Conheça hoje mesmo as raras raças caninas e surpreenda-se com cães com visual, hábito e até comunicação diferentes. Olhe aqui!
Você conhece as raças raras de cães? Existem mais de 350 raças de cães no mundo reconhecidas por órgãos internacionais e registradas.
Então que tal conhecer quem vai além dos Retrievers, Poodles, Bulldogs e afins? Abaixo, separamos 20 espécies diferentes que com certeza vão te encantar. Continue lendo e veja alguns cães raros!
Confira abaixo as 20 raças de cães mais raras do mundo! Então, surpreenda-se com esses cachorros diferentes e charmosos.
cachorrinho leão

A primeira das raras raças de cães corresponde ao Little Lion Dog ou Lowchen. Os cães desta raça são nomeados por seus cabelos em forma de crina. Além disso, pelos tufos de pelos que cobrem suas patas e cauda.
Este cachorro era conhecido por ser o favorito das damas reais da Europa. Apesar disso, foi considerada extinta na década de 1970, quando havia apenas 65 cães da raça vivos. Hoje, porém, o número é maior, embora ainda limitado.
Cão Cantor da Nova Guiné
Outro dos cães que chegaram a ser considerados extintos é o New Guinea Singing Dog. O cachorro, que se destaca por seu uivo que soa como uma melodia em uma canção, tem uma aparência semelhante à da raposa.
Foi considerado extinto, pois desde a década de 1970 até 2020 não houve registros do cão em seu habitat natural. Porém, no ano passado animais da espécie foram encontrados em uma ilha da Nova Guiné. Além disso, hoje acredita-se que existam 300 deles em cativeiro.
Puli
Puli é outra raça rara de cachorro. E provavelmente você já deve ter visto fotos dele por aí, ou pelo menos ter uma ótima referência. Afinal, é ele que inspira Floquinho, o cão do Cebolinha cuja cabeça e rabo parecem impossíveis de distinguir.
Os cães Puli são muito amigáveis. E eles se destacam por sua pelagem bem diferenciada. Na forma de cachos bem fechados, lembra muito os dreadlocks. Além de estilosas, diga-se de passagem, elas também estavam entre as mais espertas do mundo.
saluki
Saluki é o nome de uma das raras raças de cães. Ela é originária do Oriente Médio e era muito apreciada no Egito Antigo. Os cães desta raça são esguios e de pernas longas. Não é à toa que são excelentes cães de corrida.
mastim tibetano
Aqui temos mais uma das raras e charmosas raças de cães! O Mastim tibetano é um cão de grande porte de origem chinesa. O “cão de guarda do Tibete”, como é conhecido, é calmo e muito carinhoso. Em outras palavras, um verdadeiro gigante gentil.
A única questão que nos impede de ter você mais perto, infelizmente, não é um mero detalhe. Esse cachorro custa R$ 2,5 milhões. Portanto, não espere encontrar um deles ao acaso na vizinhança.
Cão de gado australiano
Também chamado de Blue Heeler ou Red Heeler (dependendo da cor da pelagem), esta é outra raça rara de cães. Nesse caso, os cachorros se destacam pela aparência de pelos úmidos, que se deve à mistura de tons na pelagem.
affenpinscher
A sétima das raras raças de cães vem diretamente da Alemanha. O cachorro tem uma aparência peculiar que parece ser uma mistura de macaco e cachorro. No entanto, não é por acaso que “affen” significa macaco. Além disso, esta é uma das raças mais antigas que existem.
Basenji
Aqui temos um que é considerado não apenas uma das raras raças de cães. Mas também possui um título importante: a raça mais antiga do mundo. Ele se distingue pela ausência de latidos, mas soa semelhante a uma risada interrompida. Além disso, porque as fêmeas entram no cio apenas uma vez por ano.
Catahoula Cur
Catahoula Cur ou Leopard Dog também faz parte das raras raças de cães. O cachorro tem várias manchas na pelagem, como pintas. Além disso, é originário dos Estados Unidos. Uma de suas principais características é escolher um membro da família como favorito.
bedlington terrier
Este cachorro é famoso por ser muito parecido com a ovelha, o que se deve ao seu pelo. Esta é uma raça híbrida, aliás, que vem da mistura de um Poodle com um Whippet.
cão de crista chinês
O Cão de Crista Chinês é uma das raras raças de cães. No entanto, seus exemplares são caracterizados pela presença de pouquíssimos pelos e orelhas grandes e alertas.
Pachón Navarro
Esta é uma raça rara de cachorro de origem turca. O cachorro tem como principal característica uma divisória sobre o focinho, como uma linha que vai da testa até a boca.
cachorro peruano sem pelo
Outra das raças raras de cães corresponde ao cão sem pêlo peruano. É ilustrado pela ausência de cabelo, que às vezes tem exceção de alguns cabelos em tufos no topo da cabeça. Além disso, esse também é um dos cães mais velhos do mundo.
Lundehund ou Norsk Lundehund
Outro dos cães raros, este é originário da Noruega. Famoso por ser alerta e cheio de energia, também leva o apelido de “cachorro papagaio”. E isso se deve ao fato de que eles originalmente caçavam os ninhos desses animais à beira-mar.
Spitz Finlandês
Porque o Spitz finlandês é outra das raras raças de cães. Originário da Finlândia, é um cão de caça resistente ao frio. Sua pelagem, aliás, é basicamente à prova d'água. Porém, ele é maior que o Spitz Alemão, possuindo porte médio.
galgo italiano
No entanto, apesar do nome, esta raça canina tem origem egípcia. Eles têm corpos esguios e esguios e pernas longas, além de uma cabeça pequena. Eles são ótimos cães de corrida.
nu mexicano
Outra das raras raças de cães é o Pelado Mexicano. Como o peruano, é sem pêlos e muito brilhante.
bullhuahua
O Bullhuahua também está entre as raras raças de cães. Ele é um cruzamento entre um Bulldog Francês e um Chihuahua. Os exemplares desta raça não apresentam as doenças das raças originais.
galgo irlandês
Finalmente, nossa lista de raças raras de cães fecha o Wolfhound irlandês. Este é um cachorro grande (muito grande!). Não é à toa que foi originalmente usado para caçar lobos. No entanto, a maioria deles foi extinta, o que os torna muito raros.
Referencia: