Como é um shih tzu tosado? tipos de tosa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como é um shih tzu tosado? tipos de tosa

Como e com que frequência o Shih Tzu é tosado é algo que o proprietário precisa considerar e controlar. Em princípio, tosar o Shih Tzu pode moldar seu corpo em uma forma redonda. A tosa do shih tzu pode ser feito após o banho do Shih Tzu. Se o comprimento do pelo não for longo a cada vez, ele pode ser aparado a cada 1-2 meses. Portanto, antes de ter um shih tzu tosado, devemos primeiro considerar o corte da forma do Shih Tzu e depois começar a trabalhar.

Se você comprou recentemente um Shih Tzu, provavelmente tem muitas perguntas, e a menor delas é como é um shih tzu tosado? tipos de tosa para shih tzu? ou qual a melhor tosa para shih tzu?. Parece quase bobo dizer, mas o Shih Tzu é propenso a superaquecimento e insolação, então ter um shih tzu tosado vai ser uma parte vital para manter a temperatura baixa para que seu animal de estimação possa se manter saudável.

Na vida, além de cuidados e limpeza saudáveis ​​e razoáveis, pode-se garantir a saúde dos pelos do Shih Tzu. O dono também deve reforçar o manejo da dieta do shih tzue fornecer uma alimentação nutritiva e balanceada, principalmente a suplementação de vitaminas e minerais. 

Ao mesmo tempo, quando o tempo está quente, você pode levar o Shih Tzu para tomar sol ao ar livre para promover a circulação sanguínea e o metabolismo do corpo, de modo a promover o crescimento saudável do pelo e manter o pelo do Shih Tzu tosado brilhante e bonito.

Reunimos todos os tipos de tosa para shih tzu que pudemos encontrar para ajudá-lo a ter uma ideia sobre como deseja que seu shih tzu se pareça e o que é melhor para sua saúde. Junte-se a nós enquanto analisamos cada corte de cabelo, como você pode alcançá-lo e em que época do ano é mais adequado.

Quando posso ter meu shih tzu tosado?

Você não precisa e não deve ter muita pressa para realizar a primeira tosa do seu Shih Tzu, afinal é muito importante respeitar o completo crescimento dos pelos e a formação de defesas pelo sistema imunológico dos filhotes.

Nos primeiros meses de vida, o seu Shih Tzu precisará de uma série de vacinas, que certamente diminuirão os seus riscos de doenças, até mesmo durante o processo de tosa. Veja quais as vacinas para cães filhores

Como e com que frequência o Shih Tzu deve ser tosado

Shih Tzu requerem cuidados regulares para manter sua pelagem saudável e livre de esteiras e emaranhados. A frequência da escovação depende do comprimento e estilo de sua pelagem, bem como de seu estilo de vida e nível de atividade. Geralmente, um Shih Tzu deve ser escovado pelo menos uma vez por semana, mas alguns podem precisar de escovação a cada poucos dias. 

Se o Shih Tzu tiver uma pelagem mais longa mantida em um corte estilo show, pode ser necessário escová-lo e penteá-lo diariamente para evitar nós e emaranhados. Se o Shih Tzu tiver uma pelagem mais curta e manejável, pode ser necessário tocá-lo apenas uma vez a cada duas semanas. Além de escovar e pentear, cuidar de um Shih Tzu também inclui tomar banho, aparar os pelos ao redor dos olhos, orelhas e patas e cortar as unhas. A limpeza regular não apenas mantém seu Shih Tzu com ótima aparência, mas também ajuda a manter sua saúde e bem-estar geral.

Que tipo de higiene um Shih Tzu tosado precisa?

Shih Tzu têm pelos longos e grossos que requerem cuidados regulares para evitar emaranhados e emaranhados. Shih Tzu tosado devem ser escovados diariamente para evitar nós e emaranhados. Use uma escova lisa e um pente de metal para remover qualquer emaranhado ou emaranhado. A escovação regular também distribuirá os óleos naturais de sua pelagem, mantendo-a saudável e brilhante. Shih Tzu tosado devem ser banhados a cada três a quatro semanas ou conforme necessário. Use um xampu e condicionador suave para cães e evite que a água entre em seus ouvidos. Certifique-se de enxaguar bem e secá-los completamente para evitar irritações na pele. 

Shih Tzu precisam ser aparados regularmente para manter o comprimento e o estilo de sua pelagem. Os pelos ao redor dos olhos, orelhas e patas devem ser aparados para evitar emaranhados e melhorar a visibilidade. As unhas dos Shih Tzu devem ser aparadas regularmente para evitar que fiquem muito longas e causem desconforto ou lesões. Apare-os uma vez a cada duas semanas ou conforme necessário. Shih Tzus são propensos a problemas dentários, por isso precisam de cuidados dentários regulares. Escove os dentes diariamente com uma escova e pasta de dente para cães ou use mastigações dentais para manter os dentes limpos.

Tudo bem dar banho em um Shih Tzu tosado todos os dias?

Não, não é necessário ou recomendado dar banho em um Shih Tzu tosado todos os dias. Na verdade, banhar seu Shih Tzu com muita frequência pode retirar a oleosidade natural da pele e da pelagem, o que pode causar ressecamento, irritação e outros problemas de pele. Shih Tzus normalmente precisam ser banhados a cada três a quatro semanas ou conforme necessário. 

No entanto, se o seu Shih Tzu ficar muito sujo ou malcheiroso, pode ser necessário dar banho nele com mais frequência. Ao dar banho em seu Shih Tzu, use um xampu e condicionador suave para cães e enxágue bem para evitar irritações na pele. Se você precisar refrescar seu Shih Tzu entre os banhos, pode usar um xampu seco ou lenços para cães. Esses produtos podem ajudar a remover a sujeira e o odor sem a necessidade de um banho completo.

Para Shih Tzu tosado com tosa longa, o pelo deve ser penteado 1-2 vezes ao dia, e é o suficiente para garantir que o pelo fique completamente penteado e liso a cada vez. Para a situação especial dos cães Shih Tzu, você pode tomar banho a cada 2-3 semanas. Evita a sujeira residual no pelo do cachorro, evita a reprodução e o crescimento de parasitas, bactérias e fungos, além de evitar que os cachorros Shih Tzu sofram de doenças de pele.

Posso tosar meu Shih Tzu sozinho?

Sim, você mesmo pode cuidar da tosa do Shih Tzu. No entanto, é importante ter as ferramentas e conhecimentos certos para cuidar adequadamente do seu Shih Tzu. Você precisará de uma escova mais lisa, pente de metal, tesoura, tesoura, cortador de unhas e xampu e condicionador para cães. 

Se você não tiver certeza de como cuidar do seu Shih Tzu, considere consultar um tratador profissional ou veterinário para obter um shih tzu tosado. Eles podem fornecer dicas e conselhos sobre como preparar seu Shih Tzu adequadamente.

O pelo do Shih Tzu é muito fino e geralmente é coberto por pelos grossos da cabeça aos membros do corpo. Portanto, antes de fazer qualquer cuidado com os cabelos, o Shih Tzu deve ser penteado primeiro. Remove depósitos, sujeira e bolas de pelo embolados. Os criadores podem usar um pente redondo para pentear e depois usar um pente geral para pentear uma vez. Se forem encontradas bolas de pelo, elas devem ser cuidadosamente desamarradas com os dedos, e o Shih Tzu não deve ser puxado e causar dor.

Diferença entre tosa de verão e tosa de inverno

A grande diferença entre a tosa de verão e a tosa de inverno está no tamanho dos pelos.

Para o período de verão recomenda-se que o shih tzu seja tosado e que deixem o pelo mais curto, aliviando a sensação de calor. Já para o período de inverno, deve-se adotar a tosa higiênica e apenas aparar os pelos.

Quanto custa ter um shih tzu tosado?

Normalmente na hora de ter um shih tzu tosado costumam incluir uma tosa higiênica e escovação, porém, se você quiser apenas contratar uma escovação, tosa higiênica ou limpeza dental, os preços podem variar

Faixa de preços

O preço médio de um serviço de tosa de cães é cerca de R$ 35 a R$ 150. Dependendo do tipo de serviço (banho, banho e tosa, corte à máquina ou tesoura) e do tipo de pelo do shih tzu, o preço pode variar.

Esses preços são indicativos e não levam em conta as mudanças periódicas do mercado. Por esse motivo, aconselhamos, sempre, a solicitar orçamentos a fim de obter preços personalizados.


Como fica um shih tzu tosado?


Está buscando um conteúdo sobre os tipos de tosa para Shih Tzu? Você acabou de encontrar. Só quem é dono dessa raça sabe como é importante manter a tosa em dia e ainda aproveitar para fazer uns “penteados” estilosos nos seus bichinhos.

A manutenção da tosa periódica evita o acúmulo de sujeira na pele e também nos fios, contribuindo para evitar a sensação de calor e a coceira. Além disso, ao manter a tosa sempre em dia, você evita que os fios do pêlo do seu Shih Tzu fiquem embaraçados e cheios de nós.

Agora, vamos conferir os modelos mais lindos e populares para seu Shih Tzu, seja ele macho ou fêmea.

Tosa para Shih Tzu macho

As tosas para Shih Tzu macho são aquelas que, em geral, mantêm-se os pelos mais curtos na face. No entanto, esta não é uma regra. Tudo vai depender do gosto do próprio dono.

Uma boa opção de tosa para o Shih Tzu macho é a tosa leão. Ela mantém os pelos do corpo mais baixos, lembrando realmente a figura de um leão.

Tosa para Shih Tzu fêmea

Para as fêmeas as tosas mais utilizadas as que deixam os pelos da cabeça mais longos, facilitando o uso de penteados com lacinhos e tranças.

Entre as opções mais utilizadas em fêmeas temos a tosa longa, a tosa japonesa e a tosa com rabos, coques e tranças. Uma graça!

Tosa para Shih Tzu filhote

Durante esta fase, o Shih Tzu passará por um processo de troca de pelos, em que você perceberá que o pelo se embola com muita facilidade.

Por isso, para os filhotes uma boa dica é utilizar a tosa bebê curta, que mantém os pelos em uma altura de cerca de 2cm.

Tosa higiênica

A tosa higiênica está diretamente ligada à manutenção das condições de saúde do Shih Tzu. Neste tipo de tosa, é feita uma limpeza nos pelos do bumbum, da virilha e das áreas íntimas.

É preciso dar atenção especial à limpeza das orelhas, evitando o aparecimento de ácaro e infecções. Atenção também às patas, para evitar dificuldades de locomoção em pisos escorregadios.

Tosa padrão

Essa é a tosa mais conhecida, incluisve, para os shih tzus que participam de concurso de beleza. Para que o pelo fique lisinho e o resultado seja o melhor possível, o cão passa por uma série de hidratações nos pelos. Além disso, é necessário cortar e escovar para finalizar a tosa.

Dica: nesta tosa, costuma-se prender a franja para cima antes de usar a tesoura. Além disso, a limpeza dos olhos do shih tzu é indispensável durante o processo.

É considerada uma tosa segura e confortável para o shih tzu.

Tosa japonesa

Todos os tipos de tosa japonesa têm em comumo seguinte: os pelos longos nas orelhas e nas patas em formato triangular ou arredondado. No bigode o pelo fica curto, enquanto o rabo, a cabeça e as pernas ficam cobertas por pelos.

O corpo do animal fica totalmente raspado, por isso, é uma tosa ideal para quem gosta de vestir roupinhas no dog.

Tosa longa

Quem tem Shih Tzu sabe que os seus pelos podem se transformar em terríveis nós. Mas, isso só acontece sem o cuidado necessário. Para utilizar esse modelo, é preciso antes desfazer esses nós com condicionador e os dedos. Para ajudar, um pente de dentes largos é o ideal.

A tosa longa é lindíssima, mas requer muitos cuidados, pois os pelos devem ser escovados até que pareça um manto. Isso deve ser feito abaixo das orelhas, da cauda e em todo o corpo. O resultado é maravilhoso!

Tosa de Leão

Essa tosa é muito popular entre os donos de shih tzu e também é conhecida como “tosa de pelúcia”.

Ela pode ser feita em casa ou por um profissional e consiste em tosar todo o corpo, patas e causa do animal. O pelo fica apenas na região da cabeça. O toque final vem com a escovação desse pelo, que deve deixá-lo mais, como uma juba de leão.

Perguntas frequentes sobre ter um shih tzu tosado

Aqui detalhamos as dúvidas mais frequentes que outroa pessoas fazem quando desejam ter o seu shih tzu tosado:

Quanto custa ter um shih tzu tosado  em São Paulo?

O preço médio de um serviço de tosa de cães em São Paulo pode rondar os R$ 150. No entanto, dependendo do tipo de serviço e do bairro de São Paulo onde se encontra o tosador, os preços podem variar.

Quanto custa ter um shih tzu tosado no Rio de Janeiro?

Um tratador de cães no Rio de Janeiro pode pagar em média R$ 130 dependendo do tipo de serviço, entre outros fatores como a raça e a pelagem do cão.

Quanto custa uma tosa canina a domicílio?

O preço de um serviço de tosa canina a domicílio pode oscilar entre R$ 150 a R$ 300, no entanto, o preço final vai depender principalmente do deslocamento que o tosador deverá fazer.

Conclusão

Quanto mais curto for o pelo do seu cão, mais eles vão gostar, pois a raça Shih Tzu superaquece rapidamente. Recomendamos a tosa bebe para shi tzu para a maioria das pessoas, pelo menos para começar, e depois você pode deixar crescer mais pelos conforme você vê como o cão tolera e como você gosta de acompanhar a manutenção necessária. Você encontrará nós e esteiras muito rapidamente e, se for como nós, estará aparando-o de volta para poder fazer outra coisa além de escovar seu cachorro o dia todo.

Esperamos que você tenha gostado de ler nosso guia sobre os diferentes cortes de cabelo que você pode encontrar em um Shih Tzu, e nós o ajudamos a decidir qual é o seu. 

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato