Por que o shih tzu vomita amarelo? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que o shih tzu vomita amarelo?

Shih tzu vomitam. Qualquer um que tenha passado muito tempo perto de shih tzu sabe disso com certeza. A forma mais comum de vômito é o refluxo biliar ou biliar. É de cor amarela ou esverdeada e geralmente inodoro. Pode ter a consistência de gosma, estar cheio de muco… ou cheio de ar e espumoso . Aqui está o que significa quando você vê seu cachorro vomitando amarelo…

O que é bile?

A bile vem do fígado e da vesícula biliar. Decompõe gorduras e óleos no intestino delgado... ajuda o corpo do seu cão a absorver nutrientes. Aqui está um pouco mais detalhadamente sobre como isso funciona.

A bile vem de glóbulos vermelhos reciclados que são convertidos em bilirrubina por meio de processos metabólicos celulares no fígado. A bilirrubina passa pelos dutos biliares até a vesícula biliar e decompõe as gorduras da dieta para a digestão. A bile é muito alcalina, por isso ajuda a neutralizar o conteúdo ácido do estômago, protegendo o revestimento do intestino delgado sensível. 

O conteúdo ácido do estômago passa pela válvula pilórica para o duodeno... então o esfíncter pilórico se fecha. Se não fechar, a bile vaza para o estômago e reage com o ácido deixado no estômago. Isso é o que você vê quando seu cachorro vomita vômito amarelo.

Então, vamos falar sobre o que fazer se você vir seu cachorro vomitando bile amarela ou espuma. 

3 razões comuns para vômito de shih tzu amarelo

Aqui estão algumas das razões comuns para um shih tzu vomitar espuma amarela ou bile…

Estômago vazio

Um estômago vazio é a razão mais comum para um cachorro vomitar bile amarela.

A falta de comida pode fazer com que a bile se acumule e irrite o revestimento do estômago do seu cão. Portanto, dependendo do horário em que seu shih tzu costuma fazer as refeições … você pode ver seu shih tzu vomitando bile amarela à noite ou no início da manhã.

À medida que os shih tzu envelhecem, o vômito acontece mais devido ao estômago vazio. Felizmente, esta condição tem uma solução fácil: 

  1. Alimentar refeições menores e…
  2. Dê ao seu shih tzu um lanche na hora de dormir 

Essas duas coisas o ajudarão a evitar que um cachorro vomite bile amarela pela manhã.

Embora existam alimentos reativos comuns como soja, milho e trigo… qualquer tipo de alimento pode causar uma reação. As sensibilidades alimentares podem se desenvolver com o tempo e geralmente são um sinal de um intestino não saudável.

O intestino do seu shih tzu é revestido por uma membrana mucosa que impede que os patógenos entrem na corrente sanguínea do seu cão. Mas pode ser danificado por coisas como má alimentação, antibióticos, AINEs e outras drogas, estresse e toxinas ambientais. Em seguida, os espaços no revestimento do intestino se expandem e permitem que substâncias como bactérias, vírus e partículas de alimentos não digeridas entrem na corrente sanguínea. Isso é conhecido como síndrome do intestino permeável e leva a problemas crônicos, como alergias ou intolerâncias alimentares... bem como problemas mais sérios de longo prazo, como artrite, doenças autoimunes e até câncer. 

Portanto, se o intestino do seu shih tzu não for saudável, novos alimentos também podem ser o motivo do vômito amarelo do seu cão. Quando você introduzir um novo alimento, experimente-o primeiro em uma refeição separada antes de adicioná-lo à comida normal do seu cão, para que não cause irritação no estômago (chamada gastrite). 

Às vezes, você verá seu shih tzu comer grama ou terra … e depois vomitar bile amarela misturada com grama. Os shih tzu fazem isso para ajudar a limpar o sistema digestivo e geralmente não é motivo de preocupação.  

Se o seu shih tzu tem gastrite grave… dê uma folga ao sistema digestivo: 

  • Jejum de 24 a 48 horas, ou…
  • Dando temperatura ambiente ou caldo de osso ligeiramente aquecido por 24 a 48 horas

O vômito inflamatório enfraquece o baço. Por isso, é importante evitar servir a comida do seu cachorro fria ou direto da geladeira. Deixe a comida no balcão até que esteja em temperatura ambiente.

Remédios caseito à base de ervas para vômito de shih tzu amarelo

Aqui estão algumas ervas que você pode usar para ajudar com o vômito amarelo do seu shih tzu. Leia as descrições e encontre o que melhor se adapta ao seu shih tzu . 

A camomila ajuda a diminuir espasmos e inflamações no trato digestivo. Reveste e acalma a mucosa e os tecidos. Também ajuda a prevenir o refluxo ácido e biliar. 

Você pode fazer uma infusão com 2 colheres de sopa de camomila para 1 xícara de água quase fervente. Deixe em infusão por 30 minutos. Deixe esfriar e coe. Dê estas quantidades 2 a 3 vezes ao dia :

  • 1-2 colheres de chá para cães extra pequenos
  • 3 colheres de chá para cães pequenos
  • 1-2 colheres de sopa para cães grandes
  • 3-4 colheres de sopa para cães extra grandes

Quando há inflamação (gastrite) no trato digestivo, gosto de usar uma combinação de ervas se vejo um cachorro vomitando amarelo. Você pode misturar infusão de folhas de camomila e erva-cidreira com glicerita de marshmallow.  

Instruções: Infundir camomila e erva-cidreira conforme descrito acima. Misture 4 onças de infusão resfriada com 20 gotas de marshmallow. Use o mesmo esquema de dosagem da infusão de camomila. 

Aqui está outra mistura para vômito amarelo , da veterinária holística Cheryl Swartz. (Ela é a autora de  Four Paws Five Directions).  É uma mistura de raiz goldenseal, raiz de dente-de-leão e camomila. Esfria e acalma o estômago e remove a estagnação do fígado. 

Modo de preparo:  Misture os seguintes ingredientes: 

  • 1 onça de água de nascente 
  • 10 gotas de tintura de selo dourado
  • 5 gotas de tintura de raiz de dente-de-leão
  • 5 gotas de tintura de camomila
  • Dê essas quantidades 2-3 vezes ao dia.
  • 1/2 conta-gotas para cães pequenos
  • 1-2 conta-gotas para cães médios 
  • 2-3 conta-gotas para cães grandes

Quando você não deve tratar o vômito amarelo em casa

Um shih tzu vomitando bile amarela é uma ocorrência comum. Mas se o seu cão vomita frequentemente bile amarela ou espuma e as soluções acima não ajudam, então não é uma causa simples e você deve consultar o seu veterinário. Aqui estão alguns exemplos. 

Bloqueio intestinal

Alguns shih tzu comem coisas que não são comestíveis... como meias ou brinquedos duros. Esses objetos podem causar um bloqueio dentro do trato digestivo. Se você vir seu shih tzu vomitando bile amarela quando ele também está com prisão de ventre ou não consegue reter líquidos ... leve-o ao veterinário imediatamente.  

Inchaço ou GDV 

Se o seu shih tzu vomita repetidamente espuma amarela ou branca, ou está tentando vomitar sem sair nada, pode ser um sinal de  inchaço (também chamado de GDV – dilatação gástrica e vólvulo). Se as gengivas do seu shih tzu estão pálidas, o seu estômago está apertado, está inquieto e angustiado, não demore e vá ao veterinário. O GDV é mortal porque o estômago pode se encher de gás e torcer, fechando-o em ambas as extremidades. 

Não pare para se perguntar sobre isso. O tempo é tudo quando se trata de inchaço. 

Giardia

Se você vir seu shih tzu vomitando amarelo, a giárdia pode ser uma causa possível. Este parasita causará outros sintomas, incluindo diarréia profusa e possível letargia.  

Se você suspeitar que seu cachorro está com giárdia, leve uma amostra de fezes ao veterinário para análise.

Pancreatite

A inflamação do pâncreas é dolorosa e às vezes grave. A pancreatite geralmente ocorre porque seu shih tzu não consegue digerir gorduras e óleos.  

A pancreatite pode ser aguda ou crônica. Os sintomas incluem letargia, espasmos, diminuição do apetite, diarreia e dor abdominal. Se você vir esses sintomas, é melhor levar seu shih tzu ao veterinário para um exame.

Distúrbio gastrointestinal grave

Se o seu shih tzu está vomitando amarelo regularmente, pode ser um sintoma de um problema gastrointestinal maior. Isso pode incluir coisas como câncer, úlceras ou inflamação crônica. 

Nestes casos, o seu cão pode ter sintomas adicionais como…

  • Perda de apetite
  • Letargia
  • Desidratação
  • Febre
  • Perda de peso

Devo alimentar meu shih tzu depois de vomitar bile amarela?

Um cachorro vomitando espuma amarela ou bile à noite ou pela manhã geralmente pode ser causado por estômago vazio. A falta de comida pode fazer com que a bile se acumule e irrite o revestimento do estômago do seu cão, então, neste caso, é uma boa ideia alimentá-lo depois de vê-lo vomitar amarelo.

O vômito amarelo é normal em shih tzu ?

Tudo depende. Se você vir seu cachorro vomitando amarelo quando está com fome, provavelmente é apenas um acúmulo de bile irritando o estômago. No entanto, pode haver causas mais sinistras de vômito de shih tzu amarelo, incluindo pancreatite ou inchaço.

Se você vir seu shih tzu ocasionalmente vomitando bile amarela sem nenhum outro sintoma, não há nada com que se preocupar . Apenas tenha em mente as situações acima que justificam uma visita ao veterinário. 

Na maioria das vezes, você pode solucionar problemas de vômito de shih tzu amarelo em casa.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato