Quando as orelhas de cachorro fica em pé? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quando as orelhas de cachorro fica em pé?

Um cachorro com uma orelha para em pé e outra para baixo é muito fofo e certamente atrai as pessoas com sua expressão cômica, mas muitos donos de cães ficam preocupados com o passar do tempo e as orelhas não estão em pé como deveriam. O que da?

Se você possui um filhote jovem, você pode querer imortalizar esse visual tirando várias fotos, já que essa flacidez geralmente dura pouco.

Mas o que faz com que a orelha de um filhote se recuse a ficar em pé e, mais importante, o que pode ser feito a respeito? Ajuda aprender um pouco mais sobre a anatomia canina e as fases da vida de um filhote.

Se você está preocupado com o fato de as abas das orelhas do seu cachorro não ficarem em pé, provavelmente você é o orgulhoso proprietário de um cão de raça pura cujo padrão da raça enfatiza as orelhas eretas.

Se você planeja mostrar seu cachorro ou simplesmente quer um bom representante da raça, essa orelha de abano pode se tornar uma fonte de preocupação.

Conheço donos de cachorros que realmente não conseguiam dormir pensando nisso e ficavam obcecados com isso.

Se você possui um filhote de uma raça de cachorro em que as orelhas caídas são consideradas faltas graves, não entre em pânico. Conheci muitos filhotes com orelhas de abano que se transformaram em belos representantes da raça.

Não posso negar, porém, que também conheci alguns filhotes cujas orelhas permaneceram caídas, embora deva admitir que eles eram cães adoráveis.

Como saber se as orelhas de um cachorro vão ficar em pé?

Enquanto os cães de raça pura têm predisposições genéticas e aparências mais padronizadas, os filhotes de raças mistas às vezes não se parecem em nada com eles mesmos quando atingem a idade adulta!

Além disso, irmãos de ninhada podem parecer completamente diferentes e, sem saber, seria impossível adivinhar que um cão preto de orelhas caídas poderia ser irmão de um cão branco de orelhas arrebitadas.

Quando as orelhas de cachorro fica em pé?

Cães de raça pura têm algo chamado padrão de raça definido pelo American Kennel Club e outras organizações governamentais em todo o mundo. As raças mistas, no entanto, podem se parecer com uma das raças de seus pais ou completamente diferentes! 

Todos os filhotes nascem com lindas orelhas de abano que caem na frente de suas cabeças, mas à medida que crescem, sua cartilagem pode endurecer para fazer com que as orelhas se levantem diretamente de suas cabeças, dando-lhes uma aparência de lobo como um Husky ou um pastor alemão . 

Se você está se perguntando se as orelhas do seu cachorro vão ficar de pé, esta postagem no blog é para você. Veremos como as orelhas caídas se transformam em orelhas alegres e os prós e contras de cada uma. 

Quando as orelhas de um cachorro costumam ficar de pé?

Levantar as orelhas de um cachorro é um processo relativamente lento que se desenvolve com o tempo. Geralmente começa cerca de duas a três semanas após o nascimento e pode levar até sete ou oito meses para ficar completamente ereto. Isso depende significativamente do tamanho do cão e quando ele atinge sua altura adulta.

Cães menores atingem sua altura total mais rapidamente e podem ter orelhas eretas mais cedo , enquanto raças maiores tendem a demorar mais para crescer e podem ter orelhas eretas mais tarde. 

As orelhas raramente ficam de pé de uma só vez, mas, em vez disso, ficam de pé e caem periodicamente até que finalmente permaneçam na posição vertical e mantenham a forma de lobo.

O que afeta a posição das orelhas?

Você pode notar que, depois que as orelhas do seu cão ficam de pé, elas voltam para baixo e acabam caindo novamente. Isso é algo muito natural que acontece quando seu cão começa a dentição.

As orelhas em pé são feitas de cartilagem e a cartilagem é feita de cálcio. Quando um filhote está crescendo seus dentes adultos, todo o cálcio em seu corpo é desviado para os dentes, o que pode deixar as orelhas um pouco flácidas . No entanto, pode voltar a aumentar assim que o filhote terminar a dentição após alguns meses. 

Como saber se as orelhas de um cachorro vão ficar de pé?

Na maioria das vezes, o indicador mais significativo de se as orelhas do seu cão ficarão em pé depende da raça e da aparência de dois de seus pais, se forem uma mistura. 

1. Qual é a raça do cachorro?

O primeiro indicador de se a orelha do seu cão ficará ou não em pé é a raça do seu cão. Raças com orelhas super flexíveis incluem Cocker Spaniel , Beagle e alguns Hounds, enquanto raças com orelhas eretas incluem pastores alemães, Akitas, Huskies, Chihuahuas e Yorkshire Terriers. 

Você pode consultar o padrão da raça em “orelhas” para uma explicação mais completa de como devem ser as orelhas de uma raça. 

Se o seu cão é uma raça mista, ambas as raças dos pais devem ter orelhas em pé para que ele tenha o mesmo. No entanto, raças mistas em geral têm características genéticas inesperadas , então não aposte nisso. 

Além disso, raças diferentes terão orelhas eretas em momentos diferentes . Por exemplo, as orelhas de um pastor alemão começam a ficar em pé com cinco semanas e podem estar totalmente eretas com 20 semanas. Os Huskies Siberianos podem levar de 6 a 10 semanas, enquanto os Chihuahuas podem começar com 6 semanas e levar de 5 a 6 meses.

2. Como seu cachorro fica excitado? 

Outro indicador é a expressão de excitação do seu cão . Os cães têm sua própria forma de comunicação, como abanar o rabo para mostrar entusiasmo ou dobrar o rabo para dentro para demonstrar medo. Da mesma forma, seus ouvidos são um comunicador profundo na linguagem corporal de um cão. 

Cães que constantemente aguçam seus ouvidos quando ouvem algo estranho ou seu nome podem ser mais hábeis em expressar suas emoções através de seus ouvidos, e isso pode ajudar seus ouvidos a ficarem naturalmente. 

3. Como é a posição da orelha do cachorro?

Além disso, a anatomia da cabeça servirá como um indicador. Se as orelhas do seu cão estiverem posicionadas próximas umas das outras e bem acima de suas cabeças, elas provavelmente ficarão altas. Além disso, orelhas menores em relação ao tamanho do cão tendem a ficar eretas mais rapidamente do que orelhas maiores. 

Você deve se preocupar se as orelhas do seu cachorro não ficam de pé? 

Você não deve se preocupar se as orelhas do seu cão não ficarem de pé, a menos que você queira exibi-lo em exposições de conformação e ele não atenda aos padrões da raça. Outra instância em que você pode querer orelhas em pé é se o seu cão for um cão de caça e as orelhas caídas puderem ser um alvo. 

Se você quiser ter certeza, se as orelhas do seu cão não mostrarem sinais de crescimento após cerca de seis a oito meses, verifique com seu veterinário para garantir que não haja uma condição de saúde subjacente ou que seu cão não esteja sofrendo por falta de nutrição.  

Alguns argumentam que as orelhas caídas têm uma chance maior de infecção no ouvido porque ficam o tempo todo abaixadas, bloqueando a circulação de ar e servindo como um ambiente mais fértil e úmido para o acúmulo de bactérias. 

No entanto, esse problema pode ser evitado limpando as orelhas regularmente, o que você provavelmente está fazendo de qualquer maneira como parte da rotina de higiene do seu cão. 

Existe algo que eu possa fazer para deixar as orelhas do meu cachorro em pé?

Existem maneiras naturais que você pode tentar fazer as orelhas do seu cão ficarem em pé, e também algumas maneiras cirúrgicas que tendem a ser controversas e um assunto de debate acalorado sem fim. 

Formas Naturais 

1. Mastigue! 

Uma das melhores coisas que você pode fazer para acelerar o processo de ficar em pé é fazer com que seu cão mastigue mais. Sim, mastigar! 

Assim como qualquer parte do corpo, as orelhas precisam de músculos para se mover. E as orelhas em pé de um cachorro dependem totalmente de um grupo de músculos no pescoço que os ajuda a erguer as orelhas sem esforço. Felizmente, fortalecer esses músculos é feito por um truque muito simples, que é a mastigação . 

A mastigação fortalece os músculos da cabeça e da mandíbula, portanto, dar ao seu cão um brinquedo para mastigar livremente ou alguns palitos de dente ajudará não apenas a se divertir, mas também fortalecer seus músculos e, com sorte, fazer com que suas orelhas fiquem mais rápidas .

2. Cuidado com a dieta

Como mencionamos brevemente, as orelhas eretas estão intimamente relacionadas à dieta porque dependem da cartilagem. Assim como você pode ajustar a dieta para fornecer mais nutrientes que fortalecem os ossos, você pode fazer o mesmo com a cartilagem. 

Portanto, junto com seu veterinário, certifique-se de que seu filhote esteja ingerindo nutrientes suficientes, principalmente proteínas . Alguns dizem que você pode colocar suplementos de cálcio na dieta, mas não é recomendado. Alguns também recomendam dar suplementos de vitamina C, mas faça o que fizer, verifique com seu veterinário a maneira correta de suplementar. 

3. Tocando

Algumas pessoas usam esse método para ajudar as orelhas a ficarem eretas ou para ajudá-las a ter uma forma perfeita.

É colocar dentro da orelha um pedaço de papel, espuma ou material próprio para cães como suporte .

Você simplesmente corta a forma da orelha do seu cachorro em um material que não vai irritar o seu cachorro. Faça-o grande o suficiente para segurar a orelha e pequeno o suficiente para não irritá-los ou ficar preso no canal auditivo. 

Cole esta cinta dentro da orelha do cachorro com fita adesiva segura de grau humano ou de preferência com cola segura para crianças ou animais de estimação. Você pode deixá-lo lá por uma semana e depois tirá-los para dar ao ouvido a chance de respirar, limpar os ouvidos e repetir o processo. 

Apenas certifique-se de verificar constantemente as orelhas do seu cão e certifique-se de que ele está completamente confortável. 

Método Cirúrgico

corte de orelha

Uma das práticas mais controversas, como o corte de cauda , ​​​​o corte de orelhas é considerado ilegal em países europeus, Reino Unido e Austrália. 

O corte de orelha é basicamente cortar parte da orelha do cachorro para que pareçam eretas . Esta cirurgia normalmente é feita em filhotes por um profissional veterinário no nascimento ou com alguns dias de vida. Muitas raças como o Doberman têm as orelhas cortadas e a cauda cortada quando têm apenas alguns dias de idade. 

Alguns defensores dessa prática argumentam que ela prepara os cães para o campo, como cães de caça que podem machucar suas orelhas caídas por presas defensivas. Outros argumentam que cortar orelhas faz parte do padrão da raça para certas raças.  

Existem vários riscos à saúde associados ao corte de orelha, como infecção, sangramento e perda de audição. Alguns cães passam por esse procedimento com alguns dias de vida, muitas vezes sem anestesia. 

A cura pode levar até 6 meses para o cão . Nesse período, eles devem ser cuidadosamente atendidos e ter seus curativos trocados e a ferida monitorada. 

O argumento contra e a favor de práticas tradicionais como corte de orelhas e corte de rabos continua forte e provavelmente continuará enquanto houver defensores de ambos os lados. 

Conclusão:

A forma das orelhas de um cão é amplamente determinada pela genética , e mesmo filhotes da mesma ninhada podem ter resultados diferentes. Alguns cães com orelhas caídas acabarão por fazê-los se levantar sozinhos à medida que envelhecem, enquanto outros sempre terão orelhas caídas. 

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato