NOTA: Sempre verifique com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu cão, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseimas fora da dieta.
Sim, cães adultos podem comer brócolis. Não é tóxico para cães e contém benefícios para a saúde, por isso é seguro em pequenas porções.
Os filhotes têm necessidades dietéticas diferentes dos cães adultos e seus sistemas digestivos não são tão desenvolvidos. O alto teor de fibras do brócolis pode causar problemas para os filhotes, por isso é melhor evitar alimentá-los com brócolis.
Se você deseja dar brócolis ao seu cão adulto como lanche ou se ele comeu quando você estava de costas, aqui estão algumas porções seguras de alimentação, benefícios para a saúde e preocupações sobre cães que comem muito brócolis.
Brócolis é bom para cães?

O brócolis não é apenas seguro para os cães comerem; contém muitos benefícios para a saúde e nutrientes para o seu cão, assim como para você. Na verdade, alguns alimentos para cães contêm até brócolis. É rico em fibras, antioxidantes e proteínas vegetais digestíveis, além de fornecer vitaminas e minerais como:
- Vitamina C
- Vitamina K
- Ácido fólico
- Magnésio
- Sódio
- Potássio
- Cromo
Embora o brócolis forneça muitos benefícios para a saúde, seu cão não pode confiar apenas no brócolis para suas vitaminas e minerais. Além disso, você deve ter cuidado para não alimentar seu cão com muito brócolis, pois pode causar desconforto intestinal.
Cachorro pode comer brócolis cru?
Sim, os cães podem comer floretes de brócolis crus. Se você lavá-los primeiro e depois cortá-los em pedaços pequenos e comestíveis, eles são seguros e nutritivos. Na verdade, comer brócolis cru ou cozido no vapor é a melhor maneira de manter o máximo de nutrientes no brócolis.
Os cães podem comer brócolis cozido ou cozido no vapor?
Os cães também podem comer com segurança brócolis cozido e cozido no vapor. Se você cozinhar o brócolis no vapor por apenas alguns minutos, ele reterá mais nutrientes do que se você cozinhá-lo. De qualquer forma, é seguro para o seu cão comer.
Apenas certifique-se de que não esteja muito quente para que não queimem a língua. E certifique-se de alimentar seu filhote apenas com brócolis simples. Isso significa que não há manteiga, óleos ou temperos. Esses ingredientes adicionados não são apenas prejudiciais para o seu cão, mas certos temperos como alho e cebola são tóxicos para os cães.
Cachorro pode comer talos de brócolis?
Os talos de brócolis não são tóxicos para cães, mas não são a melhor parte do brócolis para alimentar seu cão. As hastes podem se tornar um risco de asfixia ou causar um bloqueio intestinal . Se você alimentar seu cão com pedaços de caule, certifique-se de que sejam cortados em pedaços muito pequenos e facilmente comestíveis.
Se seu cão parece estar engasgando, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
Os cães podem ser alérgicos ao brócolis?
Os cães podem desenvolver alergias devido à exposição repetida a um alimento. Alergias alimentares em cães geralmente causam problemas de pele, erupções cutâneas e infecções de ouvido. Se esta é a primeira vez que você está alimentando seu cão com brócolis, você pode ver sinais de intolerância alimentar, que é diferente de uma alergia. Sinais de intolerância alimentar incluem vômitos ou diarréia .
O brócolis faz os cachorros peidarem?
Se você já se perguntou se o brócolis pode fazer um cachorro peidar , a resposta é sim! Os brócolis não apenas contêm uma grande quantidade de fibras - o que pode causar dor de estômago e gases intestinais - mas as florzinhas de brócolis também contêm isotiocianato.
Este composto orgânico é pensado para ajudar a prevenir o câncer. Mas também pode causar irritação gástrica em cães - o que também pode fazer com que seu filhote solte gases.
E embora o brócolis contenha proteína vegetal que os cães podem digerir, muita proteína também pode causar flatulência.
Quanto brócolis os cães podem comer?
Se você está se perguntando quanto brócolis é bom para alimentar seu cão, confira nossa tabela abaixo. E lembre-se: tudo com moderação. Isso significa que mesmo guloseimas saudáveis, como brócolis, devem representar apenas 10% da dieta do seu cão. Os outros 90% devem vir de uma dieta alimentar balanceada para cães .
Abaixo estão algumas diretrizes gerais para tamanhos de porção seguros para alimentar seu cão com brócolis, com base no peso e tamanho da raça do seu cão:
Cachorro extra pequeno (2–20 libras) = uma a duas peças (½ polegada de largura por ¼ de polegada de espessura)
- Exemplos: Yorkies , Chihuahuas , Pomeranians , Pugs
Cachorro pequeno (21–30 libras) = três a quatro pedaços de brócolis (1 polegada de largura por ¼ de polegada de espessura)
- Exemplos: Basenjis , Beagles , Miniature Australian Shepherds
Cachorro médio (31–50 libras) = cinco a seis pedaços de brócolis (1 polegada de largura por ¼ de polegada de espessura)
- Exemplos: Basset Hounds , Border Collies , Australian Cattle Dogs
Cachorro grande (51–90 libras) = punhado de pedaços de brócolis (1 polegada de largura por ¼ de polegada de espessura)
- Exemplos: Pit Bulls , Pastores Alemães , Labrador Retrievers , Pastores Australianos
Cachorro extra grande (mais de 91 libras) = grande punhado de pedaços de brócolis (1 polegada de largura por ¼ de polegada de espessura)
- Exemplos: Newfoundlands , Bernese Mountain Dogs , São Bernardo , Grandes Pirenéus
Se o seu cachorro comeu brócolis quando você não estava olhando, ou você acidentalmente o alimentou demais, fique atento aos seguintes sintomas de dor de estômago. Se você notar algum desses sintomas, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
- Diminuição do apetite ou perda de apetite
- Fadiga
- Agindo deprimido
- Parecendo desconfortável
- Engolir ou lamber os lábios, o ar ou objetos
- Vômito
- diarréia excessiva
- Sangue no vômito ou nas fezes
- Fraqueza
- Colapso
Como alimentar seu cão com brócolis
Pronto para alimentar seu filhote com alguns brócolis como uma guloseima? Lave bem o brócolis, corte-o em pedaços pequenos e comestíveis e remova os talos para evitar riscos de asfixia.
Cru
Pedaços crus de brócolis são a maneira mais fácil e rápida de compartilhá-los com seu cão, preservando os nutrientes.
cozido no vapor
O brócolis cozido no vapor leva apenas alguns minutos, mas esse método também ajuda a manter os mais altos níveis de nutrientes. Não adicione outros ingredientes ou temperos.
Cozinhou
Cozinhar o brócolis demora um pouco mais e pode tirar alguns dos nutrientes naturais, mas ainda é muito saudável! Também não adicione ingredientes extras ou temperos aos brócolis cozidos.
smoothie
Se você estiver se sentindo chique, pode misturar um pouco de brócolis com algumas frutas seguras para cães, como mirtilos e bananas , além de uma colher de iogurte totalmente simples, sem açúcar e sem xilitol. Você pode adicionar isso em cima da comida do seu cão, ou até mesmo congelá-lo no brinquedo KONG do seu cão como uma guloseima para mais tarde.
Referencia: