Gato Malhado: Características e Cuidados - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Gato Malhado: Características e Cuidados

O nome gato malhado evoca uma imagem específica para a maioria das pessoas: um tigre em miniatura, completo com listras selvagens. Freqüentemente, os tabbies são considerados uma raça, mas suas marcações características são um padrão de pelagem que pode aparecer em diferentes raças com uma quantidade surpreendente de variação. Os tabbies podem ser marrons, cinzas, laranjas ou mesmo pretos, e suas marcas incluem listras, manchas, espirais e faixas.

Quando questionados sobre a raça de seu gato listrado, muitas pessoas respondem com "malhado". No entanto, como muitos apelidos de gatos comuns (Tuxedo, Tortoiseshell, Calico, etc.), "malhado" refere-se ao padrão da pelagem, não a uma raça específica de gato. 

Na verdade, todo felino tem o gene malhado, mas não está presente na pelagem de todos os gatos. Para tornar as coisas ainda mais interessantes, existem cinco tipos de marcações malhado: clássico, cavala, manchado, marcado e remendado.

Como muitas raças diferentes de gatos usam o pelo malhado, é difícil generalizar sobre suas personalidades. No entanto, as chances são quase certas de que haja um gato malhado para qualquer tipo de família, incluindo aquelas com crianças e outros animais de estimação.

O que é um gato malhado?

Gatos malhado é um tipo de coloração de pelagem listrada escura encontrada tanto na natureza quanto nos gatos domésticos . Uma das cores de pelagem mais comuns, o padrão malhado remonta aos gatos domésticos do antigo Egito. 

É uma variedade de cor reconhecida em gatos de raça pura e é freqüentemente vista em gatos de ascendência mista. A coloração malhada é altamente variável, mas, para gatos de exibição, deve consistir nas seguintes marcas escuras: listras e espirais no rosto e nas bochechas; um padrão como asas de borboleta nos ombros; duas argolas ao redor do peito; faixas nas costas e laterais; e anéis sobre as pernas e cauda. As cores de fundo permitidas são marrom, cinza prateado, marfim azulado e marrom avermelhado.

Características do gato malhado

Não é nenhuma surpresa que o gato malhado seja onipresente - o gene para o padrão malhado pode ser encontrado em todos os gatos domésticos (olhe para um gato preto como carvão ao sol e você poderá ver marcas de malhado escondidas). Esses animais de estimação de padrão selvagem variam em tamanho e temperamento porque abrangem muitas raças diferentes, mas os entusiastas do gato malhado concordam que personalidades amigáveis, curiosas e extrovertidas são comuns entre os gatos malhados.

  • nível de afeto: Alto
  • Simpatia: Alto
  • Adequado para crianças : Alto
  • Animais de estimação: Alto
  • Necessidades de exercício: Médio
  • Brincadeira: Médio
  • Nível de energia: Médio 
  • Inteligência: Médio 
  • Tendência a Vocalizar: Médio 
  • Quantidade de Derramamento: Médio 
Personalidade do gato malhado

Os gato malhado podem variar em personalidade, assim como variam em características de pelagem. Conhecer a raça de um gato malhado pode lhe dar dicas sobre a personalidade do gato.

Um gato malhado abissínio é muito ativo - escala alto e gosta de um divertido jogo de perseguição. Eles também são uma raça afetuosa e procuram a atenção de seus pais com frequência. Seus cérebros precisam de estimulação frequente ou podem ficar um pouco travessos.

Um gato malhado americano gosta de atenção, mas não muita atenção. Eles são sociais e se dão bem com estranhos. Eles até se aninham com você, mas não os pegue e carregue. Eles preferem se aconchegar!

Os gatos malhados Maine Coon acompanham o fluxo e se dão bem com crianças. Eles ficarão atentos e observarão o que a família está fazendo se todos estiverem ocupados e não puderem dar-lhes amor individual.

Encontrada em mais de 100 combinações de cores e estampas, a raça de gato malhado oriental adora uma boa conversa e estar perto dos pais. Eles também gostam de ter um companheiro de brincadeiras por perto para manter sua criatividade e curiosidade bem alimentadas.

Mesmo parecendo um felino selvagem, o gato malhado Ocicat é um gato inteligente e sociável. Eles podem ser treinados na coleira e gostam de ser carregados. Esta raça normalmente ostenta uma aparência malhada manchada.

Uma das raças mais novas, o American Curl é um gato malhado com orelhas adoráveis ​​que se curvam para trás. Eles amam suas famílias, incluindo crianças, e estão bem em serem deixados sozinhos se ninguém estiver disponível para alguma diversão felina. Seus casacos vêm em uma ampla gama de padrões.

Para os tipos mais comuns de gatos – domésticos de pelos curtos, médios e longos – o visual malhado não influencia em sua personalidade. Esses gatos não afirmam ser uma raça específica - eles são apenas eles mesmos! Sua aparência e personalidade são tão variadas que não podem ser generalizadas. Independentemente de sua origem sem pedigree, esses felinos únicos são valorizados por inúmeros donos de animais de estimação como membros queridos da família.

História do gato malhado

Alguns dizem que o gato malhado se originou com o Mau, uma antiga raça egípcia desenvolvida a partir da domesticação do gato selvagem africano. Seu descendente moderno é o Mau Egípcio , que tem um padrão malhado. Talvez a característica mais distintiva vista no Mau e em outros gatos malhados seja a vaga marcação da letra "M" em suas testas. 

De acordo com uma lenda bíblica, um gato malhado visitou a manjedoura. Quando Maria pediu aos animais do estábulo para cercar a manjedoura e aquecer o bebê Jesus, um pequeno gato malhado aninhou-se ao lado do bebê com um calor reconfortante e ronronando. Mary ficou tão grata que colocou sua inicial, "M", na testa do gato.

As lendas islâmicas contam o quanto Maomé amava gatos. Certa vez, ele cortou a manga de uma roupa quando teve que sair para assistir à oração, em vez de perturbar seu gato, Muezza, que estava dormindo sobre a manga. Tais histórias assumem que Mohammed concedeu a marca "M" aos tabbies para simbolizar sua adoração. Hoje, os gatos ainda são geralmente protegidos e respeitados no mundo islâmico; eles são até permitidos dentro de mesquitas.

A palavra "malhado" era originalmente um nome inglês para tecido de seda listrado nos séculos XVII e XVIII. Foi usado pela primeira vez para descrever gatos listrados na década de 1690. Em 1871, um "gato malhado inglês" de 21 libras foi documentado como tendo aparecido na primeira exposição de gatos do mundo realizada no Crystal Palace em Londres.

Cuidados com gatos malhados

O cuidado de um gato malhado dependerá muito de sua raça, e não do padrão de pelagem. Por exemplo, um gato malhado exigirá mais escovação, cuidados com o pelo e possivelmente medicação para bolas de pelo do que um gato malhado Manx. Quando se trata de exercício, um gato malhado precisará de muito mais espaço para brincar do que um gato malhado persa .

Problemas comuns de saúde

Embora um gato malhado de raça mista seja geralmente saudável e robusto, muitas raças puras têm problemas de saúde que são únicos e requerem cuidados individualizados.

Aparência

Os gatos malhados variam em tamanho e forma, de pequenos a pesados. Eles ainda têm uma grande variação dentro de seus padrões gatos malhado. Existem quatro padrões básicos que são considerados geneticamente distintos, como segue:

Clássico : Este padrão geralmente tem voltas que terminam em um "alvo" na lateral do gato. Muitos gatos americanos de pelo curto demonstram esse padrão.

Cavala (listrado) : Este é de longe o padrão mais comum, tanto que algumas pessoas pensam que deveria ter recebido o título de designação "clássico". Os gatos malhados cavala têm anéis listrados ao redor da cauda e das pernas, um "colar" de listras na frente do peito e faixas de listras sólidas ou quebradas descendo pelas laterais do corpo. Eles terão uma cor mais escura em manchas que correm em duas linhas em suas barrigas (chamadas de "botões de colete").

Manchado : O Ocicat e o bobtail americano são bons exemplos de padrões malhados malhados, embora alguns moggies também demonstrem esse padrão de cores.

Agouti (Ticked) : A maioria dos gatos malhados terá pelos agouti como parte de seu padrão. Se você olhar de perto, verá diferentes faixas de cores ao longo dos pelos do gato. Gatos com um padrão todo marcado quase brilham à luz do sol por causa da variação de cores.

Um quinto padrão é reconhecido quando manchas de manchas malhadas aparecem em um gato malhado ou de tartaruga. Eles são referidos como caliby e torbie, respectivamente.

Uma ração saudável para gatos , seca e/ou enlatada, geralmente é uma ótima opção para alimentar gatos malhados de qualquer raça. No entanto, pesquise sua raça específica de gato para descobrir se ela possui algum requisito dietético exclusivo.

Onde adotar ou comprar um gato malhado

Como os gatos malhados são tão comuns entre a população geral de gatos, encontrar um pode ser tão simples quanto visitar o abrigo local e adotar um gatinho ou gato adulto . Se você gostaria de comprar uma raça específica com marcações tabby, entre em contato com os criadores em sua região e pergunte sobre a disponibilidade de tabbies.

Tipos de gato malhado

De acordo com a Cat Fanciers' Association (CFA), essas raças de gatos são permitidas no padrão tabby:

  • Abissínio (marcado)
  • bobtail americano
  • caracol americano
  • American shorthair (o padrão clássico)
  • American wirehair
  • Birmanês (pontos tabby)
  • Colorpoint shorthair (pontos tabby chamados de "pontos lince")
  • Mau Egípcio (o gato malhado original)
  • Exóticos (persas de pelo curto)
  • Javanês (pontos de lince)
  • LaPerm (tem suas raízes em um "gato de celeiro")
  • Maine coon (provavelmente o gato malhado com pedigree mais popular)
  • manx
  • gato norueguês da floresta
  • Ocicat
  • Oriental (com 112 combinações tabby)
  • persa
  • Ragdoll (pontos de lince)
  • Rex (Devon, Selkirk e Cornish)
  • dobra escocesa
  • Siberiano (outra raça "natural" de gatos tigrados)
  • Singapura (marcado)
  • Somali (cabelo comprido assinalado)
  • Angorá Turco (14 padrões/cores tabby permitidos)
  • Van turca (seis padrões tabby/cores)
  • padrão tabby clássico
  •  Catherine Falls Comercial / Getty

Visão geral do gato malhado

De um modo geral, os gatos tigrados são animais de estimação maravilhosos para indivíduos e famílias com crianças e outros animais de estimação. Ao procurar raças específicas, porém, é útil saber se a raça que você gosta tem peculiaridades de personalidade conhecidas ou tendências menos agradáveis.

Prós

  • Geralmente amigável e extrovertido
  • Fácil de encontrar devido à semelhança do padrão de cores
  • Coloração de gato bonita e de aparência selvagem

Contras

  • Os requisitos de cuidados podem ser mais extensos em algumas raças de tabby
  • As preocupações com a saúde também variam entre diferentes raças
  • A personalidade pode variar entre as raças puras

Quanto tempo vivem os gatos malhados?

Cerca de 15 anos em média (o mesmo que todos os outros gatos).

Qual o tamanho dos gatos malhados?

Dependendo da raça, os gatos malhados variam em peso de 9 a 18 libras.

Quando os gatos malhados param de crescer?

Os gatos malhados estão crescidos quando completam um ano de idade.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato