Tabela de vacinação para cachorros - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tabela de vacinação para cachorros

Quando você traz aquela bolinha macia e cheirosa de penugem de cachorrinho para sua casa, você deve saber imediatamente a tabela de vacinação para cachorros. Cabe a você dar a ela todos os cuidados de que ela precisa todos os dias. Pode ser um pouco intimidante - ela precisa da  melhor comida para filhotes ,, treinamento gentil , brinquedos seguros , socialização do filhote , um lar confortável e cuidados veterinários adequados. E isso inclui fotos de filhotes durante o primeiro ano.

Os cachorros são geralmente vacinados pela primeira vez às 8 semanas de idade. No entanto, existem vacinas que podem ser usadas a partir de 6 semanas. Depois, aprox. a cada 4 semanas até que o filhote tenha 16 semanas de idade. Isso é chamado de vacinação básica.

Quando recém-nascidos, os filhotes recebem anticorpos contra várias doenças por meio do colostro da mãe. Esses anticorpos são chamados de anticorpos maternos. Este tipo de anticorpo retém seu efeito por 6-8 semanas ou mais, em alguns casos até 16 semanas, pode ser diferente. Após esse período da vida do filhote, ele deve formar anticorpos contra as doenças à medida que é exposto a elas. Ao vacinar, é possível proteger o filhote durante o período em que ele passa de ter os anticorpos da cadela para ter que produzi-los.

Após a vacinação básica, costuma-se administrar o chamado reforço após aprox. 12 meses e depois a cada 3 anos no que diz respeito às vacinas básicas e uma vez ao ano contra tosse dos canis e leptospirose se o estilo de vida do cão for considerado necessário. A tosse do canil, em particular, é muito comum. As outras vacinas não essenciais são usadas de acordo com

Por que os cães devem ser vacinados?

Os cães devem ser vacinados para que possam ser melhor protegidos contra várias doenças virais. Estes não podem ser combatidos com remédios se tiverem surgido primeiro. Poderia, por exemplo, cinomose ou diarreia por parvovírus .

  • Um cão pode ser exposto a vírus de duas maneiras:
  •  encontra outro cachorro que secreta vírus
  •  na forma de uma vacina com vírus enfraquecido ou morto

Em ambos os casos, seu organismo é estimulado a formar anticorpos contra a doença em questão, mas com a vacinação isso é controlado e não ocorre nenhuma doença. Como o cão formou anticorpos, ele estará protegido se encontrar vírus na vida real.

Se todos os cães dinamarqueses fossem vacinados de forma básica e depois revacinados de acordo com os regulamentos atuais, a proteção de todos os cães dinamarqueses seria melhor do que é hoje. No entanto, eles não são, infelizmente. Estima-se que aprox. 70% de uma população deve ser protegida por anticorpos para que haja a chamada imunidade de rebanho.

Casos de diarreia por parvovírus ocorrem quase todos os anos , porque na Dinamarca existe uma população de cães não vacinados que disseminam a infecção. Há também surtos ocasionais de cinomose em vários locais do país. É, entre outras coisas, todos esses cães não vacinados, bem como os cães vacinados que são ruins na formação de anticorpos, razão pela qual os cães vacinados estão continuamente expostos à infecção.

Quais injeções os cachorros precisam?

Ir ao veterinário repetidamente durante vários meses para vacinações e, em seguida, para reforços ou títulos ao longo da vida do seu cão pode parecer um inconveniente, mas as doenças das quais as vacinas protegerão nossos animais de estimação são perigosas, potencialmente mortais e, felizmente, evitáveis. .

Lemos sobre tantas vacinas diferentes, para tantas doenças diferentes, que às vezes pode ser confuso saber quais vacinas os filhotes precisam e quais são importantes, mas opcionais. Aqui está uma visão geral das doenças que as vacinas ajudarão seu animal de estimação a evitar.

  1. Cinomose canina
  2. Hepatite 
  3. Parainfluenza canina
  4. Tosse de canil
  5. leptospirose
  6. parvovirose

Uma doença grave e contagiosa causada por um vírus que ataca os sistemas respiratório, gastrointestinal (GI) e nervoso de cães, guaxinins, gambás e outros animais, a cinomose se espalha através da exposição aérea (através de espirros ou tosse)  de  um animal infectado. O vírus também pode ser transmitido por tigelas e equipamentos compartilhados de comida e água. Causa secreção nos olhos e nariz, febre, tosse, vômito, diarréia, convulsões, espasmos, paralisia e, muitas vezes, morte. Esta doença costumava ser conhecida como “almofada dura” porque faz com que a almofada da pata engrosse e endureça.

Não há cura para a cinomose. O tratamento consiste em cuidados de suporte e esforços para prevenir infecções secundárias, controlar sintomas de vômitos, convulsões e muito mais. Se o animal sobreviver aos sintomas, espera-se que o sistema imunológico do cão tenha uma chance de combatê-lo. Cães infectados podem transmitir o vírus por meses.

Hepatite Canina

A hepatite infecciosa canina é uma infecção viral altamente contagiosa que afeta o fígado, os rins, o baço, os pulmões e os olhos do cão afetado. Esta doença do fígado é causada por um vírus que não está relacionado com a forma humana de hepatite. Os sintomas variam de uma leve febre e congestão das membranas mucosas a vômitos, icterícia, aumento do estômago e dor ao redor do fígado. Muitos cães podem superar a forma leve da doença, mas a forma grave pode matar. Não há cura, mas os médicos podem tratar os sintomas.

Parainfluenza canina

Um dos vários vírus que podem contribuir para a tosse dos canis.

Tosse de canil

Também conhecida como traqueobronquite infecciosa, a tosse dos canis resulta da inflamação das vias aéreas superiores. Pode ser causada por infecções bacterianas, virais ou outras, como Bordetella e parainfluenza canina, e muitas vezes envolve múltiplas infecções simultaneamente. Geralmente, a doença é leve, causando acessos de tosse forte e seca; às vezes é grave o suficiente para provocar ânsia de vômito e engasgos, juntamente com perda de apetite. Em casos raros, pode ser mortal. Espalha-se facilmente entre cães mantidos juntos, razão pela qual passa rapidamente pelos canis. Antibióticos geralmente não são necessários, exceto em casos graves e crônicos. Supressores de tosse podem deixar um cão mais confortável.

leptospirose

Ao contrário da maioria das doenças desta lista, a leptospirose é causada por bactérias e alguns cães podem não apresentar nenhum sintoma. A leptospirose pode ser encontrada em todo o mundo no solo e na água. É uma doença zoonótica, o que significa que pode ser transmitida de animais para pessoas. Quando os sintomas aparecem, eles podem incluir febre, vômito, dor abdominal, diarreia, perda de apetite, fraqueza e letargia severas, rigidez, icterícia, dores musculares, infertilidade, insuficiência renal (com ou sem insuficiência hepática). Os antibióticos são eficazes e, quanto mais cedo forem administrados, melhor.

parvovirose

Parvo é um vírus altamente contagioso que afeta todos os cães, mas cães não vacinados e filhotes com menos de quatro meses de idade correm maior risco de contraí-lo. O vírus ataca o sistema gastrointestinal e causa perda de apetite, vômitos, febre e, muitas vezes, diarreia grave e sanguinolenta. A desidratação extrema pode ocorrer rapidamente e matar um cão dentro de 48 a 72 horas, portanto, atenção veterinária imediata é crucial. Não há cura, portanto, manter o cão hidratado e controlar os sintomas secundários pode mantê-lo ativo até que seu sistema imunológico vença a doença.

Raiva

A raiva é uma doença viral de mamíferos que invade o sistema nervoso central, causando dor de cabeça, ansiedade, alucinações, salivação excessiva, medo de água, paralisia e morte. É mais frequentemente transmitida através da mordida de um animal raivoso. O tratamento dentro de horas após a infecção é essencial, caso contrário, a morte é altamente provável. A maioria dos estados exige vacinação regular contra a raiva. Verifique com seu veterinário sobre as leis e requisitos de vacinação contra a raiva em sua área.

Obviamente, seu veterinário deve avaliar e sempre pode fornecer mais informações e orientações, se necessário, sobre as vacinas necessárias e opcionais.

Como vacinar um cachorro?

Na maioria dos casos, as vacinas não são obrigatórias para os cachorros, mas são fortemente recomendadas para melhor proteger o seu amigo de quatro patas. 

Cronograma de Vacinação para cachorro

A primeira coisa a saber é que não existe apenas um calendário de vacinação de filhotes para todos os cães. Fatores como em que parte do país você mora e os fatores de risco individuais do seu cão entrarão em jogo. Alguns cães não precisam de todas as vacinas. Esta decisão é entre você e seu veterinário. Sempre discuta as vacinas dos filhotes em suas consultas agendadas regularmente.

Dito isto, aqui está uma diretriz geralmente aceita do calendário de vacinação do filhote para o primeiro ano.

Tabela de vacinação para cachorro

Muitas doenças (raiva, cinomose, etc.) espreitam nas sombras, prontas para estragar sua felicidade. Você pode evitá-los seguindo escrupulosamente o programa de vacinação do cão recomendado pelo seu veterinário. Saiba que a maioria das vacinas dele é feita antes dos 3 meses. 

Idade do cachorro entre 5 e 9 semanas vacinação primária 

  • - cinomose
  • - tosse dos canis 
  • - hepatite de Rubarth

Idade do cachorro entre 11 e 13 semanas

  • - raiva 
  • - leptospirose

reforço 

  • - cinomose
  • - tosse dos canis 
  • - hepatite de Rubarth

todo ano lembrete

  • - leptospirose

a cada três ano

  • - cinomose
  • - tosse dos canis 
  • - hepatite de Rubarth

Custo de Vacinação de cachorro

O custo das vacinas para o seu cachorro depende de vários fatores. Onde você mora é um: veterinários em áreas urbanas lotadas e caras cobram mais do que um veterinário rural em uma cidade pequena. Em outras palavras, existem diferenças significativas de preço. Mas não importa qual seja a faixa de custos, algumas vacinas, como as “vacinas essenciais” e para a raiva, são necessárias.

O custo médio pode ficar em torno de R$ 75 a R$ 100. Isso incluirá as vacinas essenciais, que são administradas em uma série de três: às 6, 12 e 16 semanas de idade.

As principais vacinas incluem a DHLPP (cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose e parainfluenza). Seu filhote também precisará de uma vacinação contra a raiva, que geralmente custa cerca de R$ 45 a R$ 120. (Algumas clínicas incluem o custo da vacinação antirrábica.)

Os custos iniciais da vacinação do filhote durante o primeiro ano são maiores do que na idade adulta.

Vacinas para cães adultos: reforços e títulos

Há uma diferença de opinião sobre vacinar seu cão adulto todos os anos. Alguns veterinários acreditam que muitas vacinas em cães adultos representam riscos à saúde. Mas outros discordam, dizendo que as vacinações anuais prevenirão doenças perigosas, como a cinomose. Converse com seu veterinário para determinar que tipo de protocolo de vacinação funciona para você e seu cão.

Muitos donos de cães optam por testes de titulação antes de administrar as vacinas anuais. Os testes de título medem os níveis de imunidade de um cão, e isso pode determinar quais vacinas são necessárias, se houver. Uma exceção importante a isso é a raiva: um teste de titulação não é uma opção quando se trata da vacina antirrábica. Esta vacinação é exigida por lei nos Estados Unidos. Seu veterinário pode informar a programação para seu estado específico.

E tudo vale a pena. Pelo seu esforço e cuidado, seu filhote o retribuirá com amor vitalício. Este primeiro ano crítico de sua vida é um momento divertido e emocionante para vocês dois. À medida que ela cresce fisicamente, o maravilhoso vínculo entre vocês também crescerá.

Existem riscos associados à vacinação?

Geralmente não há risco associado à própria vacina. Muitos cães são vacinados a cada ano e muito poucos cães desenvolvem complicações graves. As vacinas modernas são muito seguras, mas, em princípio, sempre pode ocorrer uma reação quando uma substância estranha é injetada no corpo.

É importante distinguir entre efeitos colaterais muito leves, que podem ser esperados, e as complicações reais.

Os efeitos colaterais leves e esperados são que alguns cães, especialmente filhotes, reagem com fadiga no dia em que foram vacinados. Dentro de um dia, no entanto, eles geralmente voltam a ser eles mesmos. De vez em quando, uma pequena reação pode ser observada ao redor do local da injeção no pescoço com coceira e um pequeno caroço, que desaparece em algumas semanas.

Complicações reais: Muito poucos cães são alérgicos à vacinação. Os cães não reagem à vacina em si, mas sim à substância carreadora que a vacina contém, também chamada de adjuvante. Esses cães desenvolvem choque anafilático em um curto período de tempo, geralmente menos de 10 minutos. Nestes casos, é importante retornar ao veterinário o mais rápido possível para que o cão possa ser tratado de anafilaxia.

Esses casos muito raros de complicações devem ser comparados ao extenso sofrimento, morte e doença que uma população de cães não vacinados passaria se não optasse por usar esse tratamento preventivo.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato