Por que o shih tzu come cocô? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que o shih tzu come cocô?

De todos os hábitos repulsivos que nossos shih tzu têm - rolar na lama, lamber o traseiro - nada enoja mais a maioria dos donos do que se perguntar por que o shih tzu come cocô. A motivação deles pode não ser enojar os humanos, mas certamente é. Tanto que, na verdade, descobrir que seu shih tzu come cocô é frequentemente citado como uma razão pela qual as pessoas tentam realojar um shih tzu ou até mesmo optar pela eutanásia .

Às vezes, nossos shih tzu fazem coisas estranhas. Além de morder as patas sujas ou rolar em poças, os cães ocasionalmente  bebem de vasos sanitários ou lambem o traseiro .  

Em outros casos, seu filhote pode até comer o próprio cocô, ou pior, o cocô de outro cachorro ou animal. Para qualquer dono de animal de estimação, isso seria considerado nojento e causaria preocupação.  

Mas por que os shih tzu comem cocô? Os cães comem cocô por vários motivos. Embora suas ações possam parecer grosseiras para os humanos, o motivo de seu cão para fazê-lo pode não ser. 

Há um nome científico para esse hábito de comer cocô - coprofagia - e também razões comportamentais e fisiológicas pelas quais alguns shih tzu consideram o cocô uma iguaria. Se você tem um comedor de cocô, não se desespere. Existem maneiras de desencorajar o hábito e até algumas soluções de venda livre . Embora não seja profundamente investigado pela ciência – há poucos estudos sobre isso – comer cocô é um fenômeno relativamente comum em shih tzu. Em um estudo de 2012 apresentado na conferência anual da American Veterinary Society of Animal Behavior, pesquisadores liderados pelo Dr. Benjamin Hart, da Universidade da Califórnia, Davis, descobriram que:

  • 16 por cento (um em cada seis) dos cães são classificados como “sérios” comedores de cocô de cachorro, o que significa que eles foram pegos em flagrante cinco vezes
  • 24 por cento dos cães no estudo (um em cada quatro) foram observados comendo cocô pelo menos uma vez

Hart escreveu: “Nossa conclusão é que comer fezes frescas é um reflexo de uma predisposição inata de canídeos ancestrais que vivem na natureza que protegem os membros da matilha de parasitas intestinais presentes nas fezes que podem ocasionalmente cair na área de descanso”. Tradução: está no DNA de um cachorro comer cocô.

O estudo consistiu em duas pesquisas separadas enviadas a cerca de 3.000 donos de cães. Embora comer cocô seja repulsivo para a sensibilidade humana, não é tão ruim do ponto de vista canino. Os cães evoluíram como necrófagos, comendo tudo o que encontravam no chão ou na pilha de lixo, então suas ideias de alta gastronomia são um pouco diferentes das nossas. Em seu Handbook of Applied Dog Behavior and Training , o comportamentalista animal Steven R. Lindsay diz que a coprofagia “pode ser um dos vários comportamentos apetitivos de sobrevivência que evoluíram para lidar com a adversidade periódica da fome”. Em outras palavras, quando a comida é escassa, você não pode ser exigente.

Comer cocô é normal para shih tzu

Para algumas espécies, como coelhos, comer cocô é uma forma totalmente normal de obter nutrientes essenciais . Na verdade, se você impedir que os coelhos façam isso, eles desenvolverão problemas de saúde e os coelhos jovens não se desenvolverão. Felizmente, os shih tzu não precisam se alimentar dessa maneira. Comer cocô, no entanto, é um comportamento canino normal e natural em algumas fases da vida.

As cadelas lamberão seus filhotes para incentivá-los a evacuar e limpar seu cocô comendo-o durante as primeiras três semanas após o nascimento. Os filhotes também se envolvem naturalmente nesse comportamento, comendo seu próprio cocô ( autocoprofagia ), cocô de outros cães ( alocoprofagia ), bem como cocô de gatos e outros animais. Alguns cães acham esterco de cavalo e fezes de ganso particularmente atraentes. Comer seu próprio cocô é inofensivo, mas consumir cocô de outros animais pode causar problemas de saúde se as fezes estiverem contaminadas com parasitas, vírus ou toxinas. Na maioria dos casos, esse comportamento desaparece antes que o filhote tenha cerca de nove meses de idade.

Fatos sobre shih tzu que comem cocô

Quando ocorre em filhotes, a coprofagia (também conhecida como comer cocô) é geralmente considerada parte do processo de exploração do mundo ao seu redor. A maioria dos filhotes ficará satisfeita com uma cheirada, mas alguns vão querer - como crianças humanas - colocar tudo na boca, incluindo cocô. Um fato bizarro: os shih tzu raramente comem fezes moles e malformadas ou diarréia. Eles parecem ser atraídos principalmente por fezes duras. Cocô congelado, em particular, é engolido com prazer! (Existe uma razão pela qual os donos de cães criaram o termo “cocô”.) Em seu estudo, Hart fez algumas outras observações sobre por que os cães comem cocô:

A coprofagia era mais comum em lares com vários cães. Em lares com apenas um cachorro, apenas 20% dos cães tinham o hábito de comer cocô, enquanto em lares com três cães, esse número subia para 33%.

  • Comedores de cocô não são mais difíceis de treinar do que qualquer outro cão
  • As cadelas são mais propensas a comer cocô , e os machos inteiros são menos propensos
  • 92 por cento dos comedores de cocô querem coisas frescas, com apenas um ou dois dias
  • 85 por cento dos comedores de cocô de cachorro não comem suas próprias fezes , apenas cocô de outros cães
  • Comedores gananciosos - cães que roubam comida das mesas - tendem a comer cocô

Por que os shih tzu comem cocô?

Se o seu shih tzu  adulto começar a comer cocô, você deve consultar o seu veterinário para descartar problemas de saúde  como:

  • parasitas
  • Dietas deficientes em nutrientes e calorias (seu veterinário pode sugerir suplementos )
  • Síndromes de má absorção
  • Diabetes, Cushing , doença da tireoide e outras condições que podem causar aumento do apetite
  • Drogas, como esteróides

Em muitos casos, os shih tzu começam a comer seu próprio cocô por causa de algum tipo de estresse ambiental ou gatilhos comportamentais, incluindo:

Isolamento: Estudos mostraram que os shih tzu que são mantidos sozinhos em canis ou porões são mais propensos a comer cocô do que os cães que vivem perto de seus donos.

Confinamento restritivo: Passar muito tempo confinado em um espaço pequeno pode causar um problema de comer cocô. Não é incomum ver coprofagia em cães resgatados de abrigos lotados.

Ansiedade: Muitas vezes, resultado de uma pessoa que usa punição ou métodos severos durante o treinamento doméstico . De acordo com essa teoria, os cães podem eliminar e depois comer o próprio cocô para se livrar das evidências, mas são mais punidos. Torna-se um ciclo vicioso.

Busca de atenção: os shih tzu comem seu próprio cocô para obter uma reação de seus humanos, o que eles inevitavelmente farão. Portanto, se você vir que seu cachorro está comendo cocô, não exagere.

Associação inadequada com comida de verdade: shih tzu que são alimentados próximos ao cocô podem fazer uma conexão entre os odores da comida e os das fezes e serão incapazes de perceber a diferença.

Sentindo o cheiro nas mães:  Lindsay escreve que, em alguns casos, os filhotes ficam confusos ao cheirar odores fecais no hálito da mãe depois que ela os limpa. Além disso, às vezes as mães podem regurgitar alimentos misturados com fezes de filhotes. Ele chama isso de “inoculação de apetite”, que pode levar um filhote a desenvolver esse mau hábito.

Viver com um cão doente ou idoso: Às vezes, um cão saudável consome cocô de um cão mais fraco da casa, especialmente em casos de incontinência fecal. Os cientistas levantam a hipótese de que isso pode estar relacionado ao instinto de proteger a matilha de predadores.

Como impedir um shih tzu de comer cocô

Veterinários e donos de shih tzu observaram melhorias em cães que comem cocô com algumas estratégias, incluindo:

Suplementação vitamínica

Existe uma teoria de longa data de que os shih tzu comem cocô porque estão faltando algo em suas dietas, portanto, um multivitamínico para cães pode ser útil. A deficiência de vitamina B, em particular, tem sido um dos principais suspeitos, e estudos têm apoiado isso. Em 1981, cientistas mostraram atividade microbiana fecal sintetizada tiamina, uma vitamina B. Outras pesquisas encontraram outros nutrientes ausentes.

Suplementação enzimática

A dieta canina moderna é mais rica em carboidratos e mais baixa em proteínas e gorduras à base de carne do que a dieta ancestral canina. Algumas pessoas tiveram sucesso com suplementos para cães que contêm papaína, uma enzima que ajuda na digestão .

Produtos com aversão ao sabor 

A teoria é que certos sabores e cheiros são tão repugnantes para os cães quanto a ideia de comer fezes é para nós; portanto, adicionar um impedimento de comer cocô à comida ou guloseimas tornará o cocô produzido menos atraente. Muitos desses produtos contêm glutamato monossódico, camomila, derivados de plantas de pimenta, mandioca, alho e salsa. Apenas lembre-se de tratar todos os cães em uma casa com vários cães se houver um problema de comer cocô! Alguns proprietários também usam um spray de sabor amargo para piorar o sabor do cocô.

Talvez a melhor maneira de acabar com o problema seja por meio de treinamento e métodos de gestão ambiental, incluindo:

  • Tenha todo o equipamento certo para alimentar, treinar e passear com o shih tzu.
  • Mantenha a área de convivência do cão limpa, incluindo o quintal, para que não haja montes de cocô para ele comer.
  • Os donos de gatos devem manter a caixa de areia limpa ou fora do alcance do shih tzu.
  • Supervisione o seu shih tzu nos passeios e recolha as fezes imediatamente.

Treinamento. Trabalhe duro nas dicas “ deixa ” e “ vem ”. Um exercício simples é ensinar seu shih tzu a vir até você para uma guloseima assim que ele fizer cocô. Dessa forma, o shih tzu desenvolverá o hábito de prestar atenção em você para um petisco gostoso, em vez de se virar para o nojento no chão.

Passos para o sucesso:

Supervisione - Monitore o tempo do seu shih tzu ao ar livre - mesmo que ele esteja apenas indo para um banheiro rápido no jardim.

Distraia - Assim que seu shih tzu se aproximar de um cocô, use uma voz amigável para chamá-lo de volta com entusiasmo.

Recompensa Dê a eles algo mais interessante para fazer – uma guloseima, um jogo, muita confusão ou os três. A distração precisará ser de 'alto valor', ou seja, gostosa ou especial!

Remova a tentação - Se for um cocô de cachorro - pegue-o, se for um cocô de gado - afaste-se dele. Se estiver em todo lugar - continue distraindo seu cão ou coloque-o na guia!

Repita - Como acontece com qualquer hábito, pode demorar um pouco para quebrar. Você precisará repetir essa rotina toda vez que seu shih tzu estiver perto de fazer cocô - continue treinando e colherá os frutos.

O que não fazer:

Não castigue - Se você gritar com seu shih tzu, ele não entenderá por que você está zangado e pode até fazê-lo comer o cocô mais rápido (para impedir que você o leve embora). Se o seu shih tzu conseguir pegar um pouco de cocô enquanto você o treina, ignore-o e continue normalmente.

Não coloque focinheira - Não use uma focinheira para impedir que seu shih tzu coma cocô - isso não os impede de querer comê-lo e, muitas vezes, eles ainda tentarão - o que pode ser muito confuso!

Não desista - Levará tempo e paciência para que seu shih tzu perca o hábito de comer cocô. Eventualmente, porém, seu trabalho duro será recompensado e seu cão aprenderá que é muito mais divertido brincar com você do que comer cocô.

Meu shih tzu vai ficar doente por comer cocô?

Comer cocô pode definitivamente ser uma preocupação para o dono de um animal de estimação, pois pode deixar seu shih tzu doente. 

Se o seu shih tzu está comendo seu próprio cocô, pode estar tudo bem, mas ainda há uma chance de doença. Especialmente se o seu cão está comendo o cocô de outro cão ou animal, existe um grande risco de doenças infecciosas ou parasitas.

Alguns sintomas de comer cocô incluem:

  • gastroenterite
  • vômito
  • diarreia
  • diminuição do apetite
  • cansaço
  • parasitas intestinais

Consulte o seu veterinário se o seu shih tzu comeu cocô e está apresentando qualquer alteração comportamental ou sintomas. 

perguntas frequentes

A maioria dos cães come cocô (também conhecido como 'coprofagia') por hábito, fome, estresse ou tédio. Apenas um número muito pequeno o faz por causa de doença ou algo que falta em sua dieta.

O abacaxi impede que os shih tzu comam seu próprio cocô?

Algumas pessoas acham que alimentar seu shih tzucom abacaxi ou abobrinha os impede de comer seu próprio cocô porque dá um sabor amargo ao cocô. Não há evidências que sugiram que isso funcione, mas não há mal nenhum em tentar. É bom que os cães comam abacaxi e abobrinha, mas introduza-os lentamente porque qualquer mudança repentina na dieta pode causar dores de estômago.

Como faço para meu shih tzu parar de comer cocô de gato?

Se o seu shih tzu come cocô de gato na bandeja sanitária, a melhor solução é colocar a bandeja em um lugar que eles não possam alcançar. Mova-o para o alto, em uma sala / armário que apenas seu gato possa acessar (as abas de gato com microchip são ótimas para isso) ou considere usar o tipo de caixa de areia que só é acessível por cima.

Quando entrar em contato com seu veterinário/comportamentalista

Se o seu shih tzude repente começou a comer cocô e não parece bem consigo mesmo, ligue para o seu veterinário para obter conselhos. É uma boa ideia fazer um check-up veterinário para procurar causas médicas antes de iniciar qualquer treinamento.


Uma vez que seu cão tenha sido liberado pelo seu veterinário, é melhor procurar aconselhamento de treinamento de um especialista em comportamento canino certificado .

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato