Algo estranho está acontecendo com o seu Lírio da Paz. Gotas de água estão se formando nas bordas de suas folhas, embora você não tenha borrifado ou regado por horas. Você provavelmente está se perguntando o que sua planta está fazendo e por quê. Mais importante, você quer saber se isso significa que há algo errado com o seu Lírio da Paz.
Embora pareça que seu Lírio da Paz chora, isso não é sinal de estresse. O gotejamento de umidade das bordas das folhas é chamado de gutação, e até plantas saudáveis o fazem. Embora os cientistas discordem sobre por que isso acontece, tem algo a ver com a forma como o Lírio da Paz controla sua pressão interna.
O fluido que escorre durante a gutação é principalmente água e deve parecer apenas um pouco pegajoso. Se você encontrar uma substância gomosa em seu Lírio da Paz, há uma chance de você ter um problema de praga. Continue lendo para saber mais sobre o que é a gutação e como ela funciona.
O que é o Lírio da paz

Um lírio da paz é uma planta tropical comumente encontrada na Colômbia e na Venezuela. Este tipo de lírio também é uma planta doméstica popular que pode prosperar dentro de casa com os devidos cuidados.
A planta elegante tem um caule longo e fino que pode atingir mais de trinta centímetros de altura dentro de casa. Graciosas folhas verdes profundas se estendem ao redor da flor em uma moldura exuberante. A espata, ou a grande “flor” branca, é na verdade uma folha protegendo a espádice de um lado. A espádice é a verdadeira flor da planta, embora se assemelhe a um caule pontiagudo e carnudo.
Como os lírios da paz são nativos das florestas tropicais da América Latina, cultivá-los dentro de casa pode ser complicado. No entanto, uma vez que você encontra o equilíbrio perfeito de luz, água e temperatura, os cuidados com o lírio da paz são simples.
Por que um lírio da paz pinga água?
Primeiras coisas primeiro: não é apenas água. As gotículas transparentes nas folhas da sua planta são uma substância chamada seiva do xilema. Este é o fluido fino que transporta umidade, nutrientes e hormônios através do corpo do seu Lírio da Paz. Não é tão espesso quanto a seiva do floema que carrega o açúcar, mas contém alguns íons e moléculas orgânicas junto com H2O.
Quando a pressão da umidade e dos minerais dentro do corpo do Lírio da Paz aumenta o suficiente, a planta pode se aliviar derramando um pouco de seiva. Embora os donos de plantas de casa costumem chamar isso de “choro”, “choro” ou “suor”, o termo botânico é gutação .
A gutação geralmente ocorre à noite, quando o solo está úmido. Normalmente, uma planta lida com a pressão radicular do líquido no solo por meio da transpiração – liberando vapor d'água pelas aberturas das folhas chamadas estômatos. Mas não pode fazer isso quando os estômatos se fecham durante a noite. Em vez disso, seu Lírio da Paz abre um tipo diferente de poro chamado hidatódeo e libera algumas gotas de seiva.
Os lírios da paz estão longe de ser as únicas plantas que fazem isso. Na verdade, as gotas nas folhas de grama que a maioria das pessoas considera como “orvalho da manhã” são, na verdade, o resultado da gutação. Só para constar, o orvalho raramente se forma dentro de casa; se você vir gotas nas plantas de sua casa pela manhã, provavelmente é uma gutação.
Seu lírio da paz pode entrar em colapso durante o dia se a umidade for alta. A água não pode evaporar facilmente dos estômatos quando já existe muita umidade no ar.
O excesso de água faz os lírios da paz chorarem?
Um dos equívocos mais comuns sobre a gutação é que é o resultado de rega excessiva. Isso mesmo – nós chamamos isso de concepção errônea . Pelo que se sabe, a gutação não tem nada a ver com excesso de água.
É verdade que a gutação é mais provável quando há muita umidade no solo. Mas regar demais não significa que o solo está ficando muito úmido – significa que o solo está úmido por muito tempo. Você não deve ter medo de deixar a mistura de vasos do Lírio da Paz boa e encharcada ao regá-la. E você não deve se preocupar se vir gutação no dia seguinte.
Por outro lado, se sua planta estiver eviscerando todos os dias durante uma semana, pode valer a pena dar uma cutucada no solo. Se ainda estiver úmido mais de alguns dias depois de você ter dado de beber à sua planta, você tem um problema: ou o solo ou o vaso não estão drenando rápido o suficiente.
Isso é ruim, porque as raízes que ficam em solo pantanoso por muito tempo podem desenvolver podridão radicular. Além do solo úmido, os sinais de perigo incluem folhas caídas, amareladas ou marrons, assim como caules moles e cheiro de mofo.
Se você está preocupado que seu Lírio da Paz esteja com excesso de água, você deve inspecionar suas raízes para ver se alguma delas está infectada. Verifique se há raízes que parecem marrons, pretas ou cinzas, em vez de sua cor esbranquiçada saudável. Raízes moles ou viscosas provavelmente também estão infectadas. Se você encontrar algum, consulte este artigo para obter instruções detalhadas sobre como lidar com a podridão da raiz nos lírios da paz.
Suor e Sal em Lírios da Paz
Uma teoria sobre por que os lírios da paz pingam água é que isso os permite corrigir o excesso de sais minerais. Isso não significa que você deva se preocupar com a saúde de sua planta ao vê-la em processo de gutação. Mas recomendamos ficar de olho no estado das folhas.
Você pode notar manchas fracas de uma crosta branca onde as gotas secam. Um pouco desse tipo de mancha não é um problema para o seu Lírio da Paz. Se preferir manter as folhas limpas, pode usar um pano úmido para limpá-las. (Na verdade, é uma boa ideia fazer isso de vez em quando, mesmo que você não veja resíduos. Manter as folhas livres de poeira melhora sua capacidade de captar a luz do sol.)
Grandes quantidades de sal acumuladas na folhagem do Lírio da Paz podem significar que o solo está ficando muito pesado em minerais. Isso pode ser porque você está dando muito fertilizante à sua planta ou porque não está limpando o solo com frequência suficiente. Usar água da torneira com alto teor de elementos como o cálcio também pode causar esse efeito.
Você não quer deixar muitos sais minerais se acumularem no pote do seu Lírio da Paz. Eles podem atrapalhar ou até mesmo danificar as raízes, colocando sua planta em risco de desidratação. Considere reduzir seu regime de fertilizantes ou mudar para água filtrada ao hidratar sua planta.
Também ajuda a lavar a panela de vez em quando com água destilada. Despeje uma grande quantidade - 4 ou 5 vezes o que o recipiente pode conter - no solo em um fluxo lento, mas constante. Vamos lavar a mistura de envasamento e sair pelo orifício de drenagem. Levará consigo a maior parte dos depósitos minerais.
Se você está fertilizando regularmente o seu Lírio da Paz, recomendamos dar-lhe uma descarga de solo a cada um ou dois meses.
Problemas de Pragas
E se as gotas do seu Lírio da Paz parecerem lama pegajosa em vez de lágrimas suaves? Nesse caso, pode estar infestado de bugs.
Certas pragas sugadoras de seiva excretam uma gosma açucarada chamada melada. Esse material é muito mais espesso e pegajoso do que as gotas da gutação. Se você encontrar melada em seu Lírio da Paz, aqui estão os prováveis suspeitos:
- pulgões. Procure aglomerados de pequenos pontos ao redor do crescimento mais recente do seu Lírio da Paz ou manchas descoloridas nas superfícies das folhas. Os pulgões podem ser verdes, pretos, marrons, laranja ou vermelhos, e também deixam para trás exoesqueletos brancos de aparência acinzentada.
- Escala. Protuberâncias pequenas, lisas e marrons saindo dos caules de sua planta podem ser cochonilhas blindadas. Eles tendem a se prender em um ponto e ficar parados. Eles se parecem menos com insetos e mais com manchas de algum tipo de doença estranha.
- Mealybugs. Estes estão relacionados com a escala, mas movem-se e escondem-se nas fendas em vez de se sentarem nos caules. As cochonilhas se cobrem com uma cera branca que as faz parecer pequenas mechas de algodão.
Quando você detectar uma infestação de pragas, coloque seu lírio da paz em quarentena antes que os insetos possam pular para outras plantas. Em seguida, lave com um jato forte de água. Agora pulverize sua planta com algum tipo de pesticida - recomendamos combinar ⅓ de uma colher de chá de sabão neutro , uma colher de chá de óleo de nim e um litro de água morna. Agite o sabão na água antes de adicionar o neem. Isso ajudará o óleo a emulsionar.
Você terá que pulverizar seu Lírio da Paz pelo menos algumas vezes para se livrar dos insetos. Dê alguns dias entre os tratamentos para secar e se recuperar. Para infestações severas ou insetos teimosos, como escamas, você também pode limpar as folhas com álcool isopropílico.
Perguntas e Preocupações sobre o Lírio da Paz
Cuidados precisos com o lírio da paz são essenciais para estimular seu crescimento e período de floração. Contanto que a flor esteja bem colocada em sua casa ou escritório, os lírios da paz exigem pouca manutenção. Para quem vive em áreas continuamente quentes e úmidas, a delicada flor com sua bainha branca é perfeita para o seu quintal.
Os lírios da paz também são presentes atenciosos para almas enlutadas ou perturbadas. São plantas de simpatia pensadas para trazer cura para a mente. No Feng Shui, acredita-se que os lírios da paz harmonizam a energia da casa para criar uma atmosfera calma e relaxante. A flor também é um símbolo de esperança para aqueles que estão desesperados.
Os lírios da paz são venenosos?
Os lírios da paz não são tóxicos como os verdadeiros lírios, mas ainda assim devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais de estimação. Eles contêm cristais microscópicos de oxalato de cálcio que, quando ingeridos, causam salivação excessiva e desconforto na boca e na garganta. Quando uma grande quantidade é ingerida, segue-se uma irritação estomacal severa.
Quanto tempo duram as flores do lírio da paz?
As flores geralmente florescem na primavera e duram várias semanas quando cuidadas corretamente. Embora a planta seja perene, nem sempre pode florescer. Na verdade, fazê-lo florescer pode ser tão meticuloso que pode nem florescer. Se o seu lírio da paz não estiver florescendo ou as espatas brancas estiverem descoloridas, modifique suas condições de cultivo.
Por que minha planta de lírio da paz está murchando?
Se o seu lírio da paz está murchando, é possível que esteja simplesmente pedindo um pouco de água. Se ainda não reviver após uma bebida, você terá que reavaliar as outras condições - temperatura, solo e luz solar. Como os lírios da paz desfrutam de uma atmosfera de floresta tropical, descobrir o que eles precisam é semelhante a acalmar um bebê chorando. Mude uma variável de cada vez sem fazer nada drástico.
Por que as folhas do meu lírio da paz estão ficando amarelas?
Folhas amarelas podem ser o resultado de vários problemas. Listras amarelas são a primeira indicação de que está recebendo muita luz. No entanto, as folhas amarelas também são causadas por falta de água, pragas e simplesmente velhice. Investigue seu lírio da paz amarelado para encontrar a origem do problema.
Devo replantar meu lírio da paz?
É aconselhável replantar seu lírio da paz anualmente ou semestralmente na primavera. O novo solo irá refrescar sua planta. No entanto, você só deve alterar o tamanho do vaso se o lírio da paz tiver crescido demais para o vaso. Para referência, seu recipiente deve ser cerca de duas vezes maior que o torrão ou a massa central da raiz. Se o seu lírio da paz estiver crescendo e ficando muito grande, você também pode dividi-lo em várias plantas.
Os lírios da paz são propensos a pragas ou doenças?
Pulgões, cochonilhas e ácaros representam uma ameaça para os lírios da paz. Esses insetos roubam sua planta de fluidos e nutrientes. O que é pior, pulgões e cochonilhas produzem um lodo doce que atrai formigas. Tente pegar os ácaros antes que eles ponham ovos para evitar uma infestação completa.
Se o seu lírio da paz estiver infestado de pragas, regue-o com água em temperatura ambiente e pulverize-o com inseticida. Bolas de algodão em álcool são especialmente úteis para se livrar de cochonilhas.
Conclusão:
Seu Lírio da Paz pingando água não é sinal de que está com problemas. Ainda assim, nunca é uma má ideia revisar suas práticas de cuidado. Certifique-se de fornecer o equilíbrio certo de água e nutrientes e verifique se há melada enquanto faz isso. Depois de fazer um check-up rápido, você pode respirar com facilidade - e talvez tirar algumas fotos artísticas daquelas gotas brilhantes nas folhas do seu Lírio da Paz.
Referencia: