Quando é a melhor hora para castrar o Shih Tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quando é a melhor hora para castrar o Shih Tzu?

Freqüentemente chamado de Consertar ou Fazer o seu cão (nomenclatura que me incomoda, porque,  consertado , significa quebrado, o que é meio cruel!), A maioria dos cães realiza esse pequeno procedimento desde tenra idade. Geralmente por recomendação veterinária.

Eu sei que quando Indie era pequena, me disseram: “Seis meses, em ponto” – que é um conselho comum dado na América e na Europa. Se você perguntar na Internet (ou seja, no Facebook), geralmente as recomendações dizem mais tarde e dizem no mínimo doze meses. 

Mas isso está certo? Ou é fundamentado em algum tipo de ciência? 

Com esta informação conflitante, como você pretende saber? Confie no seu veterinário? Faça como sua família sempre fez? Ou confie no rando na internet que parece saber tudo. 

Nada disso parece ser uma boa ideia quando há rumores de que as possíveis consequências desses procedimentos são algumas das doenças e enfermidades mais assustadoras que um cão pode enfrentar ... Câncer, displasia de quadril ou cotovelo e outras aflições podres como piometra. Tudo isso é resultado da remoção da disponibilidade de hormônios…

Felizmente, surgiram pesquisas que não são apenas específicas do tamanho, mas específicas da raça para 35 raças! Então, aqui vamos discutir os momentos ideais para esterilizar ou castrar seu cachorro.

Primeiro, vamos fazer algumas tarefas domésticas…

Embora a esterilização não afete o comportamento, a esterilização pode afetar seus filhos em busca de fêmeas.

Exercício moderado para o seu Shih Tzu é bom, mas exercícios vigorosos como este realmente não são recomendados logo após uma cirurgia de esterilização ou castração. Em vez disso, tente   Recuperação pós-cirurgia: 12 ideias para manter seu cão feliz e entretido.

O que é castração?

Esta é a castração cirúrgica de um cão macho - geralmente pela remoção de seus testículos (desculpe por fazer você se encolher, senhores!). Esse processo significa que seu cão macho não pode se reproduzir e que não está mais produzindo hormônios importantes para o desenvolvimento de seu cão - tanto emocional quanto fisicamente.

O que é castrar?

Semelhante à esterilização, a esterilização é uma forma de castração cirúrgica que remove os ovários e, na maioria das vezes, as trompas de falópio. Isso significa que sua menina não pode procriar, mas também significa que ela está perdendo alguns hormônios críticos.

Este processo pode ser feito em uma cirurgia 'buraco da fechadura' a um custo extra, embora seja muito melhor para os tempos de recuperação.

Então, quando é o melhor momento para o meu Shih Tzu?

Idade recomendada:

  • Masculino  – A escolha é sua!
  • Feminino  – Após 2 anos. Outra possibilidade é esterilizar uma fêmea um ou dois meses antes dos 6 meses para evitar o aumento do risco de câncer de esterilizar mais tarde.

Infelizmente, não há uma amostra grande o suficiente de Shih Tzus no estudo para criar uma tendência grande o suficiente para dizer com firmeza qual é o caminho a seguir com Shih Tzus, infelizmente - definitivamente há alguns pontos a serem evitados? Mas podemos entrar nisso abaixo!

Que fofinho! A idade do seu filhote é realmente importante como um fator em sua saúde futura, pois você considera a cirurgia de esterilização ou castração. Se você precisar de mais informações sobre o processo, dirija-se ao  The Rebarkable Spay & Neuter Information Center!

Quais são os riscos?

Aqui está uma visão geral do que o estudo diz que a raça sofre, dependendo de quando a castração cirúrgica (Spay ou Neuter) foi realizada. O objetivo de fornecer essas informações é fornecer a você todas as informações para tomar a melhor decisão.

  1. Distúrbios incluem –  lágrimas ou rupturas do ligamento cruzado craniano,  displasia da anca,  displasia do cotovelo 
  2. Os cânceres incluem  –  linfoma ,  hemangiossarcoma ,  tumores de mastócitos , câncer ósseo ( osteossarcoma ),

Macho menos de 6 meses

Macho 6 a 11 meses

Macho 12 a 23 meses

Macho 2 anos a 8 anos

Macho intacta

Fêmea menos de 6 meses

Fêmea 6 a 11 meses

Fêmea 12 a 23 meses

Fêmea 2 anos a 8 anos

Fêmea intacta

Vem do  auxílio à tomada de decisão sobre a idade de castração para 35 raças de cães: distúrbios articulares associados, cânceres e incontinência urinária  (Hart et al, 2020), onde 432 Shih Tzus foram monitorados ao longo de 15 anos para coletar esses dados.

5% das fêmeas intactas desenvolveram Piometra.

Castração em 6-11 meses. resultou em uma ocorrência de 6 por cento de IU, e em

IU não foi relatada em nenhuma mulher

Não houve ocorrência de MC nas fêmeas intactas ou castradas

Acho que a principal coisa que podemos tirar disso é que esses cães não parecem se dar bem com procedimentos realizados em menos de um ano – as taxas combinadas de problemas são muito maiores nesta fase do que mais tarde na vida.

No entanto, o tradicional 'esterilizar e castrar para prevenir o câncer parece ter alguma verdade nisso - pelo menos de acordo com os números. O número definitivamente parece pender a favor dos meninos, não é? Acho isso muito curioso ao passar por todas essas descobertas para esses blogs - mas geralmente há uma disparidade de gênero em que os meninos parecem ser mais saudáveis ​​do que as meninas, ou vice-versa.

Por favor, lembre-se que o teste de saúde é realmente importante! Portanto, antes de investir em um filhote, certifique-se de que seu criador também investiu nele, observando as sugestões de testes de saúde de Shih Tzu do OFA .

Existem outras opções?

Se você está fazendo o que estou fazendo e olhando para esta pesquisa e reconsiderando? É bom saber que existem outras opções disponíveis.

Sim! Supondo que esses problemas sejam causados ​​pela falta de hormônios (o que quase certamente é o problema!) – existem algumas maneiras de manter os hormônios, mas não facilitar a reprodução.

Para meninas

Histerectomia

Esta é a remoção cirúrgica do útero e apenas  parte  das trompas de falópio! A remoção destes significa que sua menina não tem capacidade de procriar – no entanto – como ela mantém seus ovários, os hormônios ainda serão produzidos e devem significar que seus níveis de risco são os mesmos de uma fêmea intacta – sem o risco de piometra! Porém, existe o risco de que o instinto reprodutivo possa permanecer? O que pode ser bastante arriscado se um macho tentar procriar com ela. 

Para meninos

Vasectomia 

Os tubos que saem dos testículos são chamados de  canais deferentes  - são eles que são cortados ou removidos neste caso - deixando seu cão sem a capacidade de engravidar uma fêmea. Isso deixa seus hormônios (e provavelmente seu desejo de procriar como resultado), mas também significa que seu cão deve ter os mesmos fatores de risco de um macho inteiro.

Castração Química

Você sabia que a castração cirúrgica não é legal na Noruega? Consequentemente, o que é comum na Suécia, Dinamarca e Noruega é  a castração  química  que é uma injeção que seu cão terá que tomar a cada seis meses que reduz os níveis de testosterona em aproximadamente metade. Que é comprovadamente eficaz na castração temporária do seu cão. Isso significa que você pode realmente testar o que a castração pode fazer com o seu cão e é frequentemente usado no Reino Unido e na América - mas também é uma maneira fantástica de não submeter seu cão a procedimentos cirúrgicos. 

Sobre o estudo

O estudo “ Assistência à tomada de decisões sobre a idade de castração para 35 raças de cães: distúrbios articulares associados, cânceres e incontinência urinária ” (Hart BL, Hart LA, Thigpen AP, Willits NH) foi lançado em julho de 2020 – abrange 35 diferentes raças – e um artigo científico separado para raças mistas. O estudo acompanhou um total de 15.414 cães ao longo de 15 anos de gravação;

A idade do cão quando castrado ou esterilizado

Raça

Distúrbios incluindo: 

  • Rupturas ou rupturas do ligamento cruzado cranial
  • Displasia do quadril
  • Displasia do Cotovelo
  • Piometra  (somente mulheres)
  • Incontinência urinária  (somente mulheres)
  • Distúrbios do disco intervertebral  (apenas Corgis e Dachshunds)

Cânceres incluindo;

  • Linfoma
  • hemangiossarcoma 
  • Mastocitomas 
  • Câncer Ósseo ( Osteossarcoma )
  • Câncer de mama  (somente mulheres) 

Considerações gerais ao longo do estudo

Acho incrivelmente interessante que haja um desvio específico da raça. Antes disso, eu acreditava que era simplesmente um caso de variações para cães de  diferentes tamanhos  - mas parece que não é o caso.

Por exemplo, um Labrador macho (para quem eu teria presumido que não era diferente de um Shih Tzu) realmente tem os melhores resultados quando castrado aos 6 meses - ainda que as fêmeas prefiram uma idade um pouco mais avançada (Quando devo esterilizar ou castrar meu labrador está aqui, a propósito!).

Portanto, vale a pena fazer sua pesquisa sobre essas coisas.

Como sempre? Não há informações suficientes para tomar uma decisão totalmente informada (yay para variáveis!), Mas você pode definitivamente ter uma boa ideia disso.

outras considerações

Vale ressaltar que este estudo é uma diretriz fantástica – e uma das pesquisas mais sólidas que já tivemos – não leva em consideração muitos fatores que eu imagino que devam ser  considerados  . As limitações que vejo são as seguintes;

Várias condições não foram registradas se caíssem na mesma categoria,

  • A genética não foi considerada,
  • As condições de vida não foram consideradas,
  • A qualidade dos alimentos não foi considerada,
  • O exercício que um cachorro fez não foi considerado,

A condição corporal não foi considerada porque havia sido estudada anteriormente e nenhuma correlação forte foi encontrada entre a condição corporal e os problemas articulares.

A maior coisa que posso dizer é que, embora esta seja a recomendação científica para quando esterilizar ou castrar seu Shih Tzu, você se lembra disso no final do dia? Esta  é  a sua decisão. Você é o único que pode tomar essa decisão. Então, faça o seu melhor – você já encontrou um recurso fenomenal – apenas continue lendo.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato