A perda de pelo em gatos pode ser tão angustiante e desconfortável quanto em humanos, e existem muitas causas. Pode ser uma má alimentação, estresse, alergias, pulgas, ácaros ou apenas perda de cabelo permanente e desconhecida, conhecida como alopecia.
Às vezes, o gato tem manchas de perda de cabelo, enquanto em outros casos seu cabelo pode ficar ralo ou cair em grandes pedaços. Você pode ajudar a impedir que o pelo do seu gato caia aplicando um repelente de pulgas eficaz, banhando-o regularmente e adicionando ervas ao banho que repelem insetos, previnem a caspa e acalmam a pele.
O que mais pode estar causando a perda de pelo do seu gato ? Pode ser uma alergia alimentar . Se você mudou a comida do seu gato recentemente, simplesmente trocá-la de volta pode resolver o problema. Os gatos também podem desenvolver alergias alimentares ao longo do tempo, então você pode precisar experimentar alimentos diferentes.
O que faz um gato perder o pelo?

Existem muitas coisas diferentes que podem causar queda de cabelo em seu gato, incluindo parasitas, dieta, fatores psicológicos, infecções, alergias ou algo mais sério. Seu gato pode se coçar e se lamber excessivamente com uma infestação de pulgas ou ácaros, bem como um fungo como micose, causando queda de pelo. A perda de cabelo pode ser autoinfligida como resultado do estresse.
Uma dieta inadequada ou uma mudança na dieta pode causar queda de cabelo. A alopecia também pode ser uma manifestação de outra condição ou doença, exigindo o diagnóstico do seu veterinário.
A perda de pelo felino pode ser causada por condições parasitárias e fúngicas, como pulgas e micose. As alergias são outro motivo comum, assim como condições metabólicas como o hipertireoidismo.
9 principais causas de queda de pelo em gatos.
- Uma das causas mais comuns de queda de pelo em gatos são pulgas, carrapatos e ácaros.
- Esses minúsculos parasitas forçam os gatos a morder e arranhar excessivamente, resultando em perda de cabelo.
- Os gatos são alérgicos às mordidas, causando vermelhidão e coceira na pele, resultando em ainda mais perda de pelos do gato.
- Uma das principais causas de queda de pelo em gatos é a micose, um tipo de infecção fúngica. Esta infecção ocorre no cabelo, nas garras e nas camadas externas da pele.
- Embora alguns gatos não sejam afetados pela micose, em outros, isso faz com que seu gato tenha queda de cabelo em manchas. Particularmente no corpo, cabeça e orelhas.
- Micose é contagiosa para outros animais de estimação, bem como para os seres humanos.
- Excessos e deficiências hormonais, como em humanos, também podem causar perda de cabelo em gatos.
- Além disso, os gatos são como crianças, pois podem ser muito sensíveis às mudanças no ambiente.
- A ansiedade de se mover ou outras mudanças estressantes podem causar queda de cabelo.
Problemas de pele podem causar queda de pelos em gatos
Algumas condições de pele ou infecções podem fazer com que seu gato perca pelo. Dê uma olhada em algumas condições possíveis que podem estar causando isso:
- Seu gato pode ter uma infecção como micose de gato (uma infecção fúngica)
- Uma infestação de parasitas, como ácaros ou pulgas
- Uma condição da pele do gato causada por uma alergia
Como tudo isso irrita a pele, seu gato pode achar impossível não coçar! Por excesso de higiene ou coceira, eles podem ficar carecas e também bolas de pêlo ao engolir o cabelo enquanto lambem ou mastigam a área.
Aqui estão os 10 principais remédio caseiro para parar de cair pelo de gato
- Citrus Solution: Um eficaz repelente de pulgas para gatos com queda de pelo causada por parasitas
- Corte um limão em quartos e coloque os pedaços em uma panela com água fervente.
- Deixe isso em infusão durante a noite. Pulverize em todo o gato, especialmente atrás das orelhas, cabeça, base da cauda e nos braços.
- Alho como repelente interno de pulgas na queda de pelo em gatos.
- Os comprimidos de levedura de cerveja são usados como repelentes internos de pulgas na queda de cabelo do gato.
- O vinagre de maçã funciona como um repelente interno de pulgas na perda de pelo do gato.
- Acima de tudo, excreta cheiros ou ácidos na pele do gato e torna-o um ambiente hostil para as pulgas.
- Um spray caseiro chamado piretro pode ser feito de flores secas de crisântemo africano esmagadas em pó.
- O piretro é encontrado em nebulizadores de aerossol e sprays antipulgas para queda de pelo em gatos. É um inseticida orgânico e ecologicamente correto, comprovadamente seguro para uso em humanos e animais.
- Esmague as cabeças das flores de crisântemo africano em pó e coloque dois punhados do pó em 1 litro de água quente por uma hora.
- Bata a mistura e despeje em um borrifador. Borrife em todo o gato, tomando cuidado para evitar os olhos, a boca e as orelhas internas para queda de pelo do gato.
- O banho regular com o uso de ingredientes naturais Sampoo é um ótimo remédio para a queda de cabelo do gato.
- Você pode usar farinha de aveia durante o banho para aliviar a coceira na pele, pode aliviar o ressecamento do cabelo. Aplique uma mistura de água e farinha de aveia na pele do seu gato por cerca de 10 a 15 minutos antes de enxaguar com água morna.
- Sob a supervisão de seu veterinário, você mistura uma quantidade igual de Listerine, óleo de bebê e água em um borrifador. Borrife sobre o corpo do gato e massageie uma pequena quantidade na pele do gato três vezes ao dia.
Remédios caseiros para queda de pelo em gatos
Banhos regulares podem ajudar a se livrar do exercício, mas use ingredientes naturais no xampu para queda de cabelo do gato.
Catnip é uma erva de limpeza que também repele e mata insetos e suas larvas.
A camomila adicionada ao banho de um gato pode ajudar a reduzir a caspa e promover uma pele e pelagem saudáveis, e a urtiga pode ser usada para estimular uma pele e cabelos saudáveis.
Prevenção de queda de pelo de gato
- A dieta pode fazer uma grande diferença tanto na prevenção quanto no tratamento da queda de pelo do gato.
- Um alimento rico em proteínas, de preferência salmão ou peru, é o melhor.
- Estas carnes oferecem as proteínas mais digeríveis para um gato. Também pode ser um suplemento saudável para a dieta de um gato com vitaminas E e B.
- Gatos que passam muito tempo ao ar livre devem ser mantidos em dia com todas as vacinas.
- Isso não apenas ajudará a evitar doenças mais graves e às vezes fatais, mas também evitará que os gatos sofram de doenças que podem ser a causa raiz da perda de cabelo.
- Além disso, mantenha-os livres de pulgas e vermifugados.
Se as investigações do seu veterinário mostrarem que seu gato está se limpando demais por causa de dores nas articulações ou na bexiga, eles tratarão o problema subjacente com a medicação necessária. Quando a dor parar, a perda de pelo do gato também.
Assim que a causa da alopecia em gatos for encontrada, esperamos que você tenha um animal de estimação feliz e saudável novamente!
Tratamentos e remédios para parar de cair pelo de gato
Aqui estão alguns tratamentos comuns para queda de pelo em gatos:
Tratamento para parasitas externos
Tratamento para Micose
Anti-histamínicos
Medicamentos anti-ansiedade e antidepressivos
O pelo do meu gato vai crescer de novo?
Na maioria dos casos, o pelo do seu gato voltará a crescer assim que a causa subjacente for tratada. Isso é especialmente verdadeiro se a alopecia do gato for causada por excesso de higiene relacionada a alergias e estresse.
Independentemente disso, pode levar alguns meses até que o pelo do seu gato volte ao seu estado saudável. Portanto, se você começar a notar manchas calvas em seu gato, quanto mais cedo você for ao veterinário, mais cedo poderá reverter as manchas calvas feias.
Suplemento para queda de pelo em gatos
Sem dúvida, uma dieta rica em nutrientes e de qualidade ajudará a garantir que a pele e a pelagem do seu gato permaneçam saudáveis. Você também pode adicionar um suplemento para queda de cabelo de gato à rotina do seu gatinho.
Se o fizer, escolha um suplemento que contenha as vitaminas A, E e B, pois todas trabalham para manter a pele e a pelagem saudáveis. As proteínas hidrolisadas também farão maravilhas pela pele e pelo do seu animal de estimação, estimulando o crescimento e reparando as células danificadas nos folículos da pele.
Consulte o seu veterinário antes de iniciar o seu gatinho em suplementos para garantir que é seguro fazê-lo.
Micose pode causar queda de pelo em gatos?
Sim, a micose pode causar queda de pelo felina. Os sinais clínicos mais comuns de micose em gatos incluem manchas circulares de pelos ausentes, pele com crostas ou escamas, inflamação, arranhões e/ou cuidados excessivos, caspa, unhas ou garras infectadas e alterações na cor do pelo ou da pele.
Conclusão
Algumas causas de queda de pelo em gatos também podem afetar humanos e são contagiosas. Embora isso seja incomum, vale a pena marcar uma consulta com seu veterinário o mais rápido possível para evitar um animal de estimação e um dono infelizes também.
Lembre-se que a troca de pelos dos gatos ocorre durante todo o ano, mas eles tendem a perder mais pelo no verão e no outono, conhecida como época de muda dos gatos. Se a queda de cabelo for em todo o corpo, sem aparecer nenhuma calvície, isso é completamente natural e logo passará.
Se você está adicionando um gato ou adotou um novo gatinho ou qualquer animal de estimação para sua família, nossos artigos o ajudarão a encontrar todas as dicas relacionadas a cuidados com animais de estimação.
Referencia: