Ashley gosta de seu gato, Bear, mais do que a maioria das pessoas, e o sentimento é mútuo. Bear gosta especialmente do namorado e é conhecido por acertar um ou dois socos com as patas. Embora ela esteja ocupada com essa briga familiar em andamento, ela gosta de escrever em seu tempo livre e já apareceu em várias publicações, incluindo Happy Paws, Allrecipes Magazine e Teen Vogue.
Tal como acontece com os tigres e suas listras ou chitas e suas manchas, os gatos malhados domésticos também são conhecidos por seus padrões de pelagem distintos. "Tabby" é uma linguagem comum para os amantes de gatos, mas o verdadeiro significado da palavra pode se perder quanto mais ela é usada. Tabby não é uma raça de gato, mas muitas raças de gatos exibem padrões tabby.
"Os genes de um gato malhado podem ser rastreados até os antigos gatos selvagens africanos que tinham padrões semelhantes aos do seu gato malhado hoje", diz Angelica Dimock, DVM, veterinária de abrigo da Animal Humane Society em Minnesota. “Por causa disso, a maioria das raças de gatos hoje tem genes malhados, mesmo que não mostrem nenhum padrão de malhado”.
Portanto, mesmo seu gato preto aparentemente sólido pode ter um casaco malhado de marca registrada - ele apenas se mistura, pois é da mesma cor, explica Leslie Lyons, PhD, professor de medicina comparada na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Missouri .
Ainda assim, certas raças de gatos são mais conhecidas por seus padrões tabby do que outras. Abaixo, detalhamos tudo o que você precisa saber sobre as raças de gatos malhados.
O que é um gato malhado?
"Um gato malhado geralmente se refere a um gato criado aleatoriamente que tem um padrão de listras, redemoinhos, manchas ou manchas de coloração no casaco de pele", diz Lyons.
O padrão pode se apresentar em uma variedade de pelagens coloridas, sendo cinza, marrom e laranja as mais comuns. Uma coisa que as raças de gatos malhados compartilham em todo o espectro? "M" marca o local! Dimock diz que uma forma de "M" na testa é característica de todos os gatos malhados.
No entanto, uma vez que o traço malhado é tão frequentemente encontrado em nossos amigos felinos, você verá muitas variações em como o padrão aparece.
Tipos de gatos malhados
Um gato malhado clássico, às vezes chamado de malhado manchado, usa o padrão de redemoinho que pode vir à mente ao imaginar um gato malhado.
A Cavala Malhado
Os malhados cavala são os tigres do gato malhado, balançando um elegante casaco de listras que se destaca entre outras variações do gato malhado.
O gato malhado
As manchas fazem o gato malhado apropriadamente chamado brilhar. As manchas são semelhantes às listras, mas são quebradas, paradas em suas trilhas antes de aparecerem completamente, como no gato malhado cavala, parecendo mais com manchas.
O gato malhado
"Tabbies marcados podem ter bandas ou listras nas pernas e na cauda; no entanto, seu corpo não terá nenhuma marca distinta", diz Dimock. "Isso se deve ao fato de seus cabelos terem várias cores em cada fio, o que 'dilui' as distintas marcações tabby."
Lyons identifica o tabby marcado como o mais raro do grupo, com um abissínio - ou "tabby Aby" - sendo um bom exemplo da característica marcada em ação.
O malhado remendado
Gatos com padrões de carapaça de tartaruga (também conhecido como tortie) e tabby são designados como tabby remendado ou "torbie". Como os torties não são gatos de cores sólidas, os "torbies" podem ter de quatro a cinco colorações diferentes em seus casacos, diz Lyons.
5 raças comuns de gato malhado
Embora possam parecer semelhantes e se enquadrar em um dos tipos comuns de gatos malhados, as raças de gatos malhados possuem personalidades muito diferentes. Como a característica malhada é apenas um padrão, a personalidade do seu gato malhado depende mais de sua criação. Essas cinco raças comuns de gato malhado são amadas por mais do que apenas seus redemoinhos, manchas e listras - oh meu!
American Shorthair

O American Shorthair é um gato malhado clássico com uma orgulhosa história de proteção de propriedades contra pragas, chegando à América a bordo do Mayflower e instantaneamente temido por ratos em todos os lugares. A raça evoluiu para um animal de estimação muito amado, mas seus instintos de caça ainda estão intactos e devem ser estimulados com brinquedos interativos e quebra-cabeças de comida regularmente para mantê-los contentes.
persa

Embora sejam mais reconhecidos por seu pelo esvoaçante e rostos planos, os gatos persas também podem chamar a atenção com um casaco malhado cavala, embora provavelmente não sejam confundidos com um tigre tão cedo. Ferozes apenas em seu amor por suas famílias, os persas preferem nada mais do que ser mimados e mimados por aqueles que adoram. E todo esse pelo garante que eles recebam muita atenção - os pais do gato persa devem escovar seu animal de estimação diariamente e introduzir banhos desde cedo para continuar como parte integrante de sua rotina de cuidados durante a vida adulta.
Maine Coon

Os donos de gatos que desejam mais amar não precisam ir além do Maine Coon , a maior raça de gato doméstico que existe. Erguendo-se sob suas orelhas pontudas e uma pelagem de puro floof, seu tamanho imponente não é mais do que uma miragem. Gigantes gentis de coração, os Maine Coons adoram ficar perto de sua família - embora, felizmente pelo seu colo, eles não sejam tipicamente gatos de colo. Maine coons costumam usar casacos malhados de cavala, que, malhados ou não, requerem banhos mensais, se não semanais, para ficarem sedosos e macios.
Bengala

Não entre em pânico: a Bengal malhada pode parecer que ela veio direto da selva, mas apenas parte de sua linhagem veio de um pai gato selvagem. O resto veio do seu gato doméstico de todos os dias, e é aí que residem as gerações atuais de Bengal. Para ser um gato doméstico, o Bengals deve ser F4, o que significa quatro gerações removidas de seu ancestral do gato selvagem e não é recomendado para pais de gatos inexperientes. Esses gatos podem ter uma personalidade ousada, o que significa que provavelmente gostariam de acompanhá-lo em aventuras - na coleira , é claro.
Gato abissínio
O garoto-propaganda do tabby marcado, o abissínio "tabby Aby" é ágil, elegante e gracioso, deslizando pela vida ansiosamente em seus calcanhares. Sociais e curiosos, os abissínios são conhecidos por seguir seus donos para acompanhar o que está acontecendo pela casa, então não se surpreenda quando eles reivindicarem poleiros ou subirem em árvores de gato para espiar você de cima. Com manutenção relativamente baixa, o Abyssinian está simplesmente acompanhando o passeio e com certeza fica bem fazendo isso.
Referencia: