Shih tzu coça mais não tem pulga? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu coça mais não tem pulga?

Seu shih tzu vive se coçando mais não tem pulga? Você a nota esfregando o rosto e o corpo no chão ou nos móveis, apenas para parar e coçar a pele que coça com as garras? Se você tem um shih tzu com muita coceira, existem muitos problemas que podem contribuir para esse problema. Seja qual for a causa, é importante descobrir isso e ajudar seu shih tzu a receber o tratamento necessário para parar a coceira e se sentir melhor rapidamente.

Essa dúvida assombra a cabeça de vários pais de shih tzue os levam a fazer essa pergunta: meu shih tzu se coça muito mas não tem pulga, o que pode ser? Essas coceiras podem ter origem em diversos fatores e grande parte delas pode ser alergia ou algum tipo de fungo e bactéria. Essas alergias podem ser de alimentos, grama ou produtos de higiene e limpeza.

Você já fez uma checagem completa e não achou nenhum sinal de pulga nem carrapato, que é a primeira coisa que pensamos quando o shih tzu se coça.

Tirando as pulgas e carrapatos, a alergia é a causa número 1, desde uma maior sensibilidade a algum alimento ou mesmo um sabonete ou um produto que você usa para limpar a sua casa.

O primeiro passo é consultar seu veterinário para tentar descobrir qual alergênico que está provocando essa coceira, que além de ser muito incômoda para o animal, ele pode acabar se machucando.

Portanto, vamos mostrar aqui todas as causas possíveis de coceira em shih tzu que não tem pulga, e algumas dicas do que fazer!

Como saber se seu shih tzu não está com pulgas?

Você poderá analisar essas informações e descobrir qual pode ser a mais aplicável à situação do seu shih tzu. Não se esqueça de falar com seu veterinário sobre essas preocupações e trazer à tona o que você acha que pode ser o problema.

Para os donos de shih tzu, as pulgas não devem ser estranhas. As pulgas são uma criatura mágica que torna os humanos incansáveis. Então, como os donos podem julgar se há pulgas em seus shih tzu? Como se livrar das pulgas em shih tzu?

1. Coçar constantemente o mesmo ponto do corpo

Um shih tzu com pulgas sentirá muita coceira, por isso continuará coçando a mesma parte para aliviar a dor da coceira. Então, quando você descobrir que seu shih tzu está se coçando sem parar, deve ser pulga.

2. Verifique os objetos granulares pretos

Verifique cuidadosamente as partículas pretas no cachorro, coloque as partículas pretas na água, se houver sangue, significa que há pulgas no cachorro, porque essas pequenas manchas pretas são os excrementos das pulgas.

3. Verifique se há trauma de mancha vermelha

Verifique se existem "pontinhos vermelhos" no dorso ou na base da cauda do cachorro, e na pele sob o pelo. Se houver, significa que o cão foi parasitado por pulgas, pois essas feridas de pontos vermelhos são a "evidência" de picadas de pulgas.

4. De banho no shih tzu

Ao dar banho em um shih tzu, mergulhe todo o cachorro na água. Se houver pulgas no corpo, você poderá ver os excrementos de pulgas flutuando na água, e as pulgas afogadas também flutuarão. Este também é um bom método de julgamento.

Porque o shih tzu coça sem ter pulga?

Pulgas e ácaros são algumas das causas mais comuns de coceira em shih tzu. Na maioria das vezes, se seu shih tzu parece estar se coçando excessivamente, é porque ele está com pulgas.

Ela também pode ter ácaros, que são parasitas semelhantes, mas não são a mesma coisa que pulgas. Os ácaros são mais propensos a infestar as orelhas ou o nariz de um shih tzu do que a pele, mas qualquer parte do cão pode ser afetada por uma infestação de ácaros. Geralmente, você pode ver os ácaros se olhar de perto; eles se assemelham a coleções de sardas muito pequenas, mas às vezes podem ser vistos se movendo.

As pulgas são muito mais visíveis do que os ácaros, especialmente quando você olha atentamente para a pele do seu shih tzu. Pode ser necessário separar o pelo para dar uma boa olhada. Você provavelmente notará pequenas pulgas pretas rastejando ou poderá vê-las pulando de seu cachorro também. Você também pode ver sujeira de pulgas, que são excrementos de pulgas deixados no pelo do seu cão.

Os shih tzu podem ser tratados para pulgas e ácaros com medicação antiparasitária. Tratamentos mensais regulares contra pulgas podem evitar que esses dois problemas ocorram na maioria das situações. Seu veterinário informará quais opções são melhores para seu shih tzu.

É importante seguir as orientações do veterinário e ficar atento a qualquer outro sintoma, principalmente se você perceber queda de pelo com mais frequência ou feridas na pele do seu shih tzu.

Meu shih tzu se coça muito mas não tem pulga: o que pode ser?

Se nós, enquanto tutores, ficamos incomodados só em ver nosso cachorro se coçar desesperadamente, imagine só como ele se sente?

Para responder à essa pergunta do porque tanto o shih tzu se coça, mesmo sem ter pulga ou carrapato, consultamos alguns veterinários dermatologistas, a fim de entender a causa dessa coceira e quais medidas tomar para ajudar a aliviar.

Então, a principal causa é alergia, que pode ser potencializada por uma predisposição genética, pois algumas raças tem maior hipersensibilidade que outras.

Dessa forma, basta um alimento diferente na sua dieta ou a picada de uma pulgas e carrapatos para desencadear o processo alérgico.

Também existem casos onde o cachorro é mais sensível a itens de higiene pessoal, como sabonete, shampoo ou perfume, ou produtos de limpeza da casa, que é o que chamamos de dermatite de contato.

Como somente através de exames é possível identificar a causa exata, o melhor a fazer é não oferecer nenhum novo alimento e de preferência, usar apenas produtos comprovadamente hipoalergênicos.

Por fim, um outro fator que pode causar a coceira é a sarna, cujos sintomas são queda de pelo nas região da boca, olhos ou patas, mas apenas um veterinário pode diagnosticar e indicar o tratamento.

O que fazer para aliviar a coceira no meu shih tzu?

Agora que a sua principal dúvida: meu shih tzu se coça muito mas não tem pulga foi respondida, o que você pode fazer para aliviar a coceira?

Confira, a seguir, algumas dicas que ajudam bastante:

Prefira as caminhas feitas de espuma, já que esse material é menos propenso a acumular ácaros;

Durante os banhos, os produtos devem ser hipoalergênicos e dermatologicamente comprovados, e o intervalo pode ser menor;

Priorize uma alimentação saudável, e se alergia alimentar for confirmada, seu veterinário vai te orientar quanto aos alimentos. Apenas lembre-se de conversar com seu veterinário sempre que você suspeitar que alguma coisa não vai bem, pois como pode ser nada sério, pode não ser.

E quando o assunto é a saúde do nosso amigo de quatro patas, o cuidado deve ser redobrado!

Pois bem, esperamos que com este conteúdo mais detalhado, tenhamos te ajudado a compreender mais sobre alergias e coceiras em shih tzu.

Obtenha ajuda se o seu shih tzu continuar se coçando

Na próxima vez que você vir seu shih tzu coçando e coçando, use as informações descritas acima para ajudá-lo a reduzir os possíveis problemas. Lembre-se, porém, que você não precisa fazer isso sozinho; você pode e deve levar seu shih tzu ao veterinário assim que notar coceira excessiva. Dessa forma, o veterinário pode trabalhar com você para ajudar a descobrir a causa subjacente da coceira e escolher o tratamento certo para o seu shih tzu.

Embora alguns donos de animais achem que arranhar é uma parte normal da posse de um cão, lembre-se de que não deve ser excessivo. Todo mundo - e todo cachorro - fica com coceira às vezes, mas quando seu cachorro coça repetidamente ou com frequência ao longo do dia, é um sinal de que ele precisa de algum tratamento. Você e seu veterinário certamente encontrarão a origem do problema e descobrirão juntos a melhor maneira de cuidar de seu shih tzu.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato