Com que frequência o shih tzu precisa fazer xixi? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Com que frequência o shih tzu precisa fazer xixi?

Quando o choro, o ritmo e o monitoramento da porta começam, seu filhote está enviando sinais claros de que precisa ir . Mas com que frequência os cães precisam fazer xixi, afinal? 

Cada cão shih tzu (e sua capacidade de bexiga) é diferente, mas uma boa regra é deixá-lo urinar pelo menos a cada seis horas, diz Brian Evans, DVM, diretor médico da Dutch . Embora este seja o mínimo, é melhor deixar os filhotes se aliviarem com mais frequência.

"Os dois horários mais universais para levar seu cachorro para passear são logo de manhã e logo antes de dormir", diz Evans. "A partir daí, eles precisam sair mais uma ou duas vezes no mínimo, com base na sua programação. Se eles não tiverem acesso livre a um quintal ou local para se aliviar, planeje voltar para casa ou pegar alguém como um cachorro andador para deixá-los sair uma ou duas vezes por dia, dependendo de quanto tempo você ficará fora."

Com que frequência os filhotes shih tzu precisam fazer xixi?

"Os shih tzu filhotes não conseguem segurar a urina até os 4 meses de idade, então levá-los para fora a cada uma a três horas é a melhor maneira de evitar novos pontos úmidos em sua casa", diz Evans. Pense desta forma: para cada mês de idade, é aproximadamente uma hora que um shih tzu filhote pode controlar a micção, mas mesmo isso está realmente esticando seu limite.

Quando ela tiver cerca de 2 meses e você começar a treinar para usar o tapete higienico, poderá expandir para a cada duas horas, dependendo dos sinais que ela lhe der, quanto ela está comendo e bebendo e assim por diante. Mas é melhor manter a pequenina bexiga de um filhote em mente até que você tenha certeza de que o treinamento do penico foi bem-sucedido, portanto, deixá-lo sair a cada 30 a 60 minutos o ajuda a entender o processo.

"Mesmo com 4 meses de idade, eles não conseguem segurá-lo o dia todo", acrescenta Evans. "Eles apenas começam a progredir e o mantêm por intervalos mais longos." Portanto, até que seu shih tzu filhote tenha cerca de 6 meses de idade, pode ser necessário criar uma área de contenção, que pode ser um lugar com um xixi coordenado por um portão para cachorros ou uma sala com piso de ladrilho - para que você possa limpar qualquer acidente facilmente.

Lembre-se: nunca grite ou castigue seu animal de estimação por um acidente. Ela não vai entender o erro. Simplesmente leve-a para fora o mais rápido possível ou, se o estrago estiver feito, siga em frente. Mas anote o tempo e as circunstâncias para evitar mais incidentes e, em seguida, retome o treinamento de reforço positivo . 

Com que frequência os shih tzu mais velhos precisam fazer xixi? 

Evans diz que, embora muitos shih tzu filhotes mais velhos mantenham sua capacidade de reter a urina e as fezes à medida que envelhecem, outros se tornam incontinentes quando chegam ao fim de suas vidas. "Pode haver vários fatores que explicam por que isso ocorre, variando de má função nervosa, controle da bexiga ou até mesmo artrite grave que os impede de se levantar com frequência se a dor for forte", acrescenta.

Evans aconselha consultar seu veterinário sobre mudanças nos problemas de micção de seu shih tzu e fazer um plano sobre a melhor forma de apoiar seu animal de estimação. 

As ideias incluem: 

Semelhante ao treinamento de xixi no lugar certo de um shih tzu filhote, torne-se mais consciente de seu shih tzu mais velho e de seus sinais de micção. O cronograma anterior de eliminação a cada seis horas pode ter que ser alterado para cada três ou quatro horas para acomodar sua nova fase na vida. 

  • Certifique-se de que ela tenha acesso fácil a locais para se aliviar.
  • Forneça um piso estável para ajudá-la a se mover pela casa sem obstáculos. 
  • Considere medicação para dor se a artrite for um problema. 
  • As fraldas para cães também podem ser uma solução, especialmente quando há intervalos de tempo entre os quais seu animal de estimação pode sair. 

Meu shih tzu está fazendo muito xixi (ou muito pouco)?

É vital prestar muita atenção em quantas vezes seu cão precisa fazer xixi e o que acontece quando ele faz. Assim como os humanos, os caninos experimentam certas condições de saúde que apresentam problemas de penico irregulares como sintomas principais, como:

  • Um odor incomum, que geralmente é um sinal de infecção
  • Sangue na urina
  • Dificuldade em eliminar
  • Aumento da sede e micção, que às vezes são sintomas de diabetes

Se você detectar sangue na urina do seu cão, mas tiver um animal de estimação macho ou fêmea esterilizado, isso pode sugerir um problema com pedras nos rins , uma infecção do trato urinário (ITU) ou até mesmo um problema médico mais sério, como câncer . 

Se o seu shih tzu se esforça para ir ou parece doloroso, ele pode estar sofrendo de pedras na bexiga . Essas formações minerais duras e cristalizadas variam em tamanho, desde pequenos pedaços de areia até rochas maiores, quase como cascalho. Muitos fatores de risco contribuem para pedras na bexiga, incluindo desidratação, problemas de metabolismo e acidez da urina. Pedras na bexiga também podem ser uma indicação de uma condição mais grave, como doença renal . 

Resumindo: leve seu amigo canino para fazer xixi com frequência e observe como ele se sente e qual é o resultado. Se algo parecer incomum, marque um exame veterinário imediatamente.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato