Apaixonados por quatro patas: porque? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Apaixonados por quatro patas: porque?

Acabei de voltar de passear com meus quatro patas, o que é sempre uma experiência social, a julgar pela quantidade de pessoas com quem converso enquanto estou fora. Costumo caminhar no parque local, que me leva a um playground. Os meus cães estão bastante habituados a interagir com todo o tipo de pessoas, mas mesmo que resolva fazer um percurso mais tranquilo, encontro sempre alguém que quer interagir com os meus quatro patas e sorri quando os vê. 

Hoje foi especialmente ativo e estamos todos exaustos de lidar com as abordagens humanas que experimentamos, mas me faz sentir bem que meus apaixonados por quatro patas tragam tanta alegria para completos estranhos. Muitas vezes me pergunto por que as pessoas são tão atraídas por cães em geral e como é que eu fico tão gosmento e piegas com qualquer cachorro que vejo?

Não é nenhum segredo que as pessoas são apaixonados por quatro patas ainda mais quando são filhote. Humanos e cães são amigos íntimos há milhares de anos, e essa tendência não vai mudar tão cedo. Mas exatamente por que as pessoas amam tanto os cachorros?

Existem muitas razões pelas quais esses amigos peludos são nossos favoritos - é difícil não acariciar algo tão fofo. No entanto, o vínculo entre um pai de estimação e seu melhor amigo é muito mais profundo do que você imagina.

Porque somos apaixonados por quatro patas

A resposta é simples. Nossa atração por cães é inata. Pesquisadores da Rutgers University revelaram que, quando podem escolher, crianças entre um e três anos de idade passam mais tempo interagindo com animais vivos do que com brinquedos inanimados. 

A pesquisa também descobriu que os neurônios na amígdala, o centro emocional do cérebro, respondem preferencialmente a imagens de quatro patas. As pessoas são especialmente atraídas por seres com características típicas de bebês humanos – como olhos grandes e grandes e testas grandes. Filhotes de animais produzem em nós as mesmas respostas instintivas que os bebês humanos.

Parte de nos por ser apaixonados por quatro patas também é cultural. Enquanto muitos de nós no Ocidente celebramos esses animais incríveis e os temos em nossas casas, outras culturas veem os cães como impuros e portadores de doenças. Somos influenciados pelas culturas em que vivemos e, se nossos amigos e vizinhos têm cachorros, é mais provável que os tenhamos.

Muitas pessoas querem e precisam de cães para fazer certos trabalhos para eles e, de fato, parte da razão pela qual os cães evoluíram com tanto sucesso conosco é que eles foram incrivelmente úteis. Eles são bons parceiros de caça, protegem nossas casas e plantações e agora os quatro patas estão fazendo um trabalho ainda mais incrível, detectando doenças humanas e animais e ajudando a conservar nosso planeta – o assunto do meu novo programa de televisão que está em produção. 

A pesquisa também mostrou que ser apaixonados por quatro patas é como o de uma criança a um pai. Na verdade, os cães se comportam de maneira semelhante às crianças pequenas, pois são mais aptos a explorar novas situações e ambientes quando um humano em quem confiam está por perto, do que se esse humano estiver ausente. 

Esse apego em crianças é demonstrado pelo 'teste de situação estranha' em que uma criança explora com confiança um ambiente estranho enquanto a mãe está presente, mas para de explorar e aguarda ansiosamente o retorno da mãe se ela sair por um período de tempo. Quando os cães foram submetidos a um teste semelhante, eles se comportaram exatamente da mesma maneira. Nem todos os cães terão uma reação semelhante, mas os cães que são muito apegados aos seus tutores terão mais confiança para explorar novas situações se alguém que eles conhecem e confiam estiver por perto.

Nossos cérebros são programados para amar cães

De acordo com a ciência, não podemos deixar de ser apaixonados por quatro patas. Com o tempo, os especialistas estudaram as relações próximas entre humanos e cães. O que eles descobriram foi simples – as pessoas são naturalmente predispostas a se relacionar com quatro patas. Aqui estão algumas grandes razões pelas quais os cães devem ser nossos melhores amigos.

Simplificando, nossos cérebros facilitam muito o vínculo com os cães. De acordo com a Psychology Today, a mente humana cria naturalmente a necessidade de as pessoas desenvolverem relacionamentos íntimos como meio de sobrevivência. Esse instinto básico de sobrevivência é o que leva as pessoas a desenvolver relacionamentos íntimos – e esses relacionamentos se estendem aos nossos amigos peludos.

Existem também várias outras razões científicas pelas quais as pessoas são naturalmente atraídas por cães. Existem várias conexões entre cães e boa saúde mental . A pesquisa provou que nossos companheiros caninos podem ser bons para você fisicamente e emocionalmente, incluindo os seguintes benefícios:

Os quatro patas tornam as pessoas mais felizes. As pessoas liberam o hormônio oxitocina sempre que tocam, abraçam ou até mesmo olham nos olhos de seus cães, e esses níveis aumentados de oxitocina naturalmente melhoram seu humor e fazem você se sentir bem.

Ser apaixonados por quatro patas fazem as pessoas se sentirem menos solitárias. Uma pesquisa nacional com pessoas que vivem com e sem animais de estimação descobriu que 85% das pessoas descobriram que interagir com um animal de estimação reduz a solidão.

Ser apaixonados por quatro patas aliviam o estresse e a ansiedade. Cientistas da Washington State University descobriram que as pessoas podem diminuir sua frequência cardíaca, pressão arterial e tensão muscular depois de acariciar um cachorro por apenas 10 minutos.

Os cães simplesmente amam você por quem você é

Outra razão pela qual as pessoas realmente amam cães é porque elas realmente nos amam de volta. Não há segundas intenções quando se trata de seu amigo peludo - eles amam você por quem você é e só querem passar um tempo com você.

Pode parecer simples, mas esse carinho puro é contagiante. É bom ser amado e valorizado por alguém, e os cães farão de tudo para mostrar o quanto você é importante para eles. Pense em como eles ficarão felizes em vê-lo quando você voltar para casa. De abanar o rabo a abraços, há muitas maneiras de seu cachorro dizer eu te amo , e é difícil não compartilhar esse afeto.

Cachorros são fofos demais

As pessoas podem ser apaixonados por quatro patas porque são tão fofos que você tem que amá-los, mas há evidências para apoiar essa afirmação. Acontece que olhos grandes, orelhas caídas e narizes arrebitados são naturalmente atraentes para nossos cérebros. Filhotes e bebês compartilham algo chamado “ esquema infantil ”, que é uma maneira elegante de dizer que eles compartilham certas características que nos fazem querer cuidar deles. Como resultado, seu cachorro é realmente tão fofo que você não pode deixar de amá-lo.6 razões pelas quais amamos cães

Divulgação de afiliados: a Evolve Media LLC e seus sites de propriedade e operados podem receber uma pequena comissão dos rendimentos de qualquer produto vendido por meio de links de afiliados e parceiros diretos.

6 razões pelas quais amamos cães

Como dono de um quatropata, você sabe como seu cachorro é adorável. Mas aqui estão seis das muitas razões pelas quais todos amamos nossos cães!

1. Cachorros nos fazem rir

Seja o quatro patas em nosso próprio quintal, a imagem hilária que vemos nas mídias sociais ou um vídeo engraçado, os cães nos fazem sorrir, rir e rir! Todos os cães são comediantes naturais.

2. Eles nos confortam quando estamos tristes

Cães de terapia são usados ​​para acalmar soldados e civis com TEPT. Eles visitam casas de repouso e instituições psiquiátricas espalhando alegria por onde passam. Quando nos sentimos mal, nossos próprios cachorros se aconchegam para nos fazer sentir melhor. Você não pode negar a cura mágica e as habilidades calmantes dos cães em todo o mundo.

3. Cães ouvem nossos problemas

Você pode contar ao seu filhote sobre seu dia difícil no trabalho ou sobre um encontro que deu errado. Sabemos que podemos contar qualquer coisa aos nossos cães e eles nunca vão derramar o feijão.

4. Eles nos ensinam a ser mais humanos

Os quatro patas são gentis, amorosos e compassivos - eles perdoam tudo e nunca guardam rancor. Não importa o que um cachorro esteja fazendo, eles estão sempre presentes no momento. Se você observar seu cachorro durante o dia, descobrirá que ele é uma pessoa melhor do que a maioria dos humanos.

5. Os cães nos mantêm felizes e saudáveis

O relacionamento que você tem com seu quatro patas é bom para seu coração e sua alma. Sentimentos positivos, maior atividade, afeto e segurança são os alicerces de uma vida feliz e saudável. Voltar para casa com um cachorro ajuda a reduzir o estresse e passear com o cachorro pode ajudar a mantê-lo saudável.

6. Eles nos amam mais do que a si mesmos

Em 1800, Henry Wheeler Shaw escreveu “Um cachorro é a única coisa na terra que ama você mais do que você ama a si mesmo”, e o ditado é válido até hoje. Seu cão arriscaria alegremente sua vida para proteger os humanos que ama, e nós os amamos de volta.

Não importa que raça de cachorro você tenha, nós sabemos que você os ama, então mostre seu amor alimentando-os com ração de qualidade. Um cão saudável viverá uma vida longa e feliz, e isso é tudo que qualquer um de nós deseja para nossos familiares peludos.

Conclusão:

Cães e humanos – uma combinação feita para durar

Não importa o tamanho ou a raça, o cachorro é um animal que fomos feitos para amar naturalmente e assim é há muito tempo – pelo menos desde que domesticamos nossos melhores amigos entre 20.000 e 40.000 anos atrás.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato