Rivalidade da natureza: por que os cães não gostam de gatos? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Rivalidade da natureza: por que os cães não gostam de gatos?

Você é uma pessoa de gato, ou você é uma pessoa de cachorro? Quem você prefere ver ganhar um smackdown felino-canino - Fido ou Fluffy? As pessoas parecem acreditar que cachorros não gostam de gatos e gatos não gostam de cachorros. 

A verdade é que, como qualquer pessoa que já teve os dois pode dizer, cães e gatos não são inimigos naturais. E não importa o que os desenhos e filmes digam, gatos e cachorros se dão bem - até que não se dêem. Se não o fazem, não é por uma rivalidade natural, é porque seus comportamentos às vezes são diferentes.

Como surgiu esse mito popular de cães que não gostam de gatos se perdeu na história. Os cientistas costumavam pensar que os antigos egípcios foram os primeiros a domesticar o gato há cerca de 6.000 anos. Mas evidências recentes sugerem que os gatos foram domesticados durante a Revolução Neolítica, cerca de 10.000 anos atrás. Essa mudança ocorreu ao longo dos rios Tigre e Eufrates (o Crescente Fértil) no atual Iraque moderno.

Quanto aos cães, as evidências sugerem que eles foram domesticados na Eurásia entre 14.000 e 29.000 anos atrás . A maioria dos cientistas concorda que os cães descendem de uma linhagem de lobos que seguiram caçadores e coletores nômades para comer os restos de animais abatidos que as pessoas deixaram para trás. Com o tempo, essa linhagem de lobo foi extinta, dando lugar ao cachorro moderno.   

Os antigos egípcios reverenciavam tanto os gatos que os mumificavam.

Deixe a perseguição começar

Eventualmente, as duas espécies começaram a interagir e o tropo cão-gato-ódio cresceu para proporções épicas, mesmo que não fosse tão verdade. Tudo se resume ao comportamento. Primeiro, os cães adoram perseguir coisas. Eles vão perseguir bolas, paus, esquilos, pássaros e esquilos. Praticamente qualquer coisa que se mova um cachorro irá persegui-lo – incluindo gatos.

Por sua vez, os gatos adoram correr. Eles sobem as cortinas e correm pelo chão da cozinha. Eles vão sair correndo dos quartos aparentemente sem rima ou razão. Mais importante, os gatos também correm quando se sentem ameaçados. Portanto, não é difícil descobrir por que os cães perseguem os gatos. Um cachorro quer brincar. Se um gato passar correndo - o jogo começa. Quanto ao gato, bem, ele está assustado e sua resposta de fuga ou luta assume o controle.

Falta de comunicação

Cães e gatos nem sempre falam a mesma língua. Pegue o rabo de um gato. Quando ele balança para frente e para trás, é provável que esteja irritado com alguma coisa. Quando um cachorro abana o rabo, é um campista feliz. Quer jogar. Fido pode ver Fluffy abanar o rabo e pensar consigo mesmo: “Ei, Fluffy quer brincar”, quando na verdade não quer. Assobios fofos. Ela golpeia e acerta com um roundhouse no nariz de Fido.

não me incomode

Os gatos são principalmente animais solitários que amam seu espaço. Essa predisposição influencia como um gato se dará bem com os outros. Um gato que está cochilando no sofá, por exemplo, pode dar um tapa em outro gato que tenta se aninhar ao lado dele.

Os cães, por outro lado, são animais extremamente sociais. Quanto mais amigável um cachorro é, mais ele quer brincar ou interagir com alguém. Fluffy pode interpretar mal os sinais que Fido está enviando, então quando ele vai lambê-la, “bam”, outro tapa no nariz. Vamos ser claros, isso não acontece o tempo todo. Além disso, os cães mais velhos podem ficar mais impacientes à medida que envelhecem e começam a atacar gatos, gatinhos e cachorros velozes e cheios de energia.   

Melhores amigos para toda a vida?

Obviamente, nem todas essas regras e comportamentos se aplicam a todas as instâncias. Na verdade, cães e gatos muitas vezes se tornam melhores amigos, especialmente se ambos forem jovens. Isso é uma coisa boa. De acordo com um estudo publicado em 2018 no Journal of Veterinary Behavior , os pesquisadores descobriram que, em todo o mundo industrializado, o número de cães e gatos vivendo juntos está aumentando.

Os autores realizaram uma pesquisa com donos de cães e gatos. Eles descobriram que nos Estados Unidos, 30,4% das famílias possuem gatos, enquanto 36,5% possuem cães. No Reino Unido, 7% dos domicílios pesquisados ​​continham ambas as espécies. Os autores disseram: “Apesar das diferenças sociais, quando as condições estão corretas, ambas as espécies são capazes de expressar amizade umas com as outras”.

Cachorro e gato dormindo juntos

A maioria dos entrevistados disse que seus animais de estimação “mostram amizade em seu relacionamento” e se sentem confortáveis ​​na presença um do outro. Normalmente, o gato é o principal motivo desse relacionamento bem-humorado. Se o gato se sentir confortável, é mais provável que ele se dê bem com qualquer canino da casa.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato