Os cães choram quando estão tristes? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os cães choram quando estão tristes?

Os cães são criaturas como os humanos e têm diferentes gamas de pensamentos, sentimentos e emoções. Não há dúvida na mente de cada dono de cachorro que olhou nos olhos calorosos e amorosos de seu amigo canino que eles sentem ou têm emoções. Os olhos de um cão podem expressar seus sentimentos de alegria em relação ao seu humano quando eles saem para passear ou brincar juntos. É comum testemunhar emoções de adoração e devoção sempre que o humano de um cachorro chega em casa para passar o dia.  

Muitas vezes percebemos que nossos cães podem exibir características ou ações semelhantes às emoções que sentimos. No entanto, os sentimentos ou emoções que nossos cães exibem diariamente podem às vezes ser mal interpretados. As emoções podem nos parecer familiares, mas na verdade podem representar outra coisa. 

Por exemplo, todos nós sabemos que alguém pode sorrir ou rir quando está feliz. Portanto, podemos supor que um cachorro faria o mesmo. Mas quando um cachorro está feliz, ele abana o rabo. Se um cachorro parece estar sorrindo, pode estar apenas ofegante para se refrescar do calor. Tanto os humanos quanto os cães podem ser felizes, mas exibem emoções de maneira diferente. Assim como cães e humanos podem sentir e expressar o sentimento de felicidade, eles podem fazer o mesmo quando estão tristes.

Quando as pessoas estão tristes, muitas vezes choram para expressar essa tristeza. Um fato interessante é que os humanos são os únicos animais capazes de chorar para expressar sofrimento emocional . Os cães expressam tristeza vocalizando através de um gemido , ou podem comunicar esse sentimento com um comportamento anormal. 

Quando seu cão está triste, você pode perceber que ele está querendo dormir mais do que o normal. Você também pode ver que eles comem menos e perdem o interesse em seus brinquedos e atividades favoritas. Os cães não conseguem expressar tristeza com lágrimas da mesma forma que os humanos. Sim, seu cão pode produzir lágrimas, mas elas não representam sua tristeza ou estado emocional.  cão emocional embrulhado em cobertor

Emoções Caninas 

Os cães têm a capacidade de experimentar e expressar emoções, de maneira diferente de nós como humanos. Esse entendimento vem da pesquisa de cães e seus padrões comportamentais. Quando crianças, os seres humanos não podem experimentar a mesma gama de emoções que quando adultos. À medida que a criança cresce e se desenvolve, ela ganha espaço e maturidade para sentir e processar emoções mais complexas. Muitas emoções difíceis são desenvolvidas socialmente e demoram a aparecer à medida que a criança cresce. A compreensão emocional da maioria dos cães não progride além da capacidade mental de um ser humano de dois anos. 

É importante lembrar que há exceções para todas as regras. Alguns seres humanos adultos não são capazes de compreender ou expressar certas emoções. Eles estão presos ou limitados a uma gama emocional específica. Além disso, alguns cães são a exceção e parecem progredir além das capacidades mentais de uma pequena criança humana. 

Mais pesquisas científicas descobriram o motivo da capacidade emocional limitada dos cães. Eles acreditam que isso se deve ao fato de que os cães envelhecem muito mais rapidamente do que os humanos. É por esta razão que eles param de se desenvolver mentalmente por volta dos quatro a seis meses de idade. 

Seu cão, é claro, continuará a amadurecer à medida que envelhece, mas o desenvolvimento das capacidades emocionais e mentais termina nesse ponto. Os cães são criaturas sensíveis que podem desenvolver emoções como alegria, raiva, medo, nojo, tristeza e amor. Os cães, no entanto, na maioria dos casos, não podem desenvolver emoções como vergonha, culpa e desprezo. Essas emoções são um pouco complexas demais para seu estado mental de dois anos. Portanto, podemos dizer sem dúvida que os cães são capazes de sentir e expressar emoções até certo ponto. 

No entanto, seu alcance é limitado em comparação com todas as emoções que um ser humano adulto é capaz de expressar.

Quando filhotes, os cães aprendem a gritar para receber alimento. Eles produzem um choro semelhante quando estão em busca de conforto ou segurança, ou estão experimentando ansiedade ou dor. A tristeza de um cão será predominantemente caracterizada por vocalizações emocionais, como uivos, ganidos e ganidos. Cães tristes também são evidentes por uma exibição de comportamento anormal. Você notará falta de energia, apetite ou vontade de brincar com seus brinquedos. Um fato interessante sobre as emoções dos cães é que seu estado emocional é baseado em uma reação ao ambiente. 

Os cães não experimentam uma explosão emocional substancial de sentimentos como os humanos. Em vez disso, os cães ajustarão seu comportamento para atender às suas próprias necessidades. Eles continuarão a reagir com base nas reações e no comportamento de seus donos até obterem o resultado desejado.cão de aparência triste

A raça de um cachorro afeta suas emoções?

A raça de um cão pode afetar respostas emocionais específicas que eles têm em sua vida. Os papéis para os quais os cães foram originalmente criados podem desempenhar um papel nas emoções que eles tendem a ter. 

Se a raça do seu cão foi criada para ser um cão de colo, eles não conterão os traços de personalidade de um cão cujo único propósito era pastorear ovelhas e viver ao ar livre. As raças de cães que se saem melhor ao ar livre têm instintos mais impulsivos, o que pode fazer com que suas reações emocionais sejam muito mais explosivas. Ainda não tem havido muita pesquisa feita sobre este tema. Em entrevista ao The Honest Kitchen , Certified CPDT-KA Melinda Schiller disse isso quando lhe perguntaram: 'Muitas vezes temos estereótipos de personalidade que associamos a diferentes raças de cães - faça certos cãesraças tendem a expressar certas emoções mais do que outras?': 

"É possível. Certas características são mais destacadas em certas raças. Por exemplo, meus cães são cães de pastoreio, então seu instinto de pastoreio pode ficar superexcitado e, quando isso acontece, eles ficam nervosos, atacam na coleira e reagem ao movimento porque é isso que foi criado neles por anos. 

Muitos cães pastores são maníacos por controle do Tipo A porque foram criados para controlar um rebanho e mantê-los seguros. Esses tipos de cães podem exibir muita reação e medo de estranhos. Alguns cães com fama de agressivos, como os Dobermans, sofrem de problemasrelacionadas com a sua fisiologia. As orelhas cortadas e as caudas cortadas que associamos aos dobermans significam que esses cães são privados dos dois meios mais naturais que os cães têm para expressar emoções e nos dizer que estão desconfortáveis. 

Ao contrário de alguns outros países, a América ainda permite cortar partes do corpo dos cães, o que significa que esses cães nem sempre estão exagerando; eles estão apenas reagindo normalmente à superestimulação. Nem sempre podemos dizer quando eles estão mostrando sinais de desconforto de nível inferior.” – Melinda Schiller, treinadora de cães.

Por que meu cachorro chora?

Anatomicamente, os olhos humanos e caninos são muito semelhantes, pois podem produzir lágrimas. A ciência descobriu que a construção biológica dos olhos caninos permite que eles derramem lágrimas físicas. No entanto, essa semelhança biológica não se estende ao processo emocional de seu cachorro derramar lágrimas. 

O processo de derramamento de lágrimas de um cachorro geralmente ocorre em resposta a um irritante, como cabelo, sujeira ou detritos. Lágrimas se formarão para lavar os olhos de quaisquer irritantes. 

Lacrimejamento prolongado dos olhos do seu cão pode ser um sinal de algo mais sério e seu cão pode precisar de assistência médica. Embora a construção do olho humano e do cão seja semelhante, não é a mesma. Os dutos lacrimais de um humano farão com que as lágrimas se acumulem nos cantos internos dos olhos e caiam pelo rosto. No entanto, os dutos lacrimais de um cão geralmente fazem com que suas lágrimas escorram para a cavidade nasal e desçam pela garganta. 

Se esse processo for interrompido, as lágrimas escorrerão pelo rosto do seu cão e deixarão manchas nos olhos. O lacrimejamento excessivo e a persistência de olhos lacrimejantes podem ser um alerta do seu cão para um problema médico mais significativo.cachorro com olhos escorrendo

Ductos lacrimais bloqueados

Dutos lacrimais bloqueados são um motivo comum para o seu cão ter olhos lacrimejantes. Você notará o bloqueio se houver manchas de lágrimas na lateral do rosto do seu cão. Este processo é anormal, pois o desenho biológico dos canais lacrimais de um cão permite que qualquer excesso de água escorra pela cavidade nasal e garganta. O processo de lágrimas escorrendo pelo rosto do seu cachorro é conhecido como epífora .

A presença de Epífora sinaliza que os canais lacrimais do seu cão estão bloqueados. A epífora prolongada causará irritação na pele e descoloração do pelo no rosto do seu cão abaixo dos olhos. Geralmente se manifesta como uma mancha avermelhada ou acastanhada no pelo. 

Um bloqueio dos canais lacrimais pode ocorrer por vários motivos. Na maioria das vezes, uma infecção na cavidade nasal ou nos seios da face. Pode ser possível que os parasitas estejam obstruindo os canais lacrimais. Ou pode até haver algum trauma nos ossos nessa área, causando um bloqueio nos canais lacrimais do seu cão. Tudo isso exigirá um exame oftalmológico de seu veterinário para prosseguir com o tratamento e outras opções.

Infecção ocular

Uma infecção ocular é outra causa de olhos lacrimejantes em seu cão. A diferença aqui é a adição de muco ou sangue nas lágrimas do seu cão. Outro sintoma de infecção ocular é o inchaço ou inchaço ao redor dos olhos do seu cão. 

Eles ficarão irritados e seu cão pode esfregá-los constantemente contra os móveis, o chão ou até mesmo as patas. Se você notar algum desses sinais, é hora de levar os olhos do seu cão a um veterinário. Deixar uma infecção ocular sem tratamento pode causar problemas médicos adicionais e possivelmente a perda da visão.laboratório parecendo triste

Úlcera da córnea

Outra possibilidade para explicar os olhos lacrimejantes do seu cão pode ser o resultado de uma úlcera na córnea . Essa condição também pode acontecer com humanos e é chamada de córnea arranhada. Os cães ficam suscetíveis sempre que enfiam o rosto em um arbusto espinhoso ou até mesmo brincam rudemente com outros cães. 

Qualquer objeto pontiagudo pode arranhar facilmente a córnea se não estiver protegido pela pálpebra. Como a área ao redor vai inchar, você notará essa condição logo após ela ocorrer. Seu cão também começará a piscar rapidamente ou esfregar os olhos com as patas, tentando aliviar a irritação. Uma córnea arranhada é dolorosa e pode causar complicações se não for tratada. É melhor que o olho do seu cão seja examinado por um veterinário.

Conjuntivite

Lacrimejamento excessivo dos olhos do seu cão pode ser um sinal de conjuntivite . O olho do seu cão é protegido e lubrificado por uma parte do olho conhecida como conjuntiva. É a parte rosa do olho entre o olho e a pálpebra. Também está presente nos cantos dos olhos. 

Às vezes, o tecido da conjuntiva fica inflamado devido a uma infecção viral ou bacteriana, causando conjuntivite. A membrana rosa da conjuntiva inflamada produzirá uma secreção. Esta inflamação também pode causar um bloqueio nos canais lacrimais. Seu cão vai esfregar ou esfregar o olho para aliviar a irritação. Esta condição é fácil de tratar, especialmente quando diagnosticada no início, então você deve consultar seu veterinário ao primeiro sinal de sintomas.cachorro pequeno com lágrimas

Alergias

Como os humanos, os cães podem sofrer de alergias que podem causar lacrimejamento excessivo nos olhos do seu cão. Essas alergias podem vir de muitos irritantes, incluindo fumaça, pólen, poeira, produtos químicos, aromas ou certos alimentos. Você pode tentar determinar o que está causando as alergias do seu animal de estimação, descobrindo quaisquer mudanças recentes na dieta ou no ambiente do seu cão. 

Pode ser necessário ir ao consultório do seu veterinário para determinar a origem das alergias do seu cão. Se você puder descobrir a fonte antes dos resultados do teste de alergia, poderá remover o alérgeno do seu cão. Você notará que os sintomas habituais de alergias diminuem ou desaparecem completamente. Outros sintomas comuns que podem indicar que seu cão está sofrendo de alergias são urticária, espirros, inchaço, inflamação e tosse. 

entrópio

O entrópio é uma condição médica que causa olhos lacrimejantes prolongados. É herdada geneticamente ou pode ser desenvolvida pelo seu cão como uma doença secundária. A situação envolve as pálpebras do seu cão rolando para dentro, onde a córnea entrará em contato com os cílios. A fricção contínua dos cílios contra a córnea causa extrema irritação e lacrimejamento. 

O entrópio pode afetar as pálpebras superiores ou inferiores do olho do seu cão. Também pode aparecer em ambos os olhos ao mesmo tempo. Essa condição ocorre com o tempo e também pode evoluir para uma úlcera de córnea.

Um aspecto positivo é que, como o entrópio é herdado geneticamente, é mais prevalente em certas raças. O entrópio é comum no buldogue inglês, pug e boxer. Você pode prevenir o entrópio antes de sua progressão, agindo antes que o filhote tenha três meses de idade. 

A correção do entrópio envolve pregar as pálpebras do filhote, forçando-as a crescer em uma forma padrão. Se o entrópio não for detectado cedo o suficiente ou se desenvolver mais tarde na vida, seu cão deve passar por uma cirurgia nas pálpebras para corrigi-lo.cão no veterinário

Poeira, sujeira e cabelo

Por fim, seu cão pode desenvolver olhos lacrimejantes devido ao acúmulo de sujeira ou poeira. Quando o seu cão passa o tempo fora de casa, é fácil para ele sujar os cílios, o que invariavelmente penetra nos olhos. As lágrimas são uma função biológica que elimina quaisquer detritos estranhos que possam entrar em contato com os olhos. Olhos lacrimejantes podem ser uma ocorrência comum e não são motivo de preocupação a curto prazo. 

No entanto, a rega prolongada ou excessiva pode ser causada por uma das condições mencionadas anteriormente. Qualquer complicação ocular, especialmente aquela que persiste, deve ser levada a sério e examinada por um veterinário para descartar quaisquer condições de saúde graves ou problemas médicos.

Seu cachorro não está chorando porque está triste

Preste atenção às mudanças de comportamento e expressões faciais do seu cão; eles vão deixar você saber como eles se sentem por essas características. Mas isso não significa necessariamente que eles choram porque estão tristes. Quando seu cachorro está chateado, ele pode ter problemas em casa, rasgar coisas, uivar e rosnar, mas nunca vai chorar. Como você aprendeu, os olhos lacrimejantes são um problema de saúde que pode ser motivo de preocupação. Esses tipos de problemas de saúde não são necessariamente sérios no início. 

No entanto, se você notar repentinamente uma mudança na saúde ocular do seu cão, fique de olho e monitore-o ao longo do dia. Às vezes, esses problemas se resolvem de forma independente, mas é essencial que seu cão seja examinado no veterinário se você não notar nenhuma melhora.

Então, agora você sabe que humanos e cachorros expressam suas emoções de maneira muito diferente um do outro. Embora você possa dizer que seu amigo ou membro da família está triste ao ver seus olhos lacrimejantes, esse não é o caso de seu companheiro canino. 

É fácil ver seu cachorro com os olhos lacrimejantes e presumir automaticamente que ele está triste ou chateado. Felizmente, suas lágrimas não são um reflexo de seu estado emocional interior. Assim, embora os olhos lacrimejantes do seu cachorro possam parecer lágrimas, agora você sabe que ele não está “chorando” porque está triste.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato