Quais são os tipos de tosa para shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quais são os tipos de tosa para shih tzu?

Existem diversos tipos de tosa para shih tzu e ela é muito mais do que um simples procedimento estético para o shih tzu. Ela também beneficia a troca de pelos, evita que o shih tzu sofra com o excesso de calor e impede o acúmulo de sujeira no animal. Ao contrário do banho, que pode ser realizado por qualquer pessoa, a tosa requer conhecimento profissional. Por isso, o groomer, tosador ou popularmente chamado de “cãobelereiro”, é uma contratação obrigatória para qualquer petshop.

Shih Tzus têm cabelos muito longos que precisam ser tratados de forma consistente se não forem mantidos curtos ao longo do ano. É importante nunca pentear os pelos secos, e para usar uma escova condicionadora de pelos eles são escovados.

A demanda por este tipo de serviço cresceu tanto nos últimos anos, que alguns estabelecimentos se especializaram exclusivamente em tosa. Para quem pensa em oferecer a tosa profissional no seu pet shop ou mesmo contratar profissionais da área, vale a pena conhecer todos os tipos de tosa para shih tzu. Confira!

Qual o preço de uma tosa para shih tzu?

Você pode ligar para o seu Pet shop local antes de sua visita para receber um preço estimado para o tosa do shih tzu. Com base em suas opções de serviço de tosa preferidas, você pode discutir os detalhes por telefone ou pessoalmente quando encontrar seu tosador no início da tosa de seu shih tzu. Mais o valor costuma variar entre R$65,00 a R$130,00.

Quanto tempo demora para o shih tzu ser tosado?

A duração de um serviço de tosa depende do tipo tosa solicitado. Seu tosador poderá fornecer um tempo estimado de conclusão no check-in ou por telefone.

Pequenos serviços apenas de entrada, a menos que façam parte de um banho ou tosa, como corte de unhas, levam aproximadamente 5 minutos e, dependendo da disponibilidade do salão, não é necessário agendamento. No entanto, recomendamos ligar para o banho e tosa local para confirmar a disponibilidade.

Para ter atendimento ininterrupto por um estilista designado, menos canil e tempo de espera, pergunte ao seu tosador quando chegar para sua consulta para atualizar para Tratamento VIP. Esta é uma solução para cães ansiosos e para raças braquicefálicas, como shih tzu, Bulldogs Franceses, Bulldogs Ingleses, Pugs e Boxers. Mais geralmente uma tosa bebe para shih tzu demora em torno de 2 horas.

Tipos de tosa para shih tzu no pet shop

Como explicamos, o banho é um tipo de atividade que qualquer pessoa pode realizar. Muitos donos até preferem dar banho em casa no seu shih tzu. Porém, com a tosa não é a mesma coisa. Muitos donos que se aventuram com uma tesoura para tosa o seu shih tzu, não raras vezes, acabam arrependidos e buscam um pet shop para consertar o corte inadequado.

Como explicamos existem diferentes tipos de tosa para shih tzu. Saiba mais sobre todos os tipos.

TOSA HIGIÊNICA

A tosa higiênica é comum em todas as raças e pode ser realizada em shih tzu com qualquer tamanho de pelo. Nesse tipo de tosa, o Groomer corta os pelos do shih tzu da região da genitália, barriga e também das patinhas. Esse tipo de tosa tem demanda o ano inteiro.

TOSA NA TESOURA

A tosa é feita, tradicionalmente, apenas com a tesoura. Além disso, algumas shih tzu são intolerantes à máquina, seja por medo ou por problemas de alergia. Alguns pet shops abriram mão da tosa na tesoura para shih tzu em razão do tempo, já que esse processo é bem demorado. Porém, ela é a mais recomendada. Para evitar problemas decorrentes do próprio estresse do shih tzu.

TOSA VERÃO

Alguns shih tzu sofrem muito com o calor. Por isso, fazer uma tosa que deixe a pelagem mais curta e rente a pele é ideal para que eles tenham mais conforto, mesmo com as altas temperaturas. Além de gerar maior bem-estar para o shih tzu, esse tipo de tosa evita alguns problemas de pele como dermatites, por exemplo, que podem surgir por conta das altas temperaturas e grande umidade no ar.

A tosa de verão, no entanto, não é indicada para todas os shih tzu. Ou seja, não é porque o shih tzu é naturalmente peludo, que ele precisa ser tosado no verão. Vale destacar que a pelagem é uma forma de proteção para o shih tzu, por isso, a tosa de verão pode causar o superaquecimento da pele e afetar a saúde de algumas raças. O Groomer deve saber exatamente quais são as raças que podem se submeter a esse tipo de tosa, antes de fazê-la.

TOSA NA MÁQUINA

A tosa de máquina, como o próprio nome já diz, é aquela feita por uma maquininha de corte de pelos. Essas máquinas, naturalmente, são específicas para shih tzu e possuem lâminas que variam conforme o tipo de pelo e de corte. Em geral, as máquinas costumam estressar bastante os animais, já que eles possuem a audição mais sensível do que os humanos. Por isso, o ideal mesmo é investir na tosa em tesoura e usar a máquina apenas para cortes mais específicos ou diferenciados.

TOSA BEBÊ

A tosa bebê para shih tzu serve para deixar o shih tzu com aspecto de filhote. Nesse tipo de tosa, os pelos são encurtados de modo uniforme e é recomendada para cães de pelos longos, como é o caso do Shih Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire e Maltês. 

TOSA DA RAÇA

Alguns shih tzu que possuem pelos muito longos e abundantes contam com tosas específicas, criadas para o padrão da raça. 

Acima de tudo, os pelos do shih tzu são uma camada natural de proteção do animal e não um recurso estético para ser cortado sem critérios.

Posso tosar meu Shih Tzu sozinho?

Sim, você mesmo pode cuidar do seu Shih Tzu. No entanto, é importante ter as ferramentas e conhecimentos certos para cuidar adequadamente do seu Shih Tzu. Você precisará de uma escova mais lisa, pente de metal, tesoura, tesoura, cortador de unhas e xampu e condicionador para cães. 

Se você não tiver certeza de como cuidar do seu Shih Tzu, considere consultar um tratador profissional ou veterinário para obter orientação. Eles podem fornecer dicas e conselhos sobre como preparar seu Shih Tzu adequadamente.

Conclusão

Shih Tzus são cães pequenos com pelagem longa e esvoaçante que requerem muito cuidado. Embora muitos animais de estimação da família sejam mantidos com casacos curtos o ano todo, aqueles que não são tosados ​​devem ser escovados com frequência, para garantir que o cabelo não fique emaranhado, e deve-se tomar cuidado para mantê-lo longe da boca e dos olhos.

O ideal é acostumar os filhotes de Shih Tzu à higiene desde cedo, pois eles precisam ser escovados com frequência ao longo da vida. De acordo com os tratadores especializados, esses cães nunca devem ter seus pelos longos secos, mas sempre devem ser borrifados com um condicionador de pelo apropriado quando são escovados.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato