Bonitinho? Definitivamente. Não é difícil achar espirros de gato divertidos, até mesmo adoráveis. No entanto, quando é motivo de preocupação?
Sim, nossos amigos felinos podem pegar um resfriado e ter as mesmas infecções respiratórias superiores e sinusite que os humanos. No entanto, existem outras condições que também podem levar a esses espirros fofos.
Devo me preocupar com o espirro do meu gato?

O ato de espirrar é um reflexo corporal involuntário em resposta a irritantes na passagem nasal superior. Ajuda a eliminar irritantes do trato respiratório ao expelir o ar dos pulmões pelo nariz e pela boca. Essa função é predominante em todo o reino animal, incluindo o cachorro da família, galinhas de estimação e até elefantes.
O QUE FAZ UM GATO ESPIRRAR?
Nossos amigos felinos espirram pelas mesmas razões que os humanos: geralmente uma coceira no nariz, provocada por partículas suspensas no ar, como poeira, fumaça ou até mesmo pelo próprio gato.
Espirrar é uma função biológica normal quando ocorre com pouca frequência. É até normal que um gato tenha um ataque de espirros ocasional. No entanto, é incomum um gato espirrar várias vezes ao dia por muitos dias seguidos. Se os espirros persistirem - ou se outros sintomas se desenvolverem junto com os espirros - pode ser necessário consultar nossos veterinários para ver se o tratamento é necessário.
No entanto, pode haver razões mais sérias pelas quais seu gato está espirrando.
7 CAUSAS COMUNS DE POR QUE OS GATOS ESPIRRAM:
1. Irritação Externa
Quando pensamos em irritantes externos, são os odores nocivos (como produtos químicos) e a exposição a toxinas (veneno de rato) que vêm prontamente à mente. No entanto, produtos domésticos supostamente inofensivos também podem desencadear espirros.
Por exemplo:
temperos para cozinhar - pimenta e canela são duas fontes comuns - podem irritar o nariz sensível de um gato, especialmente se ele estiver curioso sobre o que está acontecendo na cozinha.
produtos de limpeza doméstica, incluindo aqueles com alvejante, vinagre ou outros produtos químicos.
Óleos essenciais : embora possam melhorar o seu humor e a sua experiência de vida, podem causar desconforto ao seu amigo felino – o olfato aguçado do seu gato pode provocar um ataque de espirros.
2. Material Estranho
- Objetos como fiapos, grama ou um fio de cabelo.
- Corpos transportados pelo ar, como pólen ou outros alérgenos.
- Poeira e outras partículas transportadas pelo ar, como fumaça.
Como nos humanos, quando essas partículas são inaladas por um gato, a reação do animal é espirrar para expelir os detritos estranhos. Se o espirro não expulsar o material alojado, marque imediatamente uma consulta em nossa clínica veterinária.
3. Infecções respiratórias superiores
Se o seu gato está espirrando mais do que o normal, é mais do que provável que seu amigo felino tenha uma infecção respiratória superior ou URI. A infecção respiratória mais difundida é o Herpesvírus felino ou FHV. Estima-se que até 80-90% de todos os gatos estejam infectados com FHV.
A maioria dos gatos foi exposta a vírus respiratórios superiores quando filhotes e são portadores crônicos do vírus. Quando os gatos ficam estressados ou imunossuprimidos, o vírus adormecido tem a capacidade de ressurgir. Em gatos que espirram, os virais são geralmente – como regra geral – o problema subjacente.
Embora haja pesquisas emergentes sugerindo que os medicamentos existentes podem melhorar os resultados para gatos infectados com herpesvírus, atualmente não há cura e as infecções duram a vida toda.
Outras infecções virais que podem contribuir para espirros em gatos incluem Calicivírus (contra o qual a vacina combinada FVRCP fornece proteção ) e influenza.
Os sintomas comuns de infecção respiratória superior em gatos incluem:
- Espirros repetidos durante várias horas ou dias
- Uma aparência de secreção irregular (amarela, verde ou com sangue) do nariz ou dos olhos
- Tosse ou deglutição recorrente
- Letargia e/ou febre
- Desidratação e/ou diminuição do apetite; perda de peso
- Diarréia
- Gânglios linfáticos aumentados
4. Doença Dentária
Como observa, “ doenças dentárias podem causar espirros, principalmente envolvendo infecções radiculares. As infecções do dente felino podem permitir que as bactérias se estabeleçam no seio nasal, resultando em inflamação e espirros”.
Muitos pais de animais de estimação ficam surpresos ao descobrir que doenças dentárias podem contribuir para os espirros do gato. Como na maioria dos casos, o espirro é um sintoma de um problema maior. Os canais radiculares dos dentes na mandíbula superior estão localizados ao lado das passagens nasais. Quando um dente (ou dentes) fica infectado, ou quando ocorre uma inflamação grave, a parede entre o orifício do dente e a passagem nasal pode ser rompida. Se não forem tratadas, as bactérias podem se espalhar para outras partes do corpo.
Esta condição é geralmente dolorosa e grave. Se você suspeitar que seu gato tem problemas dentários, uma visita veterinária é fortemente recomendada.
5. Infecções bacterianas
Quando você observa uma secreção amarela ou verde proveniente do nariz ou dos olhos do seu gato – acompanhada de espirros excessivos – é um sinal claro de uma infecção bacteriana.
Em gatos, as infecções bacterianas raramente agem sozinhas; eles quase sempre desempenham um papel secundário depois que um vírus respiratório ou outra condição médica causa danos às passagens nasais. Sempre oportunistas, as bactérias aproveitam a ocasião para se aproveitar das barreiras enfraquecidas que costumam proteger os gatos desses ataques.
6. Neoplasia
Tal como acontece com a maioria dos sintomas de espirros, as neoplasias (tumores) estão sempre na lista de possíveis causas, especialmente em gatos mais velhos. Células aberrantes (câncer) podem crescer dentro da passagem nasal, criando irritação e inflamação que faz com que o gato espirre. Esses tumores são tipicamente detectados visualmente por meio de rinoscopia ou biópsia nasal. Quando presente, o diagnóstico, infelizmente, geralmente resulta em resultados muito ruins.
7. Infecções fúngicas
Embora relativamente raras em comparação com infecções virais ou bacterianas, as infecções fúngicas são uma causa conhecida de espirros em gatos. Um fungo - conhecido como Cryptococcus - é o agressor mais comum.
Por si só, um exame físico não será adequado para distinguir uma infecção fúngica de outras causas de espirros em gatos – rinoscopia ou biópsia geralmente são necessárias para chegar a um diagnóstico definitivo.
MEU GATO ESTÁ ESPIRRANDO MAIS DO QUE O NORMAL. O QUE DEVO FAZER?
PASSO 1: Estude o ambiente do seu gato e considere as possíveis causas. Procurar padrões pode ajudar a determinar se seu gato está espirrando devido a um irritante, como poeira ou perfume, ou se é causado por uma infecção ou outra condição subjacente.
Os espirros ocorrem na mesma hora todos os dias?
Acontece apenas em uma sala específica ou durante as atividades domésticas?
Você introduziu nova areia para gatos? Areia empoeirada e/ou perfumada pode fazer com que seus gatos espirrem.
Você está usando novos produtos em sua casa? Os gatos podem ser sensíveis ao cheiro de produtos de limpeza, velas, óleos perfumados e perfumes.
Sua casa precisa de uma limpeza completa? Poeira ou pólen são geralmente suspeitos.
- PASSO 2 : Se você suspeita que seu gato tem uma infecção respiratória superior, aqui estão algumas medidas imediatas que você pode tomar para fornecer algum alívio antes de confirmar uma consulta com o veterinário.
- Remova qualquer secreção do nariz e do rosto do seu gato com algodão quente e umedecido ou pano limpo.
- Tente fazer seu gato comer: aqueça comida enlatada/úmida para facilitar a digestão.
- Forneça bastante água fresca.
- Mantenha um umidificador funcionando para ajudar a manter as passagens nasais do seu gato úmidas.
PASSO 3: Se você tomou todas as medidas para descartar causas ambientais e os espirros do seu gato ainda persistem, é hora de agendar uma consulta veterinária.
QUANDO É HORA DE VER MEU VETERINÁRIO?
Se o seu gato espirra de vez em quando e não apresenta outros sintomas (ou apresenta apenas sintomas leves), você pode simplesmente monitorá-lo por alguns dias. Provavelmente não há nada para se preocupar neste momento. Por precaução, mantenha seu gato dentro de casa e observe as mudanças.
No entanto, estes sinais – acompanhados de espirros excessivos – são mais graves e requerem uma visita imediata ao veterinário:
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Secreção nasal
- Piora dos sintomas
- Persistência dos sintomas além de alguns dias
VERIFIQUE OS SINTOMAS
TRATAMENTO DE INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS SUPERIORES EM GATOS
O tratamento para um felino que espirra excessivamente é normalmente direcionado para uma causa subjacente - o culpado que geralmente surge é uma infecção respiratória superior.
Embora haja uma grande variedade de tratamentos disponíveis, os proprietários devem estar cientes de que o objetivo na maioria dos casos – especialmente os crônicos – é reduzir a frequência e a gravidade dos sintomas, não curá-los.
A gravidade da infecção respiratória superior determinará a resposta ao tratamento. Em casos com sintomas leves, as podem resolver por conta própria após algumas semanas ou ser auxiliadas por soluções de tratamento mais simples.
Tratamentos para casos leves:
- Umidificadores ou vaporizadores
- Anti-histamínicos e descongestionantes
- AINEs
- Medicamentos antináusea
- Gotas para os olhos e/ou nariz
Para casos mais progressivos, as opções de tratamento podem incluir:
Medicamentos antivirais ou antibióticos: embora as infecções bacterianas raramente sejam o problema principal, os antibióticos costumam ser usados para fazer seu gatinho se sentir melhor mais rapidamente.
Lavagem Nasal: A lavagem das passagens nasais é feita sob anestesia geral e pode aliviar temporariamente os sintomas, independentemente da causa. Ele também pode desalojar materiais estranhos ocultos.
- Esteróides
- Fluidos subcutâneos (para aliviar a desidratação)
- Cirurgia (em casos extremos)
Casos avançados podem exigir hospitalização para administrar tratamentos mais intensivos, como fluidos IV e suporte nutricional. Infecções respiratórias superiores – se não tratadas – podem levar a outras complicações graves, como pneumonia e problemas respiratórios crônicos.
CONCLUSÃO
Quando seu gato espirra, geralmente é por causa de alguma causa simples e benigna: uma partícula flutuante (ou seja, poeira, pólen) que é inalada pelo nariz. Isso irrita a passagem nasal causando uma função corporal involuntária presente em todos os mamíferos – um espirro.
No entanto, se o seu amado gatinho estiver espirrando persistentemente e tiver secreção nasal, é hora de consultar um de nossos veterinários destemidos e compassivos . Nós estamos aqui para ajudar.
Felinos com infecções respiratórias superiores não são incomuns na maioria das clínicas veterinárias. Felizmente, a maioria das infecções responde bem ao tratamento e seu gato continuará a levar uma vida plena de sono, insistindo em ser alimentado e ignorando você.
Referencia: