Qual é a origem do Shihtzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Qual é a origem do Shihtzu?

Shihtzu: inteligentes, afetuosos, independentes e decididos- Muitas pessoas confundem o Shihtzu com o Lhasa Apso. A diferença dos dois está no tamanho do focinho.

Uma das raças de cães mais populares do Brasil é o Shihtzu. Pequenos, de pelos longos, sociáveis e de personalidade forte, os cãezinhos conquistaram os corações dos brasileiros e hoje fazem a alegria de muitas famílias. 

A partir de 1970, a influência mais poderosa sobre o Shih Tzu não foi mais a de um criador individual, mas o efeito da crescente popularidade da própria raça. O aumento dos números e da popularidade também levou à formação de mais e mais clubes para promover o bem-estar do Shih Tzu. Além do Shih Tzu Club e da Manchu Shih Tzu Society, existem agora três clubes regionais - o Northern Counties Shih Tzu Club, o Shih Tzu Club da Escócia e o Shih Tzu Club de South Wales e Western Counties, mais um na Irlanda.

No ringue, o aumento da popularidade da raça levou a uma competição muito mais acirrada e atraiu expositores qualificados de outras raças, que trouxeram novos padrões de apresentação com eles. É provavelmente na área de preparação e cuidado do casaco que as maiores mudanças ocorreram nos últimos vinte anos. 

As entradas permaneceram altas ao longo dos anos 80 e 90 e a introdução do passaporte para animais de estimação e o relaxamento associado das restrições de quarentena viram um aumento nas importações, especialmente da Europa e da América do Norte. A raça em si continuou a ganhar popularidade, em 2012 foi a 14ª mais popular pelo registro KC. A popularidade traz seu próprio conjunto de desafios. A maioria dos criadores de Shih Tzu agora não são expositores.

Origem do shih tzu

“Antigamente acreditava-se que o Shihtzu foi criado para conviver com idosos e crianças, mas a origem dele ainda não é muito bem definida. Uns dizem que é de origem do Tibet, outros que é da China, que é a mesma coisa, mas que antigamente eram regiões diferentes, e eles eram usados como espécie de dote”, 

Os Shihtzus são chamados também de cão leão e nos países orientais são considerados cães sagrados. “São animais específicos de um padrão. Eram cães de imperadores, de pessoas da alta sociedade daquela época”.

1000 anos de história 

Shih Tzu do Tibete tem uma história registrada que remonta a 1.000 anos. Como em muitas culturas, o povo deChinese-lion.jpgesta terra remota mantinha cães em um ambiente doméstico. Eles mantinham grandes cães ferozes que eram usados ​​para guarda, então havia pequenos cães peludos usados ​​como companheiros e como cães de guarda para alertar os cães maiores, ancestrais ou próximos do Shih Tzu moderno. 

Foi dito que os cães pequenos ou cães leões foram mantidos em mosteiros em todo o Tibete, eles foram treinados para girar as rodas de oração como parte de um ritual diário, no entanto, quando Audrey Dadds contou essa história a um monge tibetano, ele disse que isso era um absurdo total. , Shih Tzu nunca foram mantidos como cães de templo. O budismo no Tibete reconhecia um grande número de seres divinos, cada um simbolizando um aspecto da vida. 

Um deles foi o Buda Manjusri, o Deus da Aprendizagem, que dizia viajar com um pequeno Cão Leão que se transformava em um leão de tamanho normal e o carregava por grandes distâncias em suas costas. Talvez seja assim que os cães pequenos passaram a ser associados aos leões - um vínculo que continuaria ao longo de sua história de aventuras, pois não havia leões de verdade no Tibete, as representações artísticas do animal eram muitas vezes fantásticas. 

É difícil ter certeza se os Lion Dogs eram uma raça para se assemelhar aos desenhos e estátuas dos leões simbólicos ou se os artistas criaram seus 'leões' à semelhança dos cachorrinhos.

A mudança para a China

Apesar de sua inacessibilidade, o Tibete não estava totalmente isolado de seus vizinhos, especialmente da China. De tempos em tempos, eram enviados presentes em homenagem aos imperadores chineses, entre os quais cães leões tibetanos. Depois de longas viagens, presumivelmente com as caravanas dos comerciantes que viajavam pelas altas montanhas de um país para outro, os cachorrinhos se encontraram no Palácio Imperial Chinês. 

Aqui tudo teria sido diferente, inclusive o clima, pois os verões em Pequim são quentes e úmidos com muita chuva, enquanto os invernos são muito frios, com temperaturas mínimas de até 0 F (-18 C em janeiro). Os cães leões tibetanos adaptaram-se bem, como sempre fizeram, onde quer que tenham ido ao longo dos séculos. Está registrado que eles se estabeleceram e se tornaram grandes favoritos dos imperadores Manchu. 

É provável que eles tenham sido cruzados de tempos em tempos com as raças chinesas de focinho curto, o pug chinês ou - mais provavelmente - o pequinês. Isso deu ao Shih Tzu as características que os diferenciam dos cães leões tibetanos que se tornaram os atuais Lhasa Apsos (estes foram introduzidos na Europa através da Índia). Muito disso é boato e diferentes alunos que estudam a história da raça têm pontos de vista diferentes.

Encontro casual 

Foi quando a cozinheira de Lady Brownrigg, Sra. Doig, estava exercitando 8 de Shih Tzu na Thurloe Square emwiddringtonbrownrigg.jpgLondres que uma senhora chamada Gay Garforth-Bles, mais tarde Gay Widdrington, viu Shih Tzu pela primeira vez. Isso foi em 1939. Gay comprou seu primeiro Shih Tzu de Lady Brownrigg logo após avistá-los. 

Este era um cachorrinho preto e branco chamado Mee-Na de Taishan. Foi comprada apenas para companhia, mas esta cachorrinha lançou-a num percurso que a levaria a tornar-se numa das figuras mais conhecidas da raça. Ainda hoje, onde quer que as pessoas se reúnam para falar sobre Shih Tzu, você pode ter certeza de que todos conhecem o nome Lhakang. 

Gay admite que foi um tanto casual em seu programa de criação nos primeiros dias, como resultado, a primeira ninhada de Mee-Na foi após uma ligação com um Dachshund que ela nunca admitiu para Lady Brownrigg até muito mais tarde. 

A notável contribuição de Gay para o desenvolvimento do Shih Tzu foi através de seu programa de reprodução, nunca temendo introduzir novas linhagens para ampliar o pool genético, mas sempre reproduzindo habilmente sua própria linha depois disso, preservando assim o melhor da linhagem mais antiga que veio para a Inglaterra.

Peso do shih tzu

A raça tem cerca de 27 cm, pode pesar até 8kg e vive, em média, de 12 a 14 anos. Quem conta a origem do Shihtzu é o médico veterinário Rafael Guimarães.

Diferença do shih tzu x Lhasa Apso

Muitas pessoas confundem o Shihtzu com o Lhasa Apso. A diferença dos dois está no tamanho do focinho. O Lhasa tem o focinho mais alongado, enquanto o Shihtzu é braquicefálico, com o focinho curto e olhos projetados para fora. E por falar em olhos, os tutores devem ter cuidados específicos com o pet, que tem uma predisposição a desenvolver problemas no globo ocular.

Tosa para shih tzu

“A gente precisa deixar claro que os Shihtzus não podem ser tosados na região da face, eles devem usar elástico. O pelo do Shihtzu na região do focinho é projetado para cima e para frente, justamente para proteger o globo ocular, porque eles têm uma órbita rasa e os olhos são projetados para fora. A partir do momento que o animal faz essa tosa, esses pelos crescem projetado para trás e terminam causando lesões na córnea do animal. Além de outros problemas, como dificuldade de produzir lágrima”, detalha Rafael.

Além dos problemas nos olhos, o Shihtzu também tem predisposição para doenças de pele. E muitas vezes a origem do problema está no excesso de banhos.

Popularidade do shih tzu

“O cão hoje em dia não é considerado mais um animal de estimação, e sim um filho. Os cães dormem na cama, vão para rua, pegam sujidade no pelo e alguns tutores, para ter o animal sempre limpo, acabam intensificando os banhos e com isso tirando toda proteção da pele do cão. 

Dessa forma as bactérias e fungos vão se proliferar e é isso que acontece em especial com os shihtzus, porque as pessoas dão banho em casa, não secam da forma adequada, ou dão banho demais. O problema é que as pessoas não conhecem bem a raça e tomam atitudes erradas e com isso favorece a uma predisposição que eles têm”, explica o médico.

Shih tzu é inteligente?

Os cães da raça Shihtzu são inteligentes e seguem o ritmo da casa. Eles se adaptam a qualquer ambiente, isso é, podem viver bem com famílias grandes ou pequenas. São animais afetuosos, que gostam de receber carinho, mas também são independentes e decididos. Eles vivem bem em apartamentos e casas, mas nesse caso os cuidados com os pelos devem ser redobrados.

O shih tzu é um cão para apartamento?

“Eles vivem muito bem em casa, em sítio, em apartamento. O que vai mudar dentro desses ambientes é o cuidado que se deve ter com o animal. Se você mora em uma casa que tem muitas plantas, aqueles carrapichinhos, você vai precisar tosar ele. Porque o pelo longo vai grudar os carrapichos, vai favorecer os embolos e animal vai sofrer para desembolar. Animal de pelo longo necessita que os donos tenham essas cuidas. Precisa pentear duas vezes por dia nesses casos. Já no apartamento não existe essa preocupação”, diz Rafael.

Vale lembrar que antes de você decidir por comprar ou adotar um animal de estimação, é importante marcar uma consulta com um médico veterinário para tirar todas as suas dúvidas sobre a raça em questão.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato