Remédios naturais para ansiedade canina - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Remédios naturais para ansiedade canina

Cães que sofrem de estresse ou ansiedade podem se beneficiar de remédios naturais para ajudá-los a ficar calmos e felizes.

Nossos amigos caninos são geralmente tão divertidos, brincalhões e ativos que temos dificuldade em imaginá-los chateados ou deprimidos. No entanto, assim como seus companheiros humanos, os cães podem sentir estresse e ansiedade.

A ansiedade canina pode se desenvolver por uma ampla gama de razões, mas a maioria se enquadra em três categorias principais: ansiedade de separação, ansiedade induzida por doença e ansiedade anterior de resgate (ou abrigo). Se a causa da ansiedade do seu cão não puder ser determinada, geralmente é chamada de ansiedade generalizada e pode ocorrer devido a uma mudança no ambiente ou na rotina do seu animal de estimação.

Algumas raças de cães são mais propensas à ansiedade do que outras. Algumas das raças de cães mais ansiosos incluem Lagotto Romagnolos, cães de água espanhóis, Wheaten Terriers, Shetland Sheepdogs e Schnauzers miniatura. Cães de raça mista são mais propensos a desenvolver um transtorno de ansiedade do que cães de raça pura.

O que é ansiedade

Às vezes, é baseado em sua personalidade, o que é muito comum em cães de estimação. Todo cão já teve ou está ansioso, e quase todos os cães de meia-idade e idosos têm maior probabilidade de sofrer de ansiedade.

A ansiedade é produzida por diferentes sentimentos de ansiedade ou medo e se manifesta através de uma variedade de comportamentos, incluindo latidos constantes, lambidas excessivas de pelos, vandalismo de tudo, desde roupas a paredes, e até mesmo fazer coisas para pessoas ou outros animais. Claro, o humor deprimido também é uma manifestação de ansiedade.

Muitas ansiedades e fobias podem ser aliviadas e tratadas por meio de treinamento e condicionamento . Por exemplo, a ansiedade de separação (o medo de ficar sozinho com um cachorro) é muito comum em cães e muitas vezes pode ser significativamente melhorada, ou mesmo eliminada, pela adaptação gradual a ficar sozinho com reforço positivo . 

No entanto, devido à ansiedade causada pela personalidade, idade e doença, ele precisa de treinamento de longo prazo para melhorar, e não existe um método eficaz que possa resolver permanentemente o medo e a ansiedade do cão a curto prazo.

A ansiedade canina só pode ser tratada de forma eficaz por meio de treinamento, dessensibilização e condicionamento de longo prazo .

E ao considerar o alívio da ansiedade para cães, é importante saber a origem da ansiedade. Seu cão está preocupado em ficar sozinho? Restrito? A ansiedade é causada por sons altos, viagens, circunstâncias ou uma mudança repentina na rotina? Alguns cães têm medo de certos objetos, tipos de pessoas ou situações específicas.

Conhecer a fonte pode ajudar muito na cura. Música calmante, por exemplo, pode ajudar alguns cães com ansiedade de separação, mas não aqueles que ficam ansiosos em situações lotadas. Os veterinários fornecem medicamentos aos cães em casos extremos (e geralmente prescrevem alguns de graça), mas para minimizar a medicação do seu cão e quaisquer efeitos colaterais em potencial, tente o seguinte antes de tentar prescrever medicamentos para o seu cão - sem injeções, sem remédios naturais com medicamento.

Tipos de ansiedade em cães

Uma das coisas difíceis sobre nosso relacionamento com os cães é que, quando algo está acontecendo, eles não podem nos comunicar facilmente. É por isso que, com questões como a ansiedade, precisamos estar atentos aos sinais para que possamos ajudar nosso cônjuge a lidar com isso.

Se você acha que seu cão pode estar ansioso, existem sintomas reconhecíveis e tratamentos disponíveis para aliviar a preocupação dele (e a sua).

Conversamos com a especialista em comportamento animal Kate Mornement e com a veterinária Sandra Nguyen sobre como identificar e lidar com a ansiedade canina.

Ansiedade de separação

A ansiedade de separação, quando seu cão não gosta de ficar separado de você, é a forma mais comum de ansiedade.

“Os cães [muitas vezes] associam tudo o que valorizam em suas vidas – companhia, brincadeiras, comida, passeios – com a presença de pessoas por perto”, diz o Dr. Mornement.

Quando são deixados sozinhos, é provável que não tenham nenhuma dessas coisas boas.

E se ainda não aprenderam a ser legais com a própria companhia, é aí que podem sentir ansiedade de separação.

Mornement diz que os cães precisam aprender a lidar com a distância de seus donos, e a melhor época para isso acontecer é quando eles são jovens.

Medo de barulhos altos

“Os cães têm naturalmente medo desses eventos porque são barulhentos e assustadores, então eles aprendem a associar o ruído [de nível inferior] do vento ou da chuva a esses eventos”, diz o Dr. Mornement.

Por esse motivo, os cães costumam ficar ansiosos, mesmo que sintam que uma tempestade está chegando.

Mudanças no ambiente e proteção de recursos

Formas menos comuns de ansiedade podem envolver mudanças no ambiente, como ir ao veterinário, no carro ou mudar de casa, diz o Dr. Nguyen.

"Mesmo coisas como mudanças no horário de trabalho, viagens dos donos - qualquer mudança repentina na rotina normal pode causar ansiedade", diz o Dr. Mornement.

A proteção de recursos - exibições de comportamento agressivo destinadas a assustar outros cães ou pessoas - também pode ser um problema se um cão estiver ansioso com a retirada de um item valioso.

Sinais de ansiedade em cães

É importante não descartar comportamentos que às vezes consideramos normais, adverte o Dr. Nguyen.

Ajudando seu amigo peludo a se sentir relaxado (e seguro) em sua próxima viagem

A maioria dos donos de animais de estimação precisa de alguma orientação quando se trata de viagens com cães e gatos, por isso pedimos aos especialistas que descrevessem suas regras de ouro para aliviar o estresse de uma escapadela em família.

Por exemplo, "não comer pode ser um sinal de que poderíamos atribuir uma dor de estômago, mas pode ser ansiedade", diz ela.

Sinais comuns de ansiedade em cães incluem:

  • Latir ou uivar quando o dono não está em casa
  • Ofegante e andando (mesmo quando não está quente)
  • Tremendo
  • Fugir e/ou se esconder no canto de uma casa
  • Escavação
  • Fugindo do quintal
  • Destruindo móveis
  • Automutilação, incluindo lamber ou mastigar excessivamente
  • não comendo
  • Urinar com mais frequência
  • Uma incapacidade geral de resolver.

Maneiras de acalmar seu cão naturalmente

A ansiedade em cães pode levar a uma variedade de comportamentos incomuns, incluindo babar, ofegar, agressão, andar de um lado para o outro, latir excessivamente, urinar ou defecar em casa e, em alguns casos, comportamento destrutivo. 

Quanto mais cedo você identificar a ansiedade em seu cão, maior será o sucesso em tratá-la.

"Assim como qualquer comportamento que se repete frequentemente durante um longo período de tempo, torna-se mais rígido no cérebro", diz o Dr. Mornement.

Embora medicamentos para ansiedade estejam disponíveis para transtornos de ansiedade graves, muitos donos de animais preferem uma abordagem mais natural. Para evitar os possíveis efeitos colaterais e riscos de medicar seu animal de estimação, considere estas opções:

1. Exercício

O exercício é uma das melhores maneiras de ajudar a controlar o estresse e a ansiedade do seu cão. Assim como para os humanos, os exercícios de rotina podem aliviar o estresse dos cães e ajudá-los a manter a calma. O exercício regular funciona para reduzir a ansiedade de várias maneiras. Primeiro, ajuda a estimular a produção de serotonina no corpo, uma substância química conhecida por ser um estabilizador natural do humor. Também ajuda a livrar seu cão do excesso de energia que pode contribuir para o acúmulo de tensão. De longos jogos de busca no quintal a caminhadas no campo, qualquer coisa que canse seu animal de estimação pode ser benéfica.

2. Música

Se seu animal de estimação sofre de ansiedade de separação quando você sai de casa, considere tocar música enquanto estiver fora. De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Glasgow e pela Scottish SPCA, a música foi considerada eficaz na redução dos sinais de ansiedade em cães. Lembre-se de que a audição dos cães é melhor que a sua, então não coloque música muito alta. Use uma lista de reprodução relaxante em um volume baixo para criar um ambiente descontraído e confortável.

3. Redirecionamento

Alguns cães experimentam ansiedade temporária quando expostos a certos gatilhos, como o som de trovões ou fogos de artifício . Quando isso acontecer, encontre uma distração para seu animal de estimação. Pode ser útil manter uma caixa com novos brinquedos ou ossos ao alcance; um novo brinquedo ou mastigação pode ajudar a distrair seu cão até que os estímulos desconfortáveis ​​tenham passado. 

Você também pode tentar fornecer algum estímulo mental para redirecionar sua atenção, como um quebra-cabeça que exige que seu filhote deslize, se mova ou abra compartimentos para descobrir pequenas guloseimas escondidas dentro.

4. Espaço Seguro

Todo cão deve ter um espaço seguro onde possa ir para se sentir confortável e seguro. Para muitos animais de estimação, esta é a cama do cachorro, canil ou outro local aconchegante onde eles podem se envolver em um comportamento de “ninho”. Muitas raças de cães gostam de cavar, o que torna uma cama estilo caverna uma ótima opção para ajudá-los a se sentirem seguros. Adicione alguns brinquedos favoritos ao seu espaço seguro e um objeto de conforto com o seu cheiro , como uma camiseta velha e suja.

5. Suplementos naturais e CBD para cães

Se o seu cão experimenta regularmente estresse ou ansiedade, considere um suplemento calmante. Existem muitos suplementos disponíveis no mercado que usam ingredientes naturais como I-triptofano, L-teanina, melatonina ou camomila. 

Outra opção a considerar é o óleo de cânhamo ou CBD, derivado do cânhamo. Quando usados ​​conforme as instruções, os suplementos de CBD podem ajudar cães e gatos com problemas como ansiedade, dor, agressividade, convulsões, tumores e certas condições de pele.

6. Massagens para animais de estimação

Os humanos não são os únicos que gostam de uma massagem relaxante. Cães que experimentam altos níveis de estresse e ansiedade também podem se beneficiar de uma massagem longa e suave. Uma massagem pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea do seu cão, ajudá-lo a relaxar e aliviar a tensão. Massageie o topo da cabeça, orelhas e pés, pois todos esses são pontos de pressão naturais. Apenas uma massagem diária de 10 a 15 minutos para animais de estimação pode ter um impacto positivo no estado mental e no comportamento de seu amigo peludo.

7. Óleos Essenciais

Alguns tipos de óleos essenciais podem ter um efeito calmante nos animais, como o óleo de lavanda. No entanto, nem todos os tipos de óleos essenciais são adequados para cães, por isso é importante falar com seu veterinário sobre quaisquer óleos que possam ser perigosos para seu cão, bem como quanto usar.

Nunca aplique óleos essenciais diretamente em seu animal de estimação e, em vez disso, experimente um difusor de óleo essencial que os disperse no ar.

8. Música suave

Os humanos não são a única espécie. Estudos têm mostrado que a música clássica calmante pode acalmar muitas criaturas, e mesmo o milho cultivado ouvindo música produziu rendimentos muito mais altos do que o normal.

A música é muito mágica. Também é muito útil para aliviar a ansiedade do cão.

Muitos donos de cães ligam a TV ou o rádio quando saem de casa para ajudar o cachorro a se sentir confortável. Mas tocar uma música relaxante e animada apenas para cães pode acalmá-los mais do que esses programas aleatórios. Existem até listas de músicas especialmente compiladas para cães no exterior.

9. Massagem relaxante

Todo mundo adora uma massagem, e nossos animais de estimação também. A massagem pode ajudar a acalmar um cão ansioso com golpes longos e lentos em um nervo, e pode deixar um cão não ansioso mais feliz.

E estudos mostraram que acariciar um gato ou cachorro também pode ajudar a acalmar seus nervos, então é uma solução ganha-ganha.

Quanto a como massagear o cão para ajudá-lo a se acalmar, existem muitas maneiras, desde que você não o machuque com muita força, o cão fica satisfeito facilmente.

O que acontece quando a ansiedade em cães não é tratada

É importante tratar a ansiedade do seu cachorro para evitar que ela atinja níveis perigosos.

“Um cão que começou levemente ansioso pode piorar muito em termos de destruição de móveis, automutilação e fuga”, diz Nguyen.

“Algumas pessoas pensam que o cachorro está fazendo esses comportamentos deliberadamente e ‘apenas sendo travesso’, então eles acabam sendo entregues ou realojados”.

Soluções naturais para ajudar a aliviar a ansiedade do cão

Muitos cães lutam contra o estresse e a ansiedade que podem levar a comportamentos negativos, como latidos constantes ou agressão. Embora existam muitos medicamentos convencionais no mercado que podem ajudar os cães a lidar com sua ansiedade, esse nem sempre é o melhor caminho, pois certos medicamentos podem colocar em risco a saúde de seu animal de estimação. 

Os remédios naturais são geralmente seguros e altamente eficazes para ajudar a acalmar cães ansiosos. Se o seu cão continuar a sentir estresse ou ansiedade, converse com seu veterinário sobre opções alternativas de tratamento.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato