Os gatos têm uma variedade maravilhosa de hábitos, mas se você sente que babar é um dos mais fofos é totalmente subjetivo. Alguns gatos passam a vida inteira babando alegremente, e isso se torna uma parte regular de sua rotina quando estão contentes. Para outros, a baba pode ser um sintoma que requer uma investigação mais aprofundada.
Entender mais sobre por que seu gato baba pode ajudá-lo a decidir se deve ligar para o veterinário ou apenas pegar uma toalha de mão.
Eles podem simplesmente ser felizes

Quando os gatos estão felizes, eles entram em um estado de relaxamento. Quando atingem esse estado de serenidade, seus músculos relaxam - incluindo os músculos da boca. Os músculos da boca frouxos facilitam o gotejamento da baba da boca do gato. Gatos que ronronam, amassam e fecham os olhos enquanto babam provavelmente estão satisfeitos e não têm uma condição subjacente.
Lembre-se sempre, no entanto, se esta é a primeira vez que seu gato está babando quando adulto, você precisa descartar causas médicas com seu veterinário.
Seu gato pode ter necessidades dentárias
Alguns gatos desenvolvem doenças dentárias. Você pode se proteger contra isso, dando-lhes guloseimas dentárias, mas é importante estar atento aos seguintes sintomas:
- Mal hálito
- Comer menos do que o normal
- Sangue em sua saliva
- Recusando-se a comer ração
Se eles apresentarem algum dos sintomas acima, eles podem exigir tratamento de seu veterinário. Quando os gatos têm doenças dentárias, babar pode ajudar a reduzir a irritação que estão sentindo. Seu veterinário pode diagnosticar causas dentárias e prescrever tratamentos relevantes.
Eles comeram algo que não podem mastigar
Como criaturas curiosas, os gatos adoram experimentar pratos que não conseguem mastigar com sucesso. Suas bocas não contêm as mesmas enzimas ou estrutura dentária que os humanos, dificultando o processamento dos mesmos alimentos. Um culpado comum é o macarrão, que pode grudar no céu da boca do seu gato e causar baba enquanto ele tenta se livrar dele.
Uma infecção respiratória pode ser a causa
Os gatos podem pegar doenças respiratórias que são exclusivas de sua espécie. Exemplos comuns incluem calicivírus felino e herpesvírus felino. Juntamente com a baba, eles podem exibir
- Letargia
- Febre
- Pouco apetite
- Respirando mais rápido que o normal
- Conjuntivite
É mais provável que a baba seja um efeito colateral de uma doença respiratória que causa ulcerações na boca. Normalmente, os resfriados e as doenças respiratórias dos gatos desaparecem em três semanas. Você pode apoiar seu gato dando-lhe muitos líquidos e mantendo-o confortável.
Eles podem ter sofrido um acidente
Quando seu gato é brincalhão e adora brincar, não deve ser uma surpresa que ele sofra um acidente. Embora geralmente sejam criaturas graciosas, seu charme nem sempre os protegerá contra o mundo ao seu redor. Gatos que adoram mastigar são especialmente propensos a sofrer traumas orais que causam baba. Objetos pontiagudos e fios elétricos são os principais culpados.
Após um acidente de mastigação, sempre dê ao seu gato alimentos macios e considere pedir ao seu veterinário para aliviar a dor.
Eles podem ter uma dor de estômago
Outro efeito colateral infeliz de seu gato mastigar objetos atraentes são os bloqueios intestinais. Os bloqueios são mais prováveis de ocorrer durante a temporada de férias, pois fitas brilhantes e enfeites podem tentar seu gato. Os bloqueios intestinais impedem que a saliva se mova pelo corpo como deveria. Eventualmente, ele recua e sai pela boca. Se você suspeitar que o intestino do seu gato está bloqueado, trate-o sempre como uma emergência.
Eles encontraram uma toxina
Lamber e mastigar substâncias tóxicas pode fazer com que os gatos fiquem babando. É importante lembrar que o que nós humanos consideramos inofensivo pode causar estragos na saúde de um gato. As plantas são especialmente problemáticas, principalmente se estiverem ao ar livre e cobertas de pesticidas. Babar é uma resposta comum à ingestão de algo estranho e merece uma investigação mais aprofundada.
Às vezes, o câncer causa baba
O carcinoma de células escamosas oral é um dos cânceres mais comuns que afetam os gatos. Quando a massa cresce, pode impedi-los de engolir a saliva com facilidade, levando à salivação. Outros sinais de que seu gato pode ter câncer incluem
- Lutando para engolir a comida
- Apetite reduzido
- Perda de peso
- Feridas que não cicatrizam
- Mal hálito
Se você suspeitar que seu gato tem câncer, consulte seu veterinário o mais rápido possível.
causas neurológicas
Condições neurológicas, como lesões cerebrais após trauma, convulsões e derrames, podem dificultar o controle da baba do seu gato. Algumas condições os impedem de controlar os músculos que os ajudam a engolir, resultando em mais baba. Juntamente com a baba, problemas neurológicos podem tornar seu gato letárgico, descoordenado ou agressivo.
Como um veterinário investigará a baba do seu gato
Os veterinários têm uma grande variedade de ferramentas de diagnóstico à sua disposição. Desde o monitoramento dos sinais vitais até a realização de raios-x e exames de sangue, muitas vezes eles podem identificar a causa da baba do seu gato. A maioria dos veterinários usará apenas os testes que acredita serem necessários, especialmente se forem invasivos. Eles também iniciarão a consulta fazendo perguntas sobre a baba do seu gato e seu histórico médico.
Referencia: