Porque não pode tosar Shih Tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Porque não pode tosar Shih Tzu?

Uma das melhores partes de um Shih Tzu é o pelo. Quando é longo e bem cuidado fica lindo, mas dá muito trabalho. Então, você deve estar se perguntando se devo tosar meu Shih Tzu? 

Se você fizer isso, certamente facilitará a limpeza diária, e há alguns topis de tosa para shih tzu fofos como a tosa bebe, mas antes de tomar uma decisão, há um pouco mais que você deve saber, então continue lendo.

Se você já viu uma exposição de cães, provavelmente já viu um Shih Tzu e pensou em como esses cães são lindos com sua pelagem longa e esvoaçante deslizando tão elegantemente pelo chão, e como você adoraria ter seu Shih Tzu assim.

Embora sejam lindos com sua pelagem longa e esvoaçante, prepará-los para parecer um cão de exposição dá muito trabalho e requer bastante do seu tempo diariamente.

Devo tosar meu Shih Tzu ?

Antes de decidir tosar seu Shih Tzu  você precisa levar em consideração onde você mora e o que está disposto a fazer para proteger seu Shih Tzu do frio ou do calor lá fora e das temperaturas mais baixas dentro de sua casa. 

Seu conforto estará em suas mãos.

Em que parte do país você mora?

Você vive em um clima mais quente? Ou você mora em um estado mais frio?

Se você estiver em algum lugar com temperatura mais quente o ano todo, tosar o seu ShihTzu no inverno não é um problema. 

Eu moro no norte, e tenho meu Shih Tzu tosados. Eu tento planejar para que eles sejam tosados em outubro e depois deixo o pelo crescer mais de novembro a março.

Isso significa que nos meses mais frios, eles têm um pouco mais de pelos, para não passarem muito frio.

Também tenho suéteres e roupas de cama quentes para eles, bem como casacos ao ar livre. Além disso, nos meses de inverno, eles não ficam fora por muito tempo. 

Devo tosar meu Shih Tzu no verão?

Você pode estar pensando em tosar o seu Shih Tzu no verão. Você pode estar assumindo que isso os manterá frescos e confortáveis, mas pode ser sempre o caso.

Os shih tzu não suam da mesma forma que os humanos, que é através da nossa pele. Em vez disso, eles suam pela língua e pelas patas. 

Seu pelo, mesmo quando comprido, pode realmente funcionar para mantê-los mais frescos no verão. 

Tosar o seu Shih Tzu no verão pode ter consequências não intencionais

Assim como nós, quando a pele do seu Shih Tzu é exposta ao sol, ela pode queimar. Se você já teve queimaduras de sol, sabe o quanto elas são ruins e o quanto elas doem

Isso também pode acontecer com o seu Shih Tzu se eles forem raspados.

Isso é especialmente verdadeiro se você mora em estados mais quentes

Se você mora em um local quente e raspar o pelo do seu Shih Tzu, deve ter isso em mente e encontrar maneiras de limitar o tempo ao ar livre ou a exposição ao sol.

Porque, embora as queimaduras solares sejam ruins, elas também podem desenvolver câncer de pele, o que é muito pior.

Lembre-se de que os Shih Tzus não precisam de muito exercício e apenas correr pela casa dentro de casa com algumas brincadeiras ativas será suficiente. Você não precisa levá-los para o sol quente.

Se você realmente quer dar a eles alguma atividade ao ar livre, considere dar-lhes uma piscina infantil para brincar. 

Qualquer atividade ao ar livre deve ser no início da manhã ou no final da tarde. Evite o sol do meio-dia.

Devo tosar meu Shih Tzu no inverno?

Muitos donos de shih tzu têm ideias erradas sobre a higiene e o que isso implica nos meses de inverno. Os cães são os melhores amigos do homem, e é igualmente importante manter seu cão atualizado com sua programação de cuidados quando o tempo fica sombrio e frio.

Só porque achamos que nossos cães não ficam tão sujos no inverno, isso não é necessariamente verdade, e a higiene não deve ser deixada de lado. Queremos que nossos cães tenham uma boa aparência e cheiro, e a higiene traz muitos benefícios para sua saúde , especialmente nos meses frios.

A escovação regular é essencial para a saúde física do nosso shih tzu, mas também faz com que ele se sinta melhor!  Cuidar do seu cão também é uma oportunidade de se relacionar e demonstrar afeto por todos os membros de sua família. Se a limpeza em casa não for uma opção, mantenha um cronograma de seis a oito semanas.

Às vezes, nossos shih tzu ficam um pouco apreensivos na hora de ir ao tosador . As guloseimas são uma ótima maneira de reforçar a positividade da experiência de higiene. Se você está preocupado com seu shih tzu enquanto ele está no tosador, também pode deixar guloseimas com ele.

Manter o pelo do shih tzu no inverno é a chave!

Os shih tzu têm duas camadas de pelo, um subpêlo e um sobretudo, e cada uma desempenha um papel vital na saúde geral do seu companheiro canino.  Esses pelos funcionam essencialmente para manter os shih tzu confortáveis . Uma pelagem saudável regula a temperatura do cão tanto no inverno quanto no verão.

Perguntas relacionadas:

Com que frequência um Shih Tzu deve ser Tosado?

Seu Shih Tzu precisará de pelo menos uma escovação rápida todos os dias. Você deve dar-lhes um banho uma vez a cada três semanas.

Se você estiver levando seu Shih Tzu a um tosador, é melhor levá-lo uma vez a cada seis semanas. Você pode banhá-los com três semanas e, em seguida, o aparador pode aparar os pelos e banhá-los na sexta semana.

Qual é o melhor tosa para um Shih Tzu?

Você tem muitas opções quando se trata de cortes de pelo paraShih Tzu. De um nó superior a um corte de ursinho de pelúcia, todos ficam bem.

Portanto, quando se trata do melhor tosa para shih tzu, isso dependerá de sua preferência pessoal e de quanto cuidado diário você deseja fazer.

No entanto, a tosa mais populares para shih tzu são o corte de ursinho de pelúcia e o prático topete.

Com que idade você começa a preparar um Shih Tzu?

Provavelmente, se você pegar um filhote de Shih Tzu com oito semanas de idade, ele já terá tomado banho. Você não precisará dar banho em seu cachorro novamente por cerca de três semanas.

Você quer que seu cachorro se acostume a tomar banho, ser escovado e ter as unhas aparadas. A limpeza é um compromisso para toda a vida com Shih Tzus e há uma boa chance de você levar o seu ao tosador com bastante frequência.

Portanto, quanto mais cedo você acostumar seu cachorro a ser manuseado dessa maneira, melhor.

Para resumir tudo:

A verdade é que a higiene é muito mais fácil se você tiver seu Shih Tzu raspado, mas antes de seguir esse caminho, você precisa estar pronto para tomar medidas para mantê-lo protegido das intempéries. Isso significa maneiras de mantê-los aquecidos no inverno e frios e protegidos do sol no verão.

Se você pode fazer isso e prefere ter seu Shih Tzu raspado, para não ter que escová-lo tanto, então vá em frente. Lembre-se de que é sua responsabilidade garantir que seu Shih Tzu esteja seguro, confortável e sem sofrimento.

Observe:

Este artigo é apenas informativo e não substitui o conselho veterinário. Sempre verifique com seu veterinário se você está preocupado com o comportamento do seu Shih Tzu. Este artigo não deve ser considerado de forma alguma como um conselho veterinário.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato