Lhasa Apsos e Shih Tzus são duas raças pequenas antigas da Ásia com uma linhagem compartilhada - mas quais são as diferenças entre eles? Neste post informativo, comparamos a história, traços de personalidade, nível de atividade e saúde dessas duas raças comumente confundidas.
O Lhasa Apso é uma raça de cachorro de longa data que se assemelha ao Shih Tzu na aparência. Nativo do Tibete, o Lhasa Apso é considerado um cão sagrado. Desta vez, apresentaremos conhecimentos básicos como o caráter e a história do Lhasa Apso, além de como treinar e cuidar do Lhasa Apso.
A cidade natal do Cão Lhasa é a região do planalto tibetano. Sua aparência geral é um pouco semelhante à de um leão, por isso também é chamada de Cão Leão Lhasa e Cão Leão Tibetano. A cidade natal do Cão Shih Tzu também está em A região do Tibete. Cães de guarda, também conhecidos como cães de pelo de leão e cães de leão chineses, têm uma longa história de dois tipos de cães. Os dois cães aparentemente semelhantes, na verdade, têm grandes diferenças.
O Shih Tzu e o Lhasa Apso podem ser considerados uma bela paisagem no mundo dos animais de estimação. Os cães aristocráticos no mundo dos animais de estimação estão cheios de espírito de fada. Por que você diz isso? Mas qualquer um que tenha conhecido esses dois tipos de cães ficará profundamente atraído por seus pelos longos e esvoaçantes. Tanto o Lhasa Apso quanto o Shih Tzu têm pelos muito longos e ambos são do Tibete, na China. É difícil distinguir Lhasa Apso e Shih Tzu de aparência, mesmo que sejam colocados juntos, então quais são as diferenças óbvias entre Lhasa Aisa e Shih Tzu? Para indivíduos individuais, como devemos distinguir entre Lhasa Apso e Shih Tzu? Hoje, vamos acompanhar o editor para entender a relação entre eles.
História da raça

A história do Lhasa Apso e do Shih Tzu é muito antiga. Volte mais de mil anos para o Tibete, onde os Lhasa Apsos eram guardiões dos santuários internos dos mosteiros budistas. Seu serviço como cães de alarme para os monges, além da aparência de leão do Lhasa Apso, explica o significado por trás de seu nome de “cão sentinela de leão latido”.
Shih Tzus eram originalmente um cruzamento entre Lhasa Apso e Pekingese e foram trazidos do Tibete para a China como um presente para os imperadores chineses. O nome Shih Tzu traduzido aproximadamente significa “pequeno cão leão”. Nos palácios dos imperadores chineses, esses pequenos cães leões foram cruzados com raças chinesas de focinho curto, como o pug chinês ou o pequinês. Como companheiros da realeza, eles foram criados com características fantasiosas e bobas da corte para ganhar outro nome, “cachorro crisântemo”, devido a suas pelagens de várias cores e seus cabelos que crescem como pétalas de flores em torno de seus rostos.
Personalidade
Devido à sua ascendência como protetores, ambas as raças são ladradoras, bem como cães de companhia que preferem o interior. Ambos podem ser efetivamente treinados como cães de terapia.
Lhasa Apsos foram criados como sentinelas para mosteiros, então eles são mais como um cão de guarda interno. Eles são cautelosos com estranhos e têm um latido pronto para alertá-lo sobre um intruso, que pode incluir seu amigo que se aproxima sem uma apresentação adequada.
Lhasa Apsos são carinhosos com sua família e ficam felizes em receber o mínimo ou o máximo de atenção que você pode dar. Eles nascem com uma veia independente. De acordo com o American Kennel Club, eles são "crianças obstinadas" altamente inteligentes. Eles são melhores cães para uma família com crianças mais velhas ou adultos, pois têm reações ruins a pelos, orelhas e puxões de rabo. A socialização precoce com outros cães também é recomendada.
Shih Tzus são cães de colo cujo objetivo na vida é agradar seu povo. Como ex-animais de estimação da realeza, eles adoram ser mimados, mas ficam satisfeitos com qualquer atenção que você possa dar. Eles são extrovertidos, brincalhões e afetuosos - bons com crianças e cães. Para lembrá-lo do quanto eles adoram estar perto de você, eles são conhecidos por fugir maliciosamente com os sapatos de seus familiares favoritos.
A diferença entre Lhasa Apso e Shih Tzu
Em primeiro lugar, podemos distinguir um ou dois pela aparência simples. Pelo comprimento e peso médios, o Shih Tzu é ligeiramente maior e mais pesado que o Lhasa Apso. É mais natural distinguir entre macho e fêmea, porque a maioria das cadelas são menores que os machos. Além disso, o Shih Tzu parece muito confortável e bonito, e aquele que se sente mais dócil é o Shih Tzu.
Ao contrário, aquele que parece mais feroz e tem olhos penetrantes como um leão é o Cão Tibetano. Embora ambos sejam do Tibete, eles dão às pessoas A primeira impressão é bem diferente.
Então, podemos ser mais firmes em nosso julgamento observando cuidadosamente suas personalidades. Os cães Lhasa são relativamente pequenos em tamanho, mas são muito fortes, com grande perseverança e resistência. A chave é que os cães Lhasa têm uma voz natural e um rugido de quebrar a terra, e sua capacidade de reconhecer vozes de estranhos é incrível, e eles também têm super obediência aos seus mestres, vamos olhar novamente para os cães Shih Tzu.
Como o nome sugere, suas personalidades são um tanto alegres e animadas. Estranhos não são tão vigilantes, são muito amigáveis e descontraídos, cheios de curiosidade sobre tudo e querem descobrir. Resumindo, a diferença entre o Lhasa Apso e o Shih Tzu é que eles se movem e ficam parados.
Aparência
Como os Lhasa Apsos são uma raça progenitora dos Shih Tzus, não é de admirar que sejam tão comumente confundidos uns com os outros.
Tamanho
Ambos são cães de pequeno porte. No entanto, o Lhasa Apso é um pouco maior com 10-11 polegadas de altura e 12-18 libras de peso em comparação com a altura do Shih Tzu de 9-10,5 polegadas e peso de 9-16 libras.
Pelo
Ambos têm casacos longos. Os casacos Lhasa Apso são compridos e pendurados, tradicionalmente separados no meio. Eles têm caudas emplumadas e pelos faciais extravagantes, com bigodes e barbas cultivadas que compõem sua aparência de leão.
Além dos pelos faciais de crisântemo, os Shih Tzus têm pelagem dupla longa e esvoaçante e suas caudas enroladas sobre as costas.
Cor
As cores do pelo de um Lhasa Apso são tipicamente dourado e branco, preto, preto e castanho, vermelho, creme e branco. A pelagem de um Shih Tzu pode vir em ainda mais cores: ouro e branco, vermelho e branco, máscara preta dourada, vermelho sólido, preto e branco, preto sólido, fígado sólido, fígado e branco, azul e branco, tigrado e branco e prata e branco.
Atividade
Ambos são excelentes cães de apartamento, pois requerem apenas exercícios moderados. Uma vez por dia, caminhadas ou brincadeiras diárias os manterão em boa forma. Se acontecer de você perder um dia de exercício, eles usarão de bom grado o comprimento do seu apartamento como um campo de atletismo e sua mobília como obstáculos improvisados para se exercitar.
Treinamento
Lhasa Apsos são os Ravenclaws do mundo canino: cães altamente inteligentes que respondem bem à consistência e liderança. Por outro lado, Shih Tzus são os Hufflepuffs: pessoas que agradam e respondem bem a elogios e reforços positivos. Mime-os quando forem bons e ignore-os quando se comportarem mal.
Punição ou disciplina severa sairão pela culatra com esses dois. Se um Lhasa Apso se sentir intimidado, você terá um cachorro impetuosamente teimoso em suas mãos. Se um Shih Tzu se sentir intimidado, é provável que ele se enrole e fique de mau humor. Por mais fofo que seu cachorro seja ao roubar seus sapatos ou pular para pegar um lanche da mesa, lembre-se de ignorar suas travessuras e recompensá-los quando eles forem bons.
Saúde e cuidados
Expectativa de vida
- Lhasa Apso: 12-15 anos
- Shih Tzu: 10-18 anos
Saúde
As coisas a serem observadas em ambas as raças são problemas oculares (atrofia progressiva da retina) e displasia do quadril.
O problema de saúde mais sério que um Lhasa Apso pode ter é a disfunção renal hereditária. Enquanto outros problemas incluem olho seco, joelhos escorregadios e olho de cereja.
Shih Tzus são conhecidos por ter luxação patelar, catarata, descolamento de retina, secura da córnea e inflamação ocular.
Asseio
Lhasa Apsos e Shih Tzus são raramente expelidos, no entanto, sua caspa pode causar alergias. Apenas algo para manter em mente se você foi informado de que esses cães preciosos são hipoalergênicos . A pelagem longa desses cães de companhia exige cuidados regulares, tanto para a saúde quanto para o estilo.
Dê banho em seu Lhasa Apso pelo menos a cada duas semanas e escove uma ou mais vezes entre os banhos. Mantenha as unhas do seu cão aparadas e as orelhas limpas semanalmente.
Seu Shih Tzu se beneficiará da higiene diária, incluindo escovar e lavar suavemente os cantos dos olhos com um pano úmido. Banhos a cada três a quatro semanas manterão a pelagem do seu Shih Tzu em boa forma. Lembre-se de manter o corte regular das unhas e a limpeza dos ouvidos. Penteie o cabelo deste cão para trás em um coque ou mantenha-o curto para proteger os olhos da irritação.
Se você é atraído pelo Lhasa Apso ou pelo Shih Tzu, essas raças antigas são perfeitas companheiras de apartamento ou animais de estimação do palácio. Lhasa Apsos atuará como protetores do reino (ou seja, sua casa), enquanto Shih Tzus irá tratá-lo como a realeza com amor e carinho constantes.
Referencia: