Cachorro pode comer babosa? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cachorro pode comer babosa?

Babosa uma planta medicinal reverenciada por nós humanos por seus (quase) inúmeros benefícios à saúde. Desde seus efeitos refrescantes e propriedades cicatrizantes até seus benefícios para a higiene dental e o aparecimento de rugas, não é de admirar que seja popular no mundo humano. 

Parece que para um cachorro, as plantas são apenas uma oportunidade de saborear a vida, não importa quantas vezes eles tenham visto aquela planta em particular. E não importa o quão bem supervisionemos nossos cães, mais cedo ou mais tarde, eles irão ingerir algo que não queremos. 

Muitos de nós cultivamos Aloe Vera tanto por dentro quanto por fora por seus propósitos medicinais e beleza. Então, em algum momento durante a criação do filhote, você pode pensar: “Meu cachorro comeu uma babosa, devo me preocupar?”

Então, com todas essas vantagens de usar (ou ingerir) babosa, outras espécies podem obter os mesmos benefícios para a saúde que nós, humanos? Seu cão pode desfrutar de uma melhor higiene dental e redução da constipação, cachorro pode comer babosa? Vamos descobrir.

Babosa faz mal para cachorro

Então, o babosa é venenoso para cachorro ou o Babosa faz mal para cachorro? Bem, infelizmente, é um não difícil - babosa  é venenoso para os cães e causará uma série de sintomas desagradáveis ​​para eles se ingeridos. A babosa contém propriedades tóxicas para os animais, sendo os principais sintomas vômitos intensos e diarreia.

Intoxicação por babosa  em cães

Se você está preocupado que seu precioso filhote tenha roubado um pedaço de sua planta de babosa, marque uma consulta com seu veterinário imediatamente para evitar qualquer toxicidade adicional. Abaixo, exploramos os sintomas a serem observados, além de como seu veterinário pode diagnosticar e tratar a toxicidade doa babosa.

Sintomas

Se o seu cão comer uma babosa, você deve se preocupar, mas não entrar em pânico. Uma babosa é levemente tóxica para cães. Não é o gel esverdeado no centro da planta que apresenta o problema; é a seiva branca ao seu redor. Essa seiva branca é o látex produzido pela planta e é purgativa, o que significa que estimula o trato intestinal a se esvaziar por meio de diarréia e vômito.

  • Dor abdominal e inchaço
  • Frequência cardíaca anormal
  • Anorexia
  • Dificuldade respiratória
  • Coma
  • urina escura
  • Depressão
  • Diarréia
  • Pupilas dilatadas
  • babando
  • balançar a cabeça
  • Alta temperatura corporal (hipertermia)
  • Letargia
  • Contrações musculares, espasmos ou fraqueza
  • Náusea
  • convulsões
  • Irritação da pele (solavancos, pele escamosa e perda de cabelo)
  • Tremores
  • Incoordenação
  • Vômito
  • Perda de peso

tipos

A intoxicação aguda por babosa ocorre quando seu cão consome uma grande quantidade de aloe vera ou um produto contendo babosa ou látex

O envenenamento crônico por babosa ocorre quando seu cão é exposto a plantas de babosa ou produtos da planta em pequenas quantidades durante um período de tempo

Os sintomas mais comuns de envenenamento por babosa  em cães são vômitos excessivos e diarréia. Isso ocorre porque babosa  contém glicosídeos de antraquinona que são purgativos, causando aumento dos movimentos intestinais. Desidratação, fraqueza e dor abdominal também podem ocorrer.  

Efeitos colaterais menos comuns incluem dificuldades respiratórias, urina de cor escura, frequência cardíaca anormal, tremores e convulsões. 

Se você notar qualquer combinação desses sintomas em seu cão e souber que ele ingeriu babosa, é importante marcar uma consulta com seu veterinário o mais rápido possível.

Diagnóstico

Mesmo que seu filhote ainda não apresente sinais de toxicidade, mas você ache que ele ingeriu babosa , é vital que você marque uma consulta urgente com seu veterinário. Tente fornecer o máximo possível de informações sobre o histórico médico de seu cão, incluindo a quantidade de babosa que ele pode ter comido. 

O veterinário começará realizando um exame físico em seu animal de estimação, avaliando sua respiração, sua temperatura e verificando se há dor de estômago. Eles também podem aconselhar algum trabalho de laboratório para verificar seus parâmetros de sangue e urina, caso alguma anormalidade precise ser abordada.

Tratamento

Se o seu cão comeu uma grande quantidade da planta, seu veterinário pode decidir induzir o vômito, para evitar o desenvolvimento de efeitos colaterais. O bombeamento do estômago (lavagem do estômago sob anestesia) também pode ser uma maneira eficaz de remover material nocivo do seu cão. 

Se o seu cão já começou a digerir babosa  e está apresentando sintomas de toxicidade, o tratamento será de suporte. Alguns cães podem desenvolver apenas um leve ataque de estômago, enquanto outros podem correr o risco de desidratação devido a vômitos e diarréia abundantes. Isso pode depender de quanto da planta eles comeram, bem como de seu estado geral de saúde. 

Seu veterinário pode recomendar fluidos intravenosos para neutralizar isso, bem como medicação anti-náusea e alívio da dor para ajudar com qualquer cólica estomacal associada.

Outros tratamentos oferecidos podem depender dos resultados do exame de sangue e urina do seu cão ou se eles apresentarem qualquer outro dos sintomas menos comuns. 

O prognóstico geralmente é bom se esses cães receberem tratamento imediato de um veterinário, pois o babosa é classificado como leve a moderadamente tóxico , ao contrário de algumas outras plantas que podem ser fatais se ingeridas.

Causas de envenenamento por babosa em cães

A causa do envenenamento por babosa pode ser de uma grande dose (ingestão) ou de repetidas exposições tópicas e/ou orais. Isso pode ocorrer a partir de várias situações, como:

  • Comer plantas de babosa
  • Comer ou ser alimentado com produtos com gel de babosa, suplementos ou látex
  • Exposição constante a produtos de babosa no meio ambiente

Recuperação de envenenamento por babosa em cães

O desempenho do seu cão depende da quantidade de babosa que ele engoliu e da rapidez com que recebe o tratamento. Quanto mais rápida a ajuda médica for dada, melhor a chance de recuperação. Monitore seu animal de estimação quando chegar em casa e compareça a todas as consultas de acompanhamento agendadas pelo veterinário.

O que devo fazer se meu cachorro comer uma babosa?

Se você suspeitar que seu cachorro comeu babosa, ligue para o veterinário imediatamente. Você deve saber quanto seu cão pesa atualmente e quanto você acha que ele ingeriu, juntamente com quaisquer sintomas que seu cão esteja apresentando. 

Na maioria das vezes, seu cão pode sentir um leve desconforto estomacal, na pior das hipóteses. Mas dependendo de quanto seu cão consumiu versus seu tamanho e tolerância, pode se tornar muito sério. Seu veterinário lhe dirá exatamente como você deve proceder.

O gel de babosa não é considerado tóxico para cães. É o látex produzido pela planta que causa problemas nos cachorros. Se você deseja aplicar a porção de gel de uma folha de babosa em uma ferida em seu cão, não deve ter problemas. Ainda assim, é sempre melhor consultar seu veterinário antes de usar QUALQUER tipo de planta ou medicamento em seu cão.

Como saber se uma planta é tóxica para o meu cão?

A menos que você seja veterinário ou botânico, não terá ideia se as plantas que seu cão decide colher são prejudiciais ou não. Prestar atenção ao seu cão quando você está passeando é uma boa maneira de ficar de olho no que ele está comendo. 

Se o seu cachorro comer uma planta que você nunca o viu comer, preste atenção depois. Procure por sinais de desconforto e relate-os ao seu veterinário imediatamente se suspeitar que algo seja venenoso. Esforce-se para conhecer os tipos de plantas geralmente encontradas nas áreas onde seu cão brinca. E aprenda o nome de todas as plantas que você tem em casa.

Para te ajudar com isso, a ASPCA criou um aplicativo chamado Animal Poison App que está disponível para celulares iOS e Android. 

É um aplicativo gratuito que permite escolher o tipo de animal de estimação, seja cachorro, gato, pássaro ou cavalo, e a fonte do veneno, como comida, planta, medicamento etc. Você pode baixá-lo na App Store ou Google Play. É definitivamente um aplicativo que vale a pena ter.

O que posso fazer para proteger o ambiente do meu cachorro?

Se você tem um cachorro que gosta de experimentar tudo em seu ambiente minuciosamente, existem medidas que você pode seguir para reduzir as chances de ele ingerir coisas ruins:

  1. Ensine o comando de deixar para lá. O comando deixa-lo combina a sugestão “deixa-o” com uma guloseima saborosa para que o cão deixe a coisa ruim em paz pela expectativa de algo melhor.  
  2. Coloque as plantas de interior que são venenosas fora do alcance do seu cão. Algumas simples colocações preventivas de plantas podem eliminar o encontro prematuro de filhotes e plantas.
  3. Remova as plantas ao ar livre que são tóxicas para o seu cão. Se o seu cachorro anda sozinho pelo quintal, saiba quais plantas estão em seu ambiente e remova-as se puder.

Saiba o que fazer em caso de emergência. Embora não faça parte da prova de plantas, conheça seus números de contato de emergência. Você deve ter o número do seu veterinário, o número de um veterinário de emergência 24 horas para quando seu veterinário estiver fechado, um número de linha direta de veneno para animais de estimação e um aplicativo como o Animal Poison App que mencionamos anteriormente.

Outras plantas que são venenosas para cães

Acontece que existem montes de plantas que são venenosas para cães , mas comuns em lares e jardins humanos. Aqui estão mais alguns a serem observados…

  • poinsétia
  • glicínias
  • tulipas
  • plantas de ervilha doce

Conclusão

Ter um cachorro é uma responsabilidade incrível. Nós nos preocupamos muito com nossos cães porque eles nos dão muito. Cachorros são cachorros e se metem em tudo. E os amantes de cães são amantes de cães, então eles se preocupam com seus melhores amigos. 

Ao ler este artigo, esperamos que você tenha se educado para saber o que fazer se seu cão comer uma babosa. Não entrar em pânico. Conheça os sintomas e as circunstâncias. E ligue para o seu veterinário para obter conselhos sobre o que fazer a seguir.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato