Tem coisa melhor do que morder uma goiaba fresquinha? É doce e salgado ao mesmo tempo, e os perfeitamente maduros derretem na boca. Melhor ainda, eles têm muitos benefícios para a saúde. Essas guloseimas repletas de nutrientes são algumas das frutas mais saudáveis que um ser humano pode comer. Mas e os cachorros? Cachorro também pode comer goiaba?
Se você recentemente chegou em casa com um monte de goiaba da mercearia local, pode estar se perguntando como usar essa fruta saborosa antes que comece a estragar. Alguns cães adoram comer frutas como guloseima, mas que tal alimentar seu cão com goiaba tropical?
Você pode alimentar seu filhote com isso sem se preocupar em deixá-lo doente?

Analisaremos todas as informações que você precisa saber em um momento, mas, para começar, a goiaba é segura para o seu cão comer - com moderação. Isso não deve ser algo que seu cão receba regularmente todos os dias ou mesmo todas as semanas. Mas, como uma guloseima ocasional, se o seu cão parece adorar o sabor desta fruta, é totalmente seguro para ele comer goiaba.
A goiaba é boa para cães?
A goiaba contém muitos nutrientes benéficos para humanos e cães! Vamos dar uma olhada em cada um deles com mais detalhes. A goiaba é segura para os cães comerem. Desde que seja administrado em quantidades moderadas, vá em frente e adicione goiaba à dieta do seu cão.
Lembre-se: a goiaba não substitui a comida do seu cachorro . Eles ainda precisam de uma fonte completa de proteínas e carboidratos. Dito isto, a goiaba funciona muito bem como uma guloseima.
Antes de sair correndo e começar a cortar sua goiaba, há algumas coisas que os donos de cães devem estar cientes.
A goiaba contém muitas vitaminas, especialmente A, C e K. Em uma porção de 100 gramas, a goiaba contém 228,3 mg de vitamina C. Esta vitamina atua como um antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico do seu cão. A goiaba também contém quantidades menores de vitaminas A e K. Elas podem ajudar a manter a visão, a pele, os glóbulos vermelhos e os ossos de seu filhote em ótimas condições.
Além disso, 100 gramas de goiaba contém 5,4 gramas de fibra . Seu cão precisa de fibras em sua dieta para ajudar seu sistema digestivo a funcionar corretamente e reduzir a chance de sofrer de constipação ou diarréia.
A goiaba também contém bons níveis de magnésio e potássio. O magnésio ajuda o corpo do seu cão a absorver outros nutrientes, mas também ajuda a mantê-lo saudável e relaxado. O potássio é necessário para ajudar seu filhote a construir ossos e dentes fortes , mas também mantém seus órgãos em boa saúde.
Quais tipos de goiaba são bons para cães?
Existem vários tipos de goiaba, todos seguros para comer:
- Goiabada de maçã – A casca é amarela e parece um pouco com uma pêra (como a foto em destaque). A carne por dentro é branca e amarela.
- Goiaba de abacaxi – Verde e oval com um interior amarelo. O sabor tem notas de abacaxi e menta.
- Goiaba Branca – Verde por fora com um branco cremoso por dentro. Este é o mais doce do grupo.
- Goiaba vermelha – Casca verde e polpa rosada.
- Goiaba tailandesa – casca verde irregular ou lisa com polpa branca.
Mas existe um produto de goiaba que não é recomendado para cães comerem:
Goiabada.
A goiabada não é prejudicial ou venenosa, mas contém muito açúcar. Isso pode ser demais para o seu cachorro consumir.
O que há de ruim na goiaba?
Então, o que há de ruim na goiaba que nos impediria de alimentar nossos cães com essa fruta todos os dias?
A goiaba contém uma grande quantidade de carboidratos e açúcares. Cada 100 gramas de goiaba contém 14,32 gramas de carboidratos e 8,92 gramas de açúcar . Muito açúcar na dieta do seu cão pode levar à obesidade, o que não é bom!
Alimentar seu cão com muita goiaba, se ele não estiver acostumado, pode facilmente causar dor de estômago, e seu cão pode vomitar ou ter diarreia, pois o sistema gastrointestinal luta para digerir esse novo alimento.
Como alimentar seu cachorro com goiaba
É melhor descascar a casca da goiaba antes de alimentar o cachorro com o interior macio. Alguns cães parecem não se importar com a pele, então experimente as duas maneiras e veja qual seu cão prefere. Corte isso em pedaços pequenos a médios.
Alguns donos de cães também preferem remover as sementes, pois elas podem conter vestígios de cianeto. Eles também podem causar diarréia se ingeridos em grandes quantidades.
Comece alimentando seu cão com uma quantidade muito pequena de goiaba e, em seguida, observe-o nas próximas 24 horas para ver se ele apresenta alguma reação ou efeito adverso. Caso contrário, pode continuar a alimentá-los com esta fruta, mas não recomendamos mais de 100 gramas por semana.
Se o seu cão for uma raça particularmente pequena, provavelmente você desejará alimentá-lo com uma quantidade menor.
Você pode tentar alimentar seu cão com pedaços de goiaba ou polvilhar pequenos pedaços picados sobre o jantar como um tratamento especial.
Conclusão:
Portanto, a goiaba é segura para o seu cão comer em pequenas quantidades.
Ele contém muitas vitaminas, minerais e fibras benéficas, que podem ajudar seu cão a se sentir e ter a melhor aparência.
A goiaba também contém açúcar , então você não vai querer alimentar muito o seu cachorro, caso isso faça com que ele engorde.
É melhor remover as peles e sementes , além de alimentar apenas uma pequena quantidade a cada semana. Como acontece com qualquer alimento novo, comece dando uma pequena quantidade e fique atento a qualquer sinal de que seu cão está tendo problemas para digeri-lo. Se o seu cão tiver cólicas, diarreia ou constipação, não alimente mais goiaba.
Referencia: