Shih tzu com casquinha na orelha: o que é? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu com casquinha na orelha: o que é?

Diferentes fatores internos e externos causam alterações visíveis na pele dos shih tzu, que podem degenerar em problemas como crostas. Embora seja verdade que a maioria é fácil de resolver, é melhor atendê-los o mais rápido possível.

A higiene com o shih tzu é fundamental para mantê-lo sempre bonito e saudável. Entre os cuidados de limpeza estão: banho e tosa regularmente, escovar os dentes e os pelos com frequência e limpar ouvido de shih tzu com muita atenção, pelo menos a cada duas semanas.

Os ouvidos do shih tzu são regiões extremamente sensíveis à água, bastando apenas uma gotinha para começar uma proliferação de fungos ou bactérias e o surgimento de uma doença, como a otite. Sendo assim, todo o cuidado é pouco nos banhos, para evitar que os ouvidos se molhem.

Por que meu shih tzu tem casquinhas nas orelhas e o que posso fazer?

As casquinha na orelha do shih tzu são um mecanismo de defesa do corpo para proteger as lesões e permitir a cicatrização. Embora seja verdade que não representam um sinal de alerta urgente, é necessário verificar a origem das feridas, pois algumas causas podem indicar um problema grave.

As casquinha de orelha são bastante comuns em shih tzu, pois aparecem em resposta a diferentes patologias ou lesões. Como se isso não bastasse, esta é uma das partes do corpo mais expostas e fracas que existem no corpo do shih tzu. Continue lendo e descubra por que as crostas aparecem nas orelhas do seu shih tzu e o que você pode fazer para curá-las.

O que são as casquinhas?

Como mencionado, as crostas são na verdade uma placa protetora feita de plaquetas e eritrócitos, que se destina a proteger feridas na pele. Essas camadas de proteção permanecem sobre a área da lesão até que ela se cure completamente. Isso significa que sua presença é temporária e deve durar em média 2 semanas na pele antes de cair, dependendo da gravidade da lesão.

É fácil detectar a presença de casquinhas no shih tzu, pois são vistas como pequenas massas amorfas, escuras, endurecidas e muito aderidas à pele. O tamanho depende muito da magnitude da lesão, mas não são muito intrusivas, a menos que o problema seja muito grave.

Em nenhuma circunstância é recomendado removê-las porque a probabilidade de infecção aumenta. Na verdade, é necessário manuseá-las com cuidado para evitar qualquer dano que possa ser causado à pele. É crucial ter em mente que elas podem ser muito irritantes para os shih tzu, por isso é melhor observá-los e não deixá-los causar mais danos a si mesmos.

Por que as casquinhas aparecem nas orelhas dos shih tzu?

Como em qualquer outra parte do corpo, as crostas nas orelhas do shih tzu aparecem devido a lesões, parasitas ou doenças. O maior problema dessa área do corpo é a exposição e a forma que ela tem.

Em algumas raças de cães, as orelhas caídas fazem com que a umidade se acumule e leve a infecções ou parasitas. Como se isso não bastasse, estando tão perto do nariz, é bem provável que se machuquem quando o cão cheira alguma coisa ou reconhece o chão. Apesar de doer, o pet não consegue perceber a magnitude e o movimento de suas orelhas, o que causa descuido e lesões frequentes.

O que poderia causar casquinhas nas orelha do shih tzu?

Além de lesões, há uma série de problemas de saúde que podem levar a casquinhas nas orelhas do seu shih tzu. Entre os mais frequentes e conhecidos estão os seguintes:

Alergias: é uma reação exagerada a certas substâncias no ambiente, que se caracteriza por coceira em diferentes partes da pele. O coçar intenso é o que causa pequenas feridas que formam crostas.

Parasitoses: ácaros, pulgas, mosquitos e carrapatos são microrganismos que podem atacar a pele do animal, causando coceira, inflamação e queimação. Dependendo da gravidade, o shih tzu pode se arranhar tão intensamente que acidentalmente se machuca e causa crostas.

Dieta inadequada: a nutrição ajuda a manter a hidratação e a elasticidade da pele. Quando há deficiências nutricionais, a pele pode ficar seca e com coceira. Esses tipos de problemas também levam a crostas de arranhões intensos.

Banho excessivo: a pele contém microrganismos naturais que vivem em sua superfície e ajudam a manter sua saúde. Se um cão toma banho demais, a comunidade de microrganismos é reduzida e causa irritação, ressecamento e coceira. Isso só incentiva o coçar e facilita a formação de feridas.

Doenças autoimunes: algumas doenças, como o lúpus eritematoso sistêmico, fazem com que o sistema imunológico ataque as próprias células do corpo. Os shih tzu afetados apresentam descamação, despigmentação, úlceras, feridas abertas e crostas no nariz, face e orelhas.

Infecções: fungos, bactérias e vírus podem infectar a pele e causar feridas de diversos tipos. Além das típicas crostas pretas conhecidas, também podem aparecer crostas amarelas típicas da infecção.

Quando elas se tornam um problema?

Sendo uma camada de proteção que tem como objetivo evitar infecções secundárias, as crostas não devem ser consideradas um problema. No entanto, elas podem ser tomadas como um sinal de alerta se aparecerem continuamente na mesma área. De qualquer forma, é sempre bom tentar identificar a origem das lesões, pois isso pode resolver o conflito de raiz.

O melhor a fazer é ir ao veterinário quando forem detectadas casquinha nas orelhas do shih tzu. Se a qualidade de vida do animal for excelente, é improvável que o problema seja grave, mas se não for, ajudará a diagnosticar precocemente quaisquer complicações de saúde.

Diagnóstico das casquinhas nas orelhas dos shih tzu

Para identificar o que causou a presença de casquinhas, diferentes testes clínicos podem ser usados. Estes podem incluir exames físicos, raspagem de pele, culturas (bacterianas ou fúngicas), papanicolau, biópsias, bioquímica do sangue ou até testes de alergia. Em qualquer caso, o veterinário recomendará os testes mais adequados para o shih tzu.

Tratamentos disponíveis para casquinhas

Uma vez determinada a causa das casquinha nas orelhas do shih tzu, o veterinário irá impor o tratamento adequado para controlar ou curar a doença. Isso pode consistir no uso de diferentes anti-inflamatórios, imunossupressores, antibióticos ou vermífugos. Tudo depende da patologia que o animal apresenta.

Além disso, o uso de xampus especiais que hidratam e suavizam as crostas progressivamente pode ser recomendado. Esses tipos de medicamentos devem ser usados sob supervisão profissional, pois também contêm substâncias antissépticas que não ajudam em todos os casos.

Da mesma forma, é importante que a alimentação do animal seja reforçada com alguns suplementos que fornecem gorduras monoinsaturadas e óleos essenciais. Isso permite que a pele recupere um pouco de sua estabilidade e melhora o processo de cicatrização. Tenha em mente que nem todos os casos podem precisar deste suplemento, então pergunte ao seu veterinário se é aconselhável oferecer esses suplementos.

Como você pode ver, existem muitas razões que podem levar ao aparecimento de casquinha nas orelhas do shih tzu. No entanto, na maioria dos casos não representam um problema sério ou difícil de resolver. Mesmo assim, é melhor ir a um veterinário para confirmar o diagnóstico o quanto antes. Assim você evitará surpresas e complicações no futuro.

Como limpar ouvido do shih tzu?

Você precisará de algodão e de uma solução para limpar orelhas do shih tzu. Existem dois tipos dessa solução no mercado, uma delas é para limpeza semanal de rotina e a outra para tratamento de otite. Na dúvida, peça orientações ao veterinário.

Confira a seguir o nosso passo a passo!

1. Verifique qualquer hipótese de infecção que o cão possa apresentar

Mau cheiro, excesso de cera, coceira intermitente e balançar a cabeça exageradamente não são bons sinais. Se seu cão apresentar um dos indicativos citados, leve o animal ao veterinário, pois ele deve estar com dor.

2. Posicione o shih tzu

Para começar a limpeza, coloque o shih tzu deitado de maneira confortável em seu colo para poder visualizar o canal auditivo.

3. Pingue o medicamento no conduto auditivo

Aplique as gotas recomendadas e massageie a orelha suavemente, a fim de que o produto se espalhe bem. Para facilitar a entrada do medicamento, coloque os dedos polegar e indicador, massageando por fora.

4. Limpe com algodão

Retire toda a sujeira que for encontrando com pedaços de algodão, evitando penetrar no conduto auditivo. Vá trocando de algodão até que ele saia limpo. Conforme sua necessidade, pingue no algodão o produto e comece pelas extremidades da orelha para remover as impurezas externas mais difíceis. Só pare após ter a certeza de que tirou toda as impurezas.

5. Proceda da mesma forma com a outra orelha

Faça o mesmo procedimento com a outra orelha, retirando toda a sujeira que encontrar.

6. Agrade seu shih tzu pelo bom comportamento

Afinal, nunca é demais recompensar seu melhor amigo, não é mesmo? Sempre que ele se comportar bem, principalmente nesses momentos mais difíceis, ofereça um petisco!

Limpar ouvido do shih tzu periodicamente faz parte dos cuidados de higiene com seu pet. Por isso, siga nossas dicas e mantenha seu peludo limpinho. Qualquer dúvida, não hesite em contatar seu veterinário. Só ele será capaz de resolver qualquer problema de saúde que houver com seu shih tzu!

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato