Por que as patas do meu cachorro cheiram? Como um pai de estimação, você deve ter notado recentemente que as patas do seu cachorro cheiram a Fritos (um tipo de salgadinho de milho popular). O cheiro pode ser sutil ou óbvio, mas independentemente disso, você provavelmente está se perguntando por que eles cheiram assim e o que o causa.
Você também pode estar se perguntando como se livrar desse cheiro. Embora seja sempre aconselhável levar seu cão a um veterinário para um diagnóstico adequado, patas de cachorro que cheiram a salgadinhos de milho geralmente têm algumas causas comuns. Fatores que contribuem para patas fedorentas incluem:
- Dieta: o que eles estão comendo
- Comportamentos: Onde eles andam ou brincam e em que ambiente
- Higiene: Se eles são banhados regularmente e secos adequadamente ou não
- Tipo de raça: Cães com patas palmadas como os shih tzu podem experimentar mais levedura ou proliferação de bactérias
- Estado de saúde: shih tzu com problemas médicos subjacentes podem sentir mais odor
- Idade: shih tzu mais velhos podem apresentar crescimento excessivo de fungos devido à falta de higiene ou declínio da saúde
- Alergias: Alergias alimentares e ambientais podem contribuir para a proliferação de leveduras
Algum odor de pata do shih tzu é normal, mas o odor excessivo não é.
Como as patas do shih tzu suam?

As almofadas das patas dos shih tzu possuem glândulas sudoríparas que produzem uma secreção inodora. Essa ação de “suar” ajuda os cães a se refrescar e permite que eles se agarrem às superfícies.
O que causa o cheiro de chip de milho?
Patas fedorentas são frequentemente causadas por uma combinação de bactérias e leveduras. Leveduras e bactérias são uma ocorrência natural em nossos animais de estimação, especialmente em áreas ricas em umidade, como patas, orelhas e regiões do focinho ou nas dobras da pele.
Quando a umidade se acumula no corpo do seu shih tzu (devido ao calor retido), ela pode alimentar a proliferação ou o crescimento de bactérias e colônias de levedura. Na verdade, os cães têm glândulas nas patas que secretam proteínas e gorduras, que podem se decompor ainda mais na presença de bactérias e leveduras para produzir um odor sutil ou forte - muito parecido com o cheiro de batatas fritas (devido a um crescimento excessivo).
As patas fedorentas são um sinal de infecção?
As patas dos shih tzu abrigam diferentes tipos de bactérias, como Staphylococcus, Streptococcus, Pseudomonas , entre outras. Essas bactérias são tecnicamente normais e encontradas regularmente na pele do cão, mas se o equilíbrio for interrompido, as coisas podem evoluir rapidamente para um problema de saúde e infecção.
As bactérias adoram crescer no suor porque o ambiente úmido as alimenta com gordura e proteínas, o que pode aumentar ainda mais a umidade e o calor em uma espécie de efeito de bola de neve.
Como mencionado, um pouco de levedura e bactéria é uma ocorrência natural nas patas dos cães, mas um forte odor recorrente ou mesmo desconforto perceptível e higiene (uma mudança no comportamento do seu shih tzu) podem indicar que a levedura ou bactéria se proliferou em excesso. Esta situação pode piorar rapidamente e levar a infecções fúngicas e infecções secundárias com sintomas identificáveis , como:
- vermelhidão
- cordialidade
- escorrendo
- colocar
- letargia
- febre
- perda de apetite
- desconforto
- outros problemas sistêmicos
Infecções fúngicas
Além de bactérias, infecções fúngicas podem ocorrer a partir de diferentes tipos de leveduras. Infecções fúngicas geralmente causam coceira, vermelhidão, inchaço e mau cheiro. As infecções fúngicas podem ser muito desconfortáveis para o seu animal de estimação e requerem tratamento e diagnóstico diligentes. Seu shih tzu pode ser prescrito um tratamento tópico ou medicação oral pelo seu veterinário.
Alergias de pele
Da mesma forma, as alergias de pele podem causar sintomas muito semelhantes às infecções fúngicas. Você pode notar que seu cão está com coceira, vermelhidão, inchaço e inflamação.
É importante observar que, se o seu shih tzu não estiver fazendo um preventivo regular contra pulgas, a alergia a pulgas também pode criar sintomas semelhantes e causar pontos quentes, feridas e mastigação excessiva. Seu veterinário pode prescrever tratamentos tópicos (aqueles que você aplica) e anti-histamínicos para tratar alergias de pele, bem como prevenção regular contra pulgas. As alergias também podem ser desencadeadas pelo ambiente e pela dieta.
Problemas hormonais
Desequilíbrios hormonais também podem desencadear patas fedorentas. Quando os hormônios ficam desequilibrados, o odor corporal pode ser um efeito colateral comum. Isso ocorre porque a composição do suor do cão e das bactérias que residem naturalmente em sua pele muda.
Você também pode notar mudanças no comportamento ou nos níveis de atividade e perda de pelo em certas áreas. Desequilíbrios hormonais requerem diagnóstico e tratamento veterinário, pois algumas condições podem ser graves.
Referencia: