Porque o shih tzu come fezes? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Porque o shih tzu come fezes?

Meu Shih tzu adora comer seu próprio cocô e estou realmente sem saber o que fazer. Ela também come cocô de outros cachorros e cocô de gambá, mas o dela obviamente está disponível com mais regularidade. Ela também às vezes come terra. Ela sempre fez isso desde filhote, e vários exames no veterinário os levaram a nos dizer que ela é apenas um Shih tzu, sem deficiência de vitaminas. Ela está comendo royal canin mini adult com óleo de peixe salpet, se isso ajudar. Meu Shih tzu anterior gostava de comer cocô de gato, então eu sei que é um problema de raça

Usamos um pedaço de grama de verdade para o banheiro (uma daquelas coisas frescas), que é mantido na sala de sol. Ela é ótima em usá-lo, desde que esteja em seu local normal. Assim que for movido ou o acesso for restrito, ela apenas fará xixi em um cobertor ou tapete que está no chão. O veterinário me disse para pegar o cocô antes dela, mas ela é muito rápida e não consigo ficar de olho nela 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Eu tentei bloquear o acesso ao gramado e levá-la em viagens regulares, mas ela simplesmente se recusa a ir e depois foge para fazer xixi em alguma coisa. Também tentei colocar o canteiro de grama no escritório comigo enquanto trabalho, mas ela não quer usá-lo e apenas faz xixi em outro lugar. Ela também fica em casa alguns dias quando estou no trabalho e obviamente não posso deixá-la sem acesso ao banheiro.

Ela responde muito bem ao reforço positivo e, obviamente, estou muito atento para não estressá-la em nenhum lugar em relação ao uso do banheiro, porque quando qualquer pequena mudança em relação ao uso do banheiro acontece, ela simplesmente começa a ter acidentes.

Tem piorado ultimamente e agora está acontecendo 1-2 vezes por dia. Suspeito que também seja porque ela diminuiu sua alimentação - costumávamos alimentá-la demais antes (por acidente) e ela ficava tão cheia que não comia. Ela está em uma faixa de peso saudável no momento e suspeito que ela tenha mais espaço no estômago para cocô. Alguém tem alguma opinião sobre o que posso fazer para o shih tzu para de comer fezes?

Por que os shih tzu comem seu cocô? 7 razões revisadas pelo veterinário

Os shih tzu são, sem dúvida, uma das criaturas mais cativantes da Terra. É por isso que assistir seu precioso novo animal de estimação comer seu cocô pode ser mais do que um pouco desanimador! Muitos filhotes comem seu cocô e, se você está se preparando para adotar um, ajuda saber o que causa esse comportamento estranho e reconhecidamente nojento.

Coprofagia é o termo técnico para descrever a ingestão de cocô e, para ajudar a entender esse hábito específico, listamos as sete razões típicas pelas quais um filhote come cocô.

As 7 razões pelas quais os shih tzu comem seu cocô

1.A mãe do seu filhote ensinou o hábito: Alguns filhotes, por mais estranho que pareça, estão copiando a mãe. As cadelas costumam comer o cocô de seus filhotes quando os limpam; em parte pela limpeza e em parte devido a um instinto natural de esconder seu cheiro dos predadores, o que seria vital na natureza. Se o seu shih tzu viu a mãe comendo cocô, há uma boa chance de ter captado o comportamento dela.

2.Seu shih tzu está procurando atenção ou está entediado

Filhotes, como crianças, estão sempre procurando atenção. Eles também ficam entediados facilmente, o que é uma combinação assustadora que geralmente termina comendo seu cocô. Achamos que você concordará; é uma estratégia inteligente. Depois que um filhote come cocô, ele recebe todo tipo de atenção! Claro, é pelas razões erradas. No entanto, os filhotes, como as crianças, não se importam em como recebem atenção, desde que recebam.

3.Você não está alimentando seu shih tzu com a comida correta

Um filhote tem um conjunto diferente de necessidades dietéticas do que um cão adulto, e um sistema digestivo imaturo é uma das razões. Se o seu shih tzu não estiver comendo a comida correta, pode não ser capaz de digerir tudo, o que permitiria que parte da comida passasse pelo trato digestivo e saísse pela outra extremidade relativamente não digerida. Quando isso acontecer, seu cachorro pode sentir o cheiro da “comida” e comê-la com o cocô em volta.

4.Estresse ou ansiedade estão afetando seu shih tzu

Filhotes não costumam sofrer de estresse ou ansiedade, mas ocasionalmente, alguns sofrem. Talvez outros animais de estimação estejam em casa dificultando o seu filhote ou você esteja no meio de uma reforma em casa. Crianças turbulentas podem estar deixando seu cachorro ansioso e estressado também. Seja qual for a causa, o resultado pode ser que seu filhote consuma seus excrementos.

5.Seu shih tzu gosta do sabor do cocô

Este é um pouco mais complicado de diagnosticar, mas os filhotes que realmente gostam de coprofagia tendem a comer fezes com fome porque gostam do sabor. Alguns filhotes comem fezes de outros animais pelo mesmo motivo, incluindo outros cães, gatos, vacas, ovelhas e outros animais. Ocasionalmente, os filhotes até comem cocô de gato da caixa de areia de um gato.

6.Seu cachorro tem um problema intestinal

Embora esse motivo não seja tão típico quanto o resto, ele acontece. Ocorre quando um filhote tem um problema de má absorção intestinal , o que significa que seu intestino não absorve nutrientes suficientes dos alimentos.

Quando isso acontece, o filhote não obtém as vitaminas, minerais e outros nutrientes de que precisa e come o cocô para compensar. A insuficiência pancreática exócrina (IPE) é um problema semelhante em que o pâncreas do seu filhote não produz enzimas digestivas suficientes para digerir os alimentos que ingere. Ele também tem os mesmos resultados de comer cocô.

7.Seu shih tzu não quer ser punido

Filhotes, embora jovens e imaturos, não são estúpidos. Se, por exemplo, você gritar com seu cachorro ou enfiar o focinho dele no cocô quando ele sofre um acidente (ambos não são  recomendados), seu cachorro aprenderá com essa experiência. Tendo aprendido, seu shih tzu pode comer seu cocô para evitar que você descubra e castigue o acidente. É por isso que a maioria dos veterinários e treinadores de cães recomenda o uso de técnicas de treinamento de reforço positivo com filhotes, em vez de punição.

Como impedir que um shih tzu coma seu cocô

Embora a prática seja natural e geralmente pare por conta própria, você ainda deseja evitar que seu cachorro coma seu cocô. Abaixo estão alguns métodos que você pode usar para fazer exatamente isso.

1.Mantenha seu cachorro engajado e ativo

Como vimos, um filhote come cocô por tédio ou quando está estressado ou ansioso. Para evitar os três problemas, brinque com seu filhote o máximo possível e, quando não puder, certifique-se de que ele tenha brinquedos e quebra-cabeças para se manter ocupado.

2.Alimente seu filhote com ração de alta qualidade

A comida de cachorro feita para filhotes é a melhor comida para dar a eles. Porém, dependendo da raça do seu filhote, ele pode precisar de uma dieta específica. Certifique-se de fornecer a melhor comida para filhotes para que o sistema digestivo de seu filhote possa fazer seu trabalho e seu filhote receba os nutrientes de que precisa para ser saudável (e não desejar comer excrementos).

3.Limpeza após o seu shih tzu

É sempre melhor limpar imediatamente o cocô do seu cachorro para que ele não volte quando você não estiver olhando e coma. Quanto mais rápido você colher, menor a chance de eles comerem o cocô!

4.Coloque a coleira no seu shih tzu quando ele estiver do lado de fora

Alguns filhotes não conseguem se conter e comem suas fezes logo após defecar. Alguns também comem o cocô de outros animais, e é por isso que manter seu shih tzu na coleira quando você caminha ou sai de casa é uma ótima maneira de parar a coprofagia.

5.Recompense seu cachorro por ignorar seu cocô

Assim que o seu cachorro tiver evacuado, chame-o imediatamente. Se eles vierem e ignorarem o cocô, dê-lhes uma guloseima . Com o tempo, seu filhote ignorará completamente o cocô, mesmo sem as guloseimas.

A coprofagia justifica uma visita veterinária?

A maioria dos filhotes vai parar de comer seu cocô ou pode ser treinada para parar. Se o seu shih tzu não parar, mesmo depois de vários esforços, o problema pode estar no sistema digestivo, por isso é altamente recomendável consultar um veterinário. Isso é particularmente importante se o seu cachorro estiver perdendo ou não ganhando peso.

Além disso, uma visita ao veterinário é essencial se o seu shih tzu estiver letárgico, vomitar ou tiver diarreia grave ao comer o cocô. Um veterinário experiente saberá o que procurar e verificará se seu filhote não está sofrendo de um problema de saúde oculto.

Pensamentos finais

Como vimos, existem várias razões pelas quais um shih tzu come seu cocô ou o cocô de outros cães e animais. A maioria pode ser remediada de forma fácil e simples seguindo nossas dicas. Felizmente, muito poucos problemas graves de saúde causam coprofagia, tornando-se um hábito fácil de prevenir ou quebrar. Muito poucos filhotes continuarão a comer suas fezes na vida adulta. Se o fizerem, consulte o seu veterinário para aconselhamento e tratamento. Além disso, não deixe seu cachorro lamber seu rosto até que o problema seja resolvido!

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato