Porque o Shih tzu come fezes? O Que Você Precisa Saber - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Porque o Shih tzu come fezes? O Que Você Precisa Saber

 Coprofagia é o termo dado quando os animais comem cocô. É uma das preocupações mais comuns, especialmente para os proprietários de Shih Tzu. Como na verdade há pouca ou nenhuma pesquisa feita sobre esse tipo de comportamento, fizemos uma investigação com base em diferentes fatores, como a frequência com que isso acontece em Shih Tzu comendo cocô , a idade normal em que começa a acontecer, a idade normal que ele pare, e outras informações para melhor entendê-lo e ajudá-lo a lidar com isso!

Tipos de Coprofagia (Comer Cocô)

Existem três tipos comumente conhecidos de Coprofagia em Shih Tzus

  • A Autocoprofagia , ou seja, quando um Shih Tzu está comendo o próprio cocô.
  • A Coprofagia Intraespecífica , que acontece quando um Shih Tzu come os dejetos de outro cachorro.
  • A Coprofagia Interespecífica , aquela em que um Shih Tzu come o esterco de outros animais, como gatos.

Sintomas de Coprofagia

Abaixo estão alguns sintomas comuns de Coprofagia em Shih Tzus:

  • Mal hálito
  • Seu Shih Tzu urina mais do que o normal
  • Seu Shih Tzu está com mais sede do que o normal
  • Shih Tzus que comem muito emagrecem ao invés de engordar
  • Seu Shih Tzu geralmente sofre de inflamação intestinal e estomacal
  • A Insuficiência Pancreática Exócrina pode causar distúrbios digestivos e absorção insuficiente de nutrientes.

As fezes do cão são malcheirosas e moles com a presença de gordura como resultado da atividade insuficiente da enzima lipase pancreática no intestino.

Um Shih Tzu comendo cocô é normal?

Esta é uma pergunta que todo dono de Shih Tzu tem depois de descobrir que seus animais de estimação começaram a comer seu próprio esterco ou o de outro animal. 

Em geral, é comum que cachorros como Shih Tzus se tornem coprófagos assim como algumas espécies de insetos que consideram o cocô uma fonte de alimento essencial e sem ele não conseguirão sobreviver. Mas, ao contrário dos insetos, os Shih Tzus têm vários motivos para exibir esse tipo de comportamento e, dependendo do motivo, o tratamento pode variar.

POR QUE OS SHIH TZUS COMEM COCÔ?

Existem várias razões pelas quais a Coprofagia acontece em Tzus, as causas mais comuns são; devido a problemas médicos como insuficiência pancreática, pancreatite, infecções intestinais, síndrome de má absorção ou pode ser apenas devido ao consumo excessivo de alimentos gordurosos.

Aqui estão algumas razões pelas quais seu Shih Tzu come cocô

Por que animais que não são coprófagos como o Shih Tzu começam a comer cocô? Os especialistas têm várias ideias para explicar a razão por trás disso.

A coprofagia e o desejo ou necessidade de comer cocô não é uma patologia nem um sinal de mau treino. É uma daquelas coisas que muitas vezes tem uma causa subjacente, mas não é algo para se preocupar demais e é algo que pode ser mudado. Certifique-se de que seu shih tzu seja bem treinado .

Tem diferentes causas possíveis, incluindo as seguintes: 

Buscando atenção: Quando um Shih Tzu come seu próprio cocô, o dono tende a prestar atenção nele para acabar com esse hábito (chocante!). Seu cachorro é esperto e atenção é atenção, boa ou ruim, se você prestar mais atenção quando ele está com a boca cheia de cocô, isso é bom para ele.

Esta pode ser uma razão pela qual a Coprofagia se desenvolve em um Shih Tzu. É possível que um Shih Tzu continue com esse hábito para obter a atenção necessária de seu dono. Assim como uma criança que busca atenção fazendo uma birra, esta pode muito bem ser a versão Shih Tzu!

Motivos da Coprofagia

Comportamento alelomimético: acontece quando seu Shih Tzu observa você recolhendo o cocô e ele faz o mesmo apenas com a boca.

Cópia de comportamento: é possível que seu Shih Tzu veja outros cães comendo cocô e os imite. É como quando uma criança começa a roer as unhas. Geralmente não temos necessidade ou vontade de fazer isso, muitas vezes a criança está copiando outra criança ou adulto no comportamento. Eles podem aprender isso com os outros cães dentro de casa ou nos lugares em que seu cão costuma estar, como caminhadas, encontros com animais de estimação e no parque para cães.

Comportamento materno: Uma Shih Tzu que acabou de dar à luz pode estar naturalmente praticando Coprofagia com seus filhotes. Este é um comportamento normal que tem várias teorias: uma delas é que a mãe está simplesmente mantendo seus filhotes e suas camas o mais limpo possível. Esta é uma prática higiênica na natureza que ajuda os animais a afastar os predadores. Outra teoria é que essa prática faz parte do estímulo necessário para desencadear os reflexos de micção e defecação em filhotes recém-nascidos.

Comportamento dominante: Houve alguns casos de cães submissos que comeram o cocô do cão mais dominante da mesma casa. Também existem outros exemplos na natureza em que membros dóceis de um grupo desenvolvem essas práticas. Portanto, pode ser um comportamento de matilha arraigado simples se houver outros cães na casa junto com o Shih Tzu.

Reforço: Às vezes, os Shih Tzus acham que o cocô parece gostoso – é por isso que eles tendem a dar uma mordida nele.

Frequência e Qualidade da Alimentação: Muitas pessoas alimentam seus Shih Tzu apenas uma vez ao dia, outras dão várias refeições ao Shih Tzu ao longo do dia e outras simplesmente não têm um padrão ou frequência definidos. É importante que a comida que você dá ao seu Shih Tzu seja de boa qualidade e que você dê a eles em horários específicos. Além do fato de que a falta de fibras na dieta do seu Shih Tzu pode levar à Coprofagia, seu Shih Tzu também pode desenvolver esse hábito como substituto quando os horários das refeições não são cumpridos.

Outras razões: Outras razões para a Coprofagia incluem a necessidade de limpeza da área nos casos em que o Shih Tzu está sendo negligenciado e o medo de predadores que o fazem usar a Coprofagia para camuflar seu odor. Assim como eles fazem para proteger seus filhotes, os Shih Tzus adultos podem fazer o mesmo para se proteger.

COMO TRATAR UM SHIH TZU COM COPROFAGIA 

Se o seu Shih Tzu apresenta sinais de coprofagia, o melhor é levá-lo ao veterinário para verificar sua saúde e saber como minimizar ou eliminar esse mau hábito. Apenas no caso de haver uma razão médica por trás disso.

Se for mais comportamental, aqui estão alguns tratamentos eficazes que podem ajudar:

Amaciadores de carne (enzimas digestivas)

Algumas pessoas adicionam enzimas à dieta de seu Shih Tzu coprófago. Alguns artigos dizem que, quando Shih Tzus não recebem enzimas suficientes, isso pode levar seu shih tzu a comer seu próprio cocô para obter a quantidade certa de nutrientes de que seu corpo precisa. Ao adicionar essas enzimas à comida, corrige o desequilíbrio e pode interromper o desejo de comer cocô. 

Suplementos em pó que alteram o sabor

Existe um suplemento em pó que você pode adicionar à comida do seu Shih Tzu, projetado para interromper o comportamento intencional de comer cocô. O pó produz um gosto ruim nas fezes, tornando-o indesejável para o seu Shih Tzu. Embora a eficácia deste pó ainda não esteja comprovada, ele impede alguns cães de comer seus excrementos, dissuade alguns, mas eles trabalham com o gosto ruim. No entanto, outros não são afetados pela mudança de sabor. Você só vai saber se funciona com o seu Tzu se experimentar.

Modificadores de sabor DIY

Este é o tratamento mais comum para a Coprofagia. É a versão DIY do acima e significa simplesmente adicionar seu próprio sabor à comida para impedi-los de comer cocô.

Coloque tempero em seu cocô, ou algo com um sabor forte e desagradável e cubra os dejetos de seu Shih Tzu no jardim ou quintal com isso. Certifique-se de que seu Shih Tzu não goste do sabor ou odor. Certamente conseguiria fazê-los evitar o desperdício e muito menos comê-lo.

A principal coisa a lembrar é fazer isso de forma consistente para mudar seu comportamento. Eles associarão seu cheiro a um sabor desagradável. Isso deve ser usado o tempo todo para melhorar o comportamento do seu Shih Tzu. Cada cocô deve ter aditivos que seu Shih Tzu não ache prazerosos nas papilas gustativas.

Outros aditivos

Existem vários tratamentos químicos que visam prevenir a Coprofagia, incluindo remédios homeopáticos. Existem também alguns remédios naturais que podem ajudar, como abóbora, hortelã, mamão, semente de anis e abacaxi.

ENTENDENDO A PSICOLOGIA DE SHIH TZU POR TRÁS DE COMER COCÔ

Fazer algumas mudanças físicas nos excrementos do Shih Tzu para impedi-los de comê-los é uma coisa. Mas Shih Tzu é um animal e as mudanças físicas por si só não são suficientes para alterar esse comportamento negativo. Eles também têm uma psicologia que precisa ser compreendida, então aqui estão algumas coisas que você deve e não deve fazer para ajudar a conquistar o desejo do seu Shih Tzu de comer cocô.

  • Adote a abordagem certa: para evitar comportamentos negativos, como comer cocô, os proprietários podem ficar frustrados e gritar ou levantar a voz para o Shih Tzu para impedi-los de fazê-lo novamente. As punições quase nunca funcionam para reforçar ou alterar um comportamento porque seu Shih Tzu deseja receber atenção mais do que qualquer outra coisa (exceto comida, é claro). 
  • Você deve ter em mente que gritar é ruim quando você os repreende, porque o Shih Tzu ficará convencido de que é uma boa coisa a fazer, pois está recebendo alguma atenção, o que faz com que promova ainda mais o mau hábito. 
  • Ignore seu Shih Tzu: Depois de entender que punir seu Shih Tzu não funciona, o melhor é alterar seu comportamento com atenção ou recompensa. Melhor ignorá-los do que reconhecer o comportamento e promovê-lo acidentalmente. Ignorar temporariamente o seu Shih tzu (como mandar a criança para um passo travesso) pode funcionar bem para implementar um comportamento mais aceitável. Só não exagere. É um bom equilíbrio e você não quer causar sofrimento desnecessário ao seu cão. 
  • FAÇA - Tente uma focinheira: Se o seu Shih Tzu exibir esse comportamento quando estiver caminhando, uma focinheira pode ser uma solução prática para o problema. Não é um castigo, é criar uma barreira física entre o cachorro e o cocô. Esta pode ser uma das maneiras mais eficazes de lidar com um Shih Tzu coprófago que é difícil de monitorar de perto.
  • FAÇA – Recolha o cocô: Esta é uma estratégia simples para evitar que seu Shih Tzu tenha acesso a um cocô. Pegar rapidamente o cocô e evitar que o Shih Tzu coma o próprio cocô durante as caminhadas geralmente é suficiente, aceite o fato de que você precisa ser um dono atencioso. 
  • NÃO - Deixe seu Tzu vê-lo! – Além disso, seja em casa ou em passeios, não deixe seu Shih Tzu vê-lo quando você recolhe o cocô para evitar a possibilidade de comportamento mimético.
  • FAÇA – Espere: Em alguns casos, quando a coprofagia acontece com filhotes, tudo o que você pode fazer é esperar que eles superem esse comportamento. Isso pode acontecer e acontece, é um hábito que eles podem superar. Esse comportamento juvenil geralmente para a qualquer momento até os 9 meses de idade.
  • FAÇA – Dê reforço positivo: Trata-se de reforçar comportamentos positivos em troca de Coprofagia. Quando seu Shih Tzu estiver prestes a comer o cocô, use comandos de voz suave, como 'Deixe', 'Venha', 'Sente' ou apenas jogue uma bola ou algum outro brinquedo. A ideia é distrair o seu Shih Tzu dando-lhe tempo para poder pegar nas fezes sem que ele o veja. Espero que, com o tempo, isso mude o hábito.
  • Abordagem combinada: Um tamanho não serve para todos e é quase impossível recomendar um único tratamento porque as razões pelas quais os Shih Tzus desenvolvem Coprofagia ainda são desconhecidas. É impossível determinar a melhor abordagem para modificar seu comportamento. É provável que uma combinação desses tratamentos seja melhor no tratamento da coprofagia.

COMPLICAÇÕES DE INGESTÃO DE COCÔ EM SHIH TZUS

Existem características difíceis de prever, especialmente para Shih Tzus coprófagos. É difícil entender por que um cachorro se sentiria atraído por comer seu cocô ou o cocô de outros animais. 

Acredite em mim, eu sei como isso pode ser frustrante. Eu tenho uma adorável pequena Shih Tzu, ela não come suas próprias fezes ou outros cães, mas quando ela vê um tapinha de vaca, é como um buffet à vontade. Então, ao andar em campos que tenham gado, ela simplesmente fica na coleira.

Shih tzu comendo cocô não é apenas por causa de sua falta de vitaminas e minerais, como dissemos acima, mas também por causa de seu instinto de manter seu ambiente limpo. Esse comportamento pode ser corrigido em uma escola de cães, onde eles aprendem bons comportamentos, para que não sejam um grande problema para você.

A coprofagia incomoda os donos de Shih Tzu e isso é completamente normal. Também pode ser uma preocupação, pois existe a possibilidade de contrair parasitas internos. Normalmente, isso só acontece se um Shih Tzu comer o cocô de animais infectados. 

Outros parasitas

é possível que outros parasitas como o Toxoplasma presente no cocô do gato sejam transmitidos. É importante que você mantenha seu Shih Tzu longe da bandeja sanitária dos gatos domésticos quando tiver um em casa. Desparasitar seu Shih Tzu com frequência evitará o risco de contraí-los. 

Também é possível que um cocô que não é limpo há muito tempo esteja infestado por larvas, bactérias, fungos, etc. se você tem uma área externa onde seus outros cães fazem cocô em casa. Algumas doenças virais podem ser transmitidas pela via fecal-oral e a infecção pode resultar em Hepatite e até Parvovirose; duas doenças muito graves que podem ser transmitidas desta forma.

CONCLUSÃO

Se você notar que seu Shih Tzu está apresentando sinais de Coprofagia, recomendamos levá-lo ao veterinário para que ele possa testar seu Shih Tzu e tentar apontar o motivo do comportamento. Uma solução pode ser recomendada para que seu Shih Tzu mude seus hábitos alimentares.

Afinal, devemos ficar atentos aos hábitos e condições gerais dos nossos pets para evitar que cheguem a níveis tão desagradáveis. Não se assuste, basta ir ao veterinário ou a um especialista em comportamento e examinar as razões por trás da inclinação do seu Tzu pelo cheiro suculento e pelo sabor do cocô.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato