Viu o seu cachorro comendo mato e não sabe o que fazer? Bom, não é algo incomum encontrar os nossos amiguinhos de quatro patas tomando uma atitude como essa. Porém, tal comportamento acaba sendo preocupante para alguns tutores, visto que a ingestão de grama pode afetar negativamente a saúde do pet.
Se o seu cachorro come grama, é porque está doente, precisa vomitar ou pode haver algum outro motivo para mastigar freneticamente no gramado? Se você observou esse comportamento aparentemente estranho, pode estar se perguntando por que seu cão faz isso, se está doente ou se é um comportamento normal.
Por que meu cachorro come grama?

Comer grama é um comportamento comum e natural dos cães.
Os cães comem grama por vários motivos, mas para muitos pode ser apenas porque eles gostam de seu sabor ou textura
Comer grama não está necessariamente ligado a problemas de saúde ou deficiências alimentares
Para alguns cães, mastigar grama pode ser um sinal de tédio
Contacte o seu veterinário para aconselhamento se o seu cão:
- Come grama, mas não sua comida
- Come quantidades excessivas de grama
- continua comendo grama e depois vomitando
- Parece indisposto
Razões pelas quais seu cachorro pode estar comendo grama?
Existem várias razões pelas quais seu cachorro pode estar comendo grama. Você pode ter ouvido falar que os cães comem grama para ficarem doentes, ou que o fazem por falta de certos nutrientes, mas nem sempre é esse o caso. Os cães podem comer grama porque:
Eles gostam
Tendemos a pensar que os cães comem principalmente carne, mas é normal que comam carne e plantas. Comer grama parece ser mais comum entre abril e agosto, e é possível que o clima e a estação mudem seu sabor, textura ou cheiro
Eles estão entediados
Se o seu cão não está recebendo estímulo mental suficiente, ele pode recorrer a comportamentos como comer grama, cavar ou mastigar
Eles precisam ficar doentes
É uma crença amplamente difundida que os cães comem grama para ficarem doentes ou para ajudar a acalmar o estômago. No entanto, uma pesquisa com cerca de 1.500 cães em 2008 descobriu que menos de 1 em cada 10 cães mostrava sinais de estar doente antes de comer grama, e apenas um quarto ficava regularmente doente depois. Embora alguns cães vomitem, isso nem sempre acontece, e esta pesquisa sugere que, na verdade, é mais comum que os cães não fiquem doentes depois de comer grama.
Eles precisam de fibras
Alguns pesquisadores sugeriram que alguns cães podem comer grama para tentar obter mais fibras em sua dieta. Em um caso relatado por pesquisadores, um cachorro comeu grama regularmente e ficou doente por sete anos, mas interrompeu esse comportamento quando foi submetido a uma dieta rica em fibras. Se você está pensando em mudar a dieta do seu cão, sempre fale primeiro com o seu veterinário
Ajuda a se livrar de parasitas
Outros pesquisadores sugeriram que alguns cães podem comer grama regularmente para ajudar a eliminar quaisquer parasitas que possam estar em seus intestinos. A grama não digerida pode ajudar a limpar o intestino, envolvendo-se em torno de quaisquer parasitas e removendo-os à medida que a grama sai do trato digestivo.
Há alguma relação do ato de comer grama com problemas de saúde?
Geralmente, o ato de comer de grama pode estar relacionado com alguns prováveis problemas com a saúde do seu animalzinho. Dessa forma, é possível que o seu amado pet esteja passando por algum problema digestivo ou alguma possível verminose, como também apresentando problemas comportamentais e que isso esteja levando-o a ingerir mato.
Busque ajuda profissional, caso tal atitude se torne frequente
Quando o ato de comer grama se torna frequente, e o animal apresenta outros sintomas, o mais recomendado é que você vá com o seu animalzinho ao médico veterinário para uma consulta médica. Dessa maneira, o profissional será capaz de determinar a causa desse comportamento incomum do seu bichinho.
Por que cachorro come mato e vomita? Há outros sintomas?
Alguns tutores ainda se questionam sobre por que o cachorro come mato e depois vomita. Logo, essa golfada se trata de uma condição comum que ocorre após o cão comer mato e também um possível indício de que há algo de errado com a saúde dele. Isto posto, alguns sintomas que merecem uma maior atenção da parte do dono, são: apatia, falta de apetite, diarreia e os famosos vômitos.
Esses problemas ocorrem por conta do estômago já estar incomodado, sendo que o consumo de grama pelo cãozinho aumenta ainda mais essa irritação estomacal. Portanto, é indispensável que todo tutor saiba bem qual tipo de alimento está sendo dado para o seu cachorro a fim de impedir sintomas como esse.
O que fazer quando o cachorro come grama?
Bom, a primeira coisa a ser feita é não entrar em desespero. Afinal, o que precisa ser descoberto, principalmente, é o real motivo que está levando o dog a reagir dessa maneira. Por outro lado, é bom ter atenção sobre os sintomas dos cachorros após ingerir esse mato, visto que a grama consumida pode estar contaminada com agrotóxicos ou venenos e isso pode acabar sendo fatal para o pet.
Ainda assim, caso você tenha um jardim em casa e esteja falando de uma grama que é conhecida, a situação já muda, pois você sabe que não é venenosa. Portanto, embora você veja que a grama do seu jardim é segura, em casos que o cão coma a grama com frequência, é aconselhável procurar ajuda de um médico veterinário para uma orientação profissional do quadro.
Cachorro comendo mato sempre: o que fazer para impedir isso?
Não existe muito mistério para fazer com que o seu doguinho não coma mais grama. Em primeiro lugar, é preciso ter uma série de cuidados básicos e mínimos com o animal, coisa que é dever de todo e qualquer tutor. Por exemplo: alimentá-lo com rações de qualidade, passear diariamente e dar toda atenção devida. Apenas com isso, você já impede problemas de ansiedade e gastrointestinais, diminuindo as chances do cachorrinho comer mato.
Por outro lado, caso você tenha um jardim em casa, é possível tomar algumas atitudes a fim de impedir esse comportamento. Portanto, mantenha a grama sempre bem curta ou impeça o cãozinho de acessar a área do jardim, permitindo apenas com a sua supervisão. Sabendo que não é legal deixá-lo comer mato, é fundamental impedir essa ação para que não acabe ingerindo uma grama contaminada durante algum passeio.
Mas afinal, por que cachorro come mato?
Pode ser bem assustador ver o seu bichinho ingerir algo como grama, não é mesmo? Entretanto, a verdade é que o cachorro come mato porque já está sentindo algum desconforto no trato digestivo e acaba fazendo isso para aliviar. Além disso, também pode significar que o dog está sofrendo com alguma verminose ou passando por algum problema mental, como a ansiedade de separação e estresse canino.
Comer grama faz mal para cachorro?
Ingerir uma grama comum e que você conhece não faz mal para nenhum animal, inclusive pode ser uma rica fonte de fibras. Porém, não é legal deixar o cãozinho comer uma grama desconhecida. Isso porque ela pode estar contaminada com venenos ou agrotóxicos, como também conter parasitas invisíveis ao olho nu. Nesse sentido, é preciso ter cuidado e não deixar o seu pet comer qualquer coisa que vê pela frente.
Meu cachorro está comendo grama, quando devo contatar meu veterinário?
Comer grama ocasionalmente é normal para cães, mas você deve entrar em contato com seu veterinário se seu cão:
Apresenta outros sinais, como não comer a comida que lhe dá, parecer cansado ou ter diarreia ou obstipação
- Come grama obsessivamente
- Continua comendo grama e passando mal
Referencia: