A Bíblia Sagrada é o texto sagrado do cristianismo e do judaísmo. Enquanto o cristianismo inclui o Novo Testamento e o Antigo Testamento em suas escrituras, o judaísmo se concentra no Antigo Testamento. Além disso, a maioria das descrições de criaturas semelhantes a dinossauros são encontradas no Antigo Testamento.
Portanto, tanto o judaísmo quanto o cristianismo podem consultar a Bíblia para determinar se os dinossauros existiram durante os tempos bíblicos. Descubra o que a Bíblia diz sobre dinossauros e descubra quais livros da Bíblia falam sobre dinossauros.
Algumas passagens da Bíblia podem mencionar dinossauros, mas os teólogos ainda discutem se essas referências aludem a dinossauros ou a outras criaturas.
A Bíblia menciona dinossauros?

A Bíblia não menciona diretamente os dinossauros , pois o termo não se desenvolveu até o século XIX . A palavra grega deinos , que significa “horrível”, combinada com a palavra grega sauros, que significa “lagarto”, criou a palavra inglesa “dinossauro”. Atribui-se ao paleontólogo Sir Richard Owen a criação do termo “dinossauro” do grego original, e ele derivou o termo das descobertas de outros pesquisadores.
Embora a Bíblia nunca mencione dinossauros, ela faz referências a animais que se parecem com dinossauros. No entanto, teólogos e cientistas cristãos lutam para concordar se a Bíblia faz referência a dinossauros. Pesquisadores modernos provaram a existência de dinossauros como fato, de acordo com fósseis, ossos, datação por carbono e muito mais. No entanto, o debate continua sobre se os dinossauros são uma verdade bíblica.
O que é um dinossauro?
Os dinossauros são grandes répteis que se acredita terem evoluído há cerca de 245 milhões de anos. A maioria dos pesquisadores concorda que os dinossauros foram extintos após o período Cretáceo , mas outros acham que essas feras evoluíram para vários tipos de pássaros. O termo “dinossauro” normalmente se refere a grandes répteis terrestres. No entanto, algumas pessoas também se referem a répteis gigantes no mar e no ar como dinossauros.
Possíveis referências a dinossauros na Bíblia
A Bíblia frequentemente faz referência a criaturas semelhantes a dinossauros, descrevendo-as como serpentes, monstros marinhos ou dragões. O termo hebraico que define essas criaturas é tannin , e pode ser traduzido de várias maneiras. No geral, porém, a maioria dos estudiosos concorda que o tanino descreve um tipo de réptil grande. A Bíblia menciona o tanino inúmeras vezes no Antigo Testamento em livros como Gênesis, Jó e Salmos.
Behemoth e Leviatã
Talvez a ilustração mais impressionante de criaturas semelhantes a dinossauros na Bíblia seja encontrada em Jó. Uma criatura chamada Behemoth é um exemplo de um possível dinossauro na Bíblia. Jó 40 descreve Behemoth como um herbívoro que vive perto da água. Supostamente, Behemoth é uma criatura maciça e rígida com uma força incrível e uma cauda grande. Alguns teólogos acreditam que Behemoth é uma referência a um elefante ou hipopótamo. No entanto, outros argumentam que o Behemoth é mais parecido com um dinossauro, especificamente um Saltasaurus, um Brachiosaurus ou outro tipo de réptil gigante.
Além disso, Leviatã é a segunda criatura semelhante a um dinossauro encontrada em Jó. Em Jó 41, o Leviatã é mencionado em detalhes, descrito como um monstro marinho por meio de imagens e dicção de pesca. As palavras “anzóis”, “arpões” e “lanças de pesca” indicam que Leviatã é um habitante do mar. Alguns teólogos afirmam que o Leviatã é uma representação metafórica de um crocodilo , um animal que conhecemos hoje. No entanto, outros versículos em Jó 41 ilustram o Leviatã como algo muito mais temível, domado apenas pelo próprio Deus.
Além disso, Jó 41 descreve o Leviatã como uma fera feroz, sem igual em nenhuma outra criatura na Terra. A besta cospe fogo e nenhuma arma humana pode derrotá-la. Na verdade, Jó descreve a criatura como a besta mais forte que já existiu, muito parecida com um dragão mítico que derruba seus inimigos com sopro de fogo e violência inigualável. Leviatã é paralelo à compreensão moderna de um dinossauro. A força, ferocidade, aparência e comportamento do Leviatã podem classificá-lo como um dinossauro antigo .
Referências cruzadas de dinossauros na Bíblia
Além das duas criaturas parecidas com dinossauros em Jó, outros livros mencionam lagartos ou répteis gigantes. Por exemplo, o Salmo 74:13-14 louva a Deus por esmagar monstros marinhos ameaçadores, incluindo o Leviatã. O Salmo 104:26 também descreve o Leviatã, e o autor discute a criação dele. Além disso, Isaías 27:1 profetiza um dia em que Deus matará o Leviatã, conforme referenciado no Salmo 74.
Um olhar mais atento sobre o tanino
Como mencionado acima, a palavra tanino geralmente se refere a dragões, monstros marinhos ou serpentes na Bíblia, e essas bestas geralmente são paralelas às descrições dos dinossauros. No entanto, os teólogos interpretam o tanino de maneiras diferentes.
Tanino : Mamífero ou Serpente?
Por um lado, o tanino pode se referir a um réptil gigante, como Levithan, que mais se alinha com a descrição de um dragão marinho , em oposição a um dinossauro. O uso plural de tanino, no entanto, é tanninim , que poderia se referir a um grupo de chacais , um animal que existe até hoje. Tannim é a palavra hebraica para chacal. Portanto, estudiosos céticos quanto à existência de dinossauros ou dragões podem argumentar que tanninim descreve apenas chacais.
A evidência bíblica para criaturas semelhantes a dinossauros é óbvia, porém, considerando as descrições de Leviatã e Behemoth. De acordo com uma cosmovisão bíblica, é mais provável que tanninim descreva dinossauros do que chacais. Além disso, alguns guias de teologia distinguem entre tanino e tanim , apontando como as palavras têm significados diferentes e que chacais não devem ser equiparados a criaturas marinhas.
Tanino na Criação
Além disso, Gênesis 1:21 ilustra a criação dos animais no mar e no ar. O termo taninim também aparece nesta passagem e se refere a criaturas marinhas. De acordo com o Gênesis, Deus criou os animais marinhos no quinto dia da narrativa da criação. No sexto dia, Deus criou os animais terrestres . Considerando que o chacal é um animal terrestre, faz pouco sentido o uso de tanninim no quinto dia para se referir a um chacal. Em vez disso, taninim deve se referir a criaturas marinhas, pois Deus formou os animais marinhos no quinto dia, de acordo com a Bíblia.
No entanto, o uso de taninim para descrever criaturas marinhas não aponta automaticamente para a criação de dinossauros, monstros marinhos ou Leviatã. Alguns estudiosos acreditam que taninim se refere a uma ampla definição de animais marinhos, incluindo baleias, tubarões e lulas . Portanto, é possível que todas as criaturas marinhas possam ser descritas usando tanninim .
De acordo com a Bíblia, Deus criou as criaturas marinhas no quinto dia da narrativa da criação.
Tanino : uma espécie de serpente
Visto que taninim pode descrever uma variedade de animais aquáticos ou répteis, o termo assume diferentes formas de acordo com os diferentes livros da Bíblia. Em Jó, Salmos e Isaías, o tanino refere-se a poderosos animais semelhantes a dinossauros, como o Leviatã. Em Êxodo e Deuteronômio, porém, tanino pode se referir a um tipo de cobra ou cobra. A vara que Aarão, o irmão de Moisés, joga na frente do Faraó em Êxodo 7 torna-se um tanino ou serpente. Portanto, alguns estudiosos poderiam argumentar que o tanino descreve apenas um tipo de cobra, em vez de um dinossauro.
Porém, outra palavra hebraica define um tipo de cobra: nachash . Nachash ilustrou a transformação do cajado de Moisés em uma cobra em Êxodo 4. Por que o cajado de Arão se tornou um tanino em Êxodo 7, em oposição a um nachash ? Tannin pode se referir apenas a cobras , um tipo específico de cobra. Essa interpretação deriva de outras passagens da Bíblia, como o Salmo 91:13, que iguala o tanino a uma cobra em algumas traduções. Nachash , por outro lado, pode se referir a uma variedade de cobras.
Se isso for verdade, a vara de Aarão se transformou em uma cobra enquanto a vara de Moisés se transformou em outro tipo de cobra. Embora os especialistas ainda debatam essa interpretação, pode-se provar que o tanino tem várias definições, incluindo cobras, monstros marinhos, Leviatã e muito mais.
Dinossauros na Bíblia: um resumo
Considerando o uso de tanino para descrever várias serpentes, dragões e monstros marinhos, é possível que os dinossauros existissem durante os tempos bíblicos. As descrições de Leviatã e Behemoth também apontam para a existência de dinossauros. No entanto, a maioria dos cientistas define estritamente os dinossauros como animais terrestres. Levando em consideração essa definição, os dinossauros não são mencionados diretamente na Bíblia, a menos que a definição inclua criaturas marinhas.
A descrição mais vívida de uma criatura semelhante a um dinossauro na Bíblia é Leviatã, um monstro que habita o mar. Portanto, certamente é possível que os dinossauros sejam representados nessas escrituras, mas sua interpretação bíblica pode ser mais parecida com o Monstro do Lago Ness do que com um Tiranossauro rex .
Referencia: