Tabela de cores de cera de orelha de cachorro: o que significam as cores de cera? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tabela de cores de cera de orelha de cachorro: o que significam as cores de cera?

A maioria dos cães sofrerá de uma infecção no ouvido pelo menos uma vez. Muitos donos de animais de estimação podem não prestar muita atenção à cera de ouvido de seus cães. Ainda assim, é vital distinguir entre cera de orelha de cachorro típica e incomum.

Os cães podem ter acúmulo de cera de ouvido semelhante aos humanos. Examinar regularmente a orelha do seu cão é essencial para garantir sua saúde e bem-estar. Quanto mais cedo um problema for detectado, mais rápido seu veterinário poderá oferecer os cuidados adequados.

Saber o significado das cores da cera de orelha de cachorro ajudará você a identificar se seu cão precisa ou não de tratamento ou cuidados veterinários. Leia mais para saber mais sobre a cor da cera de orelha de cachorro e o que você pode fazer a respeito.

O que é cera de ouvido?

A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen, é um material natural que se forma nos canais auditivos externos do seu cão.

Esta substância oleosa é formada por glândulas nas orelhas do seu cão. A cera de ouvido é vital para prevenir infecções de ouvido e danos à estrutura do ouvido causados ​​por poeira, acúmulo de detritos, crescimento de bactérias, células mortas e outras partículas.

O cerume e todas as minúsculas partículas indesejadas movem-se lentamente de volta ao canal auditivo para serem descarregadas no meio ambiente.

Este processo natural mantém os canais auditivos do seu cão limpos e saudáveis. Além disso, por causa de suas características repelentes à água, a cera de ouvido evita que a umidade chegue ao tímpano.

Qual deve ser a cor da cera da orelha de um cachorro?

A cor da cera de orelha de cachorro saudável e normal deve ser de amarelo a marrom claro . Por outro lado, cera de ouvido de cachorro vermelha, verde, cinza ou preta significa um sinal de problemas de saúde, como infecções de ouvido ou lesões.

Também não é normal se a cera do ouvido do seu cão parecer marrom escura ou preta com acúmulo semelhante a borra de café ou se parecer cinza sujo em vez de dourado.

As orelhas saudáveis ​​de um cão devem ser inodoras. A otite externa pode estar presente se as orelhas do seu cão cheirarem a fermento ou tiverem um odor quando você as examina.

Esta infecção persistente da orelha do cão pode causar coceira, dor e mau cheiro nas orelhas dos cães. Também pode causar ruptura do tímpano ou constrição do canal auditivo se não for tratada. 

Tabela de cores de cera de orelha de cachorro

A cor da cera da orelha de um cachorro varia dependendo de vários fatores, e nem todos são motivo de preocupação. Alguns cães têm ceras de ouvido naturalmente mais escuras ou mais claras, por isso é essencial entender o que é completamente normal para cada cão.

Um aumento notável no acúmulo de cera também pode indicar infecções de ouvido em cães. Mesmo que a cor da cera do ouvido esteja dentro da faixa normal, o cão ainda pode ter uma infecção.

Normalmente, uma mudança na cor da cera do ouvido é um sinal secundário de infecção no ouvido do cão, juntamente com outros sintomas, como excesso de cera e odores desagradáveis.

Se você detectar um aumento na quantidade e visibilidade da cera do ouvido ou se o seu cão estiver com coceira, isso também pode sugerir uma infestação de ácaros ou infecção no ouvido.

Esta tabela de cores de cera de orelha de cachorro ajudará você a avaliar se a cera de ouvido em seu cão é normal ou um sinal de infecção de ouvido:

Cor da cera de ouvido Possível Indicação

  • Sem descarga

Infecção de ouvido canina

Alergias

  • Marrom

 Gama saudável de cores

Infecção

  • Preto ou marrom escuro

Ácaros da orelha

Infecção por fungos ou leveduras 

  • Amarelo

Cor normal de cera de orelha de cachorro

Possíveis infecções de ouvido

  • Verde

Levedura ou infecções fúngicas se combinadas com um odor fétido

  • Vermelho

Sangramento ou lesão no ouvido

Picadas de insetos ou ácaros no ouvido

  • Cinza

Presença de sujeira

Infecções de ouvido

Sem descarga

Se não houver corrimento ou cera no ouvido, é improvável que haja uma infecção no ouvido. Por outro lado, se houver inflamação no ouvido externo, isso pode ser um indício de alergia.

Nesse caso, consulte seu veterinário e ele usará um limpador de ouvido medicamentoso para limpar as orelhas de seu cão. Além disso, eles podem recomendar antibióticos orais e medicamentos anti-inflamatórios.

Cera de orelha de cachorro marrom

Se você olhar nas orelhas do seu cachorro e descobrir que a cera é marrom ou marrom claro, não precisa se preocupar. Esta cor está dentro da gama de cores de cera de ouvido normal para cães.

Esta cera de ouvido marrom em cães é completamente normal e esperada. Por outro lado, cores particularmente escuras podem indicar um problema de ouvido.

Além disso, se a cera do ouvido do seu cão for tipicamente de cor mais clara ou se houver sinais de infecção, como vermelhidão, coceira, secreção sanguinolenta e mau cheiro, consulte seu veterinário sobre a melhor ação a ser tomada.

Cera de orelha de cachorro preto ou marrom escuro

Cera de ouvido preta em cães pode indicar várias condições. Cera de ouvido granular geralmente significa infecções por ácaros da orelha. Os ácaros da orelha são mais prevalentes em filhotes, embora cães mais velhos possam contraí-los se expostos.

Esta forma de cera de ouvido preta em cães também está relacionada a infecções bacterianas e fúngicas . Se o seu cão desenvolveu cera de ouvido preta ou marrom escuro, é recomendável consultar um veterinário.

Cera de orelha de cachorro amarelo

Cera de orelha de cachorro amarelo é totalmente natural e saudável para cães. Uma orelha saudável terá uma orelha interna rosada e nenhum sintoma de inflamação. No entanto, se for grave, pode significar uma doença de pele ou infecção por fungos no ouvido do cão.

A cera pode parecer gordurosa e amarela pálida em raças propensas a problemas de pele, como alergias cutâneas ou alimentares e seborréia . Isso pode resultar em um crescimento excessivo da levedura Malassezia .

Esta levedura é geralmente encontrada em baixas concentrações em cães saudáveis, como cães pastores , Poodles e Dachshunds.

Ainda assim, pode se desenvolver severamente em cães propensos a problemas de pele subjacentes, como Golden Retrievers, Dálmatas e Bulldogs.

Se você está preocupado com a possibilidade de seu cão ter problemas de ouvido, procure sinais adicionais. Esses sintomas incluem odores desagradáveis, corrimento e desconforto. Depois de observar esses sintomas, consulte o seu veterinário.

Cera de orelha de cachorro verde

A presença de cera de ouvido verde em cães implica infecções fúngicas. É frequentemente pegajoso e semelhante a muco e pode ter um cheiro desagradável. Também pode ser devido a uma infecção fúngica.

Outros sinais também podem incluir agitação frequente da cabeça ou coçar a orelha. Se o seu cão desenvolveu cera de ouvido verde, consulte o seu veterinário.

Seu veterinário coletará amostras para uma investigação mais aprofundada para determinar o tipo de infecção e os medicamentos mais eficazes para o seu cão.

Cera de orelha de cachorro vermelho

O sangue no ouvido causa a formação de cera vermelha. O sangue pode ser mínimo, mas pode se misturar com cera ou secreção no canal auditivo do seu cão, dando-lhe uma secreção marrom-avermelhada.

A cera de ouvido vermelha pode resultar de lesão, inflamação, picadas de insetos ou coceira. Isso também pode causar sacudir a cabeça ou coçar excessivamente as orelhas, resultando em cortes nas orelhas.

Feridas arranhadas devem ser tratadas para prevenir infecções. Como parte do tratamento para cera de ouvido vermelha, é crucial abordar as razões subjacentes ao desconforto.

O sangue indica que a orelha do seu cachorro está bastante irritada, por isso não deixe de visitar seu veterinário para descobrir a causa e buscar tratamento.

Cera de orelha de cachorro cinza

Cera de ouvido cinza pode não indicar necessariamente um problema, especialmente se seu cão esteve em um ambiente empoeirado recentemente. Pode mostrar muito acúmulo de cera de sujeira ou detritos e alergias ambientais.

Isso pode significar que a cera do ouvido está funcionando e removendo a poeira e a sujeira que entraram nas orelhas do seu filhote. No entanto, pode ser prejudicial se persistir por longos períodos.

Se a poeira fez com que a cera do ouvido do seu cão ficasse cinza, pode ser bom limpar suas orelhas. Mais exposição ao material aumenta a probabilidade de que suas orelhas contraiam uma infecção.

Por outro lado, uma secreção aquosa e cinzenta do canal auditivo do seu cão pode indicar uma infecção bacteriana. Pseudomonas aeruginosa é uma forma de bactéria que pode levar a uma secreção desagradável no ouvido.

Essa bactéria pode adquirir resistência a diversos antibióticos, dificultando seu tratamento.

Limpando a cera da orelha do seu cachorro

Cada cão precisa de limpezas de ouvido únicas para manter uma boa saúde, audição e equilíbrio. Alguns cães não precisam que suas orelhas sejam limpas com frequência.

Se as orelhas do seu cão estiverem saudáveis, você não precisa limpá-las porque isso pode prejudicar a capacidade de autolimpeza do seu cão, causando mais danos a elas.

No entanto, certas raças de cães, como Poodle, Schnauzer, Basset Hound e Cocker Spaniel, tendem a produzir pelos excessivos ou cera no canal auditivo.

Diante disso, é aconselhável consultar um veterinário antes da limpeza do ouvido. Mas, na maioria dos casos, a limpeza semanal da orelha com um limpador de orelha de cachorro básico e uma bola de algodão semi-macia pode efetivamente prevenir infecções.

Você deve aplicar cotonetes de limpeza de ouvido recomendados pelo veterinário e massagear suavemente o canal auditivo sem penetrar muito profundamente. Em seguida, aperte levemente a bola de algodão e massageie o canal auditivo suavemente.

Depois, dê um passo para trás e deixe seu cachorro sacudir. Use bolas de algodão macio para remover qualquer produto de limpeza restante, atingindo não mais do que a primeira junta.

A maioria dos cães adora e se diverte se suas orelhas não estiverem extremamente irritadas ou desagradáveis. Os veterinários frequentemente aconselham dar ao cão sua guloseima favorita para tornar a limpeza das orelhas uma experiência mais agradável.

Para evitar lesões no ouvido interno do seu cão, você pode solicitar um cronograma de limpeza e uma demonstração do seu veterinário.

No entanto, se você está confiante em limpar as orelhas do seu cão em casa, sugerimos que você siga os métodos para remoção de cera de orelha de cachorro.

Quando não limpar as orelhas do seu cachorro?

Se o seu cão tem cera de ouvido que não é marrom claro ou amarelo, você deve conversar com seu veterinário antes de tentar limpá-lo.

Além disso, evite limpar as orelhas do seu cão se observar acúmulo excessivo de cera, odor desagradável, cortes ou evidências de danos. Em certos casos, limpar as orelhas de um cachorro pode piorar certas condições e criar mais desconforto.

Dito isto, você deve consultar seu veterinário para o tratamento adequado do seu cão.

Quando consultar um veterinário

Se o canal auditivo estiver excessivamente vermelho, ou se o seu cão sentir desconforto quando lhe toca nas orelhas, deve levá-lo ao veterinário o mais rapidamente possível para um tratamento adequado. Ignorar os sintomas pode impedir que seu cão receba os cuidados adequados.

Por exemplo, cera de orelha de cachorro preta ou marrom escura pode indicar uma infestação de ácaros. Este cão exigiria tratamento antiparasitário além da limpeza.

Cera de orelha de cachorro x ácaros de orelha: qual é a diferença?

Como afirmado anteriormente, a cera de ouvido é um componente natural de todas as orelhas de cachorro. No entanto, cera de ouvido excessiva pode causar infecções no ouvido externo.

Por outro lado, os ácaros da orelha não são visíveis ao olho humano. Requer um microscópio para identificá-los a partir dos detritos que eles criam.

Também afeta o canal auditivo e outras partes da pele. Produz uma infecção do ouvido externo que resulta em inflamação.

Com que frequência as orelhas de um cachorro devem ser limpas?

Em geral, você deve limpar as orelhas do seu cão uma vez por mês. Cães mais propensos a infecções de ouvido e acúmulo de cera podem precisar limpar os ouvidos com mais frequência.

No entanto, cães como Chihuahuas, Border Collies e Yorkshire Terriers têm orelhas naturalmente saudáveis ​​e limpas e podem não precisar de suas orelhas limpas com frequência. 

A limpeza excessiva do ouvido pode criar desconforto e também levar a infecções.

A secreção cerosa, amarela ou marrom-avermelhada pode indicar que seu cão está com uma infecção no ouvido. Isso pode ser causado por alergias, ácaros, pólipos , produção excessiva de cera de ouvido, banho ou natação excessivos ou outros problemas.

Alguns cães não apresentam indícios de infecção no ouvido além do acúmulo de cera e secreção.

Mas a infecção de ouvido de um cão pode causar desconforto severo. Cães infectados podem apresentar agitação da cabeça, coceira, corrimento escuro, mau cheiro, vermelhidão e inchaço do canal auditivo.

Várias condições, como infecções de ouvido, infestações de ácaros de ouvido e alergias a cães, podem causar excesso de cera de ouvido de cachorro.

Infecções de ouvido são preocupações comuns e recorrentes para muitos cães. Se o seu cão apresentar uma infecção no ouvido, procure tratamento imediatamente para evitar que a infecção se torne grave.

Conclusão:

Os cães não podem tratar a si mesmos, então os donos devem reconhecer os problemas de ouvido à medida que se desenvolvem e procuram tratamento. Verificar regularmente as orelhas do seu cão pode ajudar a prevenir problemas comuns, como infecções de ouvido.

Lembre-se de que a tabela de cores da cera de orelha de cachorro é apenas um guia. Se você notar algo fora do comum no ouvido do seu cão, consulte um veterinário para um diagnóstico adequado.

Muitas infecções de ouvido podem ser facilmente tratadas se diagnosticadas e tratadas precocemente. Fique sempre alerta para mudanças no comportamento do seu cão e fatores ambientais que possam alterar a cor da cera do ouvido.

Você observou uma mudança repentina na cor da cera do ouvido do seu cão recentemente? Deixe-nos saber como a tabela de cores de cera de orelha de cachorro ajudou você, deixando-nos um comentário abaixo!

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato