Quais são os benefícios para a saúde de castrar um shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quais são os benefícios para a saúde de castrar um shih tzu?

Se há algum motivo de saúde para castrar um cão shih tzu é algo que tem sido muito discutido ultimamente. Com vários efeitos negativos encontrados, todo o procedimento de castração tem sido debatido nos últimos anos e pesquisado cada vez mais.

Além disso, as tendências dos países europeus onde os donos de cães não alteram seus animais de estimação levaram os donos de cães em outros lugares a questionar o procedimento. Alguns agora optam pela castração química .

Mais e mais donos de shih tzu estão, portanto, procurando fatos, em vez de seguir cegamente o conselho comum de castrar cães. Isto é uma coisa boa! Todos nós queremos tomar decisões informadas quando se trata da saúde e bem-estar mental de nossos animais de estimação.

Neste artigo, a veterinária Dra. Ivana Crnec, veterinária graduada pela Universidade Sv. A Faculdade de Medicina Veterinária de Kliment Ohridski em Bitola, República da Macedônia, aborda os seguintes tópicos:

O que é a castração em shih tzu?

Castração ou castração é o termo médico usado para descrever a cirurgia na qual os testículos de um shih tzu são removidos. O objetivo é tornar o shih tzu infértil ou simplesmente incapaz de se reproduzir.

A castração é uma opção para todos os donos de shih tzu machos. Se você tem um shih tzu macho, sugerimos discutir a ideia com seu veterinário. Isso ocorre porque a castração tem prós e contras. No entanto, na maioria dos casos, os prós superam os contras.

4 razões de saúde para castrar um shih tzu

A castração pode ser usada como parte do plano de tratamento para várias condições. Aqui está uma análise detalhada das razões para castrar o shih tzu.

1. Tumores testiculares

Os tumores testiculares são o segundo tipo de câncer mais comum em cães intactos. Os shih tzu podem ter tumores testiculares em um ou ambos os testículos.

Os três tipos comuns de tumores testiculares em shih tzu são tumores intersticiais ou de células de Leydig (desenvolvem-se a partir de células de Leydig), tumores de células de Sertoil (desenvolvem-se a partir de células de Sertoil) e seminomas (desenvolvem-se a partir de células germinativas). Existem outros tipos também, mas são raros.

O tratamento de escolha para tumores testiculares em shih tzu é a esterilização ou castração.

Se o tumor já tiver metástase no momento do diagnóstico, o tratamento também incluirá radiação e/ou quimioterapia. Felizmente, na maioria dos casos, a remoção cirúrgica dos testículos é curativa.

2. Problemas de próstata

A castração também pode ser usada como parte do tratamento para shih tzu com problemas de próstata.

Os dois problemas de próstata que se beneficiam da castração são a hiperplasia prostática benigna (HPB) ou, simplesmente, próstata aumentada e prostatite ou próstata inflamada.

Quando se trata de aumento da próstata, a castração é preventiva e curativa (reverte o aumento e ajuda a próstata a recuperar seu tamanho normal).

Quanto aos shih tzu com prostatite crônica ou recorrente, a castração prevenirá futuros episódios. Ou seja, a castração imediata não ajudará a tratar a infecção atual da próstata, mas reduzirá o risco de tais infecções ocorrerem novamente.

3. Adenoma Perianal

A castração é recomendada para shih tzu com adenomas perianais. Adenomas perianais são tumores benignos que se desenvolvem ao redor do ânus (o termo perianal significa ao redor do ânus) e se originam das células das glândulas sebáceas.

Os adenomas perianais são tumores dependentes de testosterona, indolores e de crescimento lento, e a castração evitará sua recorrência.

Os adenomas podem ser removidos através de cirurgia clássica, criocirurgia ou destruídos com radiação. No entanto, a menos que o cão seja castrado, é provável que volte a crescer.

4. Alopecia X

Finalmente, a castração pode ser curativa em cães com alopecia X. A alopecia X é uma condição não inflamatória da pele que se manifesta com perda de pelo.

Também é conhecido como pseudo-Cushing, coat funk e síndrome lanosa. Ocorre quando os ciclos normais do cabelo param repentinamente. A condição é prevalente em raças de cães como Pomeranians, Samoyeds, Huskies, Malamutes, Schipperke, Keeshond e Chow Chows.

Para alguns cães. raspar a pelagem é útil e pode estimular o crescimento de novos pelos. No entanto, para outros, o veterinário pode prescrever melatonina na forma de suplementos.

Se a interrupção do ciclo capilar estiver relacionada ao hormônio sexual, a castração ajudará a tratar a condição e promoverá o crescimento de novos cabelos.

Marcação de urina em um comportamento induzido por hormônios em cães machos intactos.

3 outros benefícios da castração de shih tzu

Além de ajudar a tratar e controlar as condições de saúde explicadas acima, a castração traz benefícios adicionais, incluindo prevenção de doenças, controle de comportamentos indesejados e controle populacional. Vamos dar uma olhada em cada benefício.

1. Prevenção de Doenças

Como mencionado, a castração pode ajudar a prevenir certas doenças, como câncer testicular e hiperplasia benigna da próstata.

Considerando que a castração torna os shih tzu machos desinteressados ​​pelas fêmeas, também previne diversas doenças sexualmente transmissíveis (como Herpesvírus Canino, Brucelose e Tumor Venéreo Transmissível Canino).

2. Gerenciando Comportamentos Indesejados

Shih tuz machos são notórios por mostrar comportamentos indesejados, como perambular, fugir, marcar urina e agressão entre machos.

Todos esses problemas podem ser gerenciados por meio da castração.

Embora seja verdade que um shih tzu castrado pode continuar a exibir esses comportamentos, isso geralmente é temporário - assim que os níveis de testosterona caem, esses comportamentos induzidos por hormônios devem diminuir.

3. Controle populacional

Finalmente, um dos benefícios mais importantes da castração de shih tzu machos é o controle populacional. O número de cães vadios e cães em abrigos (que eventualmente serão sacrificados) está aumentando continuamente.

A castração ajuda a manter esses números sob controle. Mesmo que você mantenha seu shih tzu intacto em um local seguro, se houver uma fêmea no cio por perto, seu cão tentará escapar. A castração evitará que esse cenário aconteça.

2 Desvantagens da Castração de um shih tzu

Existem alguns "efeitos colaterais" da castração de cães? Sim, embora castrar cães seja benéfico, também tem suas desvantagens.

Ou seja, o procedimento está associado a um risco aumentado de certas doenças. Aqui estão os "efeitos colaterais" mais importantes da castração.

1. Aumento do risco de doença articular

Recentemente, foi demonstrado que a castração aumenta o risco de doenças articulares. Para ser mais específico, cães castrados são mais propensos a desenvolver displasia coxofemoral e rupturas dos ligamentos cruzados craniais do que cães intactos. Vamos dar uma olhada mais de perto nessas condições.

Displasia do quadril

A displasia da anca é uma condição na qual a bola e o soquete da articulação do quadril crescem em taxas diferentes, resultando em uma incongruência. Normalmente, as duas estruturas articulares se encaixam adequadamente. Quando incongruentes, causam dor e, com o tempo, resultam em comprometimento da mobilidade.

O encaixe irregular da articulação leva ao atrito das superfícies articulares, causando artrite grave. O tratamento é a correção cirúrgica seguida de fisioterapia extensa.

Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial

A ruptura do ligamento cruzado cranial (LCC) é uma lesão comum em cães. O ligamento cruzado cranial é um dos ligamentos que mantém o joelho no lugar.

Por causa da postura do cão, os CCLs rasgados são muito mais comuns em cães do que em humanos.

Um shih tzu com um ligamento cruzado rompido está com dor e não pode andar corretamente. Enquanto em cães menores, o ligamento pode cicatrizar por conta própria, em cães maiores, muitas vezes requer correção cirúrgica.

2. Aumento do risco de certos tipos de câncer

Estudos mais recentes também mostraram que, em comparação com shih tzu intactos, shih tzu castrados correm maior risco de desenvolver certos tipos de câncer. Aqui está uma breve visão geral desses tipos de câncer.

hemangiossarcoma

O hemangiossarcoma em cães é um tipo de tumor maligno que se origina nas células que revestem os vasos sanguíneos. Pode se desenvolver em qualquer parte do corpo do cão, mas os locais mais comuns de hemangiossarcoma são baço, fígado, coração e pele.

Infelizmente, esse tumor é bastante comum em cães (representa até 5% de todos os casos de câncer canino) e geralmente é agressivo (forma metástase).

Além disso, é mais comum em certas raças de cães, como Golden Retrievers, Labradores Retrievers e Pastores Alemães. As opções de tratamento para esse tipo de tumor são a cirurgia e a quimioterapia.

Mastocitomas

Os mastocitomas (MCT) em cães são um tipo específico de tumor feito de mastócitos (glóbulos brancos que desempenham um papel importante nas reações alérgicas).

Na maioria dos casos, os mastocitomas se desenvolvem na pele do cão.

No entanto, eles também podem ocorrer em outros locais, como medula óssea, baço, fígado e intestinos. MCTs são particularmente comuns em Boston Terriers, Boxers, Bull Terriers e Labrador Retrievers.

Alguns mastocitomas podem ser tratados apenas com cirurgia, enquanto para outros é necessário combinar a abordagem cirúrgica com quimioterapia e radioterapia.

osteossarcoma

O osteossarcoma em shih tzu é um tipo de tumor altamente agressivo que se origina nos ossos e é mais comum em cães de raças grandes e gigantes.

Na maioria dos casos, esse câncer se origina nas células dos ossos longos (pernas dianteiras e traseiras), mas também pode se desenvolver na pelve, quadris e mandíbulas. Curiosamente, também existe o chamado osteossarcoma extraesquelético, no qual o tumor se forma em tecidos não ósseos, como fígado, baço, rins e glândulas mamárias.

O tratamento de escolha é a cirurgia (amputação da perna). Com base na situação, quimioterapia e radioterapia também podem ser consideradas.

Linfoma

Linfoma em cães é o câncer que se desenvolve a partir do sistema linfático - gânglios linfáticos, vasos linfáticos, amígdalas e baço.

Representando 15-20% de todos os novos casos de câncer canino, o linfoma é comum.

O tumor é particularmente comum em certas raças como Bulldogs, Airedale Terriers, Boxers, Scottish Terriers, Basset Hounds, São Bernardo e Golden Retrievers.

Existem quatro tipos de linfoma: linfoma multicêntrico ou sistêmico, mediastinal, alimentar e extranodal.

O tratamento de escolha para o linfoma canino é a quimioterapia. Em alguns casos, pode ser combinado com cirurgia e radioterapia.

Este artigo é preciso e verdadeiro de acordo com o melhor conhecimento do autor. Não se destina a substituir o diagnóstico, prognóstico, tratamento, prescrição ou aconselhamento formal e individualizado de um profissional médico veterinário. Os animais que apresentam sinais e sintomas de angústia devem ser vistos por um veterinário imediatamente.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato