Escorpiões são encontrados em todo o Brasil. Felizmente, de todas as espécies – e são mais de 70 – apenas uma é considerada venenosa. Picadas de escorpião não são incomuns em cães. Qualquer pai de estimação sabe que os cães adoram explorar pequenas criaturas correndo pelo chão! As picadas de escorpião devem sempre ser tratadas como uma emergência, embora, felizmente, complicações graves sejam raras.
Todos os escorpiões têm veneno em sua picada. No entanto, a concentração de veneno e a quantidade que eles liberam variam entre as espécies. Felizmente, a maioria das espécies tem veneno fraco ou libera apenas quantidades muito pequenas. Isso significa que a maioria das picadas de escorpião é comparável a uma picada ou picada de inseto desagradável, como uma picada de abelha . Os cães podem ser alérgicos a picadas de escorpião, o que causa sintomas mais graves.
Há um escorpião particularmente venenoso encontrado no Brasil- Uma picada desses escorpiões será mais severa e pode até ser letal. Os Scorpions são castanhos claros e têm cerca de 7-8 cm de comprimento. Eles são noturnos e, portanto, são mais ativos à noite. Eles gostam de clima quente e seco e são mais comumente vistos no verão.
Como saber se meu cachorro foi picado por escorpiões?

Você está se perguntando quais são os sinais de uma picada de escorpião? Bem, os sintomas vão variar de acordo com a espécie de escorpião, onde ocorreu a picada e a reação individual do seu cão. A maioria das picadas de escorpião se apresenta de maneira semelhante às picadas de insetos, embora tendam a ser particularmente dolorosas! Seu cão pode choramingar ou uivar, segurar a pata para cima ou para o rosto. O local da picada ficará vermelho, às vezes elevado e dolorido. Você pode ver a picada do escorpião ou pode ter caído. Mordidas ao redor da boca ou nariz tendem a ser mais graves.
Em casos mais graves, como picadas de escorpião, seu cão pode apresentar alguns ou todos os seguintes sintomas:
- Pupilas dilatadas
- Olhos marejados
- babando
- Frequência cardíaca anormal
- Pressão sanguínea anormal
- tremendo
- andar vacilante
- Problemas respiratórios
- Colapso
O que fazer se um escorpião picar meu cachorro?
Não entre em pânico, pois muitas vezes as picadas de escorpião são semelhantes a uma picada ou picada de inseto desagradável. No entanto, devido ao potencial de sintomas mais graves, você deve sempre tratar uma picada de escorpião canina como uma emergência. É melhor assumir que é um escorpião venenoso e errar por excesso de cautela. Não espere para ver se algum sintoma se desenvolve, pois a essa altura pode ser tarde demais.
Remova seu cão (e você mesmo) do perigo.
Ligue para o seu veterinário . Se você mora perto, eles provavelmente dirão para você ir direto para dentro. Se você estiver mais longe, eles podem pedir para você dar um anti-histamínico ao seu cão. Nunca faça isso sem instrução do seu veterinário, pois alguns anti-histamínicos são perigosos para os cães. Seu veterinário também pode preferir administrar medicamentos injetáveis se você estiver perto o suficiente, porque funciona mais rápido. Eles podem não ser capazes de fazer isso se você já tiver dado um anti-histamínico ao seu cão em casa.
Segure gelo na área, a caminho da clínica veterinária, para ajudar a prevenir o inchaço grave. Só faça isso se a bolsa de gelo (ou um saco de ervilhas congeladas) estiver facilmente acessível, não perca tempo com isso.
Evite que seu cão lamba a área, se possível.
Tenha sempre em mãos o telefone da sua clínica veterinária. Certifique-se de saber qual clínica de emergência você deve usar fora do horário também (às vezes, será uma filial ou clínica diferente daquela que você está acostumado a usar).
Qual é o tratamento para uma picada de escorpião em cães?
Isso depende da gravidade da picada. Seu veterinário irá remover o ferrão, se ainda estiver presente. Em casos leves, seu veterinário pode administrar anti-histamínico por meio de injeção, alívio antiinflamatório da dor e, em seguida, monitorar seu cão em busca de sinais mais graves. Em casos leves, os cães normalmente se recuperam em 24 horas.
Em casos mais graves, como picadas ao redor da cabeça ou picadas de um escorpião, seu cão pode precisar ser hospitalizado para um gotejamento de fluido. Infelizmente, o tratamento é 'sintomático' - visa simplesmente corrigir os sintomas que seu cão está exibindo.
Isso pode significar que seu veterinário dá medicamentos para controlar a pressão arterial, controlar a frequência cardíaca ou relaxar os músculos. Existe um anteveneno disponível, mas seu uso é controverso porque há um alto número de reações alérgicas a ele.
Um escorpião pode matar um cachorro?
Infelizmente, a resposta curta é sim. Felizmente, porém, a maioria dos escorpiões não é mortal. Eles ainda podem dar um soco médio! Todas as picadas de escorpião causam dor e algum grau de dano aos tecidos. Todas as picadas de escorpião precisam de atenção veterinária imediata.
Como evitar que meu cachorro seja picado por um escorpião?
Prevenir é sempre melhor do que remediar, mas prevenir um encontro com escorpiões é difícil. Existem algumas coisas que você pode fazer para diminuir as chances de seu amigo canino ser picado.
Os escorpiões geralmente fogem para onde podem. Muitas vezes só atacam se se sentirem ameaçados. Eles gostam de encontrar lugares escuros e úmidos para se esconder - sempre verifique seus sapatos!
Se você sabe que mora em uma área densamente povoada por escorpiões, tente impedir seu cachorro de cavar em seu quintal (é mais fácil dizer do que fazer, eu sei!). Especialmente durante as estações chuvosas, os escorpiões podem tentar se abrigar dentro de casa. Sele todas as rachaduras em torno de janelas ou portas para evitar que escorpiões entrem em sua casa, eles podem passar por fendas notavelmente pequenas!
Conclusão: picadas de escorpião em cachorro
Felizmente, a maioria das picadas de escorpião, embora dolorosas, não causam complicações graves. No entanto, devido à possibilidade de picada de escorpião venenoso e ao potencial de reações alérgicas, todas as picadas devem ser levadas a sério.
Picadas de escorpião podem ser fatais , embora, felizmente, isso seja raro. O tempo é crucial, então aja rápido se souber que seu cachorro foi picado. Da mesma forma, se o seu cão está apresentando sintomas de uma picada dolorosa, mas você não tem certeza do que a causou, exagere no excesso de cautela e chame seu veterinário imediatamente.
Referencia: