O que devo fazer se meu cachorro comer um osso de galinha? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que devo fazer se meu cachorro comer um osso de galinha?

Se o seu cão acabou de comer ossos de galinha, existem alguns passos importantes que você precisa tomar imediatamente. A veterinária Joanna avalia o que fazer e quais devem ser seus próximos passos imediatamente após o consumo.

Seu cachorro acabou de comer ossos de galinha e você não sabe o que fazer ? Quase todos os cães, em algum momento ou outro, comeram algo que não deveriam , e ossos de galinha costumam ser uma dessas coisas. Isso realmente acontece com frequência e não é surpreendente. Frango é um alimento que parece universalmente adorado por nossos amigos caninos. Apesar disso, os ossos de galinha podem ser extremamente perigosos para os cães.

O frango cozido pode fazer parte de um plano nutricional rico em nutrientes para o seu filhote. Funciona bem com vegetais como abobrinha , batata-doce cozida ou até pimentão . Às vezes, os ossos de frango cozidos entram acidentalmente na refeição do seu cão e podem ser muito perigosos se isso acontecer.

Alguns donos de cães tentam se autotratar, e isso é um erro . Se o seu cachorro ingerir ossos de galinha, você precisa chamar o veterinário. Existem várias etapas que recomendamos que você siga, que discutiremos em detalhes abaixo. Então, vamos dar uma olhada no que você deve fazer se seu cachorro comer ossos de galinha.

Ajuda! Meu cachorro está engasgado com um osso!

Se o seu cachorro estiver engasgando com alguma coisa, leve-o ao veterinário imediatamente.

Se o seu cachorro está engasgando, engasgando, esfregando o rosto, babando, tossindo ou cuspindo depois de comer ossos de galinha, você precisa ligar para o veterinário aberto mais próximo para avisar que você está vindo e ir até lá o mais rápido possível.

Ossos, especialmente ossos de frango ou costelas de porco , podem ficar presos na boca. Eles também podem ficar presos na parte de trás da garganta ou mais abaixo. Isso pode causar dor, problemas respiratórios e até a morte. Enquanto seu cão puder respirar, não é uma boa ideia tentar retirar o osso em casa – mesmo que pareça próximo, você pode se machucar e correr o risco de empurrá-lo ainda mais para dentro.

Os cães correm risco se comerem um osso inteiro, bem como comer a ponta ou a parte superior de um osso de galinha. Um cachorro comendo a ponta de um osso de galinha não é seguro. Eles ainda podem se estilhaçar em pedaços menores, causar ferimentos internos e apresentar risco de asfixia.

As pessoas também costumam perguntar sobre ossos de restaurantes de fast food como o KFC. Se o seu cachorro comeu um osso de frango, isso definitivamente não é seguro. Seu cão corre sério risco de lesão e pode ser fatal. Não permita que seu cão coma ossos de frango  e sempre mantenha o lixo bem guardado. Ligue para o seu veterinário imediatamente se suspeitar que seu cachorro comeu um osso de frango KFC ou qualquer outro tipo de osso de frango de fast-food.Pedidos de conselhos sobre o que fazer quando um cachorro comeu ossos de galinha acontecem com bastante frequência na prática. 

Eles variam de cães aspirando restos de ossos de asa de frango em churrascos, vasculhando em caminhadas e se servindo de toda a carcaça em um jantar em família - uau! Depois de superar o fato de que todo o seu trabalho duro na preparação da refeição está perdido: você deve se preocupar e o que fazer agora?

Cada caso é diferente e este artigo não foi elaborado para substituir o conselho do seu veterinário em relação à sua situação individual, mas deve ajudar a orientá-lo e responder a algumas de suas perguntas.

Devemos nos preocupar?

O nível de preocupação depende, até certo ponto, do tamanho do seu cão, do número de ossos comidos e se o seu cão tem algum problema de saúde atual ou anterior.

Os cães são carnívoros - eles são projetados para digerir carne e ossos e, em teoria, deveriam ser capazes de lidar com isso, mas nem sempre. Na maioria das vezes, os ossos que nossos cães pegam são cozidos primeiro. Os ossos cozidos são um pouco mais preocupantes do que os crus, pois se tornam mais quebradiços e, se mastigados, são mais propensos a quebrar em pontas afiadas. 

O principal perigo dos ossos de frango (crus ou cozidos) é que eles podem causar bloqueio no trato gastrointestinal (intestino) ou até mesmo perfuração (rasgo/rasgo).

Qualquer um deles pode ocorrer em qualquer lugar, desde o esôfago (o tubo da boca ao estômago) até o reto (o tubo para a parte externa do corpo) e pode ser fatal.

O que vai acontecer com o cachorro?

O resultado mais provável é que seu cão irá digerir os ossos , mas pode desenvolver um desconforto gastrointestinal (barriga), como vômito ou diarréia, devido à mudança em sua dieta. Alguns cães têm “estômago de aço” (não é um termo veterinário estrito!)

Se o seu cão estiver tomando algum medicamento (principalmente gastroprotetores, que reduzem a acidez do estômago) ou se tiver qualquer outro problema de saúde, isso pode afetar a digestão e eu o aconselho a entrar em contato com seu veterinário para discutir.

O que podemos fazer para reduzir o risco?

A melhor maneira de reduzir/evitar o risco é garantir que seus animais de estimação não tenham acesso a nenhum osso em primeiro lugar. Isso significa tomar cuidado para não permitir que membros da família ou visitantes deixem ossos em pratos na altura do animal de estimação e garantir que suas lixeiras estejam seguras com travas de segurança para animais de estimação para reduzir a chance de invasão de lixeiras. Em lares com crianças pequenas, é importante estabelecer regras sobre como alimentar os cães com guloseimas - lembre-se de que somos ensinados em livros/desenhos que os cães comem ossos!

Se você tem um cão que é particularmente habilidoso em encontrar coisas que não deveriam, mantenha-o longe das áreas de preparação de alimentos / em qualquer lugar em que possam se meter em problemas.

Alguns cães são necrófagos em caminhadas e devem ser mantidos em coleiras ou, em alguns casos, amordaçados. Em cães que precisam ser focinheiras em caminhadas, as focinheiras de cesta são preferíveis, pois permitem que os cães ofeguem e bebam durante as caminhadas, e o treinamento de focinheira sempre deve ser feito adequadamente.

Se, a qualquer momento, você tiver medo de que seu cão tenha comido algo que não deveria ou não esteja agindo normalmente, entre em contato com seu veterinário para obter orientação imediata. Quanto mais cedo os problemas forem detectados e tratados, maior a chance de um resultado positivo para você e seu animal de estimação.

Etapas a serem tomadas imediatamente

Se o seu cachorro acabou de comer alguns ossos de frango cozidos, há algumas etapas que você precisa seguir imediatamente.

Quando o temido acontece, é importante manter a calma para poder fazer o que precisa ser feito. Não discipline seu cão imediatamente. Você precisa manter a calma e não assustar seu filhote. Abaixo, fornecemos instruções passo a passo sobre como você deve lidar com essa situação complicada.

Etapa 1: impedir acesso adicional

A primeira coisa que você precisa fazer é garantir que seu cão não coma mais ossos. E também é uma boa ideia garantir que nenhum outro animal da casa se depare com os ossos e fique na mesma situação. Feche seu cachorro rapidamente. Depois, limpe rapidamente quaisquer ossos derramados para garantir que não haja mais perigos.

Passo 2: Ligue para o seu veterinário

É importante lembrar que chamar um veterinário não custa nada . Eles podem lhe dar conselhos valiosos sobre o que fazer e o que não fazer. Eles também estão em posição de ajudá-lo a avaliar os riscos de deixar os ossos in situ e podem aconselhá-lo sobre a situação específica de seu cão com base em seu tamanho, raça e outros fatores.

Existe um grande risco de os ossos ficarem presos. A menos que seu cão esteja em perigo, a maioria dos veterinários não recomenda que você o faça vomitar. Seu veterinário pode pedir que você alimente seu cão com algo para "amortecer" os ossos e aumentar a probabilidade de que eles cheguem o mais longe possível, minimizando possíveis danos.

Pode ser pão, abóbora ou até aspargos . Confie no seu veterinário para aconselhá-lo sobre o melhor curso de ação! A maioria dos veterinários não pedirá que você os apresse. Eles devem lhe dar conselhos personalizados para dar ao seu cão a melhor chance de eliminar os ossos da galinha com segurança.

Etapa 3: não autotrate seu cão

Muitas pessoas entram em pânico neste momento. Alguns donos de cães tentam tratar seus cães por conta própria. Eles podem estar preocupados com os custos de uma viagem ao veterinário ou não querer admitir ao veterinário o que aconteceu. De qualquer forma, eles pesquisam rapidamente cursos de ação prováveis ​​e tentam lidar por conta própria. Isso, no entanto, pode ser perigoso.

É fácil encontrar instruções on-line que afirmam ajudar a fazer seu animal de estimação vomitar com segurança em casa. Isso não é recomendado e essas instruções são gerais e não específicas para a situação de cada cão. Ossos de galinha podem ficar presos ao voltar, o que é um grande problema. Eles podem se alojar em algum lugar e causar mais danos. 

Eles também serão difíceis de remover no caminho de volta. Alguns medicamentos frequentemente sugeridos não são seguros se o seu cão tiver comido ossos de galinha. Seguir as instruções de alguém que não seja um veterinário pode ser perigoso. Isso é verdade mesmo que a pessoa que está dando o conselho diga que seu veterinário recomendou o curso de ação.

Etapa 4: observe os sinais

Independentemente de você alimentar uma almofada ou apenas deixar seu cão em paz, é importante ficar de olho nas próximas 24 a 48 horas. Você precisará estar atento a sinais como dor abdominal, letargia e fezes pretas. Você também deve estar atento a qualquer comportamento que considere fora do comum.

Abaixo estão algumas perguntas frequentes. Quando se trata de cães que ingerem ossos de galinha, sempre recomendamos chamar seu veterinário.

Agora que você sabe o que fazer se seu filhote acabou de ingerir ossos de galinha, você pode ter algumas perguntas adicionais. Abaixo estão algumas perguntas comuns que muitos donos de cães têm depois que seus filhotes comem ossos de galinha. Se você acha que perdemos alguma coisa, deixe-nos uma linha nos comentários!

Ossos de galinha são perigosos?

Infelizmente, os ossos de galinha não são diferentes de outros tipos de ossos cozidos e podem ser perigosos para os cães . Eles são muito quebradiços, especialmente quando cozidos , e podem se estilhaçar facilmente nas poderosas mandíbulas do seu cão. 

Em vez de um lanche saboroso, os ossos podem se transformar em um bocado de pontas afiadas que podem danificar as gengivas, ferir a garganta, perfurar a garganta ou chegar até o estômago para causar estragos ali.

Ossos de galinha também podem "descer pelo caminho errado", causando engasgos e tosse . Os estômagos dos cães podem digerir parcialmente os ossos, mas demora um pouco - durante o qual pedaços afiados de ossos podem causar problemas. A porção não digerida também pode ficar presa nas entranhas, causando um bloqueio.

Ossos de galinha podem matar cachorros?

Ossos de galinha são conhecidos por matar cães . É raro, mas acontece. Os piores casos são quando os ossos perfuram o esôfago (garganta). O esôfago vai da boca ao estômago, passando pela cavidade torácica e ao lado do pulmão e do coração.

Como todas as partes do trato gastrointestinal, é considerado 'sujo' - bactérias e outros microorganismos são abundantes. Na verdade, é 'mais sujo' do que o estômago - sem o benefício do ácido estomacal, qualquer coisa que passa pela boca passa pelo esófago , carregando bactérias.

Assim, quando as camadas protetoras do esófago são perfuradas ('perfuradas'), as bactérias podem passar do esófago para a cavidade torácica. Mesmo supondo que o fragmento de osso não cause nenhum dano aos pulmões ou ao coração, a infecção e a inflamação resultantes da perfuração do esôfago podem ser dramáticas e até fatais.

Os cães podem comer ossos de galinha crus?

Embora os cães que comem ossos crus sejam menos perigosos, ainda pode haver complicações de saúde.

Os ossos de frango crus são menos perigosos para os cães do que os ossos de frango cozidos, pois não se estilhaçam com tanta facilidade . No entanto, isso não significa que eles não possam causar problemas e, se o seu cão pegar um, você ainda deve seguir estas instruções. Isso é verdade mesmo que seu cão coma ossos de galinha como parte de sua dieta normal, embora, se forem moídos o suficiente, o risco seja muito baixo. Muitas pessoas alimentam seus cães crus, e não é incomum que os cães peguem e comam um pássaro ocasional em seu quintal.

Meu cachorro ficará bem se ele comer um osso de galinha antes?

Infelizmente, só porque um cachorro conseguiu comer ossos antes, não significa que ele ficará bem uma segunda vez. Na grande maioria das vezes, um cachorro aguenta comer um osso. Há também uma chance de que não - por isso é melhor evitar sempre que possível.

Comer Ossos De Frango Não É Natural?

É verdade que os cães são, em geral, bem projetados para comer presas e seus ossos. Os cães comem ossos há centenas de anos. Então, qual é a diferença agora? Bem, por um lado, a medicina veterinária moderna nos permitiu descobrir mais sobre por que os cães morrem.

Podemos até usar câmeras para ver o dano causado ao trato digestivo quando os ossos são comidos - só porque é natural não significa que seja seguro . Também se pensa que os cães têm mais probabilidade de ter problemas com ossos quando os engolem rapidamente, em vez de mastigar demoradamente, talvez porque estejam tentando 'escapar impunemente' ou 'esconder a evidência', ou mesmo apenas porque seu dono está puxando a guia, pedindo-lhes que se mexam.

Descobriu-se até que os labradores têm um "gene ganancioso" que provavelmente não está presente nos primeiros cães. De qualquer forma, engolir os ossos é mais provável de resultar em problemas do que mastigá-los com cuidado!

Quanto tempo até um cachorro passar por ossos de galinha?

Se o seu cachorro parece estar bem depois de sua escapadela de osso de galinha, você pode estar se perguntando quando poderá relaxar novamente. Quanto tempo leva para passar um osso de galinha? Isso varia, dependendo da idade, raça, tamanho e dieta habitual do cão. Normalmente, o osso de galinha passa dentro de 24 horas , mas alguns cães podem demorar mais de dois dias para eliminar os ossos de galinha.

As pessoas também perguntam sobre cães que comeram ossos de galinha com diarreia, fazendo cocô com sangue ou incapazes de fazer cocô. Todos esses são sinais de um problema sério e você deve levar seu cão ao veterinário mais próximo . Isso também vale para um cachorro que comeu um osso de galinha e está vomitando sangue ou não consegue parar de vomitar .

Que outros alimentos não são adequados para cães?

Há outras coisas que seu cão não deve comer e algumas coisas que não são tão importantes. As chances são de que, se o seu filhote ingeriu alguns ossos de galinha, é provável que ele entre em outras coisas também. Abaixo estão alguns artigos recomendados que dizemos que valem a pena dar uma olhada se o seu filhote tiver o mau hábito de se meter em coisas que não deveria.

Chocolate: O chocolate é tóxico para cães em todas as quantidades.

Nozes: certas nozes podem ser tóxicas para cães .

Picles: embora os picles não causem doenças , eles contêm grandes quantidades de sal e devem ser evitados.

Cocô: Cães que comem cocô geralmente não ficam doentes, mas o comportamento deve ser tratado.

Grama: comer grama canina pode ser um sinal de deficiência nutricional e deve ser tratado.

Conclusão:

Espero que agora você tenha uma melhor compreensão de como reagir se o seu cão comer ossos de galinha . O importante a lembrar é manter a calma e não fazer nada que cause estresse ao seu cão. Chame seu veterinário imediatamente e faça exatamente como eles instruem. 

Com alguma sorte e seguindo as instruções do seu veterinário, você pode acabar sem muito impacto em seu filhote. Se o seu cão precisar de cirurgia, é importante que o seu veterinário faça o diagnóstico imediatamente.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato