Os gatos são famosos por esconder sua dor . Evolutivos, eles aprenderam a fazê-lo como um mecanismo de sobrevivência. Como os gatos doentes ou feridos são mais vulneráveis a predadores e outras ameaças, os felinos domesticados mantiveram um poderoso instinto de “mascarar” ou “camuflar” suas vulnerabilidades.
Embora isso tradicionalmente beneficie os gatos selvagens, pode ser um desafio saber quando nossos gatos domésticos precisam de cuidados veterinários, pois eles geralmente se comportam normalmente perto de humanos e outros animais, mesmo quando não estão se sentindo bem.
Uma coisa que eles não conseguem esconder, porém, é o vômito. Felizmente, uma tabela de cores de vômito de gato pode ajudar a discernir quando se preocupar e quando esperar antes de levar seu gato ao médico. Assim como os humanos, nossos gatos vomitam de vez em quando.
E por mais nojento que seja assistir, ouvir - ou pior, intervir! – o vômito do gato nem sempre é motivo de preocupação. Na verdade, pode ter várias causas benignas.
Em seu hábito diário normal de se arrumar, por exemplo, esses seres meticulosamente limpos ingerem pelos soltos, que irritam o revestimento do estômago. E como os gatos passam mais da metade de suas horas de vigília no ato de lamber-se com satisfação, não é incomum que os gatos vomitem bolas de pelo.
Se o seu gato vomitar uma bola de pelo, geralmente não é nada para se preocupar, mesmo que seja desagradável ou faça você engasgar. No entanto, se isso acontecer com muita frequência, você pode conversar com seu veterinário sobre maneiras eficazes de controlar as bolas de pelo.
Os gatos também podem vomitar por comer muito rápido ou demais. Além disso, qualquer mudança repentina na dieta também pode irritar seu sistema digestivo e fazê-los vomitar. Portanto, certifique-se de fazer a transição de seus gatos lentamente para um novo alimento.
Gato vomitando
Mesmo o gato mais saudável tende a vomitar de vez em quando. Em muitos casos, não há nada com que se preocupar - exceto o custo e o esforço necessários para limpar a mancha resultante em, digamos, um tapete oriental novinho em folha. Mas se o animalzinho meticuloso freqüentemente engasga e vomita o que quer que tenha ingerido recentemente, há motivo para preocupação, e uma visita ao veterinário certamente está em ordem.
Uma queixa comum - e na maioria dos casos uma causa relativamente benigna de vômito felino - é a saída de uma bola de pelo , um chumaço cilíndrico e úmido de pelos não digeridos, umedecido pela bile e outros fluidos digestivos. Não é incomum que um gato expulse uma bola de pelo uma ou duas vezes por semana sem problemas duradouros.
De fato, uma complicação séria pode ocorrer se um gato não soltar uma bola de pelo ocasionalmente, uma vez que um aglomerado de matéria que passou de seu estômago para o trato intestinal pode causar um bloqueio com risco de vida.
Muitos gatos vomitam de vez em quando, mas os gatos que vomitam mais de uma vez por semana ou que apresentam sinais de letargia, fraqueza, diminuição do apetite, sangue no vômito, aumento da sede, aumento ou diminuição da micção ou diarreia simultânea devem ser avaliados por um veterinário prontamente.
Causas do vômito em gatos
Embora o vômito em gatos nem sempre seja uma emergência médica, nunca devemos considerá-lo levianamente. Vômitos súbitos ou excessivos podem indicar problemas de saúde crônicos ou agudos subjacentes que requerem atenção médica.
Todos nós, pais de gatos, precisamos permanecer vigilantes se nossos filhos felinos estiverem com problemas digestivos, pois pode ser um sintoma de infecções ou doenças gastrointestinais - como gastrite ou doença inflamatória intestinal.
O vômito também pode indicar parasitas ou bloqueios intestinais ou outras condições graves, como doença renal, problemas hepáticos ou diabetes. O vômito também é uma resposta comum à ingestão de veneno .
Saber a diferença entre quando monitorar pacientemente a situação e quando se preocupar é essencial para proteger a saúde do seu gato. Felizmente, a cor do vômito felino pode oferecer pistas importantes sobre a causa. Aqui está uma tabela de cores conveniente para vômito de gato para uma referência rápida do que cada cor significa.
Compreender a cor do vômito do seu gato pode ajudá-lo a saber quando é necessário procurar atendimento médico.
Nota importante :
Este gráfico de cor de vômito de gato é apenas um guia de referência. Não deve substituir o conselho médico.
O que a cor do vômito do seu gato pode estar lhe dizendo
Branco ou semelhante a espuma
Seu gato pode ter comido algo que não faz bem ao estômago; comeu muito ou muito rapidamente; tem alergia alimentar; ou pode ter um bloqueio intestinal.
amarelo ou verde
Geralmente indica a presença de bile. Isso pode ser causado por inflamação intestinal, gastrite ou pancreatite.
Outras causas incluem colangiohepatite, dieta inadequada, parasitas, infecção, obstrução, doença hepática ou renal, toxinas e câncer.
Marrom
O vômito líquido marrom pode sinalizar problemas de sangramento. O vômito crônico pode levar a inflamação na boca ou no esôfago, resultando em sangue escorrendo para o vômito.
Alternativamente, o vômito marrom pode sugerir sangramento interno mais abaixo no trato gastrointestinal, possivelmente causado pela ingestão de um objeto estranho ou pela impactação de uma grande bola de pelo, levando a inflamação e trauma.
vermelho ou preto
Tanto o vômito vermelho quanto o preto em gatos indicam a presença de sangue e requerem atenção médica imediata. Vômito vermelho brilhante sugere sangue fresco, possivelmente de sangramento na boca, garganta ou esôfago, que pode ser causado por lesões orais, irritação, inflamação ou ingestão de sangue de uma ferida externa.
Por outro lado, o vômito preto indica sangue parcialmente digerido no estômago, geralmente associado a sangramento superior no trato gastrointestinal, como estômago ou intestino delgado, possivelmente devido a úlceras gástricas, tumores gastrointestinais ou outros problemas do sistema digestivo.
Laranja
Muitas vezes, um sinal de doença hepática ou pancreatite.
Verde
Pode ser o resultado de comer grama ou mastigar dentes, mas também pode sinalizar um bloqueio intestinal.
Conclusão:
Outras causas frequentemente diagnosticadas de vômito felino incluem a ingestão de substâncias como folhas de plantas venenosas , comida de gato estragada, vários medicamentos humanos, pedaços de barbante ou fio, anticongelante, certos alimentos humanos (chocolate ou cebola, por exemplo) ou qualquer outro número de objetos que um gato pode encontrar no chão - clipes de papel, elásticos e coisas do gênero.
Independentemente da causa, os casos de vômito felino prolongado precisarão de cuidados de suporte, geralmente envolvendo fluidoterapia intravenosa ou subcutânea e alimentação com uma dieta leve e de fácil digestão assim que o vômito cessar. Um medicamento antiemético pode ser prescrito para parar o vômito em casos de indiscrição alimentar ou certas doenças metabólicas. O tratamento específico, é claro, dependerá do diagnóstico. Parasitas serão tratados com medicação de desparasitação. As toxicidades serão tratadas com antídotos apropriados ou terapia de suporte.
Referencia: