Os pastores alemães são conhecidos por sua inteligência e ética de trabalho. Esses lindos cães são grandes, mas leais e podem ajudar os humanos a realizar uma variedade de trabalhos. Eles são uma raça ideal para famílias ativas e podem ser treinados para proteger sua casa. Apesar de sua nobre reputação, há uma série de problemas comuns de saúde do pastor alemão que você deve considerar antes de adotar um.
Abaixo estão os problemas de saúde mais comuns do pastor alemão, os sintomas de cada condição e o que pode ser feito para preveni-los ou melhorá-los, se possível.
Um dos problemas de saúde mais comuns do pastor alemão afeta os quadris.
O mais comum com o qual os pastores alemães lutam é a displasia do quadril.
Displasia do quadril

A displasia da anca é o problema de saúde mais comum dos pastores alemães. Uma anormalidade na articulação do quadril faz com que o encaixe do quadril cubra apenas parcialmente a parte esférica, causando deslocamento doloroso da articulação. A condição é uma condição congênita ou hereditária que afeta raças de cães de grande porte .
Os sinais de displasia do quadril incluem diminuição da atividade, mancar ou bunny hopping (também conhecido como marcha atáxica) e rigidez. Esses sintomas podem começar logo no nascimento, mas é incomum ocorrer antes de um ano. Mudanças na dieta e exercícios podem melhorar os sintomas. Alguns cães também podem ser candidatos à cirurgia, dependendo da gravidade da condição.
Os problemas de saúde mais comuns do pastor alemão afetam os filhotes em crescimento.
Embora a displasia de quadril e cotovelo afete muitos pastores alemães, isso não os impede de amar as brincadeiras.
Displasia do Cotovelo
Assim como a displasia do quadril, a displasia do cotovelo é outra condição congênita que afeta cães de raças grandes, especialmente pastores alemães. Esta condição ocorre quando a articulação do cotovelo não se desenvolve adequadamente, geralmente envolvendo o crescimento da cartilagem e áreas adjacentes. A displasia do cotovelo começa como uma lesão primária, que se refere à quebra anormal da articulação.
A condição causa dor crônica , dificultando a caminhada dos cães. E não é incomum que esteja presente em ambos os cotovelos. Os sintomas incluem claudicação, diminuição da amplitude de movimento e cotovelos salientes ou inchados. Fisioterapia, exercícios limitados, controle de peso e medicamentos são algumas opções de tratamento.
Pastor alemão com erupção cutânea devido a alergias, deitado no chão.
As alergias são particularmente comuns em pastores alemães.
Alergias
Os pastores alemães são mais suscetíveis a alergias do que outras raças de cães. As alergias podem incluir alergias ambientais, como grama, pólen ou à base de alimentos. Cães com alergias alimentares geralmente não podem comer frango , milho, arroz ou grãos, mas podem incluir outros tipos de alimentos.
A maneira mais comum de saber se o seu pastor alemão tem alergia é a pele vermelha, com coceira e irritada. Seu veterinário pode recomendar uma dieta especial para atender às necessidades nutricionais específicas de seu cão, além de produtos ou medicamentos hipoalergênicos.
Alguns dos problemas de saúde mais comuns do pastor alemão que afetam os cães mais velhos afetam sua dieta.
Cães que sofrem de diabetes devem receber uma dieta especial.
Diabetes
O diabetes é uma condição de saúde comum em pastores alemães devido ao seu grande tamanho e hábitos alimentares. Tal como acontece com os humanos, o diabetes em cães pode ser genético ou se desenvolver mais tarde na vida. Os sintomas incluem fadiga, boca seca, consumo excessivo de álcool e micção excessiva. O diabetes é mantido com dieta e exercícios.
O problema de saúde mais mortal e comum do pastor alemão pode ser evitado com uma alimentação lenta.
Cães que comem apenas uma grande refeição por dia são mais suscetíveis ao GDV.
Dilatação e Vólvulo Gástrico (GDV)
Cães grandes, incluindo pastores alemães, correm alto risco de sofrer dilatação gástrica e volvulus (GDV), também conhecido como inchaço. Essa condição fatal ocorre quando muito ar, comida ou líquido se acumula no estômago, impedindo que o gás seja expelido e interrompendo o fluxo sanguíneo. A dilatação gástrica e o vólvulo geralmente ocorrem após comer ou se exercitar, fazendo com que o estômago inche e torça repentinamente.
Cães que comem rapidamente, comem apenas uma grande refeição por dia ou comem de uma tigela elevada são mais suscetíveis ao inchaço. Se o seu cão começar a vomitar , vomitar, babar excessivamente ou ficar com o abdômen dilatado depois de comer ou se exercitar, consulte um veterinário imediatamente. Comer refeições menores ao longo do dia, usar brinquedos de quebra-cabeça para retardar a alimentação e fazer longos intervalos entre a alimentação e o exercício reduzem o risco de GDV.
Um dos problemas de saúde mais comuns do pastor alemão exige que os cães sejam limpos com frequência.
Se você suspeitar que as fístulas perianais são um problema para o seu pastor alemão, procure atendimento veterinário para opções de tratamento.
Fístulas Perianais
Também conhecida como furunculose anal, é um dos problemas de saúde mais comuns e graves do pastor alemão. O perianal é a área ao redor do ânus, enquanto a fístula se refere a uma conexão anormal entre os tecidos do saco anal e o ducto anal.
As fístulas perianais são caracterizadas por furúnculos crônicos, malcheirosos e produtores de pus na região anal e na pele ao redor do traseiro de um cão. Essas fístulas resultam da compactação ou infecção das glândulas anais , mas podem estar relacionadas a uma doença autoimune. Manter a área limpa, vários tipos de medicamentos e cirurgias podem controlar a condição mantida.
Alguns problemas comuns de saúde do pastor alemão afetam o trato urinário.
Pedras na bexiga de urato são a variante mais séria que um pastor alemão pode experimentar.
Pedras na bexiga
Pedras na bexiga são outro problema comum de saúde do pastor alemão. Eles são minerais cristalizados que se formam nos rins e depois se movem para a bexiga em forma de pedras. Existem dois tipos comuns de pedras na bexiga: pedras na bexiga de urato e pedras na bexiga de estruvita.
Os cálculos de urato na bexiga são hereditários e os mais graves, pois podem exigir cirurgia e não respondem bem ao tratamento padrão . Por outro lado, as pedras da bexiga de estruvita geralmente se dissolvem, mas às vezes podem permanecer vendidas para causar pedras dolorosas. Os sintomas de pedras na bexiga incluem micção frequente, urina com sangue, dificuldade para urinar e areia visível na urina.
Um dos problemas de saúde mais comuns do pastor alemão afeta as córneas e causa cegueira.
Pannus é um problema ocular comum e hereditário.
Pannus
Também chamado de ceratite superficial crônica, um dos problemas oculares hereditários mais comuns que os pastores alemães experimentam é o Pannus. Esta doença progressiva afeta a córnea do olho. Muitas vezes aparece como um filme cinza ou rosa que pode mudar para um tom mais escuro cobrindo a córnea em um ou ambos os olhos.
No entanto, se o veterinário pegar Pannus cedo, ele pode recomendar opções de tratamento para evitar o agravamento dos sintomas. Fatores ambientais, como raios ultravioleta e altas altitudes, podem exacerbar os sintomas.
Problemas oculares degenerativos são um dos problemas de saúde mais comuns do pastor alemão que afeta cães mais velhos.
Se você suspeitar que seu cão tem uma condição que está afetando negativamente sua qualidade de vida, um veterinário pode ajudar.
Atrofia Retiniana Progressiva (PRA)
Atrofia Progressiva da Retina (PRA) e Atrofia Central Progressiva da Retina (CPRA) são dois dos problemas de saúde mais comuns do pastor alemão que afetam a retina. Ambas as condições geralmente apresentam sintomas por volta dos dois anos de idade e são degenerativas.
A PRA não é dolorosa, mas a condição hereditária afeta a capacidade do cão de detectar luz, movimento e cor, levando-o à cegueira. Cães com PRA terão dificuldade em enxergar no escuro, seguindo sinais e comandos visuais e podem esbarrar em objetos.
A catarata é um dos problemas de saúde mais comuns do pastor alemão que afeta cães mais velhos.
Como uma condição degenerativa, a catarata piora com o tempo.
Catarata
A catarata é a principal causa de cegueira em pastores alemães mais velhos. As lentes dos olhos ficam opacas ou turvas. A catarata pode se formar devido à idade, a uma lesão ocular ou a condições de saúde subjacentes, como diabetes.
A cirurgia pode remover a catarata ou o olho completamente se a condição for pior. A catarata é uma condição degenerativa, o que significa que piora com o tempo e pode levar a dor crônica e cegueira.
A panosteíte é um dos únicos problemas de saúde comuns do pastor alemão que podem ser resolvidos por conta própria.
Pano afeta o crescimento dos ossos da perna de um pastor alemão.
Panosteíte
A panosteíte ou “Pano” é outro problema comum de saúde do pastor alemão que afeta o desenvolvimento e o crescimento dos ossos longos das pernas. A condição não é exclusiva dos pastores alemães; no entanto, seu grande tamanho os torna mais suscetíveis ao desenvolvimento de problemas nos membros. A panosteíte geralmente desaparece após 18 meses, mas a falta de intervenção pode causar danos permanentes aos ossos ou danos.
IVDD é um dos problemas de saúde comuns mais debilitantes do pastor alemão.
Problemas de coluna podem surgir à medida que um pastor alemão envelhece.
Doença do disco intervertebral (IVDD)
Não é incomum que os pastores alemães tenham problemas com a coluna à medida que envelhecem. Alguns GSDs são mais suscetíveis à doença e é mais provável que ela se desenvolva mais cedo. IVDD ocorre naturalmente devido ao desgaste nos discos da coluna vertebral. Com a idade do cão, os discos entre as vértebras se rompem, causando dores no pescoço e nas costas e perda de mobilidade.
Como a doença é degenerativa, a manutenção é a única maneira de evitar que a doença progrida rapidamente. Fisioterapia, medicação, cirurgia e atividade limitada são as melhores formas de tratamento para IVDD.
DM é outro problema de saúde comum e debilitante do pastor alemão que piora com a idade.
DM é uma doença degenerativa que causa fraqueza e paralisia dos membros.
Mielopatia Degenerativa (DM)
Semelhante à ELA ou à doença de Lou Gehrig, a mielopatia degenerativa é uma condição neurológica que afeta a medula espinhal, causando paralisia e fraqueza progressiva dos membros . Os pastores alemães são mais suscetíveis ao DM do que outras raças, mas testes genéticos estão disponíveis para determinar se o seu cão está em risco.
Os primeiros sintomas do DM se assemelham à osteoartrite e à displasia do quadril, tornando o diagnóstico desafiador. Dificuldade para andar, ficar em pé e incontinência são frequentemente os primeiros sinais de DM. Felizmente, os pastores alemães podem passar por reabilitação, terapia com acupuntura, exercícios e usar suplementos dietéticos para controlar os sintomas.
A artrite é um problema de saúde facilmente controlado do pastor alemão.
Um cão que sofre de osteoartrite pode lamber obsessivamente a pata.
Osteoartrite
Além disso, apenas referido como artrite, afeta o sistema esquelético . Pastores alemães com artrite sofrem de dor crônica e inchaço nas articulações. A condição limita sua capacidade de se mover. Os sinais de osteoartrite incluem mancar, ataxia, lamber as articulações com frequência e diminuição do movimento. Manter o peso, usar rampas quando necessário e fornecer medicamentos ou suplementos pode controlar a condição.
A epilepsia é incomum, mas é um problema de saúde relatado no pastor alemão.
Se um pastor alemão tiver epilepsia, em muitos casos, terá sua primeira convulsão entre 6 meses e 3 anos de idade.
Epilepsia
Os pastores alemães são comumente afetados por epilepsia primária ou idiopática . Esta forma de epilepsia é hereditária. Os pastores alemães com esta forma de epilepsia geralmente têm sua primeira convulsão entre 6 meses e 3 anos de idade.
Em caso de convulsão, dê espaço para evitar ferimentos, mas não toque na boca ou na língua. Se você suspeitar que seu pastor alemão tem epilepsia, um veterinário pode fornecer um diagnóstico com um exame de sangue e prescrever medicamentos.
Filhote de pastor alemão olha para tigela de comida de metal.
Se um cão tiver CIM, seu esôfago aumentado causará problemas para engolir alimentos.
Megaesôfago Idiopático Congênito (CIM)
Os pastores alemães estão predispostos a outro distúrbio hereditário, o megaesôfago idiopático congênito (CIM). Com essa condição, os filhotes desenvolvem um esôfago aumentado que não consegue mover o alimento pelo trato digestivo. Filhotes com CIM frequentemente regurgitam sua comida porque não conseguem comer corretamente.
Condições neurológicas subjacentes ou outros distúrbios às vezes causam um megaesôfago canino e podem ser tratados com a ajuda certa. Refeições pequenas e frequentes, alimentação vertical e medicamentos podem ajudar a tratar a CIM em pastores alemães.
Jovem pastor alemão olhando para cima ao lado da tigela de comida vazia.
Mesmo que a alimentação de um pastor alemão seja saudável, se ele tiver EPI, ele terá problemas para absorver os nutrientes.
Insuficiência Pancreática Exócrina (IPE)
A Insuficiência Pancreática Exócrina (IPE) refere-se à incapacidade do pâncreas de produzir enzimas suficientes para digerir carboidratos, gorduras e proteínas nos alimentos. Os pastores alemães com essa condição não conseguem absorver os nutrientes adequados, apesar de terem uma dieta saudável, fazendo com que fiquem com fome e desnutridos.
O EPI pode ser diagnosticado com um exame de sangue nos primeiros seis meses de vida. No entanto, se não for tratado, seu cão morrerá de fome. As opções de tratamento incluem suplementos vitalícios, antibióticos e outros medicamentos para garantir que recebam nutrientes.
Retrato de um grande cão pastor alemão deitado sobre a mesa na clínica veterinária. Veterinário masculino usando um estetoscópio para examinar o cão.
O LES é comum em cães grandes com mais de 5 anos de idade.
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)
O lúpus é uma doença autoimune multissistêmica que faz com que o sistema imunológico de um cão ataque seus tecidos. O LES é mais comum em pastores alemães e outros cães grandes com mais de 5 anos, mas pode afetar cães a partir dos 6 meses de idade. Os sinais de LES geralmente ocorrem lentamente ao longo do tempo e variam de acordo com a área afetada.
O tratamento também depende das partes do corpo afetadas. Os veterinários podem prescrever medicamentos sistêmicos e tópicos, enquanto estadias veterinárias de curto prazo podem ser necessárias. Seu veterinário também pode recomendar atividade física restrita, dietas modificadas e exposição limitada ao sol.
Doença de Von Willebrand
Um dos distúrbios hemorrágicos mais comuns em humanos e cães é a doença de Von Willebrand. Esta doença sanguínea hereditária é o resultado de uma deficiência na proteína do fator Von Willebrand (vWF), que é necessária para ajudar as plaquetas a se unirem para formar coágulos sanguíneos.
Doberman pinschers são os que correm maior risco de vWF, mas os pastores alemães também correm risco. Sangramento excessivo após uma ferida ou cirurgia é o principal sintoma. Não há cura, mas o monitoramento e as transfusões ajudam os cães a ter uma vida saudável .
Se você suspeitar de alguma dessas condições em seu cão, procurar atendimento veterinário é o primeiro passo para ajudá-lo a ter uma vida melhor.
Hemofilia
Outro distúrbio hemorrágico comum presente em pastores alemães é a hemofilia A. Este distúrbio de coagulação hereditário é causado por uma deficiência no fator VIII (F8) , que também impede a coagulação adequada do sangue. A forma mais comum de tratamento é a terapia e transfusões.
Referencia: