O pequeno e corajoso Pinscher alemão é um tanto quanto temperamental e desconfiado. Esse pequeno costuma latir quando encontra com estranhos, mas depois de pegar confiança ele até que aceita o visitante. Conheça aqui as raças de cachorros indicadas para morar em apartamento.
Estes animais elegantes são bem proporcionados, com músculos bem desenvolvidos que podem ser claramente visualizados sob a pelagem lisa, especialmente em movimento.
O Pinscher Alemão é alerta, vivaz, autoconfiante e bem equilibrado. Combine esses traços com inteligência e resistência, que os pinschers alemães têm de sobra, e você terá o cão ideal para a família, além de companheiro e para proteção.
O Pinscher de Pelo Liso era em sua maioria preto com manchas castanho claras, com cor uniforme em tons de marrom a vermelho, grisalho ou simplesmente de azul acinzentado a preto. O Pinscher Alemão é um cão de tamanho médio de constituição quadrada.
História do Pinscher alemão

O Pinscher Alemão tem uma mistura que veio de raças como o Dachshunds que são parentes do salsicha e o Galgo Italiano, mas há quem diga que esses pequenos vieram da mistura com o Pinscher Standard, que pertence ao grupo dos Dobermans.
No começo esse cachorro foi criado para caçar ratos, esta raça é chamada Zwergpinscher na Alemanha, seu país de origem. Em alemão, pinscher se refere a cães que foram criados como guardiões ou para caçar vermes, e zwerg significa “anão” ou “anão”. No século 19 já existiam pinturas que representavam o Pinscher, que significa “Terrier” e chega a ser um cão com muita energia. A American Kennel Club reconheceu o Pinscher Miniatura em 1929 e aqui no Brasil popularizamos para Pinscher.
- País: Alemanha
- Categoria de tamanho: Médio
- Expectativa média de vida: 12–14 anos
- Vivaz / Cheio de entusiasmo / Confiante / Com temperamento estável / Inteligente / Resiliente / Alerta
Temperamento Pinscher alemão
Ele não é tão baixinho quanto seu parente, o Pinscher Miniatura, e nem alto e esbelto como seu primo, o Doberman. Mas não se engane com sua aparência. O Pinscher Alemão é um cachorro fiel e dedicado ao dono, mas extremamente possessivo, além de territorialista.
O Pinscher alemão que se parece muito com o Doberman esteticamente, tem sua personalidade completamente diferente. As duas raças tem descendências diferentes, o Doberman vem dos Rottweilers e o Pinscher Miniatura do Dachshund e Galgo Italiano.
Embora seja uma raça de colo seja e pareça bastante delicada, o Pinscher alemão é um cão robusto e poderíamos dizer explosivo. Se você não tiver pulso firme e mostrar quem manda, esse pequeno vai mandar e desmandar na sua família. Se você tiver interesse de possuir um Pinscher, precisa se dedicar para socializar e treina-lo adequadamente, assim a sua vida e a dele será mais fácil e divertida.
O Pinscher alemão também é um cachorro muito bonito, tem o pescoço forte e o corpo musculoso, isso lhe traz um ar de imponência. Os pelos são muito fáceis de cuidar e de escovar, basta passar um pente de plástico uma vez por semana e pronto. As orelhas do Pinscher são cortadas em muitos países da Europa, no Brasil essa pratica foi proibida.
Eu particularmente acho o Pinscher alemão lindo com suas orelhas em pé. Esse cachorro tem energia e muita curiosidade com tudo que esta a sua volta, ele é carinhoso e esta sempre alerta, gosta de investigar tudo que não conhece e se ele se sentir ameaçado, pronto!
Seu temperamento explosivo mostra o quanto de barulho esse pequeno e rabugento pode fazer, com estranhos ele não vai facilitar, vai latir, rosnar e mesmo que você o mande parar ele também não vai obedecer. Seu tamanho não corresponde há quantidade de teimosia, raiva e carinho que os Pinscher tem com seus donos.
Engraçado ver esse pequeno valentão, enfrentar situações de risco, posso dizer que o Pinscher é o mestre em bater e assoprar. Muito cuidado com passeios sem a guia com esse mister curioso, o Pinscher pode correr atrás de outros cães e ate mesmo ir para uma rua cheia de carros, portanto tenha cuidado com ele e mostre que quem manda é você.
Cor do Pinscher Alemão
- ruivo cervo
- marrom avermelhado
- marrom avermelhado escuro
- preto e castanho
- preto brilhante
- preto com marcações em marrom avermelhado
Por esse motivo o Pinscher alemão não é o cão para marinheiros de primeira viagem.
Sua energia e inteligência podem assustar quem não tem experiência com cachorros e o relacionamento de vocês pode ser um tanto quanto estressante. Se você quer um cão de guarda ou cão de alerta o Pinscher é autoconfiante e não tem medo de nada.
O seu tamanho é perfeito para morar em apartamento e ele pode se dar muito bem com outros animais da sua casa, de tempo e ensine-o a ser um bom companheiro. Cachorros da raça Pinscher preferem muito mais os adultos do que as crianças, geralmente crianças são desastradas e podem machucar esse pequeno devido ao seu tamanho delicado, ele não vai pensar duas vezes e provavelmente vai morder essa criança.
Risadas e orgulho estão garantidos para os donos do Pinscher, esse “bravinho” é muito brincalhão, faz coisas engraçadas e tem coragem de sobra.
Saúde Pinscher alemão
Como a maioria dos cães pequenos, o Pinscher alemão tem uma ótima saúde podendo apresentar problemas apenas na velhice, o que é perfeitamente normal. Fique atento e converse com o seu veterinário sobre a possibilidade de castrar o seu cachorro para evitar cistos e tumores na velhice.
Pinscher alemão pode apresentar doenças como displasia coxofemural. Tenha um veterinário de confiança e faca visitas semestrais para manter o seu Pinscher saudável.
Expectativa de vida: 12 – 14 anos
Todos os cachorros estão predispostos e podem ser afetados por qualquer tipo de doença. Separamos 5 links que você pode ficar interessado para se precaver caso seu animal de estimação apareça com algum desses sintomas.
Tipos de Doenças que podem afetar o Pinscher alemão
O pelo curto e bem rente ao corpo, dispensa escovadas frequentes. Apenas o suficiente para retirar os pelos mortos. O Pinscher age por instinto, impulso. Por isso, muitos acham que ele é o tipo que morde primeiro para pensar depois.
- Tipos de Tumor
- Verme em Cães
- Tumor em Cachorros
- Febre do Carrapato
- Parvovirose Canina
Conclusão: Pinscher Alemão
Como a maioria das raças caninas, o Pinscher Alemão tem sua origem desconhecida. Mas estudiosos da espécie afirmam que há registros de obras de arte com a imagem do cão, datadas do final do século 18. Os cachorros que contribuíram para a formação desta raça também são nebulosos. O que é certo é que o Pinscher Alemão participou no surgimento do Doberman Pinscher e do Pinscher Miniatura.

Referencia: