Já aprendeu a forma correta de dar banho no seu shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Já aprendeu a forma correta de dar banho no seu shih tzu?

As pessoas que teme um shih tzu filhote ou adulto em casa, provavelmente estão familiarizadas com o banho de cães, mas dar banho nesses cães fofos não é tão simples quanto tomar banho em si mesmos. Em casos graves, isso destruirá o equilíbrio água-óleo da pele do shih tzu e causará várias doenças de pele. Então, qual é a maneira correta de dar banho em seu shih tzu?

Antes mesmo de falarmos em dar banho no seu Shih Tzu, há algo muito importante que você deve fazer: Antes de tudo, o pelo dele precisa ser escovado! Na verdade, a escovação diária é obrigatória!

O Shih Tzu tem pelos longos e sedosos, se você permitir que ele cresça. Acho que isso faz parte do que a torna uma das raças mais bonitas. Se você tem um Shih Tzu de exposição, provavelmente pode levá-lo a um tosador profissional. Mas se você é um de nós que simplesmente ama seu Shih Tzu como animal de estimação, provavelmente manterá o cabelo curto para que possa cuidar dele sozinho.

Por serem considerados não derramadores, são a raça perfeita para mim e para outras pessoas alérgicas a cães. No entanto, sua pelagem dupla e macia precisa ser escovada todos os dias para evitar emaranhados.

Você dá banho no seu Shih Tzu?

Se você é o orgulhoso proprietário de um Shih Tzu , já sabe que raça é encantadora. Embora ela precise tomar um banho ocasional para manter o pelo macio e bonito, neste guia, compartilharei como mimo e dou banho no meu Shih Tzu.

Como cuidar de um shih tzu em casa?

Em primeiro lugar, você precisa encontrar um líquido de banho adequado para o shih tzu. Embora haja uma variedade de produtos nas prateleiras das lojas de animais, mas quando você não consegue encontrar uma maneira de começar, pergunte ao veterinário ou à esteticista profissional do seu shih tzu. Em suma, tente escolher produtos de banho suaves, que possam remover o odor do shih tzu sem danificar a camada de proteção de óleo natural da pele e da pelagem. 

Posso usar shampoo humano no shih tzu?

NÃO: Certifique-se de não usar xampu humano em seu shih tzu, pois isso ressecará a pelagem e a pele do shih tzu e até causará infecção depois que o cão coçar e morder com frequência.

Antes de tomar banho, penteie bem a pelagem do shih tzu para tirar os nós do pelo. Isso reduz a quantidade de tempo que seu cão passa submerso na água, evitando mais emaranhados, o que pode ser uma dor para você e seu shih tzu.

Evite o comportamento de pegar o shih tzu de repente para tomar banho, caso contrário, o shih tzu o evitará deliberadamente no futuro, porque tem medo de que algo desagradável como tomar banho aconteça quando se aproximar você. A melhor maneira de fazer isso é encontrar seu cachorro quando estiver pronto e segurá-lo diretamente na banheira.

Como dar banho no shih tzu em casa?

Antes de ligar o chuveiro, você pode enfiar uma bola de algodão no ouvido do seu shih tzu para evitar que a água entre no ouvido. Mas se o seu shih tzu se sente muito incomodado com isso, não o force, pois pode fazer com que ele balance a cabeça constantemente e cause transtornos ao banho.

Primeiro, molhe o shih tzu com água, você pode usar um copo ou um pequeno balde para derramar água lentamente no pêlo do cão, ou segurar o chuveiro na mão e molhar lentamente o pelo do shih tzu. Se as condições permitirem, é melhor comprar uma banheira específica para cães.

Quando a pelagem do shih tzu estiver completamente encharcada, você pode derramar um pouco de líquido de banho e massagear suavemente desde o pescoço até todo o corpo. Se você costuma dar banho em seu shih tzu, encontrará alterações em seu corpo toda vez que o tocar, como onde há um caroço, onde há um pacote inflamado, etc., e você pode consultar rapidamente um veterinário.

Tenha cuidado para evitar que água ou fluido de banho entre nas orelhas, olhos e boca do shih tzu. Você pode limpar a boca, nariz, orelhas e olhos do seu shih tzu com uma toalha úmida a qualquer momento.

Quando o líquido do banho é totalmente esfregado em todo o corpo do shih tzu, a pelagem pode ser bem enxaguada. A maioria dos cães tem uma pelagem mais grossa do que o cabelo humano, então levará mais tempo para o enxágue funcionar. Se houver fluido de banho residual no pelo e na pele, isso pode causar coceira no shih tzu.

Após o enxágue, você também pode usar condicionador de cabelo para hidratar a pelagem e a pele do shih tzu para reduzir os nós de pelo.

Seque bem a pelagem do seu shih tzu após o banho. Toalhas absorventes vendidas em pet shops são melhores do que toalhas comuns. Você também pode usar um secador de cabelo para secar a pelagem do seu shih tzu, desde que ele esteja acostumado com o barulho do secador. Observe que a temperatura do secador de cabelo deve ser ajustada para uma posição de baixa temperatura para evitar danos à pelagem e à pele do shih tzu.

Depois que o pelo estiver seco, você pode borrifar o desodorante bioenzimático para animais de estimação, que pode não apenas desodorizar e desodorizar por um longo tempo, mas também inibir efetivamente as bactérias e tornar o cão mais saudável.

Use sempre água morna para o banho. Eu não apreciaria se alguém me jogasse em um banho frio! Apenas certifique-se de que a água esteja morna, mas não quente! Teste a água antes de colocar seu animal de estimação nela.

Como você seca seu Shih Tzu?

Eu a levo para outra sala e a coloco em um sofá enquanto continuo a secá-la. Ela vai fuçar embaixo das almofadas do sofá e se divertir muito se livrando da umidade e se sentindo bem! Eu dou a ela uma guloseima favorita e digo a ela como ela é uma boa cadela.

Algumas pessoas usam um secador em seu cachorro, mas eu pessoalmente prefiro que meu Shih Tzu seque naturalmente. Se você usar um secador de cabelo, certifique-se de que não esteja muito quente. (Eles também fazem um secador especial para cães.) Se você mora em um clima frio, eu nunca deixaria meu cachorro sair quando ele estivesse molhado.

Lave a coleira do seu cão

Certifique-se sempre de lavar a coleira do seu Shih Tzu com água morna e sabão. Algumas coleiras podem ser lavadas e secas na máquina de lavar e secar roupa. Isso remove sujeira, óleos ou bactérias do colarinho. A gente não coloca roupa suja depois do banho, não é mesmo?

Não dê banho no seu Shih Tzu com muita frequência

Seu cachorro não precisa tomar banho com a frequência que você pensa! Seu cão tem óleos naturais na pelagem e o excesso de banho pode ressecar a pele e a pelagem.

Meu Schnauzer branco, Baby, precisa de banho com mais frequência do que meu Shih Tzu. O bebê gosta de rolar na grama suja e na areia do quintal. Meu Shih Tzu não faz isso. Ela não é uma "moleca". Ela prefere se manter limpa. Entre os banhos, para manter seu animal de estimação limpo e fresco, você pode usar xampus sem água, toalhetes de banho rápidos ou sprays refrescantes que podem ser usados ​​durante escovação regular.

Dar banho no seu Shih Tzu deve ser uma tarefa prazerosa, da qual ambos devem gostar. É um momento especial que serve para unir vocês dois. É apenas outra maneira de mostrar ao seu animal de estimação o quanto você o ama!

Dois lembretes finais:

Uma delas é que o shih tzu gosta de se esfregar depois do banho.Se você não quer que o sofá de casa ou todo o seu corpo se molhe, é melhor mantê-lo dentro de uma faixa fixa até que sua pelagem esteja completamente seca.

Em segundo lugar, não se esqueça que se o shih tzu terminar o banho com sucesso, você pode recompensá-lo para brincar um pouco com brinquedos ou dar alguns petiscos, para que ele seja mais cooperativo no próximo banho!

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato