Como saber se há carrapatos em um shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como saber se há carrapatos em um shih tzu?

Os carrapatos são parasitas externos de oito patas que se alimentam sugando o sangue de animais, incluindo o seu shih tzu. Eles podem carregar muitos tipos de doenças e transmiti-las horas depois de morder e atacar um shih tzu.

Este artigo discutirá por que verificar se há carrapatos em seu shih tzu é importante, como procurá-los e como removê-los adequadamente para reduzir o risco de transmissão de doenças.

Os carrapatos são mestres em se esconder e podem ser difíceis de detectar se pegarem carona em seu shih tzu. Como é um carrapato em um gato ou cachorro? Aprenda como são os carrapatos, como procurá-los e o que fazer se encontrar um.

Normalmente, quando você vê um carrapato, ele já se agarrou ao seu shih tzu e está se alimentando, mas às vezes você encontrará um carrapato não alimentado vagando pela superfície do pelo do seu animal de estimação, procurando um lugar para se alimentar.

Como são os carrapatos?

Os carrapatos variam em tamanho com base no tipo e idade do carrapato. Os carrapatos amadurecem em quatro fases da vida. Eles eclodem do estágio de ovo, depois passam por um estágio de larva e depois por um estágio de ninfa até atingirem o estágio adulto. Os carrapatos que estão no estágio larval ou de ninfa são muito pequenos e podem passar despercebidos no corpo de um shih tzu. A fase larval tem seis pernas e é equivalente em tamanho a um grão de areia. Uma ninfa tem oito pernas e foi descrita como do tamanho de uma semente de papoula ou sarda. Eles podem ser muito difíceis de encontrar.

Os carrapatos adultos são maiores, mas variam em tamanho e aparência com base na espécie. Eles podem ter o tamanho de uma semente de maçã, mas os carrapatos fêmeas ingurgitados (cheios de sangue da alimentação) são mais fáceis de encontrar, pois podem ter o tamanho de uma uva pequena.

Por que devo verificar se há carrapatos em meu shih tzu?

Quando um carrapato pica um shih tzu, a picada causa a formação de uma coceira na pele e também pode transmitir uma doença grave, como paralisia do carrapato , ou uma doença bacteriana, como a doença de Lyme . Os carrapatos podem transmitir certas doenças, como erliquiose ou febre maculosa , dentro de 3 a 6 horas após a fixação em um shih tzu. A doença de Lyme pode ser transmitida dentro de 24 a 48 horas. Encontrar e remover rapidamente um carrapato de um cão é importante para minimizar a transmissão da doença.

Os carrapatos são encontrados em todo o mundo e geralmente preferem ambientes quentes e úmidos. No entanto, alguns carrapatos, como o carrapato de patas negras , podem sobreviver em temperaturas abaixo de zero. À medida que os invernos ficam mais quentes, a mudança climática está permitindo que os carrapatos se movam para novas regiões. Eles são um parasita externo comum na maior parte dos Brasil, portanto, a proteção contra eles é importante, não importa onde você more. 

Os shih tzu precisam estar em prevenção contra pulgas e carrapatos durante todo o ano , que mata os carrapatos rapidamente enquanto eles tentam se alimentar. No entanto, a prevenção não é 100% eficaz e alguns desses produtos funcionam melhor que outros. Os shih tzu podem ficar infestados se caminharem por uma área densamente povoada por carrapatos, e nem todos os carrapatos morrerão com prevenção. É por isso que é importante verificar rotineiramente se há carrapatos em seu shih tzu.

Uma picada de carrapato se parece com uma área circular de pele inflamada que geralmente fica vermelha e levemente inchada após a remoção de um carrapato. Crostas ou crostas também podem estar presentes. A lesão cutânea pode coçar e irritar o cão. Os shih tzu podem querer coçar ou lamber uma picada de carrapato depois que o carrapato se foi, o que pode causar infecção na área.

Os sintomas variam dependendo do tipo de doença transmitida por carrapatos .

Como verificar se há carrapatos em um shih tzu

É importante verificar os shih tzu diariamente em busca de carrapatos, especialmente depois de terem estado em uma área onde os carrapatos estão presentes. Os carrapatos podem ser encontrados em qualquer parte do corpo de um shih tzu, mas são mais comuns nos pés, pescoço, cabeça e orelhas. Alguns carrapatos podem ser encontrados na membrana entre os dedos dos pés ou presos ao ânus, portanto, é importante olhar para todos os lugares do seu shih tzu.

Como procurar carrapatos em seu shih tzu:

Primeiro, use as mãos para roçar a superfície da pele do seu shih tzu para ver se sente algum caroço que possa ser um carrapato. Se você sentir uma protuberância, separe o pelo nessa área para ver mais de perto.

Você também pode usar um pente de dentes finos , como um pente para pulgas, para roçar a pele e o pelo do seu animal de estimação. No entanto, não use um pente fino para remover um carrapato, pois pode não remover o carrapato por completo. Se sentir algo ao passar o pente no pelo do seu animal de estimação, separe o pelo nessa área e observe mais de perto. 

  • Inspecione dentro e ao redor das orelhas do seu shih tzu.
  • Olhe entre os dedos em ambos os lados de cada pata.
  • Levante a cauda do seu shih tzue olhe para a parte de baixo da cauda e para o ânus do seu cão para ver se há carrapatos presos ali.
  • Verifique as pálpebras do seu shih tzu, sob a coleira/arnês e nas regiões das axilas. Esses também são lugares que os carrapatos gostam de se esconder.

Como remover carrapatos de um shih tzu

É importante remover um carrapato em sua totalidade. Se um carrapato não for removido corretamente, a cabeça do carrapato pode permanecer presa ao shih tzu, o que pode causar irritação na área ou possível transmissão de doenças. As ferramentas de remoção de carrapatos podem ser compradas e funcionam bem. No entanto, não é necessária uma ferramenta especial; uma pinça de ponta fina que você já pode ter em casa também pode fazer o trabalho.

Um cuidado: não aplique nenhum produto químico, como esmalte de unha, terebintina ou substâncias semelhantes na pele do seu shih tzu, na tentativa de matar as pulgas.

Como remover um carrapato com segurança:

  1. Segure a cabeça do carrapato com uma pinça de ponta fina, o mais próximo possível da pele do seu shih tzu.
  2. Puxe para cima com pressão constante até que o carrapato saia. Certifique-se de não torcer a pinça, pois isso pode fazer com que o carrapato se quebre e deixe a cabeça ou partes da boca ainda incrustadas na pele do seu shih tzu.
  3. Verifique a picada do carrapato para ter certeza de que removeu todas as partes do carrapato. Se você perceber que as peças bucais ou a cabeça do carrapato ainda estão presas à pele do seu cão, use a pinça para removê-las.

Se você não se sentir à vontade para remover o carrapato ou não conseguir remover o carrapato inteiro, agende uma consulta no hospital veterinário local para que um veterinário ou técnico veterinário possa ajudá-lo.

Se a picada do carrapato estiver em uma área que possa ser facilmente limpa, após a remoção do carrapato, use um pano com álcool (ou água com sabão) para desinfetar a área. No entanto, não limpe uma picada de carrapato se estiver perto dos olhos ou da boca do seu shih tzu.

Descarte o carrapato corretamente .

O que fazer se encontrar um carrapato em seu shih tzu

Se você encontrar um carrapato em seu shih tzu, não entre em pânico e não o puxe com os dedos. Não há necessidade de estressar seu animal de estimação, e a última coisa que você quer fazer é espremer ou quebrar o carrapato enquanto ele se alimenta.

Ligue para o seu veterinário para discutir como remover com segurança um carrapato de seu shih tzu e tomar medidas para proteger seu animal de estimação contra carrapatos.

Manter um cronograma para remoção de carrapatos

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam verificar se há carrapatos em seu shih tzu diariamente durante todo o ano. Os carrapatos podem ser resistentes a temperaturas sazonais e novas espécies ainda estão sendo encontradas. Ainda temos muito a aprender sobre esses parasitas, e é importante fazer tudo o que puder em casa para minimizar o risco de seu shih tzu ter picadas de carrapatos e as doenças que eles podem transmitir.

A prevenção de pulgas e carrapatos também deve ser administrada ao seu shih tzu durante todo o ano. 

Perguntas frequentes sobre como verificar se há carrapatos em um shih tzu

Quanto tempo os carrapatos vivem em um shih tzu?

O tempo que um carrapato se alimenta de um shih tzu depende do estágio de vida, sexo e espécie de carrapato. No entanto, descobriu-se que os carrapatos se alimentam de cães por até 12 dias antes de se soltarem.

Quais são os sintomas de uma infestação de carrapatos em shih tzu?

Mesmo os shih tzu que têm numerosos carrapatos podem não apresentar sintomas, pois as picadas de carrapatos geralmente são indolores. No entanto, os carrapatos devem ser mais fáceis de ver em seu shih tzuse houver muitos. Cães infestados com carrapatos devem ser levados a um hospital veterinário local o mais rápido possível para que um veterinário possa remover os carrapatos rapidamente.

Quando numerosos carrapatos são encontrados, há uma probabilidade maior de que o shih tzu desenvolva uma ou mais doenças causadas por carrapatos. Remover os carrapatos rapidamente é crucial, e monitorar o shih tzu em busca de sinais de doenças por carrapatos por várias semanas também é importante. Um título de carrapato também pode ser realizado para verificar várias doenças de carrapatos.  

Com que frequência devo verificar se há carrapatos em meu shih tzu?

O CDC recomenda verificar seu shih tzu diariamente em busca de carrapatos. Eles podem transmitir certas doenças horas após a picada, portanto, é importante encontrar e remover um carrapato rapidamente.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato