Quais as doenças mais comuns no Shih Tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quais as doenças mais comuns no Shih Tzu?

 O Shih Tzu é um cão de bastante dinâmico. Eles têm uma das linhagens mais antigas de todas as raças de cães existentes (e uma história profundamente enraizada na realeza chinesa) e ainda permanecem semelhantes até mesmo às suas primeiras representações. O nome real Shih Tzu se traduz em 'pequeno leão', que provavelmente deriva do fato de que eles têm 'jubas' em volta do rosto.

Eles são uma raça adorável, cheia de coragem e energia, e pensam muito bem de si mesmos. No entanto, eles não são dignos demais e, em vez de arrogância, este cachorrinho é simplesmente feliz e confiante em sua própria pele. Toda a existência da raça Shih Tzu é para amar e ser amado e fazer companheiros maravilhosos para qualquer casa.

Os Shih Tzu são conhecidos por sua longevidade, pois vivem em média de 10 a 16 anos. Embora sejam tradicionalmente uma raça de cachorro bastante saudável , os Shih Tzu são propensos a alguns problemas de saúde . É importante entender quais as doenças mais comuns no shih tzu, para que você possa ficar atento aos sintomas e ajudar a manter seu filhote saudável.

11 doenças mais comuns no Shih Tzu

Se você é o orgulhoso proprietário de um Shih Tzu, estas são as preocupações de saúde mais comuns com as quais você deve estar familiarizado:

Queratite

Se há um traço comum entre a variedade de problemas de saúde do Shih Tzu, é que seus olhos podem falhar. A ceratite é uma inflamação da córnea que pode eventualmente resultar em uma úlcera. No caso de uma úlcera de córnea, seu Shih Tzu frequentemente precisará ser submetido a uma cirurgia. Infelizmente, a ceratite realmente causa cegueira se a condição for grave o suficiente.

Proptose problemas de saúde shih tzu

Outro distúrbio relacionado aos olhos , ocorre quando o globo ocular realmente se desaloja da cavidade e a pálpebra se fecha atrás dele. É incrivelmente doloroso, muitas vezes requer cirurgia e pode causar cegueira.

Muitas vezes, os primeiros sintomas começam com uma inflamação do olho e, com o tempo, você poderá notar que o olho do seu cão começa a se mover para frente. Felizmente, existem cirurgias disponíveis para esta condição.

Atrofia progressiva da retina (PRA)

Esta doença ocorre quando os fotorreceptores na parte de trás do olho começam a falhar. A princípio, começa com cegueira noturna. Seu Shih Tzu terá dificuldade em navegar no escuro e muitas vezes parece desajeitado.

À medida que progride, começa a afetar também a visão diurna. Na maioria dos casos, a PRA acabará levando à cegueira completa. Embora não haja tratamento disponível para essa condição, os veterinários podem diagnosticá-la anos antes da cegueira, o que dá um tempo razoável para o cão se adaptar à cegueira .

Com essas três condições em mente, certifique-se de estar sempre atento ao desenvolvimento dos olhos do seu Shih Tzu. Se eles estiverem vermelhos ou inchados ou se você notar que seu cão está coçando com frequência, é melhor levar seu filhote a um veterinário para que ele possa diagnosticar o problema. Muitos problemas relacionados aos olhos devem ser detectados precocemente para serem totalmente reparados.

Displasia do quadril

A displasia da anca é uma das condições mais comuns que afetam os cães em geral. Geralmente é visto em cães maiores que crescem muito rapidamente em seus corpos, mas também pode ocorrer em caninos menores como o Shih Tzu. 

A displasia da anca pode ocorrer em Shih Tzu porque eles adoram pular, principalmente na juventude. Freqüentemente, eles superestimam suas capacidades e aterrissam com muita força, causando uma lesão que se desenvolve em displasia do quadril anos depois.

Afeta a articulação do quadril e cria um deslocamento entre a articulação e o osso da coxa. A displasia da anca varia em graus de gravidade e, muitas vezes, o cão anda com um andar um pouco anormal e com dor nas articulações , mas vive uma vida completamente saudável.

Se for ruim o suficiente, esse problema pode exigir cirurgia. Os sintomas da displasia da anca incluem uma marcha anormal, claudicação na(s) perna(s), dificuldade em andar ou mover a perna e, na pior das hipóteses, imobilidade.

Alergias

Muitos cães menores podem ser afetados por alergias. As alergias no mundo canino são bastante semelhantes às alergias que afetam a anatomia humana.

Freqüentemente, as alergias são baseadas em alimentos e o problema é resolvido jogando um jogo de eliminação com a dieta do seu cão.

Mas seu cão também pode ser alérgico a certos produtos, como xampu ou pós antipulgas. Embora menos comuns, alguns Shih Tzu são alérgicos a alérgenos transportados pelo ar, como pólen ou poeira.

Os sintomas incluem coceira, vermelhidão nos olhos, erupções cutâneas, dor de estômago e falta de apetite . Muito raramente as alergias são fatais, mas muitas vezes deixam seu cão bastante desconfortável.

Infecções de ouvido doenças de shih tzu

A estrutura das orelhas do Shih Tzu os torna propensos a infecções de ouvido . As orelhas caídas dão lugar a um longo canal quente, que às vezes pode ser o local de ataque de bactérias.

Um dos sinais indicadores de uma infecção no ouvido é o odor, ou se o seu Shih Tzu está anormalmente nervoso ou frenético na sequência de ruídos altos.

Existem tratamentos e antibióticos disponíveis para esta condição e é melhor levar seu cão ao veterinário.

Colapso da Traquéia

Essa condição é mais frequente em cães pequenos, devido à estrutura de seus rostos. A traquéia (também conhecida como traquéia) é composta de cartilagem. Se a cartilagem enfraquecer, a estrutura ficará achatada e a respiração se tornará um processo difícil e doloroso para o seu cãozinho.

Isso pode ser corrigido por meio de cirurgia se for grave o suficiente, mas às vezes seu cão se ajustará à traqueia colapsada (desde que não prejudique o fluxo de ar).

Doença do Disco Intervertebral

A doença do disco intervertebral geralmente ocorre em cães com pernas mais curtas, mas costas grandes, pois essa constituição pode ser estruturalmente volátil para a coluna. Ocorre quando um disco desliza para fora e pressiona a medula espinhal. Os sintomas incluem espasmos musculares , fraqueza no(s) membro(s), dificuldade para caminhar e extrema sensibilidade ao toque.

Infelizmente, à medida que o IVD progride, é possível que o canino sofra paralisia completa . Existem tratamentos, medicamentos e cirurgias disponíveis para ajudar a corrigir (ou pelo menos mitigar) os sintomas do IVD.

Luxação Patelar

Você verá isso em muitas raças de cães em todo o mundo. Ocorre quando há uma separação na rótula do cachorro, fazendo com que ela se desloque em momentos aleatórios. A gravidade varia drasticamente, pois a luxação patelar pode ser tão minúscula quanto o seu cão mancar por alguns dias no ano, até a necessidade de cirurgia corretiva.

Semelhante à displasia do quadril acima mencionada, os sintomas da luxação patelar incluem marcha anormal, dor nos membros, dificuldade para caminhar, claudicação no (s) membro (s) e, pior ainda, imobilidade. No entanto, existem muitos tratamentos diferentes para essa condição e raramente é um problema que não pode ser corrigido.

Narinas Estenóticas

Essa condição ocorre quando um Shih Tzu nasce com passagens nas narinas muito estreitas. Devido ao seu tamanho anormalmente pequeno, os Shih Tzu têm dificuldade em obter a quantidade adequada de oxigênio de que precisam para regular seu corpo. O sintoma inicial é, claro, dificuldade para respirar, e isso geralmente é percebido imediatamente pelo proprietário.

Com o passar do tempo, se o problema persistir (ou piorar), o corpo do cão pode começar a falhar. No entanto, a cirurgia disponível para essa condição quase sempre é bem-sucedida. Os cirurgiões irão navegar pelas narinas e alargar as passagens para permitir um maior volume de fluxo de ar.  

hipotireoidismo problemas de saúde de shih tzu

Esta condição afeta diretamente a tireóide de um cão e não é tão comum em cães menores. Ainda assim, existem alguns relatos de Shih Tzus sofrendo com isso.

Ocorre quando a tireoide não funciona adequadamente, o que significa que ela consegue regular seu metabolismo.

Os sintomas incluem fadiga extrema, perda de cabelo , apetite anormal, necessidade excessiva de urinar e ganho de peso.

Se essa condição persistir por muito tempo sem tratamento, o cão pode entrar em coma. No entanto, embora seja um problema sério, muitas vezes pode ser tratado com o medicamento adequado.

Problemas respiratórios em Shih Tzus

Seu rosto curto torna os Shih Tzus predispostos a certas condições de saúde, e problemas respiratórios estão entre eles.

Como proprietário de um Shih Tzu, você deve estar particularmente atento durante os dias muito quentes e úmidos. Essas condições tornam a respiração muito mais difícil para as raças de cães de focinho curto. Como resultado, durante os dias quentes e úmidos, seu Shih Tzu pode eventualmente entrar em colapso e até mesmo correr sério risco de insolação.

Se você notar que seu cão tem dificuldade para respirar, entre em contato com seu veterinário imediatamente.

Dicas para manter seu Shih Tzu saudável

As condições listadas acima são simplesmente os problemas de saúde que mais afetam esta raça, e isso não significa necessariamente que seu cão experimentará qualquer uma dessas condições. Shih Tzus são conhecidos por serem uma raça saudável com uma forte linhagem. Mas, como dono, é sua responsabilidade garantir que você faça todo o possível para garantir que seu cão tenha uma vida saudável. Aqui estão algumas dicas para fazer isso.

Leve-os ao veterinário

Levar seu Shih Tzu ao veterinário regularmente é a coisa mais importante que você pode fazer para manter seu cão saudável. Para ficar por dentro de qualquer doença ou condição que possa surgir, é importante levar seu cão para exames de rotina. Certifique-se de que seu cão faça seus exames anuais e tome todas as vacinas de que precisa para viver uma vida longa e saudável.

Asseio

Uma tosa é uma maneira de garantir que você esteja mantendo o controle sobre a saúde do seu cão. Atosa não inclui apenas cuidar de seus pelos . É também a manutenção de sua higiene.

Todos os cães devem escovar os dentes 2 a 3 vezes por semana, cortar as unhas mensalmente e fazer uma inspeção corporal completa a cada duas semanas. Com Shih Tzu, é particularmente importante que você esfregue suas orelhas e as limpe semanalmente.

Seus ouvidos podem abrigar bactérias com bastante facilidade e são propensos a infecções de ouvido. Não apenas as orelhas devem ser examinadas, mas todo o corpo também.

Verifique seus pelos, nariz, orelhas, olhos, bocas e patas em busca de algo suspeito. Isso significa inflamação , vermelhidão, erupções cutâneas, parasitas, infecções e qualquer coisa que pareça anormal.

Ao escovar seu cão de forma consistente, você os mantém limpos e menos propensos a infecções e permanece ciente de seu estado físico, o que significa que você pode pegar algo mais cedo se acontecer.

Exercício

Seu Shih Tzu não é um cachorro grande, nem tem nenhuma 'caça' ou traços da classe trabalhadora em seu sangue. Eles são corpinhos caseiros reais e confiantes, mas isso não significa que eles nunca devam sair do sofá.

Um Shih Tzu precisa de exercícios para regular seu corpo e ficar em forma. Embora esses cães não sejam necessariamente propensos à obesidade, eles certamente podem ser preguiçosos. Certifique-se de que eles estão experimentando uma rotina de exercícios equilibrada e estável.

Dieta

Certifique-se de não apenas alimentar seu Shih Tzu com alimentos saudáveis ​​e de qualidade, mas também de monitorar o ganho de peso. Sabemos que pode ser difícil resistir a alimentá-los com seus biscoitos de cachorro com bacon de bordo favoritos , mas certifique-se de praticar a moderação ao dar guloseimas ao seu Shih Tzu. Observe que esta raça pode ser um pouco inconstante quanto à escolha de alimentos, portanto, há um pouco de trabalho a ser feito antes de você definir um plano de refeições que seja válido. Alimente-os bem e, se começarem a ganhar peso, crie um equilíbrio entre as proporções dos alimentos e a quantidade de exercício que recebem.

Escolha um criador respeitável

Visto que o Shih Tzu é um cão popular, há uma propensão maior de que criadores irresponsáveis ​​estejam por aí produzindo quantidade em vez de qualidade. Se você comprar um Shih Tzu que foi mal criado, há uma chance muito maior de ele ter problemas de saúde e comportamentais no futuro.

É por isso que é extremamente importante pesquisar bem o seu criador e conhecer os pais do seu cão. Certifique-se de que o criador possa fornecer autorizações de saúde para ambos os pais e que toda a papelada esteja em ordem.

O Shih Tzu é um cão fantástico que está no top 20 da lista de raças de cães mais populares do AKC. Eles são adoráveis, corajosos e contagiosos, e são animais de estimação incríveis para qualquer família. Naturalmente resilientes, eles têm expectativa de vida longa e não são propensos a herdar doenças ou adoecer.

Desde que sejam tomadas as medidas necessárias para garantir a saúde e o estilo de vida de um Shih Tzu, não há razão para que eles não vivam bem até a velhice.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato