Shih Tzu com dermatite, alergias e problemas de pele - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu com dermatite, alergias e problemas de pele

As alergias são um problema comum para humanos e animais de estimação. Infelizmente, muitos de nossos amigos peludos, principalmente os cachorros, sofrem de alergias. Embora Shih Tzu não seja uma raça conhecida por ter reações alérgicas comuns, eles têm problemas de pele e potencialmente alergias de pele. Se não forem tratados, esses problemas de pele podem ser incrivelmente desconfortáveis ​​para um Shih Tzu.

Novos proprietários de Shih Tzu ou indivíduos que estão simplesmente interessados ​​em aprender mais sobre esta raça podem estar se perguntando: quais problemas de pele, problemas, alergias e dermatite os Shih Tzu têm e como você os trata?

O som de um shih tzu constantemente arranhando ou lambendo pode ser tão irritante quanto unhas em um quadro-negro. Mas não culpe seu shih tzu por esses maus hábitos - uma condição de pele provavelmente é a culpada. As possíveis causas variam de parasitas a alergias a doenças subjacentes. 

As alergias em shih tzu são frequentemente causadas por alérgenos encontrados no pólen, pêlos de animais, plantas e insetos, mas os cães também podem ser alérgicos a alimentos e medicamentos.

Essas alergias podem causar sintomas como coceira excessiva, coceira e higiene; erupções cutâneas; espirros ; olhos lacrimejantes ; mastigação da pata ; e inflamação da pele.

Quando as alergias causam doenças de pele, a condição é chamada de dermatite atópica (que significa coceira na pele e inflamação).

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre dermatite e alergia em shih tzu.

O que é dermatite em shih tzu?

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele associada a alergias. Na verdade, esta é a segunda doença alérgica cutânea mais comum em shih tzu, depois da dermatite alérgica a pulgas .

Causas da dermatite em shih tzu

Essas reações alérgicas podem ser provocadas por substâncias normalmente inofensivas, como grama, esporos de mofo, ácaros da poeira doméstica e outros alérgenos ambientais .

O que causa dermatite em shih tzu?

Algumas raças são mais propensas a desenvolver alergias, incluindo Golden Retrievers , Poodles (e híbridos), Shih Tzus , Cocker Spaniels e Bulldogs . No entanto, qualquer cão pode desenvolver alergias.

Embora não haja como evitar que seu shih tzu desenvolva alergias, existem várias opções excelentes de tratamento disponíveis.

Com que idade os shih tzu podem ter dermatite?

Os shih tzu normalmente apresentam sinais da doença entre 1 e 6 anos de idade, embora a dermatite atópica possa ser tão leve no primeiro ano que não se torne perceptível ou consistente por vários anos.

Sintomas de dermatite em shih tzu

Os sintomas associados à dermatite atópica geralmente pioram com o tempo, embora também possam ser sazonais.

Estas são as áreas mais comumente afetadas em shih tzu:

  • Ouvidos
  • Pés
  • barriga
  • Focinho
  • Axilas
  • Virilha
  • Base da cauda
  • Ao redor dos olhos
  • entre os dedos

Os sintomas associados à dermatite incluem:

  • Coceira
  • Coçar
  • Fricção
  • lambendo
  • Um cheiro de fermento
  • pele oleosa
  • Vermelhidão ou pele dura

Tratamento para Dermatite Atópica em shih tzu

O tratamento dependerá do que está causando a reação alérgica do seu shih tzu.

Se a reação for devida a atopia, uma predisposição genética para uma reação alérgica, por exemplo, pode ser realizada terapia de hipossensibilização. Seu veterinário dará ao seu animal de estimação injeções dos alérgenos aos quais eles são sensíveis. Isso diminui a coceira em 60-80% dos cães, mas pode levar aproximadamente de 6 meses a um ano para ver uma melhora.

Seu veterinário pode recomendar medicamentos imunomoduladores . Estes estão disponíveis como uma pílula diária (Apoquel) ou uma injeção administrada a cada 4-10 semanas (Cytopoint). Junto com estes, antibióticos ou medicamentos antifúngicos são frequentemente necessários para tratar as infecções de pele resultantes de alergias.

Além disso, o banho regular com xampu medicamentoso ou prescrito pode melhorar muito o conforto do seu shih tzu e ajudar a resolver as infecções de pele mais rapidamente. Shampoo e outros tratamentos tópicos também podem ser usados ​​como terapia de manutenção para reduzir o risco ou a gravidade de futuras infecções de pele.

A dermatite atópica desaparece?

Infelizmente, a dermatite atópica raramente entra em remissão ou se resolve espontaneamente.

Após o início do tratamento, seu veterinário deve consultar seu cão a cada 2-8 semanas para verificar a eficácia do tratamento e verificar se há interações medicamentosas.

Então, à medida que a coceira do seu shih tzu se torna mais controlada, ele precisará ser levado ao consultório do veterinário a cada 3 a 12 meses para exames. 

É muito importante ficar atento e garantir que seu shih tz receba tratamento ao primeiro sinal de coceira.

Se não forem tratadas, as alergias podem mudar a personalidade de um shih tzu- a coceira constante e a frustração podem levar os cães a se afastarem das pessoas ou a serem agressivos quando tocados.

Shih tzu com alergia


Como raça, a pelagem longa do Shih Tzu pode ser uma armadilha para uma grande variedade de alérgenos, e eles são propensos a uma variedade de problemas de saúde, causando desconforto se não forem tratados, sendo a pele apenas um problema regular que você deve estar ciente. de. 

Se o seu Shih Tzu estiver com algum tipo de alergia, você pode começar a sentir coceira, morder e coçar a origem do desconforto. Além disso, pontos quentes, pele escamosa, erupções cutâneas e perda de cabelo são reações cutâneas comuns. Tendo isso em mente, não é incomum que o Shih Tzu desenvolva uma série de alergias de pele, erupções cutâneas e inchaços ao longo da vida.

Então, que tipo de condições você deve estar ciente? Abaixo estão vários problemas de pele, problemas, alergias e inchaços sobre os quais você deve saber mais em nenhuma ordem específica. 

Sintomas de alergia em Shih Tzu

Dependendo do tipo de alergia que seu shih tzu sofre, ele pode apresentar diferentes sintomas. Existem, no entanto, alguns sintomas comuns que seu animal de estimação apresentará, independentemente da alergia de que sofra. Muitas vezes você verá arranhões intensos, perda de cabelo e pele vermelha ou irritada.

Os shih tzu também arranham e mordem as áreas onde há irritação. Esse coçar constante causa vermelhidão e feridas. Você pode ver seu cão lamber o lado, mastigar os pés e esfregar o rosto em superfícies duras. Seu cão também pode ter sintomas como infecções de ouvido crônicas.

Ocasionalmente, seu animal de estimação pode sofrer de uma infecção respiratória que o faz chiar e tossir. Você verá pontos quentes na área do corpo que entra em contato com algo que causa irritação em seu cão. 

Quais alergias os Shih Tzu são mais propensos a ter?

Shih Tzus são mais suscetíveis a alergias de pele. Isso ocorre porque eles têm uma pelagem longa, ideal para capturar vários alérgenos. Esses alérgenos geralmente fazem com que seu animal de estimação morda, coce ou arranhe a área onde há desconforto. Você também pode ver que há pontos em que seu animal de estimação está perdendo cabelo, tem uma erupção cutânea ou um ponto quente ou apresenta pele seca e escamosa.

Embora esses tipos de alergias possam aparecer em qualquer parte do seu cão, você deve prestar atenção especial ao focinho, olhos, patas, pés e parte inferior. Alguns lugares familiares onde você pode ver irritação incluem a barriga, rosto, articulações e orelhas.

Alergias de pele Shih Tzu

As alergias de pele são o tipo de alergia mais comum que você encontrará em seu Shih Tzu. Um tipo de alergia de pele que seu animal de estimação pode ter é a dermatite alérgica a pulgas. A pelagem de um Shih Tzu é um lar confortável e luxuoso para as pulgas.

Shih Tzu Alergias Alimentares

As alergias alimentares provaram ser mais comuns hoje do que no passado. No entanto, existe uma diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar. A intolerância alimentar é mais provável de causar problemas intestinais como vômitos, diarréia e fezes moles.

Shih Tzu Alergias de Orelha

Enquanto um Shih Tzu não tem alergia de ouvido em si, mas os cães que sofrem de alergias tendem a ter problemas de ouvido. Normalmente, quando um Shih Tzu tem alimentos ou alergias sazonais, eles geralmente têm infecções de ouvido. Parasitas, como ácaros da orelha, no ouvido também podem causar problemas.

Shih Tzu Alergia Ocular

Um Shih Tzu sofre de muitos problemas oculares, que podem não ser uma alergia, mas ainda são problemáticos para o seu cão. Essas condições oculares são hereditárias e podem causar cegueira em seu cão se não forem tratadas. Os olhos de um Shih Tzu têm globos oculares salientes, o que os torna suscetíveis a lesões.

Dermatite Alérgica

Os shih tzu podem ter reações alérgicas a produtos de limpeza, alimentos e irritantes ambientais, como pólen ou picadas de insetos . Um shih tzu com alergia pode coçar implacavelmente, e uma espiada na pele geralmente revela uma erupção feia. Corticosteróides ou outros medicamentos mais novos podem ajudar com erupções cutâneas com coceira. Mas o tratamento mais eficaz é identificar e evitar a exposição aos alérgenos.

Outros tipos de dermatite e alergias

Se o seu shih tzu não consegue parar de coçar a orelha ou lamber e mastigar os dedos dos pés, peça ao seu veterinário para verificar se há uma infecção por fungos . Os sintomas incluem pele irritada, com coceira ou descolorida. A infecção geralmente atinge as patas ou orelhas, onde o fermento tem um espaço aconchegante para crescer. As infecções fúngicas são fáceis de diagnosticar e geralmente respondem bem a um creme tópico. Em alguns casos, seu veterinário pode prescrever medicamentos orais, sprays medicamentosos ou banhos medicamentosos.

Foliculite

A foliculite bacteriana superficial é uma infecção que causa feridas, inchaços e crostas na pele. Essas anormalidades da pele são mais fáceis de ver em cães de pêlo curto. Em cães de pelo longo, os sintomas mais óbvios podem ser uma pelagem opaca e descamação com pele escamosa por baixo. A foliculite geralmente ocorre em conjunto com outros problemas de pele, como sarna, alergias ou lesões. O tratamento pode incluir antibióticos orais e pomadas ou xampus antibacterianos.

Impetigo

Outro tipo de infecção bacteriana, impetigo é mais comum em shih tzu. Causa bolhas cheias de pus que podem estourar e formar crostas. As bolhas geralmente se desenvolvem na parte sem pelos do abdômen. O impetigo raramente é grave e pode ser tratado com uma solução tópica. Em um pequeno número de casos, a infecção pode se espalhar ou persistir.

Seborréia

A seborreia faz com que a pele do shih tzu fique oleosa e desenvolva escamas (caspa). Em alguns casos, é uma doença genética que começa quando o cão é jovem e dura a vida toda. Mas a maioria dos cães com seborreia desenvolve a descamação como uma complicação de outro problema médico, como alergias ou anormalidades hormonais. Nesses casos, é vital tratar a causa subjacente para que os sintomas não voltem a ocorrer. A própria seborréia normalmente pode ser tratada com certos xampus medicinais.

Micose

Apesar do nome, a micose não é causada por um verme, mas por um fungo. O termo "anel" vem das manchas circulares que podem se formar em qualquer lugar, mas são frequentemente encontradas na cabeça, patas, orelhas e patas dianteiras de um shih tzu. Inflamação, manchas escamosas e perda de cabelo geralmente cercam as lesões. Filhotes com menos de um ano de idade são os mais suscetíveis, e a infecção pode se espalhar rapidamente entre cães em um canil ou para donos de animais em casa. Vários tratamentos antifúngicos estão disponíveis.

Queda de pelo (Alopécia)

Qualquer um que compartilhe sua casa com um shih tzu sabe que eles soltam pelos. Quanto derramamento é normal  em época do ano e ambiente. Mas, às vezes, estresse, má nutrição ou doença podem fazer com que um shih tzu perca mais pelo do que o normal. Se a queda anormal ou excessiva persistir por mais de uma semana, ou você notar manchas de pelo faltando, consulte seu veterinário.

Sarna (Ácaros)

A sarna é uma doença de pele causada por minúsculos parasitas chamados ácaros . A sarna sarcóptica , também conhecida como sarna canina, se espalha facilmente entre os cães e também pode ser transmitida para as pessoas, mas os parasitas não sobrevivem nos humanos. Os sintomas são coceira intensa, pele vermelha, feridas e queda de pelo. As orelhas, o rosto e as pernas de um shih tzu são mais comumente afetados. A sarna demodécica pode causar calvície, crostas e feridas, mas não é contagiosa entre animais ou pessoas. O tratamento depende do tipo de sarna.

pulgas

As pulgas são a ruína de qualquer dono de animal de estimação. Você pode não ver os pequenos insetos em si, mas excrementos de pulgas ou ovos geralmente são visíveis na pelagem de um shi tzu. Outros sintomas incluem lambidas ou arranhões excessivos, crostas e pontos quentes. Infestações graves de pulgas podem causar perda de sangue e anemia e até mesmo expor seu shih tzu a outros parasitas, como tênias. O tratamento pode incluir um assassino de pulgas tópico e/ou oral e uma limpeza completa da casa e do quintal do animal.

Carrapatos

Os carrapatos , assim como as pulgas, são parasitas externos que se alimentam do sangue de seus hospedeiros. Você pode identificar um carrapato se alimentando de seu shih tzu a olho nu. Para remover um carrapato adequadamente, segure-o com uma pinça perto da pele do cão e puxe-o para fora com cuidado. Torcer ou puxar com muita força pode fazer com que a cabeça permaneça alojada na pele do seu shih tzu, o que pode levar a uma infecção. Coloque o carrapato em uma jarra com um pouco de álcool por alguns dias. Se seu animal de estimação ficar doente, seu veterinário pode precisar dele para analisar o que há de errado. Além de causar perda de sangue e anemia, os carrapatos podem transmitir a doença de Lyme e outras infecções bacterianas potencialmente graves. Se você mora em uma área onde os carrapatos são comuns, converse com seu veterinário sobre produtos de controle de carrapatos.

Mudanças de cor ou textura

Mudanças na cor da pele ou na textura da pelagem de um shih tzu podem ser um sinal de alerta de vários problemas metabólicos ou hormonais comuns. Eles também podem resultar de uma infecção ou outra doença de pele. Normalmente, um simples exame de sangue pode identificar a causa subjacente. Certifique-se de perguntar ao seu veterinário sobre quaisquer alterações significativas na pelagem do seu shih tzu.

Pele seca e escamosa

A pele seca e escamosa pode ser uma bandeira vermelha para uma série de problemas. É um sintoma comum de alergias, sarna e outras doenças de pele. Mas, na maioria das vezes, a pele seca ou escamosa não é nada grave. Certifique-se de alimentar Fido com alimentos de alta qualidade. Como as pessoas, alguns cães simplesmente ficam com a pele seca no inverno. Se isso parece causar desconforto ao seu animal de estimação, consulte o seu veterinário. Pergunte se um suplemento de ácido graxo ou um umidificador pode ajudar.

Granuloma Lick Acral

Também chamada de dermatite por lambedura acral, esta é uma condição de pele frustrante causada por lambidas compulsivas e implacáveis ​​de uma única área - mais frequentemente na frente da perna. A área não cicatriza e a dor e a coceira resultantes podem levar o cão a lamber o mesmo local. O tratamento inclui desencorajar o shih tzu de lamber, seja usando uma solução tópica de gosto ruim ou uma coleira elisabetana. Pergunte também ao veterinário do seu cão sobre outras opções de tratamento.

Tumores de Pele

Se você notar um caroço na pele do seu shih tzu , indique-o ao seu veterinário o mais rápido possível. Os cães podem desenvolver tumores cancerígenos na pele. A única maneira de confirmar o diagnóstico de câncer é fazer uma biópsia do tumor. Se o caroço for pequeno o suficiente, seu veterinário pode recomendar removê-lo completamente. Isso pode render um diagnóstico e tratamento com um único procedimento. Para tumores que não se espalharam, este pode ser o único tratamento necessário.

Pontos quentes

Pontos quentes, também chamados de dermatite úmida aguda, são pequenas áreas que aparecem vermelhas, irritadas e inflamadas. Eles são mais comumente encontrados na cabeça, nos quadris ou no peito de um shih tzu e geralmente ficam quentes ao toque. Os pontos quentes podem resultar de uma ampla gama de condições, incluindo infecções, alergias, picadas de insetos ou lambedura e mastigação excessivas. O tratamento consiste em limpar o ponto quente e abordar a condição subjacente.

Distúrbios imunológicos

Em casos raros, lesões de pele ou infecções que não cicatrizam podem indicar um distúrbio imunológico em seu cão. Uma das mais conhecidas é o lúpus, doença que afeta shih tzu e pessoas. O lúpus é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca suas próprias células. Os sintomas incluem anormalidades na pele e problemas renais. Pode ser fatal se não for tratada.

Doença do Saco Anal

Como se o cocô de shih tzu não fosse fedorento o suficiente, os cães liberam uma substância malcheirosa quando fazem suas necessidades. A substância vem de pequenos sacos anais, que podem ficar impactados se não esvaziarem adequadamente. A marca registrada dos sacos anais impactados é um shih tzu arrastando seu traseiro pelo chão. Outros sintomas incluem morder ou lamber a região anal. Um veterinário pode extrair manualmente sacos anais completos, mas em casos graves, os sacos podem ser removidos cirurgicamente.

Quando consultar o veterinário

Embora a maioria dos problemas de pele não sejam emergências, é importante obter um diagnóstico preciso para que a condição possa ser tratada. Consulte o seu veterinário se o seu shih tzu estiver se coçando ou lambendo excessivamente, ou se você notar qualquer alteração no pelo ou na pele do seu animal de estimação, incluindo descamação, vermelhidão, descoloração ou carecas. Uma vez identificada a causa, a maioria dos problemas de pele responde bem ao tratamento.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato