Os problemas de saúde mais comuns do Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os problemas de saúde mais comuns do Shih Tzu

 Shih Tzus são geralmente muito saudáveis. Com uma vida útil de 10 a 18 anos , os Shih Tzus são considerados uma raça bastante saudável.

Isso pode ser uma surpresa para alguns, já que cães de cara chata como o Shih Tzu são conhecidos por serem notórios por problemas de saúde.

Algumas dessas condições são devidas à genética e estão presentes no nascimento, portanto, a única maneira de reduzir o risco delas é através da criação seletiva de cães que sabidamente não têm esses problemas em seu histórico familiar.

Mas outras condições que se desenvolvem ao longo dos anos podem ser evitadas por meio de modificações saudáveis ​​no estilo de vida - a maioria dessas mudanças no estilo de vida também tem um impacto positivo nas condições genéticas.

A maioria das condições são administráveis

Felizmente, a maioria dessas condições é controlável - conhecendo os sinais desses problemas de saúde, você poderá identificá-los no início e obter o tratamento de que seu Shih Tzu precisa para ter uma vida longa e feliz.

Problemas respiratórios

Os Shih Tzu são amados por suas adoráveis ​​aparências, rostinhos macios e pelos macios…

Mas seus rostinhos macios vêm com uma grande desvantagem:

Eles causam muitos problemas respiratórios .

Embora isso não signifique que todo Shih Tzu esteja fadado a ter problemas respiratórios graves,

Eles são uma raça braquicefálica

Shih Tzus são o que é conhecido como uma raça braquicefálica, que é uma maneira elegante de dizer “ cachorro de cara chata ”.

Outras raças braquicefálicas incluem…

  • pug
  • Boxer
  • boston terrier
  • Bulldog francês
  • Bulldog inglês

1. Síndrome das Vias Aéreas Braquicefálicas (BAS)

Esta é uma condição que afeta a maioria dos cães com faces planas - isso significa que você também, Shih Tzus!

Pode causar dificuldades respiratórias, ronco e até colapso das vias aéreas em casos graves.

É uma coleção de problemas - não é a própria doença

A SBA não é uma doença em si, mas sim uma coleção de anormalidades das vias aéreas superiores que, quando agrupadas, formam a Síndrome das Vias Aéreas Braquicefálicas.

As condições que compõem a Síndrome das Vias Aéreas Braquicefálicas incluem…

Narinas estenóticas — narinas estreitas e comprimidas que impedem a respiração nasal saudável; facilmente corrigível com cirurgia

Cornetos nasofaríngeos estendidos — quando os cornetos (parte do nariz que umidifica e aquece o ar) se estendem para a área atrás do nariz e da boca, causando obstrução das vias aéreas; cirurgia pode ser necessária em casos graves

Palato mole alongado — o palato mole é o céu da boca; quando é muito longo, pode se estender em direção à garganta e bloquear parcialmente o fluxo de ar; pode exigir cirurgia

Colapso laríngeo — uma condição em que a cartilagem que sustenta a laringe (caixa de voz) fica fraca, levando ao colapso; pode ser tratado com cirurgia

Sáculos laríngeos evertidos – quando algo chamado sáculos laríngeos fica inflamado e vira do avesso, levando à obstrução das vias aéreas; pode ser tratado com cirurgia

Traqueia hipoplásica – uma condição congênita em que a traqueia (traquéia) é anormalmente estreita; pode ser tratado com cirurgia

Sintomas da Síndrome das Vias Aéreas Braquicefálicas

  • Ofegante frequente (especialmente com esforço mínimo)
  • Respiração ruidosa
  • Cansando facilmente
  • Ronco

Tratamento da Síndrome das Vias Aéreas Braquicefálicas

  • Corticosteróides
  • Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)
  • Oxigenoterapia
  • Cirurgia

2. Espirro reverso

O espirro reverso é uma condição comum na qual o cão parece estar inalando fortemente e bufando.

Espirro reverso pode ser assustador

É assustador ver o espirro reverso do seu Shih Tzu, especialmente se você nunca viu isso acontecer antes.

Mas é inofensivo

Mas fique tranquilo, geralmente é inofensivo e muitas vezes desencadeado por irritantes ou excitação (mas é um pouco estranho ver no momento)

Sintomas de espirro reverso

  • Ficar parado e esticar o pescoço
  • Cabeça e pescoço estendidos
  • Inalações rápidas e longas
  • Sons altos de roncos e engasgos
  • Tratamento do espirro reverso

Existem algumas coisas que você pode tentar tratar o espirro reverso…

Podes tentar…

  • Mudando sua dieta
  • Usando um umidificador para manter suas passagens nasais úmidas
  • Evite irritantes como fumaça, perfume, pólen, poeira ou produtos químicos de limpeza
  • Descobrir se há um alérgeno causando o espirro reverso (e removê-lo)

Como parar rapidamente o espirro reverso

  • Cubra suas narinas com os dedos
  • Golpeie levemente (muito) na cara deles
  • Massageie sua garganta
  • Tente acalmá-los

3. Colapso Traqueal

O colapso traqueal é uma condição na qual a traquéia do cão perde força e rigidez, o que pode levar ao colapso parcial ou completo das vias aéreas.

É uma doença progressiva

É uma doença progressiva que pode causar episódios de desconforto respiratório, mas não é fatal em seus estágios iniciais (apenas em estágios graves posteriores).

Evitar gatilhos e fazer mudanças no estilo de vida ajuda muito

Evitar gatilhos como fumaça e poeira e fazer modificações no estilo de vida, como perda de peso e uso de arnês, pode melhorar os sintomas e retardar sua progressão.

É mais comum em Shih Tzus

É altamente comum em raças toy e pequenas, como Shih Tzu, Pomeranian, Yorkshire Terrier, Toy Poodle e Lhasa Apso. Acredita-se que haja um fator genético para o colapso traqueal

Geralmente se desenvolve na meia-idade para a velhice

O colapso traqueal geralmente ocorre em “cães de meia-idade a idosos (4 a 14 anos)” , mas observe que ainda pode ocorrer em cães mais jovens.

Sintomas do colapso da traqueia

  • Tosse ou engasgos, principalmente após exercícios, excitação ou comer/beber
  • Chiado ou dificuldade para respirar
  • Respiração rápida ou ruidosa
  • Língua azul ou gengivas (em casos graves)

Tratamento do colapso da traquéia

Modificações no estilo de vida – perda de peso, redução da intensidade do exercício, uso de arnês nas caminhadas e evitar irritantes como fumaça e poeira

Medicamentos — sedativos para reduzir a tosse e a ansiedade; supressores da tosse; broncodilatadores; esteróides; e antibióticos

Cirurgia – a cirurgia pode ser necessária para casos graves; isso inclui stents traqueais ou anéis traqueais

4. Narinas Estenóticas

Narinas estenóticas é uma condição na qual as narinas do cão são muito estreitas, causando dificuldades respiratórias.

O diagnóstico de narinas estenóticas é bastante simples. Seu veterinário certamente notará suas narinas estreitas quando forem filhotes e provavelmente sugerirá que eles se submetam a uma cirurgia para melhorar sua respiração.

Sintomas de narinas estenóticas

  • Narinas apertadas e estreitas
  • Respiração ruidosa
  • Tratamento de Narinas Estenóticas

Narinas estenóticas são um problema anatômico, então a única “cura” real seria uma cirurgia para reduzir o tamanho das narinas.

A cirurgia é altamente recomendada , pois cães com melhor respiração vivem vidas mais longas e felizes. Eles dormirão melhor, tolerarão mais exercícios e ficarão mais felizes (imagine sempre ter o nariz entupido!)

5. Displasia do quadril

A displasia do quadril é uma condição na qual a articulação do quadril não está formada adequadamente , fazendo com que a articulação “bola e soquete” do quadril fique solta e instável .

Isso leva ao desgaste ao longo do tempo, eventualmente levando a inflamação, dor e artrite.

A displasia coxofemoral é mais comum em raças de médio a grande porte, como pastor alemão, golden retriever e rottweiler, mas também é comum em raças menores, como buldogue francês e pu

Varia em gravidade

A displasia da anca varia em gravidade e tende a piorar progressivamente ao longo do tempo

Sem displasia do quadril — Função normal da articulação do quadril, sem sinais de frouxidão articular ou desgaste anormal.

Displasia Leve do Quadril – Pequenos sinais de frouxidão ou frouxidão na articulação do quadril, com pouca ou nenhuma dor ou desconforto.

Displasia moderada do quadril – Perceptível frouxidão ou instabilidade na articulação do quadril, com potencial dor, claudicação ou dificuldade de movimentação.

Displasia Severa do Quadril – Frozidez, degeneração ou malformação significativa na articulação do quadril, com dor crônica, rigidez e incapacidade.

Causas da displasia da anca

  • Genética
  • Estar acima do peso
  • Atividades de alta tensão (como pular em superfícies altas e correr em superfícies duras)
  • Fatores genéticos e ambientais

Acredita-se que a displasia da anca seja causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Embora o fator genético só possa ser reduzido por meio de reprodução seletiva cuidadosa, ainda existem maneiras de reduzir o risco de seu Shih Tzu desenvolver displasia de quadril.

Prevenção da Displasia do Quadril

Embora exista um grande fator genético para a displasia do quadril, ainda existem fatores ambientais e de estilo de vida em jogo, como o peso do cão, maus hábitos como pular de/para superfícies altas (como uma cama) e sua saúde geral.

Você pode reduzir os riscos de displasia coxofemoral…

Criação responsável - os criadores podem reduzir o risco de um cão desenvolver displasia coxofemoral ao não cruzar cães com histórico de displasia coxofemoral.

Peso saudável — o excesso de peso coloca mais pressão nas articulações, o que pode causar e/ou acelerar problemas nas articulações

Evite o excesso de exercícios — você deve evitar exercícios que exerçam muita pressão sobre as articulações do quadril, como pular em superfícies altas (especialmente aterrissar nas patas traseiras, como segurar um brinquedo acima delas para fazê-las pular), correr superfícies duras e exercícios repetitivos de alto impacto

Exames veterinários regulares – levando seu Shih Tzu ao veterinário regularmente (pelo menos uma vez por ano para um check-up), você poderá detectar problemas de saúde como displasia da anca no início e iniciar o tratamento para retardar a progressão disso

Sintomas da displasia da anca

  • mancando
  • atividade diminuída
  • Difícil ficar de pé
  • Dor e/ou rigidez
  • Diminuição da amplitude de movimento do quadril
  • Relutância em se levantar, correr, pular ou subir escadas

Tratamento da Displasia do Quadril

Mudanças no estilo de vida – perda de peso, restrição de exercícios, evitando correr em superfícies duras

Fisioterapia - geralmente recomendada antes

Medicação - medicamentos anti-inflamatórios, suplementos articulares, modificadores de fluidos articulares

Cirurgia — os procedimentos incluem: osteotomia pélvica dupla ou tripla (DPO/TPO); ostectomia da cabeça femoral (FHO); substituição total do quadril (THR)

6. Luxação da Patela

Sintomas da luxação da patela

  • Marcha/caminhada anormal
  • Claudicação da perna
  • Reduzir amplitude de movimento
  • Inchaço da perna afetada
  • Clique audível da rótula
  • Dor, especialmente ao caminhar ou correr
  • Dificuldade em ficar de pé ou relutância em ficar de pé sobre uma perna

Tratamento da Luxação da Patela

Mudanças no estilo de vida – Em casos leves, mudanças simples no estilo de vida podem ser suficientes para controlar os sintomas e prevenir a progressão. Isso inclui reduzir a atividade física, evitar pular e manter um peso saudável.

Fisioterapia — A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos ao redor do joelho, melhorar a amplitude de movimento e reduzir a dor e a inflamação.

Medicação – Tanto a medicação para a dor quanto os anti-inflamatórios podem ser usados ​​para controlar os sintomas. Suplementos como glucosamina e condroitina também demonstraram apoiar a saúde das articulações.

Cirurgia — A luxação patelar em estágio avançado pode exigir cirurgia para restaurar a função saudável; a recuperação é muito rápida e tem uma taxa de sucesso muito boa

7. Doença de Cushing

A doença de Cushing (hiperadrenocorticismo) é uma condição em que o corpo produz muito cortisol, um hormônio produzido pela glândula adrenal.

Isso pode ser causado por vários fatores, incluindo um tumor benigno na glândula adrenal , especificamente um adenoma adrenal .

Tende a se desenvolver mais tarde na vida

A doença de Cushing geralmente se desenvolve em cães com 8 anos ou mais.

É importante monitorar cães mais velhos em busca de sinais da doença de Cushing e trabalhar em estreita colaboração com um veterinário para determinar a causa subjacente de qualquer sintoma.

A doença de Cushing pode ser causada por…

Tumor — Um tumor benigno (não canceroso) na glândula adrenal pode fazer com que ela produza muito cortisol. Os tumores na glândula pituitária também podem causar a doença de Cushing.

Medicação – O uso prolongado de medicamentos esteróides, como a prednisona, pode causar a doença de Cushing, suprimindo a função da glândula adrenal. Ao diminuir a dose ou interromper a medicação, a condição pode desaparecer à medida que as glândulas supra-renais retomam a função normal.

Sintomas da doença de Cushing

  • Beber e urinar mais do que o habitual (o sintoma mais comum)
  • Aumento do apetite
  • Perda de cabelo
  • Adelgaçamento da pele
  • Uma aparência barriguda

Os sintomas da doença de Cushing desenvolvem-se lentamente ao longo do tempo (normalmente ao longo de um ano), pelo que podem não ser imediatamente perceptíveis para si…

Tratamento da Doença de Cushing

Não há cura conhecida para a doença de Cushing, mas ela pode ser cuidadosamente controlada com tratamento e monitoramento.

O tratamento da doença de Cushing inclui…

Medicação – A medicação anticortisol, como trilostano ou mitotano, pode diminuir a produção de cortisol.

Cirurgia — Procedimentos para remover o tumor da glândula adrenal afetada podem ser realizados quando seu cão é saudável e o tumor é pequeno e localizado em uma glândula adrenal. A remoção bem-sucedida pode curar a doença de Cushing.

Mudanças dietéticas - Adietabaixo teor de gordura e moderado em fibras é geralmente recomendado em conjunto com outros tratamentos para aliviar os sintomas da doença de Cushing.

Prognóstico da doença de Cushing

Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, muitos cães com doença de Cushing podem viver vidas normais e saudáveis ​​- há muitas maneiras de controlar a doença.

8. Proptose Ocular

A proptose ocular, também conhecida como exoftalmia ou proptose, é uma condição na qual um ou ambos os olhos se projetam de sua posição normal dentro da cavidade ocular (órbita) e parecem salientes para fora da cavidade ocular.

É mais comum em cães de focinho achatado como Shih Tzu, Pug e Bulldogs, porém pode ocorrer em qualquer raça.

Sintomas da proptose ocular

  • Olhos esbugalhados ou protuberantes – este é o sintoma mais comum
  • Córnea turva (globo ocular)
  • Dor ao redor dos olhos
  • Inchaço, vermelhidão e/ou sangue ao redor dos olhos
  • Dificuldade em fechar completamente os olhos, o que pode levar a secura e irritação da córnea

Tratamento da proptose ocular

  • O tratamento da proptose ocular é sempre cirúrgico.
  • Nem sempre é tratável
  • Em alguns casos, já houve muito dano ao olho para salvá-lo - nesses casos, o olho precisaria ser removido.
  • A cirurgia consiste em reposicionar o globo ocular
  • No entanto, se você receber tratamento imediatamente, o olho pode ser salvo - nesses casos, a cirurgia será realizada para reposicionar o globo ocular.
  • Faça tratamento imediatamente

ATENÇÃO : A proptose ocular é uma emergência. Se você notar que o olho do seu Shih Tzu parece estar saliente, certifique-se de levá-lo imediatamente para ser visto por um veterinário de emergência

O tratamento imediato da proptose ocular é extremamente importante para garantir o melhor resultado.

Prognóstico da proptose ocular

O prognóstico da Proptose Ocular não é bom - de acordo com o Today's Veterinary Practice , cerca de 72% dos casos resultam em cegueira.

O prognóstico geralmente é melhor em cães de focinho achatado - isso se deve ao fato de que é necessária menos força para causar proptose ocular em cães de focinho achatado em comparação com aqueles com focinho normal.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato