

  • Furúnculos
  • Pus ou secreção sanguinolenta de furúnculos
  • Alopecia (queda de cabelo)
  • Dor
  • Lamber, mastigar ou coçar excessivamente a área afetada
  • Letargia

No caso da furunculose interdigital, os furúnculos limitam-se às patas do seu cachorro, mas ainda são o principal sintoma.

Os sintomas da furunculose interdigital são:

  • Claudicação
  • Furúnculos entre os dedos
  • Pus ou secreção sanguinolenta dos furúnculos
  • Mastigação excessiva e lambedura das patas

Os sintomas da furunculose anal são ligeiramente diferentes, embora a pele ao redor do ânus do seu cão ainda esteja vermelha, dolorida e inflamada. Eles também mostrarão sinais de dor, especialmente quando estão tentando ir ao banheiro.

Os sintomas da furunculose anal são:

  • Dor (particularmente ao ir ao banheiro)
  • Esforçando-se para fazer cocô
  • Descarga do ânus
  • Pele emaranhada em torno de sua parte traseira
  • Mau cheiro vindo de sua parte traseira
  • Pele dolorida, inflamada ou ulcerada ao redor do ânus e períneo
  • Segurando o rabo em uma posição estranha ou incomum
  • Diagnosticando a condição

O primeiro passo para obter um diagnóstico é permitir que seu veterinário faça um exame físico em seu cão. Seu veterinário avaliará os sintomas físicos e a condição geral de seu filhote e discutirá sua história e sintomas com você para criar uma imagem do que está errado.

No caso da furunculose, o exame geralmente é suficiente para chegar a um diagnóstico. No entanto, seu veterinário pode querer realizar mais testes para descartar outras condições, como infecções secundárias ou parasitas como ácaros demodex [6]  , que podem ter causado a infecção inicial de seu cão, que evoluiu para furunculose.

Eles geralmente fazem uma biópsia dos cistos para que possam identificar o que está dentro deles e o que os está causando. Eles também podem arrancar alguns fios do pelo do seu cão para examinar ao microscópio em busca de sinais de infecção ou parasitas. Finalmente, eles podem fazer raspagens de pele ou amostras de fita para remover um pequeno número de partículas da pele do seu cão para examinar ao microscópio para examinar outros tipos de infecção.

Como tratar a furunculose em cachorro

Em primeiro lugar, o pelo ao redor da área afetada precisará ser aparado para permitir que a pele respire e para permitir que a pele e os furúnculos do seu cão sejam limpos de forma eficaz. A área afetada precisará ser banhada regularmente para remover qualquer corrimento, sujeira ou bactéria, e sua pele deve ser mantida limpa e seca.

Como a furunculose geralmente é causada por uma infecção profunda nos folículos pilosos, o tratamento geralmente é fornecido na forma de antibióticos orais. Os medicamentos orais costumam ser mais eficazes, pois agem de dentro para fora, de modo que podem atingir mais rapidamente os tecidos profundos da pele, como os folículos pilosos, em comparação com uma pomada tópica. No entanto, lavagens e loções antibióticas para a pele também podem ajudar a tratar a furunculose em cães e, em muitos casos, podem ser suficientes para tratar a doença e remover os furúnculos do seu cão.

O curso de antibióticos usados ​​para tratar furúnculos geralmente é mais longo do que a média porque a infecção está em camadas profundas da pele, portanto, requer tempo para sair.

Seu cão também pode receber anti-inflamatórios ou esteróides para ajudar a reduzir a inflamação e diminuir o tamanho dos furúnculos.

Seu cão pode receber uma lavagem tópica ou pomada para ser aplicada em seus furúnculos para ajudar a reduzir a inflamação. Estes geralmente contêm antimicrobianos para eliminar qualquer infecção presente e ajudar a prevenir qualquer infecção secundária em sua pele.

Tratamento para furunculose interdigital

Para tratar a furunculose interdigital, você ou seu veterinário precisarão aparar os pelos das patas de seu animal de estimação com uma tesoura. (Não clippers, porque isso pode agravar o problema). Isso facilitará a limpeza das patas e permitirá que a pele respire.

Você terá que banhar a pata afetada todos os dias em um xampu medicinal. Seu filhote receberá pomadas tópicas para aplicar na pele, que contém propriedades antimicrobianas para proteger contra infecções e antiinflamatórios para reduzir o inchaço.

Em alguns casos, seu veterinário também pode prescrever antibióticos orais ou antiinflamatórios para seu cão se os tratamentos tópicos não estiverem funcionando tão bem quanto deveriam. No entanto, pomadas tópicas e banhos regulares costumam ser suficientes para tratar a furunculose interdigital em cães.

No entanto, se o seu cachorro está sofrendo de furunculose interdigital causada por um objeto estranho embutido na pele, ele pode precisar de cirurgia para remover o objeto agressor.

Tratamento para furunculose anal em cachorro

O tratamento para furunculose anal em cães geralmente envolve um curso de esteróides ou outro medicamento imunomodulador como a Ciclosporina. Esses medicamentos reduzirão o inchaço na pele do seu cão, reduzirão a inflamação e suprimirão sua resposta imune. Isso impedirá que seu sistema imunológico ataque seu próprio corpo, dando-lhe tempo para se curar.

A maioria dos cães melhora rapidamente com a medicação, mas o tratamento pode variar de 4 a 24 semanas.

Além dos medicamentos imunomoduladores, seu cão pode precisar tomar antibióticos para ajudar a tratar e prevenir qualquer infecção secundária que possa ter. Eles também precisarão cortar o pelo ao redor do ânus para permitir que o ar alcance a pele e facilitar a limpeza para você ou para o veterinário. Durante o tratamento do seu cão, você precisará continuar a manter a pele afetada limpa.

No entanto, um punhado de cães pode não ver suas lesões desaparecerem durante a medicação e pode exigir tratamento cirúrgico adicional. Isso pode envolver crioterapia ou cirurgia tradicional para remover quaisquer lesões remanescentes ou tecido cicatricial que tenham e para remover tratos que se desenvolveram dentro de sua pele. Alguns cães também podem ter suas glândulas anais removidas.

A cirurgia é usada apenas como último recurso, pois acarreta um risco de possíveis complicações e recaídas. Se um cão precisar de cirurgia, ele ainda precisará fazer um curso de terapia medicamentosa para reduzir as lesões o máximo possível antes da operação, para que seja menos provável que precise de técnicas extensas de fechamento da pele ou cirurgia plástica.

No entanto, é importante lembrar que a furunculose anal costuma ser uma condição recorrente que não tem cura definitiva. O tratamento médico é a melhor maneira de controlar a condição e aliviará os sintomas do seu cão, mas muitos cães requerem tratamento a longo prazo ou tratamento repetido sempre que ocorre um surto.

Remédio caseiro de furúnculo em cachorro

Não existem tratamentos caseiros curativos para a furunculose em cães, mas há algumas coisas que você pode fazer em casa para tentar ajudar na recuperação do seu cão e evitar que a furunculose volte a ocorrer.

Uma das partes principais do tratamento da furunculose é lavar regularmente a área afetada com um xampu antimicrobiano. Uma vez que tenha sido prescrito pelo seu veterinário, você pode aplicá-lo em casa. Manter as lesões do seu cão limpas e o pelo ao redor aparado é importante para permitir que a pele cicatrize.

Se a furunculose do seu cão foi resultado de alergias, considere seguir uma dieta de eliminação para identificar e remover o alérgeno agressor da comida do seu cão que causou a irritação inicial da pele.

Seguindo o conselho do seu veterinário, você pode considerar aumentar a quantidade de ômega-3 na dieta do seu cão. O ômega-3  pode ser encontrado na carne e no peixe e oferece propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras naturais, tornando-o um suplemento eficaz para ajudar a reduzir a inflamação.

Lembre-se, mesmo os suplementos naturais podem ser inseguros para cães com condições subjacentes e podem reagir de forma imprevisível com a medicação, então você deve sempre procurar o conselho do seu veterinário antes de dar ao seu cão novas dietas, suplementos ou remédios à base de ervas.

Se o seu cachorro tem furunculose interdigital, considere colocar botas protetoras nele para manter as patas limpas e evitar que mastiguem a pele. Essas botas também podem prevenir a dermatite de contato, que pode ter causado a irritação inicial do seu cão.

Você também deve evitar que seu cão mastigue, lamba ou coce seus furúnculos e feridas. Você pode usar um dispositivo preventivo, como uma coleira elisabetana ou uma coleira inflável, para evitar que seu cão lamba e mastigue a pele e permita que ela se cure.

Resumo

A furunculose em cachorro não é fatal e raramente requer hospitalização, mas ainda é uma condição muito dolorosa e desconfortável que afetará o bem-estar e a qualidade de vida do seu cachorro. No caso da furunculose interdigital, também pode afetar as necessidades de exercício do seu cão, já que ele pode evitar caminhar ou brincar por causa de suas patas doloridas.

O tratamento para furunculose em cães geralmente é muito eficaz e reduzirá a inflamação do seu cachorro, aliviará a dor e, muitas vezes, removerá os furúnculos.

No entanto, a recaída é comum em cães que sofrem de furunculose, portanto, você deve continuar a escovar e fazer exames físicos regulares em seu cachorro para detectar quaisquer sinais de doença recorrente. Caso contrário, você pode optar por que seu cão faça check-ups regulares com seu veterinário para avaliar sua saúde e detectar quaisquer sinais de recaída desde o início.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato