Os gatos são notórios por serem persuasivos. Se seus olhos suplicantes e doces ronronados não o convencem, a ameaça de garras e ratos mortos em seus sapatos, sem dúvida, o fará.
Se o seu gato pegar qualquer comida humana com alho do balcão, ele pode desenvolver anemia, então você deve ligar para o seu veterinário imediatamente.
Então, o que você deve fazer se seu gato decidir que precisa de uma mordida em sua refeição cheia de alho? Você deve ceder ou arriscar? Você deve ficar forte nisso e manter seu gato longe do alho - e aqui explicamos exatamente o porquê.
Alguns alimentos humanos são bons como guloseimas especiais para nossos felinos favoritos. Mas, tecnicamente, os gatos não precisam de comida humana, pois sua comida úmida e seca é formulada para atender a todas as suas necessidades nutricionais. Existem também muitos alimentos humanos tóxicos que devem ser evitados , mas os gatos podem comer alho? Absolutamente não - veja como proteger seu gatinho do vegetal tóxico.
O alho é seguro para gatos?
O alho faz parte do gênero Allium , junto com cebola, cebolinha, alho-poró e cebolinha. Todos esses alimentos são considerados tóxicos para cães e gatos, mas alguns são piores que outros.
O alho é um dos mais perigosos do grupo. É cinco vezes mais tóxico que a cebola, tanto para cães quanto para gatos.
Se o seu gato comer bastante alho, corre o risco de contrair intoxicação por alho. Isso pode levar a algo chamado anemia hemolítica , que faz com que seu corpo ataque seus próprios glóbulos vermelhos.
A boa notícia é que, se você agir rápido, poderá minimizar os danos e possivelmente até mesmo evitar que a anemia hemolítica se instale. A má notícia é que quanto mais você esperar para procurar ajuda, mais danos o envenenamento por alho pode causar e pode ser fatal se você esperar muito.
Se você deu ao seu gato comida com alho, ou suspeita que ele comeu algo contendo alho, você deve agir rapidamente.
Se você pretende dar ao gatinho um pedaço suculento de salmão , peru ou frango , certifique-se de que esses petiscos estejam bem cozidos sem qualquer tipo de alho. Melhor ainda, deixe-os completamente sem tempero e lembre-se de que os veterinários recomendam que as guloseimas não ultrapassem 10% da dieta diária do seu gato.
Aqui está outro ponto importante: o alho não é o único culpado aromático da família Allium potencialmente tóxico para gatos. Os donos de gatos deve evitar esses alimentos:
- Cebolinha
- Alho-poró
- cebola
- Cebolinha Verde
"O envenenamento pode ocorrer a partir de uma única exposição de grandes quantidades de [alho] ou exposições crônicas menores ao longo do tempo"
Alho faz mal para gatos?
Sim. Os gatos são particularmente suscetíveis aos efeitos do alho, ainda mais do que os cães, de acordo com Genna Mize, DVM. "Ele não apenas causa distúrbios gastrointestinais, mas também altera potencialmente os glóbulos vermelhos e interfere em sua função muito importante de transportar oxigênio no corpo", diz o veterinário de serviços técnicos da Virbac . Isso geralmente resulta em anemia , uma doença possivelmente fatal se não for tratada a tempo.
A principal propriedade tóxica do alho é o n-propil dissulfeto , encontrado na forma ativa em todos os vegetais da família Allium spp . Então, os gatos podem comer comida com alho? Sem chance. Não importa se é alho fresco ou cozido, sal ou pó de alho - tudo é tóxico para gatos. Na verdade, Mize diz grama por grama, os temperos de alho são mais prejudiciais em pequenas quantidades em comparação com o alho fresco porque são mais concentrados. Mas um único dente de alho, acrescenta ela, "pode ser o suficiente para resultar em uma doença grave".
Quais são os sinais de envenenamento por alho em gatos?
Se o seu gato comeu uma quantidade tóxica de alho, logo você verá alguns ou todos os seguintes sintomas:
- Vômito
- Diarréia
- Dificuldade ao respirar
- Letargia
- Aumento da frequência respiratória
- Aumento da frequência cardíaca
- Gengivas pálidas
- Colapso
É importante entender que esses sintomas podem não aparecer imediatamente. Em alguns casos, pode levar até 4 dias para o alho começar a causar problemas perceptíveis nas células sanguíneas do seu gato.
A essa altura, no entanto, pode ser tarde demais para desfazer alguns dos danos, e é por isso que você deve agir assim que souber que o alho foi ingerido, em vez de esperar que os sintomas ocorram.
Quanto alho é tóxico para um gato?
Embora o alho não seja bom para gatos, isso não significa que nem um pouco irá matá-los.
Acredita-se que qualquer quantidade acima de 5 gramas por quilo pode desencadear toxicidade em gatos, mas a raça do gato também pode desempenhar um papel. Por alguma razão, as raças asiáticas parecem ser mais sensíveis aos efeitos do que outras, então se você tem um siamês, birmanês ou outra raça asiática, você pode querer errar por excesso de cautela.
Gatos com problemas de saúde anteriores também podem ter menos capacidade de evitar os efeitos do envenenamento por alho. Se o seu gato tem um histórico de saúde duvidoso, você deve se preocupar.
O alho não é usado em tratamentos contra pulgas e carrapatos e outros suplementos?
Sim, algumas pessoas acreditam que o alho pode ajudar a manter os parasitas longe de seu animal de estimação, e pode até haver pequenos benefícios à saúde em comer alho para gatos.
No entanto, os riscos superam as recompensas a esse respeito. Outros tratamentos contra pulgas tendem a ser muito mais eficazes do que o alho, e é fácil acidentalmente dar muito alho ao seu gato e desencadear toxicidade. Os benefícios para a saúde de comer as coisas também são mínimos, então não há razão para arriscar.
O que você deve fazer se suspeitar que seu gato está sofrendo de envenenamento por alho?
O mais importante é agir o quanto antes. Leve seu gato ao veterinário e tente recapitular exatamente quais sintomas você observou, bem como quanto alho foi consumido.
Dependendo de quanto tempo se passou desde que o gato ingeriu o alho, o veterinário pode querer dar ao seu gato carvão ativado para absorver as toxinas ou induzir o vômito, forçando o gato a engolir água oxigenada. Se esses métodos forem bem-sucedidos, o gato deve ter uma boa chance de recuperação e os danos ao corpo (e à sua conta bancária) devem ser mínimos.
No entanto, se demorar muito para que qualquer uma dessas técnicas seja eficaz, seu veterinário pode querer realizar exames de sangue para ver se a toxicose se instalou. Em muitos casos, descanse e alimente-se adequadamente (e evite outros membros do grupo Allium ) . deve ser tudo o que seu gato precisa para se recuperar.
Se o envenenamento por alho atingiu um estágio crítico, pode ser necessário oxigênio suplementar, fluidos IV ou até mesmo uma transfusão de sangue. É aqui que o prognóstico pode ser arriscado, pois gatos com intoxicação grave ou prolongada por alho são propensos a sofrer outras complicações além da anemia.
Como evitar que seu gato coma alho?
A maioria dos gatos não é atraída por dentes de alho, então não deve haver necessidade de esconder o alho ou algo assim.
De um modo geral, a maior parte da ingestão de alho em gatos é culpa dos donos que são incapazes de dizer “não” aos seus gatinhos, optando por compartilhar sua comida coberta de alho com seus animais de estimação. É improvável que uma ou duas mordidas causem muitos danos, mas se o seu gato comer uma quantidade significativa de comida com alho, isso pode ser um problema.
A outra causa comum de envenenamento por alho são os proprietários que desejam servir alho a seus animais de estimação como um suplemento de saúde ou tratamento contra pulgas, mas excedem a dosagem.
Como você pode esperar, a maneira mais fácil de evitar uma overdose de alho é controlar seu próprio comportamento. Se você sabe que um prato contém alho, não o compartilhe com seu gato e certifique-se de não deixar nenhuma carne ou outro alimento tentador com alho onde seu gato possa alcançá-los
Da mesma forma, você deve encontrar outro suplemento ou tratamento contra pulgas além do alho para dar ao seu gato, pois não vale a pena correr o risco.
Qual é o veredicto? Gatos podem comer alho?
Em hipótese alguma você deve dar alho ao seu gato. Embora seja improvável que uma pequena quantidade seja prejudicial, é fácil dar-lhes muito; nesse ponto, pode ocorrer envenenamento por alho - e isso pode matar seu precioso gatinho.
Sabemos que não é fácil dizer “não” a um gato quando ele usa o feitiço, mas você terá que encontrar uma maneira de fazer isso quando houver alho envolvido.
Conclusão
Monitore seu gatinho de perto se suspeitar que ele ingeriu algum tipo de alho. Se ele tiver diarreia ou vômito por mais de um ou dois dias, não espere que os outros sintomas apareçam. Agende um exame agora mesmo. "Infelizmente, não há tratamento caseiro e, a menos que seu gato tenha consumido o produto recentemente, o cuidado geralmente é de suporte por natureza".
Referencia: