Por que os shih tzu comem cocô? como impedi-los - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que os shih tzu comem cocô? como impedi-los

Shih Tzus são conhecidos por sua aparência adorável e personalidade brincalhona, mas um problema comum que os donos dessa raça enfrentam é a tendência de comer as próprias fezes ou de outros animais, também conhecida como coprofagia . Embora esse comportamento possa ser preocupante e desagradável, não é incomum entre os cães e pode ser tratado com treinamento e manejo adequados.

De todos os hábitos repugnantes que os shih tzu têm - brincar na lama , lamber bundas, lamber as patinhas - não há nada que enoje mais a maioria dos donos do que o shih tzu comendo cocô. O motivo deles pode não ser repugnar os humanos, mas nós o fazemos.

Esse hábito de comer cocô tem um nome científico – coprofagia – e existem razões comportamentais e fisiológicas pelas quais alguns shih tzu veem o cocô como uma guloseima. Se o seu cão tem hábito intestinal, não se desespere, existem muitas maneiras de acabar com o hábito , e até mesmo alguns medicamentos de venda livre . Embora não seja bem explorado cientificamente - há muito pouca pesquisa sobre isso - comer cocô é um fenômeno relativamente comum em shih tzu. Em um estudo apresentado na Reunião Anual da Associação Veterinária Americana de 2012 sobre Comportamento Animal , pesquisadores liderados pelo Dr. Benjamin Hart, da Universidade da Califórnia, Davis descobriram que:

  • 16% (um em seis) dos cães foram pegos comendo cocô pelo menos 5 vezes, o grau de ingestão de cocô foi "grave"
  • Observou-se que 24% dos cães no estudo (um em cada quatro) comeram cocô pelo menos uma vez

O que é shih tzu comendo cocô? Coprofagia

Uma grande parte de parar algo é entender o que é e as razões por trás disso. 

Coprofagia: significa ingestão de fezes, e não é um  comportamento incomum em Shih Tzu ou em caninos em geral. Pode ser intrigante e preocupante, e deixar os donos se perguntando por que seu cachorro ou cachorro está fazendo isso e como fazer isso parar.

A coprofagia refere-se ao ato de ingerir fezes. Pode ser do próprio cão ou de outro animal, como outros cães ou gatos. 

Um Shih Tzu pode fazer isso sob a supervisão de seu dono ou apenas quando estiver sozinho em casa. 

A maioria dos cães que comem seu próprio cocô estão sendo alimentados o suficiente, então pode parecer que isso não pode ser devido à fome. 

Esse tipo de comportamento pode ser observado em cães de todas as idades, desde filhotes até idosos. Na maioria dos casos, esse será um problema crônico e contínuo até que o proprietário faça as alterações apropriadas. 

Você pode estar se perguntando se um Shih Tzu pode ficar doente por comer fezes. Em alguns casos, a resposta é sim. 

Se um cão está sendo tratado para vermes, se os vermes que estão sendo eliminados do corpo forem ingeridos, isso pode causar uma reinfestação. 

Se um Shih Tzu comeu fezes pertencentes a outro cão, vermes e certas doenças podem ser transmitidas, incluindo campilobacteriose, corona, criptosporidiose, giardíase, parvovirose e salmonelose. 

Se um Shih Tzu está comendo cocô de gato, quaisquer vermes presentes podem ser transmitidos, bem como doenças como clostrídios, campilobacteriose e salmonela.

E para todos os Shih Tzu, uma das principais causas de coprofagia aponta para problemas com a dieta, que por si só pode levar a problemas de saúde. 

Fatos sobre shih tzu que comem cocô

Quando acontece com filhotes, a coprofagia (também conhecida como comer cocô) costuma ser considerada parte do processo de exploração do mundo ao seu redor. A maioria dos filhotes se contenta com uma cheirada, mas há alguns que, como as crianças humanas, colocam tudo na boca, inclusive cocô. Um fato curioso: os shih tzu raramente comem fezes moles e malformadas ou têm diarreia. Eles parecem ser atraídos principalmente por fezes duras. Especialmente cocô congelado, tem um gosto delicioso! (Há uma razão pela qual os donos de shih tzu criaram o termo "cocô".) Em sua pesquisa, Hart fez algumas outras observações sobre por que os shih tzu comem cocô:

A coprofagia é mais comum em lares com vários cães . Em lares com apenas um cachorro, apenas 20% dos cães têm o hábito de comer cocô, e isso aumenta para 33% em lares com três cães.

  • Comedores de cocô não são mais difíceis de treinar do que qualquer outro cão
  • As cadelas são mais propensas a comer cocô , enquanto os cães machos intactos são menos prováveis.
  • 92% dos comedores de cocô querem fresco dentro de um a dois dias
  • 85% das pessoas que comem cocô de cachorro não comem seu próprio cocô , apenas cocô de outros cães
  • Comedores vorazes - cães que roubam comida das mesas - tendem a comer cocô

Por que os Shih Tzu come cocô?

Se o seu shih tzu adulto começar a comer cocô, você deve consultar o seu veterinário para descartar os seguintes problemas médicos.

  • parasita
  • Dieta deficiente em nutrientes e calorias (seu veterinário pode sugerir suplementos )
  • síndrome de má absorção
  • Diabetes, doença de Cushing , doença da tireoide e outras condições que podem causar aumento do apetite
  • medicamentos, como esteróides

Existem várias razões pelas quais Shih Tzus podem se envolver em coprofagia:

Deficiências nutricionais: os cães podem comer fezes para compensar a falta de nutrientes em sua dieta. Se o seu Shih Tzu não está recebendo vitaminas ou minerais essenciais suficientes, eles podem estar inclinados a comer fezes como fonte desses nutrientes.

Tédio ou estresse: os cães podem se envolver em coprofagia quando estão entediados, estressados ​​ou ansiosos. Comer cocô pode proporcionar a eles uma distração temporária ou alívio de suas emoções.

Comportamento aprendido: Se um filhote de Shih Tzu vê sua mãe ou irmãos comendo fezes, eles podem aprender a fazer o mesmo. Esse comportamento também pode ser reforçado se o dono inadvertidamente recompensar o cão por comer cocô, dando-lhe atenção ou guloseimas.

Isolamento: Estudos mostram que os cães que são mantidos sozinhos em canis ou porões são mais propensos a comer cocô do que aqueles que vivem nas proximidades.

Restrições restritivas: Viver por muito tempo em um espaço pequeno pode levar a problemas para comer cocô. A coprofagia não é incomum em cães resgatados de abrigos lotados.

Ansiedade: Muitas vezes, resultado de uma pessoa que usa punição ou métodos severos durante o treinamento em casa . De acordo com essa teoria, os shih tzu podem eliminar as evidências defecando e depois comendo seu próprio cocô, mas seriam mais punidos. Torna-se um círculo vicioso.

Busca de atenção: os cães comem seu próprio cocô para provocar uma resposta humana, o que é inevitável para eles. Portanto, se você vir seu cachorro comendo cocô, não exagere.

Associação inadequada com comida de verdade: Shih tzu alimentados perto de cocô podem associar o cheiro de comida com o cheiro de fezes e não conseguir perceber a diferença.

Cheire a mãe: em alguns casos, escreve Lindsay, os filhotes ficam confusos com o cheiro de cocô no hálito da mãe após a limpeza. Além disso, às vezes as mães podem cuspir comida misturada com fezes de filhotes. Ele chama isso de "inoculação de apetite" que pode inocular um filhote nesse mau hábito.

Viver com um cão doente ou idoso: Às vezes, um shih tzu saudável comerá as fezes de um cão mais fraco da família, especialmente em casos de incontinência fecal. Os cientistas especulam que isso pode ter algo a ver com o instinto de proteger os lobos dos predadores.

Como fazer seu Shih Tzu parar de comer cocô?

Se o seu Shih Tzu está comendo cocô, aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:

Entenda a causa raiz do comportamento

O primeiro passo para resolver qualquer problema é entender a causa raiz do comportamento. Existem várias razões pelas quais os cães comem cocô, incluindo tédio, ansiedade, fome e deficiências nutricionais. Alguns cães também podem desenvolver o hábito de comer cocô como resultado de fatores ambientais, como ser mantido em um espaço sujo ou lotado.

Se você notar seu Shih Tzu comendo cocô, observe-o cuidadosamente para determinar a causa subjacente. Tente identificar padrões ou gatilhos que possam estar contribuindo para o comportamento. Isso ajudará você a lidar com o problema de maneira mais eficaz.

Mantenha o espaço de vida do seu shih tzu limpo

Uma maneira de desencorajar seu Shih Tzu de comer cocô é manter seu espaço limpo. Certifique-se de recolher o cocô do seu cão imediatamente e descartá-lo adequadamente. Limpe a roupa de cama e os brinquedos regularmente e mantenha os pratos de comida e água limpos. Um espaço limpo e higiênico pode ajudar a reduzir a probabilidade de seu Shih Tzu desenvolver coprofagia.

Forneça ao seu shih tzu uma nutrição adequada

Outra maneira de impedir que seu Shih Tzu coma cocô é garantir que ele esteja recebendo uma nutrição adequada. Certifique-se de que seu Shih Tzu esteja comendo uma dieta bem balanceada e nutritiva . Se você não tiver certeza se seu cão está recebendo todos os nutrientes necessários, consulte seu veterinário.

Fornecer estimulação mental e física

Mantenha seu Shih Tzu envolvido com muitos brinquedos, exercícios e brincadeiras para evitar o tédio e o estresse.

Treine seu Shih Tzu

O treinamento pode ajudar a quebrar o hábito da coprofagia. Ensine ao seu Shih Tzu o comando “deixe-o” ou “largue-o” e use o reforço positivo para recompensá-lo quando ele ouvir.

Veterinários e donos de shih tzu observaram melhorias em cães comedores de cocô com várias estratégias, incluindo:

  • Suplementos vitamínicos : Há muito tempo existe uma teoria de que os shih tzu comem cocô porque algo está faltando em sua dieta, então um multivitamínico para cães pode ajudar. Uma deficiência de vitaminas do complexo B, em particular, tem sido o principal suspeito, e estudos apóiam isso. Em 1981, os cientistas demonstraram a síntese ativa de tiamina, uma vitamina B, por micróbios fecais. Outros estudos encontraram outros nutrientes ausentes.
  • Suplementos enzimáticos : As dietas caninas modernas são mais ricas em carboidratos e mais baixas em proteína e gordura de carne do que as dietas de nossos ancestrais caninos. Algumas pessoas tiveram sucesso usando suplementos para cães que contêm papaína, uma enzima que ajuda na digestão .
  • Produtos aversivos ao sabor : em teoria, certos sabores e cheiros são tão repulsivos para os cães quanto a ideia de comer cocô é para nós, portanto, adicionar um impedimento de cocô a uma comida ou guloseima tornaria o cocô resultantemenos atraente. Muitos desses produtos contêm MSG, camomila, derivados de plantas de pimenta, mandioca, alho e salsa. Se houver um problema em comer cocô, lembre-se de tratar todos os cães em uma casa com vários cães! Alguns proprietários também usam sprays amargos para fazer o cocô ter um gosto ruim.

Conclusão:

É um hábito perturbador quando um cachorro come seu próprio cocô, mas ainda mais do que isso, muitas vezes é um alerta de que há algo que precisa ser resolvido.

Descartar problemas de saúde, abordar um problema de absorção de nutrientes, mudar para um alimento superior, limitar o acesso, trabalhar para resolver os níveis de estresse e tédio e usar um impedimento são métodos que funcionarão juntos para finalmente interromper os problemas de coprofagia que um Shih Tzu pode estar tendo. 

Talvez a melhor maneira de resolver o problema seja por meio de treinamento e métodos de gestão ambiental, incluindo:

  • Tem todo o equipamento certo para alimentar, treinar e passear o seu shih tzu.
  • Mantenha a área de convivência do seu shih tzu, incluindo o quintal, limpa para que ele não tenha montes de cocô para comer.
  • Os donos de gatos devem manter a caixa de areia limpa ou longe dos cachorros .
  • Supervisione o seu shih tzu nos passeios e recolha as fezes imediatamente.

Faça um esforço para aprender as dicas de " deixa pra lá " e " vamos lá ". Um exercício simples é ensinar seu cão a vir até você para comer imediatamente após fazer cocô. Dessa forma, o cão adquire o hábito de prestar atenção em você, em vez de se voltar para a comida desagradável no chão.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato