O que um shih tzu diabético pode comer? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que um shih tzu diabético pode comer?

O diabetes acontece quando o corpo não é capaz de produzir insulina suficiente para equilibrar os níveis de glicose no sangue. Também é possível que o corpo do seu shih tzu não produza insulina ou reaja negativamente à insulina já presente. Para manter os níveis de glicose no sangue estáveis, uma dieta rica em fibras é preferida, especialmente uma com baixo teor de sódio, carboidratos e gorduras.

Diabetes em shih tzu é semelhante à condição que ocorre em humanos, onde o corpo não consegue controlar com sucesso os níveis de glicose no sangue. Se o seu shih tzu sente sede com muita frequência, está perdendo peso ou tem problemas digestivos, tudo isso pode ser um sinal de diabetes canina.

Se o diabetes não for monitorado e tratado a tempo, pode resultar em morte ou em condições médicas graves para seu shih tzu. No entanto, também é verdade que o diabetes pode ser controlado de forma eficaz com mudanças no tratamento e no estilo de vida. 

Regular os níveis de glicose no sangue (açúcar no sangue) é a chave para controlar e tratar os sintomas do diabetes.Sem saber o que um shih tzu diabético pode comer, é impossível manter os níveis de glicose no sangue dentro dos limites aceitáveis. Isso ocorre porque qualquer alimento que seu cão coma tem um impacto direto em seus níveis de glicose no sangue. Os tipos ou quantidades de alimentos causarão reações diferentes.

Uma visão geral do diabetes canino

Antes de olharmos para o que deve ser uma dieta para diabetes canina , devemos primeiro entender a diabetes canina e seus tipos. Um shih tzu diabético pode ter uma deficiência de insulina ou ser resistente à insulina. A maioria dos shih tzu tem deficiência de insulina. Isso acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente. Seu shih tzu também pode ter resistência à insulina, onde o corpo não reage efetivamente à produção de insulina.

Ambas as situações causam um aumento anormal dos níveis de glicose no sangue na corrente sanguínea, o que é prejudicial à saúde do seu shih tzu e pode causar outras doenças. Por porcentagem, uma cadela tem mais probabilidade de desenvolver diabetes do que um macho, portanto, você deve cuidar de sua cadela, especialmente se ela for mãe ou se for mãe em breve.

Alguns outros fatores de risco incluem:

  • Cães com mais de 7 anos
  • História genética do diabetes
  • Reprodução pura
  • Excesso de peso
  • medicamentos esteroides
  • doença de Cushing
  • pancreatite crônica
  • Outras condições médicas

Como mencionado acima, os shih tzu são frequentemente diagnosticados com diabetes causada por deficiência de insulina. Isso é conhecido como diabetes tipo 1 ou diabetes mellitus dependente de insulina (IDDM). O diabetes tipo 2 também pode ocorrer em shih tzu, mas é mais comum em humanos e acontece quando o corpo não consegue reagir com precisão à insulina produzida no corpo. Isso geralmente é resultado da obesidade.

Os shih tzu são mais comumente diagnosticados com diabetes semelhante ao Diabetes 'Tipo 1', ou o que podemos chamar de 'diabetes mellitus dependente de insulina' (IDDM).

Então, como você identifica se seu cão tem diabetes? Abaixo estão alguns sinais e sintomas:

  • Necessidade frequente de urinar (poliúria)
  • Beber água em excesso (polidipsia)
  • Perda de apetite
  • Alterações no peso, especialmente perda de peso repentina
  • Catarata ocular
  • Cansaço e letargia
  • Hálito com cheiro doce, causado pela cetoacidose diabética (CAD)

Um plano de dieta para cães diabéticos é um dos melhores métodos para controlar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, uma boa dieta deve ser combinada com aconselhamento veterinário, que pode incluir medicamentos adequados ou outras terapias para obter os melhores resultados.

O que shih tzu diabéticos devem comer?

Você só pode planejar a melhor dieta para um shih tzu diabético depois de entender que cada shih tzu é diferente. É por isso que você deve ter em mente suas necessidades ao criar um plano de dieta adequado com seu veterinário. Certifique-se de também discutir todos os outros fatores, como outras condições médicas e idade.

Uma boa dieta deve ser preferencialmente uma dieta rica em fibras, mas com baixo teor de gordura. A ração para shih tzu diabéticos também deve ser baixa em carboidratos e sódio, com teor proteico adequado. Também é importante garantir que você mantenha um tamanho de porção controlado com uma quantidade adequada de calorias na frente do shih tzu nas refeições.

Você também deve se certificar de seguir as recomendações do seu veterinário. O médico recomendará alimentos que incluam uma quantidade adequada de proteínas, mas menos carboidratos necessários para a nutrição. Isso irá prevenir e minimizar as chances de hiperglicemia pós-prandial.

Gráfico - dietas para cães diabéticos geralmente incluem alto teor de proteína, alto teor de fibras e baixo teor de carboidratos

A dieta de um shih tzu diabético deve ter:

  • Uma grande quantidade de proteínas
  • Geralmente, os alimentos ricos em proteínas têm automaticamente uma quantidade menor de carboidratos. Uma dieta rica em proteínas não afeta a palatabilidade.
  • As proteínas ajudam a equilibrar o metabolismo da gordura e atuam como um bom suprimento de energia para o corpo.
  • Alimentos ricos em proteínas adequados para shih tzu incluem: frango, peru, pato, porco, carne bovina, peixe, carne muscular, órgão animal (coração, fígado, rim, pulmões), soja e grãos (milho, trigo) 

Fibra suficiente

  • Alimentos que contêm fibras solúveis e insolúveis são ótimos para a dieta de um shih tzu diabético.
  • A fibra melhora o controle glicêmico e ajuda a equilibrar as porções, fazendo com que o cão se sinta mais cheio em breve. Isso, por sua vez, leva à perda de peso. 
  • Alimentos ricos em fibras incluem abóbora enlatada, linhaça moída, maçãs, alface, algas, cenouras, feijão verde, arroz integral, morangos, mirtilos e suplementos de fibras.

Mantenha seu shih tzu hidratado 

Mantenha seu shih tzu bem hidratado para controlar eficazmente a polidipsia ou a sede excessiva.

Consulte o veterinário sobre medicamentos

Trate clinicamente os problemas do seu animal de estimação hoje. De casa.

Uma baixa quantidade de carboidratos

Você deve dar ao seu shih tzu uma dieta baixa em carboidratos para evitar o risco de hiperglicemia e toxicidade da glicose.

Os carboidratos saudáveis ​​que você pode incluir na dieta do seu cão incluem batata-doce, ervilha, brócolis, cenoura, beterraba e aipo.

Horário das refeições para um shih tzu com diabetes comer

Depois que seu shih tzu come, seu nível de glicose no sangue aumenta. A insulina trabalhará para reduzir os níveis de glicose e mantê-los dentro de uma faixa normal.

Se o seu shih tzu recebe uma dose de insulina diariamente, a primeira refeição deve ser 2/3 da ração diária e ser administrada antes de administrar a injeção de insulina. Você dará ao seu shih tzu a segunda refeição com o terço final da ração diária seis a oito horas depois.

Se o seu shih tzu receber insulina duas vezes ao dia, ele deve receber duas refeições de tamanho igual com 10 a 12 horas de intervalo, com cada refeição administrada no momento das injeções de insulina (ou um pouco antes). Não dê uma refeição maior e menor, pois a dose de insulina será destinada a refeições do mesmo tamanho.

É melhor não usar um comedouro automático ou permitir que um shih tzu com diabetes se alimente livremente. Seu shih tzu precisa da estrutura de refeições programadas com a administração de insulina para que o controle do diabetes seja o mais eficaz.

Outras dicas para controlar o diabetes canino

Embora a dieta seja uma ótima maneira de ajudar a manter os níveis de glicose sob controle, não é o único método que você deve usar. Você deve combinar isso com outros conselhos dados pelo seu veterinário, juntamente com medicamentos adequados. 

Algumas outras coisas que você pode adicionar à rotina do seu shih tzu incluem:

Alimente-se em uma programação consistente 

Todas as refeições devem ter intervalos de 10 a 12 horas, pois isso permite que o corpo do shih tzu digira a comida, processe-a e envie-a para obter energia. Essa duração também ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e permite que os medicamentos sigam seu curso. Comer com muita frequência pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue disparem e representem ameaças à saúde do shih tzu.

Monitorar peso 

A maioria dos shih tzu diabéticos está acima do peso, o que representa mais riscos à saúde. Certifique-se de elaborar um plano de dieta com seu veterinário que incentive a perda de peso. Também é inteligente ajustar a dosagem de insulina de acordo com a necessidade. Se o seu shih tzu estiver abaixo do peso, você precisará criar uma dieta completamente diferente para ajudar a equilibrar os níveis de glicose e mantê-los sob controle.

Realize testes regulares de glicose 

É essencial monitorar os níveis de glicose no sangue do seu shih tzu regularmente e em intervalos periódicos. Isso ajudará você a entender como a insulina afeta seus corpos e se certos alimentos são bons para eles. Antes de realizar o teste de glicose, converse com seu veterinário para identificar um regime de teste adequado para seu animal de estimação.

Terapia com insulina 

Certifique-se de que seu veterinário está atualizado sobre a saúde do seu shih tzu. Também é essencial informar seu veterinário sobre os hábitos e comportamento de seu cão, para que ele possa propor o melhor programa de medicação e terapia com insulina possível. Você também pode discutir a dieta e o peso do seu shih tzu.

Dieta para diabetes canina: perguntas frequentes

O que shih tzu diabéticos devem comer?

A dieta de um shih tzu diabético depende de vários fatores, e soluções diferentes funcionam para cães diferentes. No entanto, em geral, um cão diabético deve receber alimentos com alto teor de proteínas e fibras, mas com baixo teor de gorduras e carboidratos.

O que shih tzu diabéticos não devem comer?

Tão importante quanto saber o que um shih tzu diabético deve comer, também é importante saber o que deve ser evitado ou reduzido em suas refeições. Você deve evitar refeições caseiras ou preparadas, pois elas não podem ser contabilizadas com precisão quanto ao seu valor nutricional. É melhor dar ao seu shih tzu alimentos terapêuticos veterinários testados e comprovados. Os tamanhos das porções são bem definidos e a ingestão de calorias é fácil de monitorar. Você também deve evitar dar ao seu shih tzu diabético alimentos semi-úmidos, pois podem conter açúcares ou carboidratos prejudiciais à saúde do seu shih tzu.

Você pode controlar o diabetes de um shih tzu com dieta?

Você pode definitivamente controlar o diabetes do seu cão através da dieta, mas é importante combinar isso com o monitoramento adequado da glicose e medicamentos. Você deve sempre entrar em contato com seu veterinário se sentir que algo não está certo com seu cão e apresentar um plano de tratamento detalhado.

Conclusão

Gerenciar o diabetes do seu shih tzu é muito importante. Embora não seja uma condição com risco de vida por si só, pode facilmente catalisar uma série de reações no corpo que podem levar a sérios problemas de saúde e até à morte. É por isso que você deve sempre procurar um veterinário se descobrir que seu cão apresenta sintomas de diabetes mellitus.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato