Problemas de saúde comuns do Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Problemas de saúde comuns do Shih Tzu

Instantaneamente reconhecível por seus corpos curtos e longos, rostos pequenos e achatados e grandes olhos castanhos, acredita-se que o Shih Tzu tenha se originado no Tibete , onde os cachorrinhos peludos eram supostamente mantidos como companhia e como cães de guarda para ajudar a alertar os cães de guarda maiores.

Conhecido como um cão amigável e afetuoso, o Shih Tzu fica perfeitamente contente sentado no seu colo e não requer muito espaço, tornando-o o cão perfeito para morar em um apartamento.

Embora os Shih Tzus sejam geralmente cães saudáveis, suas características de raça vêm com certos problemas de saúde que os proprietários devem estar cientes ao trazer a adorável raça para suas casas.

Problemas de saúde comuns para Shih Tzu

Na maioria das vezes, Shih Tzus são geralmente cães saudáveis , e criadores responsáveis ​​examinam seus cães para as condições de saúde mais comuns, incluindo displasia da anca, luxação patelar (rótula escorregada) e anomalias oculares, de acordo com o American Kennel Club (AKC) .

Acredita-se que o Shih Tzu moderno seja um cruzamento entre o Lhasa Apso e o Pekingnese, que resultou no rosto adorável e doce que é amado por tantos donos de cães - mas essas características fofas também são a causa mais comum de problemas de saúde.

Problemas respiratórios

O Shih Tzu é um membro da raça braquicefálica (cara achatada), diz a Dra. Megan Conrad, DVM, consultora veterinária do Hello Ralphie, um site de telessaúde para animais de estimação.

“(Shih Tzus) pode ser propenso a uma condição chamada síndrome obstrutiva das vias aéreas braquicefálicas”, escreveu Conrad em um e-mail para o consultor da Forbes. “Isso envolve narinas excessivamente estreitas, palato mole alongado e sáculos laríngeos evertidos (tecido que é sugado pelas vias aéreas quando o cão respira).”

Essas anormalidades das vias aéreas podem dificultar a respiração e podem ser potencialmente fatais, acrescenta ela. Os sintomas desses problemas respiratórios incluem ronco, respiração ruidosa, intolerância ao exercício e intolerância ao calor.

De acordo com VCA Hospitals, outros sinais de síndrome obstrutiva das vias aéreas braquicefálicas incluem tosse, engasgos, ânsia de vômito e vômito. Os sintomas geralmente são piores em clima quente ou úmido.

Além de garantir que seu cão tenha um peso saudável e adequado, os casos leves geralmente podem ser controlados monitorando os exercícios, evitando condições quentes e úmidas e evitando o estresse.

Casos mais graves requerem cirurgia, incluindo a remoção de tecido das narinas, encurtamento cirúrgico de um palato alongado ou remoção de sáculos laríngeos evertidos, de acordo com o VCA.

Displasia do quadril

Embora mais comum em cães de raças grandes, a displasia da anca também pode ocorrer em cães de raças pequenas, incluindo o Shih Tzu.

A condição é genética, mas outros fatores, incluindo uma taxa de crescimento excessiva, certos tipos de exercício, peso inadequado e uma dieta desequilibrada também podem contribuir para o aparecimento da displasia da anca, de acordo com o AKC .

“A displasia da anca pode causar claudicação e desconforto em cães após atividades físicas ou corridas por longos períodos de tempo”, escreveu a Dra. Paula Simons, DVM e consultora veterinária do K9 of Mine, um site educacional sobre treinamento de cães, em um e-mail para o consultor da Forbes .

Outros sintomas da displasia da anca incluem o seguinte:

  • atividade diminuída
  • Diminuição da amplitude de movimento
  • Dificuldade ou relutância em levantar, pular, correr ou subir escadas
  • Claudicação
  • marcha oscilante
  • Ralar na articulação durante o movimento
  • Perda de massa muscular da coxa
  • Aumento dos músculos do ombro
  • Dor
  • Rigidez ou claudicação

O tratamento mais eficaz da displasia da anca em cães é uma substituição total da anca , de acordo com o AKC.

Luxação Patelar

A luxação patelar ocorre quando a rótula sai do sulco femoral enquanto o cão flexiona o joelho. É também uma das condições ortopédicas mais comuns em cães, de acordo com o American College of Veterinary Surgeons.

Um estudo de pesquisa médica de 2018 sobre luxação patelar descobriu que o Shih Tzu está entre as raças mais comuns afetadas pelo problema.

Os proprietários devem ficar atentos a sintomas como claudicação, pular em uma ou ambas as patas traseiras ou seu cachorro correr em três patas, diz a Dra. Caroline George, DVM da Aliso Beach Animal Clinic, um centro de atendimento veterinário em Laguna Beach, Califórnia.

“Essa condição geralmente é leve e não requer tratamento”, escreveu George em um e-mail ao Forbes Advisor. “Em casos mais graves ou quando o cão está com dor, a cirurgia pode ser necessária.”

Anomalias oculares

“Os olhos grandes e ligeiramente protuberantes desta raça os tornam mais suscetíveis a alguns problemas oculares, incluindo olho seco e proptose (onde o olho sai da órbita), bem como lesões oculares”, diz Conrad.

Infelizmente, seus olhos proeminentes os tornam suscetíveis a vários problemas de saúde relacionados aos olhos, incluindo os seguintes:

Epífora: Este é um dos problemas oculares mais comuns causados ​​por um canal lacrimal bloqueado. Isso geralmente ocorre devido às dobras da pele que são comuns em cães de focinho curto e seus olhos grandes e protuberantes. Essa condição faz com que as lágrimas transbordem para o rosto, causando manchas vermelhas.

Proptose ocular: Esta é outra condição comum aos Shih Tzus devido ao tamanho de seus olhos. Ocorre quando os músculos enfraquecidos ao redor do olho fazem com que o globo ocular saia da cavidade.

Ceratite pigmentar: Isso geralmente aparece como inflamação ou descoloração em um ou ambos os olhos. É causada pela migração do pigmento para a córnea e pode levar à cegueira.

Atrofia progressiva da retina: Esta condição é causada por uma degeneração progressiva gradual das células fotorreceptoras na retina, o que leva à perda gradual da visão e, eventualmente, à cegueira total.

Catarata: Esta condição ocorre com mais frequência em Shih Tzus mais velhos e é genética. Isso leva a um filme branco sobre o olho e pode levar à cegueira.

Olhos secos: Esta condição, também chamada de ceratoconjuntivite seca (KCS), é causada por inflamação da córnea e produção inadequada do filme lacrimal. Acredita-se que seja uma doença genética e comumente encontrada em Shih Tzus.

“Qualquer sinal de irritação ocular, como corrimento, vermelhidão, coceira nos olhos ou aparência de perda de visão, deve ser verificado por um veterinário”, diz Conrad.

O seguro para animais de estimação cobre esses problemas de saúde comuns para Shih Tzus?

Se as condições hereditárias e específicas da raça são cobertas pelo seguro de saúde do seu animal de estimação, isso dependerá inteiramente da sua cobertura.

“A síndrome das vias aéreas braquicefálicas e patelas luxantes são consideradas genéticas e dificilmente serão cobertas pela maioria dos seguros para animais de estimação”, diz George.

É sempre uma boa ideia verificar a cobertura de sua apólice e fazer sua lição de casa para ver exatamente o que seu seguro de animal de estimação cobrirá antes de escolher um plano.

Assim como o seguro de saúde para pessoas, o seguro para animais de estimação varia de acordo com a cobertura que você escolheu. 

Aqui está o que é comumente coberto pelos planos de seguro para animais de estimação:

  • Acidentes e lesões
  • Doença cronica
  • Doenças comuns
  • Doença seria
  • Condições hereditárias
  • Testes e diagnósticos
  • Procedimentos
  • Procedimentos holísticos e alternativos
  • procedimentos de bem-estar
  • terapia comportamental
  • Acidentes e lesões

Os donos de cães devem ter em mente que o seguro para animais de estimação normalmente não cobre certas coisas, incluindo:

  • Condições pré-existentes
  • tratamentos experimentais
  • Asseio
  • Suplementos alimentares, dietéticos e nutricionais

Os Shih Tzus são adequados para mim?

Shih Tzus costumam ser grandes adições a uma família, especialmente porque são pequenos e amigáveis ​​pacotes de fofura.

Eles são ótimos companheiros para quem mora em apartamento e é moderadamente ativo, diz Conrad.

  1. Quem pensa em adicionar um Shih Tzu à família deve considerar o seguinte sobre a raça:
  2. Eles não exigem muito exercício, mas precisam de caminhadas diárias regulares
  3. Shih Tzus têm uma pelagem pesada que requer escovação diária para evitar emaranhados e cuidados regulares
  4. Seus olhos grandes precisam ser limpos suavemente com um pano úmido
  5. Mantenha o cabelo superior curto ou amarrado para evitar irritação nos olhos
  6. Cortar as unhas regularmente
  7. Eles se dão bem com crianças e são ótimos animais de estimação para a família
  8. Com treinamento e socialização adequados, os Shih Tzus se dão bem com outros cães
  9. Shih Tzus são excelentes cães de colo
  10. Esta raça requer bem-estar regular e visitas preventivas ao veterinário

Perguntas frequentes sobre questões de saúde do Shih Tzu

O Shih Tzu tem muitos problemas de saúde?

O Shih Tzu pertence à raça braquicefálica (cara achatada), o que significa que eles são propensos a vários problemas oculares e respiratórios, incluindo a síndrome obstrutiva das vias aéreas braquicefálicas.

Qual é a expectativa média de vida de um Shih Tzu?

O Shih Tzu tem uma expectativa de vida de 10 a 18 anos, com uma média de 13 ou 14 anos.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato