Também conhecido como leãozinho ou cachorro leão, o Shih Tzu é uma raça de cachorro toy única e muito amada. Com seu físico pequeno e robusto, orelhas caídas e cabelos longos (às vezes habilmente estilizados), é fácil ver por que um Shih Tzu seria um cão de companhia adequado para um imperador chinês. Continue lendo para saber mais sobre este cachorrinho especial, além de sua beleza marcante, e descubra se esta é a raça certa para você.
O nome chinês tem o significado de "pequeno leão", e não há nome mais apropriado do que o Shih Tzu. Além de seus cabelos longos, lustrosos e ornamentados, eles possuem um comportamento orgulhoso, quase real, condizente com suas origens como animais de estimação dos imperadores chineses. Mas as similaridades acabam aí.
Como animais de companhia, os Shih Tzus são cães de família dóceis que desenvolvem um forte apego aos seus donos. O que eles realmente precisam não é de um palácio, mas de um lar amoroso.
Conheça o Shih Tzu

Com sua notável tradição canina, o Shih Tzu sempre teve um certo exotismo. Originária dos palácios imperiais dos imperadores chineses, a raça viveu nos palácios imperiais durante séculos e era considerada sagrada por muitos. Portanto, as pessoas sempre tiveram uma atitude de reverência pelo Shih Tzu.
Claro, esta raça animada tem um charme especial. O Shih Tzu possui um temperamento leal, afetuoso e dócil, além de uma inteligência inata. Depois, há o lindo exterior de leão.
Conhecido por sua pelagem longa e sedosa, a pelagem do Shih Tzu requer cuidados frequentes. Mas tudo isso faz parte da alegria de manter esta raça. Além disso, uma vez que exigem um mínimo de exercício em comparação com muitos cães, eles são baratos de manter. O recorde de peso máximo do Shih Tzu é de 8 kg (17,5 lbs), e o tamanho pequeno do Shih Tzu também os torna adequados para a maioria das famílias.
Shih Tzus tem muita personalidade, então treinar um Shih Tzu pode ser um pouco desafiador no começo. Mas com alguma persuasão dócil e muito incentivo durante o treinamento, um Shih Tzu pode se tornar um cão adulto dócil. Shih Tzus também têm uma longa vida útil, com uma vida útil máxima de 20 anos.
Com tudo isso em mente, não é surpresa que eles também pareçam ser populares entre a comunidade de celebridades. A lista de proprietários famosos de Shih Tzu inclui Mariah Carey, Beyoncé, Colin Farrell, Bill Gates e até a Rainha Elizabeth II. Em suma, esta é uma raça de cachorro pequeno muito gratificante - e adequada para um imperador de fato.
- Nome oficial: Shih Tzu
- Outros nomes: Shittsu, Cão Leão Tibetano, Cão Leão Chinês, Cão Crisântemo
- Origem: Tibete/China
- Características da raça
- Origem: China
- Tamanho:
- Peso: 9-16 libras
- Expectativa de vida: 10-18 anos
- Grupo de raça: grupo de brinquedo
- Nível de atividade:
- Nível de latidos/uivos:
- Bom com cães: sim
- Bom com crianças: sim
- Bom com gatos:
Qual é o significado especial do nome?
Quer saber como pronunciar o nome "Shih Tzu"? No Ocidente, é pronunciado "sheed-zoo" ou "sheet-su" - sem palavrões. Na China, no entanto, a palavra é pronunciada como "sher-zer".
Um cachorro com poder de flor
Outra coisa interessante sobre os Shih Tzus é que às vezes eles são chamados de cães "crisântemos". Isso se deve em parte à sua semelhança com os crisântemos, mas também porque os crisântemos são um importante símbolo cultural na China.
Shih Tzu Aparência
De acordo com o American Kennel Club (AKC), os Shih Tzus adultos podem crescer de nove a 10,5 polegadas de altura e podem pesar entre nove e 16 libras, com uma vida útil média de 10 a 16 anos.
A pelagem do Shih Tzu pode variar amplamente, sendo a maioria branca, cinza, preta, marrom, dourada ou multicolorida.
Cachorro de colo brincalhão e feliz
O Shih Tzu foi criado por séculos não apenas por seus belos casacos sedosos, mas para serem companheiros fenomenais. Não quer jogar bola? Sem problemas. A ideia deles de uma ótima noite é relaxar juntos no sofá. Afinal, eles não caçam pássaros, pastoreiam gado ou puxam trenós. Eles são construídos apenas para amar suas famílias.
A raça tem tudo o que você deseja em um cão amigo. Eles são conhecidos por serem inteligentes, animados, amigáveis, confiantes e afetuosos. E ao contrário de outras raças toy, o Shih Tzu não late nem exige muito, exceto muito carinho. Não é de admirar que os donos de Shih Tzu desenvolvam laços tão fortes com esses cães.
Pode-se dizer que os Shih Tzus são adequados para qualquer pessoa com colo. Sua personalidade e nível de energia os tornam uma ótima opção, quer você tenha um espaço pequeno ou grande (novamente, desde que tenha um colo). Uma simples caminhada diária e muitos aconchegos os manterão felizes.
Shih Tzus também são excelentes cães de família. No entanto, devido ao seu tamanho pequeno, eles nem sempre são os mais adequados para famílias com crianças pequenas, que podem machucá-los acidentalmente com brincadeiras violentas. Melhor esperar até que as crianças sejam um pouco mais velhas e possam ter cuidado com cães pequenos.
Ambiente ideal para um Shih Tzu
O ambiente ideal para um Shih Tzu é onde quer que estejam seus entes queridos! Verdadeiramente, desde que você forneça um lar seguro e um colo para sentar, seu Shih Tzu ficará feliz. O AKC aponta que os Shih Tzus foram originalmente criados “para passar a maior parte do dia dentro de palácios reais”, então eles estão perfeitamente satisfeitos vivendo em um apartamento sem quintal. Eles precisam de exercícios, que podem ser obtidos com uma caminhada e uma ou duas sessões de brincadeiras animadas por dia.
Shih Tzus são conhecidos por se darem bem com crianças e são ótimos cães de família. Eles são pequenos, mas robustos, orientados para as pessoas e brincalhões, e adoram ser o centro das atenções. Apenas certifique-se de que as crianças da família aprendam a interagir respeitosamente com um cachorro.
Humano ideal para um Shih Tzu
Shih Tzus foram originalmente criados para serem companheiros de imperadores na China, mas você não precisa ser da realeza para chamar um de seu. O ser humano ideal para esta raça é alguém que quer um verdadeiro cão de colo: um amigo fofo, macio e fofinho que ficará ao seu lado enquanto você assiste TV. Batatas de televisão são bem-vindas; corredores de maratona não precisam se inscrever, a menos que você queira empurrar seu Shih Tzu em um carrinho.
Por causa de sua pelagem longa e nariz curto, os Shih Tzus não se dão bem no calor ou na umidade. Se você mora em um clima com muito calor, será importante ter ar condicionado para manter seu cão fresco.
Cuidados com Shih Tzu
Vai precisar escovar seu Shih Tzu? Sim você irá. Eles têm uma maravilhosa pelagem dupla, o que significa que se o pelo do seu Shih Tzu for cortado curto, você precisará escovar com frequência para evitar que caia. Uma pelagem longa pode parecer muito trabalhosa, mas pode manter a queda sob controle, porque a pelagem externa absorverá grande parte da queda do subpêlo até que você esteja pronto para escovar. Esteja ciente de que o cabelo deles está crescendo rapidamente. Você precisará investir em uma tesoura ou visitar um aparador quando o pelo do seu cão ficar um pouco comprido demais.
Se você realmente gosta desse visual de cão de exibição ou está curioso sobre as várias maneiras de pentear e estilizar seu Shih Tzu, consulte nossa lista de penteados populares de Shih Tzu . Em seguida, vista-os com algumas roupas e acessórios do tamanho de Shih Tzu.
Embora sejam geralmente criados como cães de companhia da família, o que significa que exigem menos exercícios do que a maioria das raças, os Shih Tzus ainda são cães pequenos bastante enérgicos. Eles também são animais altamente sociais. Portanto, os Shih Tzus se beneficiarão de vários passeios curtos com cães por dia para manter sua forma e condicionamento físico e apoiar sua saúde física e mental. Fique de olho em outros cães grandes que podem ser mais barulhentos do que o esperado. Para a própria segurança do seu Shih Tzu, é melhor evitar parques para cães.
Como a raça não se dá bem em climas extremamente quentes ou frios, os exercícios de Shih Tzu devem ser programados de acordo. As brincadeiras internas devem apoiar a aventura ao ar livre para se adequar à brincadeira natural do Shih Tzu.
Saúde do Shih Tzu

Como qualquer raça de cachorro, um Shih Tzu é propenso a problemas de saúde específicos. Shih Tzus são mais propensos a sofrer de hipotireoidismo, doença do disco intervertebral (IVDD) e problemas oculares. Devido ao formato compacto do rosto, os Shih Tzus também são mais propensos a problemas respiratórios, como a síndrome obstrutiva das vias aéreas braquicefálicas.
Uma nota rápida: só porque você pode ouvir a respiração do seu Shih Tzu, não significa que haja um problema respiratório. Deixe seu veterinário julgar e, enquanto isso, você pode aproveitar os snuffles.
Como sempre, se você estiver comprando filhotes de um criador, pergunte sobre quaisquer condições de saúde específicas e construa um relacionamento com um bom veterinário que saiba como monitorar e tratar Shih Tzus. Muitos donos de animais de estimação optam por um seguro de saúde para animais de estimação , apenas por precaução.
Aqui estão alguns fatos interessantes sobre o Shih Tzu, incluindo características específicas da raça e uma visão geral da saúde
Verifique atentamente se há problemas oculares
Embora os olhos castanhos brilhantes sejam uma de suas características distintivas, os Shih Tzus podem ter alguns problemas potenciais a esse respeito. Esses problemas incluem catarata, descolamento da retina, ressecamento da córnea, inflamação geral e uma condição de saúde degenerativa chamada atrofia progressiva da retina. Além disso, devido à forma saliente dos olhos do Shih Tzu, seus olhos podem ser facilmente arranhados ou feridos.
Melhor conselho? Verifique diariamente se há alguma anormalidade e entre em contato com seu veterinário se aparecerem sinais. Certifique-se de manter o cabelo do Shih Tzu longe de seus olhos, amarrando-o em um topete ou cortando-o curto.
Eles são propensos a problemas respiratórios
Devido ao formato da cabeça, rosto e vias aéreas, o Shih Tzu é conhecido como a raça "braquicefálica". Isso significa que eles podem estar propensos a dificuldades respiratórias e, em alguns casos, desmaios. Portanto, é importante evitar exercitar excessivamente o Shih Tzu. Isso também significa que eles são pouco resistentes ao calor. Juntamente com a pelagem espessa, o Shih Tzu simplesmente não consegue lidar com o clima quente. Por isso, um passeio de cachorro no verão deve ser feito logo pela manhã, ou no final do dia, quando a temperatura é mais amena. Para garantir que você tenha o cão mais saudável possível, procure um criador responsável e confiável e peça orientação ao veterinário, se necessário.
E fique de olho em qualquer alergia que seu cão tenha
Outra coisa a estar ciente é que o Shih Tzu é uma das raças propensas a dermatite atópica: alergias a alérgenos ambientais como pólen e ácaros. Além disso, a coceira resultante (arranhão) pode ser complicada por infecção secundária. Portanto, é recomendável que você preste muita atenção à saúde da pele do seu Shih Tzu. Lamber as patas, esfregar o rosto e infecções de ouvido recorrentes são os sinais mais comuns de alergia. Se o seu Shih Tzu apresentar algum desses sinais, é melhor consultar o seu veterinário. Infelizmente, lidar com um cão alérgico não é fácil, mas shampoos medicamentosos, uma dieta personalizada ou tratamentos específicos podem ajudar a melhorar a situação.
Treino de Shih Tzu
Treinar um Shih Tzu pode ser divertido e frustrante. Não podemos dizer se um cachorro como esse é inerentemente teimoso ou apenas se safa porque é fofo. Mas de qualquer forma, mantenha seu treinamento , seja consistente e lembre-se de que o elogio funciona melhor do que a punição com o Shih Tzu que agrada as pessoas. As guloseimas também não fazem mal.
Shih Tzus, por todas as suas qualidades cativantes, são notoriamente difíceis de domesticar. Pode ser difícil para os humanos entenderem seu “o que eu ganho com isso?” atitude em relação ao banheiro, mas os cães são diferentes das pessoas, e esta raça precisa ser atraída para um bom comportamento.
Ao abordar o treinamento de cães , mantenha-se positivo no mínimo e considere tornar as coisas um pouco mais gratificantes com guloseimas, carinho ou brincadeiras extras sempre que seu filhote usar o local certo. Não castigue seu Shih Tzu por erros de higiene. Assim que começarem a sentir que o treinamento não é divertido, farão o possível para ignorá-lo.
Alimentação
Existem muitos fatores a serem considerados ao escolher um alimento para o seu Shih Tzu: idade, estilo de vida, quantidade de exercícios, saúde física (incluindo possíveis doenças ou sensibilidades). A alimentação é uma importante fonte de energia para a fisiologia do cão, e uma fórmula nutricional completa deve conter nutrientes balanceados, evitando-se qualquer deficiência ou excesso na dieta, pois ambos podem impactar negativamente no cão.
Por favor, forneça água potável em todos os momentos para manter o sistema urinário do Shih Tzu saudável. Quando o tempo estiver quente, especialmente quando sair para fazer exercícios, você deve levar água potável suficiente para que o cão possa beber água com frequência. As seguintes sugestões são fornecidas para manter os animais saudáveis. Se o seu cão tiver problemas de saúde, consulte um veterinário para obter alimentos exclusivos de prescrição veterinária.
Filhotes de Shih Tzu precisam de muito mais energia, proteína, minerais e vitaminas do que os adultos. Os filhotes precisam de energia e uma variedade de nutrientes para manter seus corpos enquanto crescem fortes. Os filhotes de Shih Tzu não desenvolvem seu sistema imunológico até os 10 meses de idade. Durante este grande período de crescimento, os cachorros irão explorar coisas novas e embarcar em novas aventuras, pelo que a utilização do complexo antioxidante (incluindo a vitamina E) ajudará os cachorros a desenvolver uma resistência natural.
A função digestiva dos cachorros Shih Tzu também é diferente da dos cães adultos: o sistema digestivo é imaturo, pelo que deve ser fornecida proteína digestível para uma absorção eficaz. Os probióticos, como os frutooligossacarídeos, podem equilibrar a flora intestinal, promover a digestão e excretar fezes saudáveis.
Da mesma forma, os dentes do filhote (começando com os dentes de leite, ou primeiros dentes até os dentes permanentes) são fatores importantes a serem considerados ao escolher o tamanho, forma e textura dos pellets de ração. Manter a pele saudável requer o consumo de nutrientes, como ácidos graxos ômega-3 (EPA-DHA), vitamina A e óleo de borragem. Nesta fase de rápido crescimento, haverá uma alta demanda energética, portanto, o alimento especialmente formulado para promover o crescimento deve ser rico em alto teor energético (expresso em Kcal/100g do alimento), e a concentração de todos os outros nutrientes será maior do que o de comida comum. Recomenda-se dividir a porção diária de comida em três refeições e alimentá-la, e depois passar para duas refeições diárias a partir dos 6 meses de idade.
Shih Tzus não podem ser alimentados com comida humana ou guloseimas gordurosas, então o que eles comem é extremamente importante ao longo de suas vidas. Se você quiser tratá-los, também pode alimentá-los com ração seca no jantar e seguir rigorosamente as orientações de alimentação na embalagem dos alimentos para evitar o excesso de peso.
Uma História Selvagemente Antiga

Os primeiros cães Shih Tzu foram criados há muito tempo, possivelmente a partir de uma combinação das linhagens Pekingese e Lhasa Apso. Embora um Shih Tzu às vezes seja chamado de cão leão tibetano, os historiadores discordam sobre se a raça Shih Tzu se originou na China ou no Tibete. Ninguém sabe ao certo como o Shih Tzu chegou à China, mas há evidências de que os cães Shih Tzu estavam lá já em 8.000 aC Por volta de 1400 dC, o Shih Tzu era o animal de estimação do palácio real da Dinastia Ming.
Depois de quase serem extintos no início dos anos 1900, vários Shih Tzu foram trazidos para a Inglaterra na década de 1930. O Shih Tzu chegou aos Estados Unidos pela primeira vez após a Primeira Guerra Mundial, quando os soldados que voltaram da Europa e da Austrália trouxeram alguns com eles.
Referencia: